Jornalistas&Cia 1506

Edição 1.506 - 2 a 8 de abril de 2025 ANOS “Crise da crítica” foi tema central do primeiro encontro promovido por J&Cia e ESPM. Pág. 5 Fundo internacional apoia jornalismo local Até 15 organizações poderão ser apoiadas, com valores anuais entre R$ 75 mil e R$ 150 mil, por três anos consecutivos. Pág. 6 Política pública em Alagoas combate desinformação Estado é o primeiro do País a ter uma política de enfrentamento a fake news. Pág. 6 Markus Winkler/Unsplash

O presente e o futuro do Jornalismo No rastro da COP30 O Jornalismo, o meio ambiente e as catástrofes ambientais – A dura missão de lutar contra o negacionismo e o poder econômico Nossas convidadas - Insights - Veronica Goyzueta Daniela Chiaretti Kátia Brasil Profa. Maria Elisabete Antonioli Data: 28 de abril de 2025 Local: ESPM Tech Rua Joaquim Távora, 1.240 , Vila Mariana, São Paulo O ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights é uma iniciativa de Jornalistas&Cia, concebida para celebrar seus 30 anos de vida, que conta com a parceria da ESPM e do Portal dos Jornalistas. Serão, ao todo, sete encontros entre os meses de março e setembro, sempre na última segunda-feira de cada mês, no horário de 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). Os encontros serão gratuitos e com vagas limitadas à capacidade do auditório da ESPM Tech, de 120 lugares. As inscrições serão abertas sempre com três semanas de antecedência em relação a cada uma das etapas. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Próximos encontros O ciclo Organização e Realização: Apoio Institucional • 26/05/2025 – Fake News | O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Qual o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia? • 30/06/2025 – Nativos Digitais | Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro • 28/07/2025 – Jornalismo Investigativo | Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico • 25/08/2025 – Autoritarismo vs. Democracia | O papel do Jornalismo e da sociedade no combate às ideologias extremistas. Onde estamos errando e onde estamos acertando? • 29/09/2025 – A Imprensa como Quarto Poder | Caminhos para a revitalização e o fortalecimento do Jornalismo no Brasil apresenta o ciclo Moderadora

Edição 1.506 - pág. 3 ANOS ANOS 30SEMANAS em Ano 6 – Edições 255 a 304 (out/2000 a set/2001) Reputação é resultado e vice-versa A chegada do Século XXI foi um período de intensa movimentações e trocas no comando do Jornal do Brasil, e tudo começou quando Manuel Francisco do Nascimento Brito, então proprietário do jornal, afastou-se do dia a dia da publicação em 2000 e no começo do ano seguinte arrendou o título para o empresário Nelson Tanure. Mas antes mesmo da chegada de Tanure, Fritz Utzeri, então diretor de Redação do jornal, já vinha apresentando novidades em sua equipe, como as contratações de Dirceu Brisola para o comando da sucursal paulista (ed. 257 e 260) e, na sequência, de José Roberto Nassar para o cargo de chefe de Redação (ed. 269). Com a saída de Walter Fontoura do comando da coluna Informe JB (ed. 258), Paulo Fona foi promovido e assumiu o espaço, sendo substituído no cargo de chefe de Redação no DF pelo recém-contratado Hélio Doyle (ed. 261). Além dele, Moacir de Oliveira, o Moa, também foi contratado como secretário de Redação da sucursal (ed. 262). Mas as novidades se intensificaram mesmo quando Mário Sérgio Conti, então repórter especial da Folha de S.Paulo, foi anunciado por Tanure para substituir Fritz Utzeri como diretor de Redação do JB (ed. 273 e 275). A troca no comando resultou imediatamente no corte de quase 20 profissionais da redação (ed. 276 e 277), entre eles Hélio Doyle, contratado havia apenas cinco meses, e na reposição nas semanas seguintes por nomes de confiança de Conti, entre eles Flávio Pinheiro, Plínio Fraga, Ricardo Vilela, Daniela Pinheiro, Maurício Lima e Mônica Wainberg (ed. 278); Ugo Braga e Gustavo Krieger (ed. 281); Sergio Rodrigues e Luiz Fernando Vianna (ed. 282); Regina Eleutério e Fernando Turbilhão no JB, Globo investe em jornal paulista e a imprensa brasileira no 11 de setembro Thompson (ed. 284); Berenice Seara (ed. 285); Roberta Jansen e Eliane Azevedo (ed. 288); Millôr Fernandes (ed. 290); Liana Verdini (ed. 294); Amaury Ribeiro Jr. (ed. 295); e Ricardo Boechat, que havia saído de O Globo após polêmica envolvendo inclusive seu relacionamento com Nelson Tanure (ed. 291A, 293, 294, 295). Com uma equipe reforçada por grandes nomes do jornalismo, e um aumento considerável na folha salarial, também aumentaram as dificuldades para arcar com os salários dos funcionários, que já ocorriam antes de Tanure assumir a empresa. A solução veio em setembro de 2001, quando Augusto Nunes foi anunciado como vice-presidente executivo do JB, tendo como um de seus principais objetivos reequilibrar os gastos da publicação (ed. 302). A chegada do novo executivo resultou na saída de Conti, e de vários profissionais contratados nos seis meses em que ele esteve à frente da publicação, e na nomeação de Ricardo Boechat como novo diretor de Redação do JB (ed. 303). E se as movimentações no JB agitaram o mercado de jornais do Rio de Janeiro, em São Paulo a realidade também não era tão diferente. Enquanto a Gazeta Mercantil, em crise, principalmente após ganhar um concorrente de peso como o Valor Econômico, atrasava salários (ed. 296 e 298) e enfrentava ameaças de greve em sua redação, o Grupo Folha anunciava em janeiro de 2001 o fim do icônico Notícias Populares (ed. 270).

Edição 1.506 - pág. 4 ANOS Ano 5 – Edições 203 a 254 (set/1999 a out/2000) Na contramão, o Grupo Globo, após um flerte de quase dez anos, finalmente concretizou em abril de 2001 seu desejo de adquirir o centenário jornal paulista Diário Popular das mãos de Orestes Quércia. Sob a liderança da família Marinho, o jornal teve um reposicionamento e a mudança de nome, passando a se chamar Diário de S. Paulo, para tentar brigar pela liderança do mercado paulista com Folha e Estadão (ed. 277, 281, 296, 304). No apagar das luzes do sexto ano de J&Cia, a edição 303 estampava a manchete “O day after”, com um resumo do impacto dos atentados terroristas de 11 de setembro na imprensa brasileira. A matéria destacava as decisões dos jornais O Globo, O Dia, Extra e Jornal do Brasil, e das revistas Época e IstoÉ de lançarem edições extras sobre, e também trazia um apanhado das estratégias editoriais de diversas publicações brasileiras, entre elas Folha, Estadão, Estado de Minas, Zero Hora, Rádio Guaíba, Valor Econômico, Gazeta Mercantil e Correio Popular, de Campinas, que dividiu a atenção sobre o atentado com o assassinato do prefeito da cidade Toninho do PT. Admirados JORNALISTAS do Brasil + AGUARDEM! ANOS Um presente de Jornalistas&Cia para a imprensa brasileira, nos seus 30 anos de vida O maior prêmio de jornalismo da atualidade

Edição 1.506 - pág. 5 ANOS n Começou em 31/3 o ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights, iniciativa deste J&Cia em parceria com a ESPM que realizará debates, de março a setembro, sempre na última segundafeira do mês, sobre os desafios que a profissão enfrentará nos próximos anos. A iniciativa é parte da celebração dos 30 anos de J&Cia, completados neste 2025. u O primeiro debate do ciclo abordou o tema O futuro da profissão e os desafios para o Jornalismo – A busca incessante pelo algoritmo humano. Participaram da mesa Eugênio Bucci (ECA-USP), Francisco Rolfsen Belda (Unesp/ Projor) e Pedro Doria (Meio), com moderação do professor Antonio Rocha Filho, da ESPM. Ao longo do evento, os participantes discutiram temas como a chamada “Crise da Crítica”, que assola o jornalismo no mundo todo nos dias atuais e a dependência das plataformas digitais na disseminação de conteúdo. u A íntegra do debate estará no especial em comemoração ao Dia do Jornalista, que circulará em 9 de abril. “Crise da crítica” e dependência das plataformas digitais marcam primeiro debate de ciclo de J&Cia e ESPM Pedro Doria, Francisco Belda, Antonio Rocha Filho e Eugênio Bucci Roberto Braga Barbieri/ESPM Segundo encontro debaterá Jornalismo Ambiental, com Daniela Chiaretti, Kátia Brasil e Veronica Goyzueta n No rastro da COP30 é o tema-guia que norteará o debate do segundo encontro que este Jornalistas&Cia realizará, em parceria com a ESPM, pelo ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights, que tem a proposta de gerar reflexões sobre O Jornalismo, o meio ambiente e as catástrofes ambientais – A dura missão de lutar contra o negacionismo e o poder econômico. Será em 28 de abril (última segunda-feira do mês) no auditório da ESPM Tech, à rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana, São Paulo, das 9h30 às 12h30. u A mesa contará com as participações de Daniela Chiaretti, do Valor Econômico, Kátia Brasil, da Agência Amazônia Real, e Veronica Goyzueta, correspondente de veículos internacionais no Brasil e professora da ESPM. A moderação será da professora Maria Elizabete Antoniolli, coordenadora do Curso de Jornalismo da ESPM. u As inscrições, que podem ser feitas aqui, são abertas e gratuitas e as vagas limitadas à capacidade do auditório (120 lugares). Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Daniela Chiaretti Kátia Brasil Veronica Goyzueta Maria Elisabete Antoniolli PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333 O texto narra as memórias de Olégna Cameron em Areia, Paraíba, um lugar que ele descreve como paradisíaco. Ele relembra sua vida na cidade, sua família e a beleza natural do local, com seus pássaros, plantas e clima agradável. Olégna também compartilha histórias sobre a cidade, sua fundação, seus habitantes famosos (como Pedro Américo e José Américo de Almeida) e sua rica história cultural, incluindo batalhas importantes e personalidades marcantes. A narrativa é interrompida por um encontro com diversos artistas, poetas e músicos, que celebram a cultura local com música, poesia e comida típica. A conversa se estende por temas como a história da cidade, figuras históricas como Casanova e Gregório de Matos, e a beleza da vida em Areia. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. Ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insigths

Edição 1.506 - pág. 6 ANOS Nacionais n O Governo de Alagoas criou um Núcleo de Integridade da Informação no estado, política pública que tem o objetivo de combater a disseminação de notícias falsas. A iniciativa é pioneira no Brasil e Alagoas torna-se o primeiro estado do País a ter uma política pública voltada ao enfrentamento das fake news. u Coordenado pela Secretaria de Comunicação de Alagoas, o núcleo vai fazer a verificação e checagem de informações relacionadas à administração pública, mas também a temas como saúde, meio ambiente, segurança pública e direitos humanos. Além disso, o projeto atuará na promoção de educação midiática e redução dos impactos da desinformação, em parceria com universidades públicas, incluindo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministérios e outras instituições. u O projeto-piloto do Núcleo, focado em incentivar informações confiáveis sobre vacinação, começa agora em abril. A iniciativa vai selecionar uma cidade cujo índice de vacinação é baixo e mensurar a efetividade da prática, comparando com a melhora dos índices vacinais. n Organizações jornalísticas regionais brasileiras poderão receber financiamento do Fundo de Apoio ao Jornalismo (FAJ), projeto lançado em 27 de março. O objetivo é fortalecer o ecossistema jornalístico e ampliar o acesso à informação de interesse público, com apoio de Ford Foundation, International Fund for Public Interest Media (IFPIM), Luminate, Oak Foundation e Open Society Foundations. u Na fase inicial serão priorizados projetos atuantes em “desertos de notícias”, cidades que carecem de jornalismo local de qualidade. No primeiro ciclo de financiamento até 15 organizações poderão ser apoiadas, com valores anuais entre R$ 75 mil e R$ 150 mil, por três anos consecutivos. Além do financiamento, as organizações selecionadas receberão mentoria ao longo do projeto. As inscrições estarão abertas até 27 de maio. O formulário e o edital podem ser acessados no site da FAJ. O resultado será divulgado em 28 de agosto. Fundo de Apoio ao Jornalismo oferece financiamento para organizações jornalísticas regionais Alagoas lança política pública para combater desinformação Por Plínio Vicente (pvsilva42@ gmail.com), especial para J&Cia (*) Plínio Vicente é editor de Opinião, Economia e Mundo do diário Roraima em tempo, em Boa Vista, para onde se mudou em 1984. Foi chefe de Reportagem do Estadão e dedica-se a ensinar aos focas a arte de escrever histórias em apenas 700 caracteres, incluindo os espaços. Tuitão do Plínio A arte de escrever histórias em exatos – nenhum a mais, nenhum a menos – 700 caracteres, incluindo os espaços Jacira vivia num pequeno vilarejo bem em frente a uma enorme plantação de acácia mangium, a 100 quilômetros de Boa Vista. De repente, o lugar começou a se transformar, com a construção de uma fábrica de celulose e de casas destinadas aos empregados e suas famílias. Foi então que teve a ideia de abrir uma loja de roupas. Mas o negócio empacou e quase faliu. É que, sem experiência, não sabendo que a dose certa eram só algumas bolinhas, encheu as peças de naftalina para combater as traças. Mas o forte odor do repelente espantava qualquer comprador. Então, agiu rápido: estendeu tudo num varal, eliminou o cheiro e aos poucos viu sua loja ir ganhando fregueses que fizeram o sucesso do seu negócio. Naftalina – [Do fr. naphtaline.] – Substantivo feminino – 1. Quím. Designação popular do naftaleno; 2. P. ext. Naftaleno industrializado e usado para defender roupas, estofos, etc. de traças e outros insetos. (Aurélio). Como salvar um negócio

Edição 1.506 - pág. 7 ANOS n Placar, uma das mais tradicionais revistas especializadas em esportes, completa 55 anos de fundação e anuncia novidades para 2025, com foco em aumentar sua presença no ambiente digital. u No começo do ano, a revista informou que entre as novidades estão a estreia de programas e formatos inovadores, expansão da distribuição de conteúdo e reforços para a equipe. Patrícia Vidal, ex-Bandeirantes, Jovem Pan e Estadão, assumiu como diretora de Marketing e Plataformas Digitais; Carolina Oliveira, com passagens por NBCU, Paramount e Globo, é a nova gerente executiva de negócios; e Igor Martinelli, ex-Unilever e Groupon, chega como executivo de negócios. u Outra novidade é que escolheu a Bendita Imagem como sua nova agência de Relações Públicas. A parceria focará em ampliar a presença da revista no ambiente digital e sua atuação no mercado editorial e esportivo. u No final do ano passado, Placar lançou um documentário sobre a trajetória da revista ao longo desses 55 anos. O filme traz entrevistas com referências do jornalismo esportivo que passaram pelas redações da publicação, como Arnaldo Ribeiro, Celso Unzelte, Gian Oddi, Marcelo Duarte, Martha Esteves, Paulo Vinícius Coelho (PVC), Ronaldo Kotscho, Carlos Maranhão e Juca Kfouri. u Também recentemente a revista decidiu vender pela primeira vez seus naming rights e o patrocínio de capa em seu tradicional Guia do Brasileirão, que traz as principais informações sobre os times da elite do futebol brasileiro. Placar fechou contrato com a casa de apostas Betano, patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro. n A ESPN fez mudanças em sua programação desse 31 de março. A emissora trocou o nome de quatro programas diários, que passam a fazer parte da Franquia F, lançada nesta semana. As informações são de Gabriel Vaquer, do F5 (Folha de S.Paulo) u A Franquia F é formada por F 360 (às 9h), F Show (às 13h), Mundo F (às 15h) e Equipe F (às 18h). O SportsCenter continuará no mesmo formato, com quatro edições diárias. As mudanças ocorrem após pedido do Grupo Disney para que a ESPN na América do Sul padronize os nomes e formatos de seus programas nos países do continente. u O F 360 é o único que não mudou de nome. O programa tem um novo cenário, com apresentação de Abel Neto e comentários de Celso Unzelte, Eugênio Leal, Mariana Pereira, Breiller Pires, André Donke e João Gonzales. u F 90, no horário do almoço, virou F Show, com novo cenário e recursos de realidade aumentada. Participam do programa Eduardo de Meneses, Pedro Ivo Almeida, Rodrigo Bueno, Nathalia Ferrão e Raphael Prates. u As edições do ESPN FC passam a se chamar Mundo F e Equipe F, com novas identidades visuais. Mundo F foca exclusivamente em futebol internacional, com apresentação de Luciano Amaral e Natasha David e os comentaristas Ubiratan Leal, Leonardo Bertozzi, Gian Oddi, Vitor Birner, André Donke e Thiago Simões. Já Equipe F aborda o futebol nacional e a participação de clubes brasileiros em torneios continentais. Integram o programa William Tavares, André Plihal, Felipe Motta, Zinho, Osvaldo Pascoal e Zé Elias. Nacionais Revista Placar completa 55 anos com reforços e maior presença no digital ESPN lança Franquia F e muda nomes de programas

Edição 1.506 - pág. 8 ANOS Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Jornalista da BBC que cobria protestos na Turquia é preso e deportado: ‘ameaça à ordem pública’. Leia mais Botafoguenses em transe, enchentes no RS, seca na Amazônia: veja as fotos do Brasil premiadas no World Press Photo 2025. Leia mais Dia da Mentira: relembre trotes históricos da imprensa global que enganaram até a mídia brasileira. Leia mais Menos de cinco anos após os avanços em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) desencadeados pelo assassinato de George Floyd, em maio de 2020, o mundo presencia um retrocesso drástico nessa área. Embora fosse esperada uma mudança de rumo sob Donald Trump, a extensão das medidas e o clima de “caça às bruxas” que se instalou, atingindo até empresas estrangeiras, são impressionantes. Indo além das críticas ao politicamente correto, Trump usou a caneta para implementar duas ordens executivas desmantelando todos os programas federais de diversidade, equidade e inclusão e acessibilidade, classificando-os como “ilegais e imorais” e um desperdício de recursos públicos. Em tese, as medidas aplicam-se apenas a órgãos do governo. Mas em um paper analisando os decretos, a Harvard Law School recomendou que os empregadores do setor privado monitorem cuidadosamente o cenário, pois embora não sejam o alvo primário, podem ser objeto de investigações e processos com base em informações sobre programas de DEI solicitadas por órgãos reguladores. Essa influência no setor privado já começou a se concretizar até sobre empresas de mídia. Na semana passada, a Federal Communications Commission (FCC) anunciou que investigará a Walt Disney Company e a rede ABC, que faz parte do grupo, sob alegação de possíveis violações das regulamentações de igualdade de oportunidades de emprego. Enquanto isso, em linha com a advertência da Harvard Law School, a DEI vai sendo abandonada voluntariamente, mesmo fora dos EUA. O jornal Sunday Diversidade em xeque nos EUA e no mundo: “O novo normal” na era Trump? Times apontou que a gigante britânica de publicidade WPP removeu todas as referências a “diversidade, equidade e inclusão” de seu relatório anual, publicado na semana passada. Segundo o jornal, o CEO do grupo, Mark Read, declarou a acionistas que “muita coisa mudou em relação ao ano passado devido a circunstâncias políticas”. Donald Trump não pode punir empresas que não operem no país. Mas, em sua política contra a DEI, pode ameaçar companhias que façam negócios com os EUA, e isso também já começou a acontecer. O Financial Times e o Politico noticiaram o envio de cartas da administração Trump a grandes empresas europeias por meio de suas embaixadas, avisando que fornecedores ou prestadores de serviços ao governo americano devem cumprir as ordens executivas que proíbem programas de DEI. Elas deverão preencher um questionário de conformidade. A reação de governos do bloco, como o da França e da Bélgica, foi de forte rejeição, considerando a ação uma interferência americana inaceitável em suas políticas internas. Mas até onde poderá ir a resistência? E como esse movimento influenciará empresas não reguladas ou que não façam negócios com os EUA mas que se inspiram nas práticas da maior economia do mundo? Com a mudança no cenário impulsionada pelos EUA, algumas empresas podem sentir que não enfrentarão mais as mesmas crises de imagem ao reduzir ou abandonar seus programas de DEI − e esse retrocesso pode virar o “novo normal”, fazendo o mundo andar muitas casas para trás na busca por igualdade. A esperança pode estar nas mãos de líderes e profissionais de comunicação que encontrem formas criativas de manter a chama viva, esperando que a tempestade que se abateu sobre a DEI um dia passe.

Edição 1.506 - pág. 9 ANOS Convidados: Carol Colluna, Grupo Hiper Saúde; Denise Pragana Videira, Trama; Décio Duarte, BIC; Ligia Oliveira, ESPM; Isabela Costa, Iveco Group; Kalil Blanco, Trama; Márcia Rocha, Jabuticaba; Elizeo Karkoski, P3K; Flavia Favaro, Johnson & Johnson; Glaucia Santos, BIC; Luciene Cristina, Vale; Vivian Vieira Machado, Consultora de Comunicação, Erika Romay Flores, Google e Cristiane Gouvêa, AngloGold Ashanti Dia 22 de maio, temos um encontro marcado, 15ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna, na ESPM Tech Acesse

Edição 1.506 - pág. 10 ANOS Vaivém das redações n Cido Coelho deixou o SBT após sete anos e meio de casa, onde era editor do SBT News e coordenador do Projeto Comprova na emissora. Antes, foi chefe de Reportagem da TV Globo São Paulo e passou por Estadão e TechTudo. Ele começou há alguns dias na Times Brasil | CNBC como coordenador de conteúdo multiplataforma. O novo e-mail de contato dele é [email protected]. E mais... n Eduardo Marini, profissional com passagens por Rede Record, Veja e Ministério do Esporte, e que em fevereiro deixou a IstoÉ após decretada a falência da Editora Três, está em busca de novas oportunidades profissionais. Esta era sua segunda passagem pela publicação, onde havia atuado por 17 anos e em 1998 conquistou o Esso de Informação Científica. Ele atende pelos 11-996550474 e [email protected]. n Ivani Cardoso estreou a coluna semanal Velho, eu? no Jornal da Orla, da Baixada Santista. No espaço, comentará vários temas que envolvem o envelhecimento, assunto que estuda há cerca de 15 anos. n O SBT confirmou em 28/3 a saída do âncora e editor-chefe do SBT Brasília Daniel Adjuto, que estava no cargo desde maio do ano passado. De acordo com o site Notícias da TV, Adjuto apresentou o programa naquele dia, mas não o finalizou. Ao fim do programa, ele introduziu reportagem sobre o caso do ex-jogador Robinho, cujo julgamento no STF iniciaria naquele dia e, em seguida, chamou outros comentaristas, sem finalizar a atração. Em nota, a emissora confirmou a saída e informou que Kenzô Machida passaria a ancorar o SBT Brasília, enquanto Larissa Alvarenga assumiria o Tá na Hora DF. n A Paramount+ anunciou a contratação de Cris Dias (ex-TV Globo, CNN Brasil, Band e Cazé TV) para a equipe de transmissão da Conmebol Libertadores e da Conmebol Sul-Americana. Ela junta-se a Paulo Vinícius Coelho, Nivaldo Prieto e Ale Xavier na cobertura dos torneios, apresentando as partidas ao vivo, direto do estúdio. Mais detalhes no Portal dos Jornalistas. Cris Dias reforça a cobertura esportiva da Paramount+ Cris Dias Brasília Daniel Adjuto deixa o SBT e é substituído por Kenzô Machida Daniel Adjuto São Paulo Cido Coelho acerta com a Times Brasil | CNBC Cido Coelho Eduardo Marini Ivani Cardoso Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo fernandosoares@jornalistasecia. com.br.

Edição 1.506 - pág. 11 ANOS EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação A Rede Jornalistas Pretos e o Instituto Peregum lançaram em 27/3 o e-book Manual de Boas Práticas Antirracistas para a Comunicação Digital. Disponível gratuitamente no site da Rede JP, o material propõe diretrizes e orientações para a implantação de uma comunicação mais ética e inclusiva no ambiente digital. O evento de lançamento contou com uma mesa de debate composta por especialistas como Marcelle Chagas (Rede JP), Flávia Lima (Folha de S.Paulo), Lívia Lima (Agência Mural), Cinthia Gomes (Agência Mural) e Pedro Borges (Alma Preta), além de Denise Mota (colunista de Folha, France Presse, Rede JP), que participou por videoconferência. Eles abordaram os desafios da representatividade na mídia e o impacto da comunicação responsável na luta pela equidade racial. Sobre a importância do evento e do e-book, Marcelle Chagas destacou: “O mais importante é que o e-book não é apenas para quem trabalha com jornalismo, mas para todos os profissionais da comunicação. Buscamos amplificar essa conversa, promovendo boas práticas no ambiente digital, que reverberam também no mundo offline”. (Saiba+) Especialistas debatem representatividade e justiça racial na comunicação digital 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Segunda e última parte do artigo em que Álvaro Bufarah aborda tendências do mercado mundial de audiolivro. Nesta parte, ele informa que os audiolivros estão em ascensão globalmente, impulsionados por avanços tecnológicos como IA na narração e dublagem. Nos EUA, o setor gerou US$ 1,81 bilhão em 2022, crescendo 50% nos últimos cinco anos. Apesar da tecnologia, muitos ouvintes ainda preferem narradores humanos. A produção é cara, variando entre US$ 4.000 e US$ 8.000. O futuro depende da combinação entre qualidade, inovação e novos formatos, consolidando os audiolivros como um dos segmentos mais influentes do mercado editorial. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

Edição 1.506 - pág. 12 ANOS Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. n Thilde Rocha, que deixou a sociedade na Link Comunicação em dezembro, após quase 24 anos e meio de casa, abriu uma nova agência, a It’s OK Comunicação para Líderes, tendo como sócia a também ex-companheira de Link Sílvia Caldeira Costa, que lá foi diretora de atendimento por 21 anos. Ambas levaram para o novo projeto, como executiva, a até então consultora de treinamento Carla Alves, outra oriunda da Link e que lá esteve por pouco mais de 4 anos. u Sobre a nova agência, que será orientada exclusivamente para desempenho de comunicação de líderes e para gestão de crises, diz Thilde: “Resultado do sonho de ter uma agência hiperfocada, com uma abordagem diferenciada, que fosse fruto de muita maturidade, mas trouxesse algo completamente novo, refrescante”. Brasília n Juliana Barbosa, repórter do Metrópoles, deixou o portal em março, após 5 anos e 2 meses de casa, e começou na função de jornalista Escola Nacional de Administração Pública − Enap. Espírito Santo n Danielle Souto, analista sênior, deixou a P6 Comunicação, em que esteve por 2 anos e 5 meses, até fevereiro, e em março começou como especialista em marketing digital na Quattror Comercial, em Vila Velha. Juliana Barbosa Danielle Souto Minas Gerais Thilde Rocha e Silvia Caldeira Costa fundam a It’s OK Comunicação para Líderes Paraná n Rafaela Foggiato Domingues, assessora de imprensa na V3Com, deixou a agência em janeiro após 3 anos e 5 meses de casa e seguiu na mesma função para a JN Imprensa. Antes, esteve por 1 ano e 8 meses na Comunicare. Rio de Janeiro n Renata Petrocelli, executiva de comunicação, despediu-se em fevereiro da Eletrobras, em que atuou por quase 17 anos. No período em que trabalhou como jornalista, foi editora na MultiRio e repórter na Carta Z Notícias. Rio Grande do Sul n Juan Link, ex-Moglia Comunicação Empresarial, que esteve por 1 ano e 4 meses na Bunker Creative & Business, até março, seguiu como assessor de imprensa para a Padrinho Conteúdo e Assessoria. Thilde Rocha Silvia Caldeira Costa Carla Alves Rafaela Foggiato Domingues Renata Petrocelli Juan Link

Edição 1.506 - pág. 13 ANOS Comunicação Corporativa n Malu Weber ampliou suas responsabilidades no Grupo Bayer Brasil. Atual vice-presidente de comunicação corporativa da organização, ela passa a responder também pela liderança de comunicação da Divisão Agrícola para a América Latina. A função era até aqui exercida por Karina Fiorezi Barbaresco, convidada a integrar o time global de comunicação dessa divisão, com foco em inovação e suporte à área de pesquisa e desenvolvimento. u Malu, que também é presidente do Conselho Deliberativo da Aberje, passa a ter assento tanto na equipe executiva da Bayer Crop Science para a América Latina quanto no time global de comunicação da Divisão Agrícola, além dos assentos no board de negócios do Grupo Bayer Brasil e do time global de comunicação, que ocupa desde 2020. E mais... n Aline Cabral começou recentemente como especialista de comunicação externa e relações institucionais na Ypê, na equipe do gerente Carlos Maciel. Ali chega levando na bagagem 3 anos de experiência na FSB Holding (FSB Comunicação e Loures) e outros quase 7 na ADS. No período de redação, foi produtora e editora de telejornais da TV Bandeirantes. São Paulo Malu Weber assume novas responsabilidades na Divisão Agrícola Latam da Bayer n Ana Noale, gerente de comunicação institucional, que há poucos dias deixou a Whirlpool Corporation, após 13 anos de casa, como informamos em J&Cia 1.505, seguiu para um novo desafio na Sodexo, ali assumindo o cargo de gerente de comunicação e relações institucionais. n Andressa Oliveira Di Lela, executiva de contas, despediu-se em março da Burson, após 1 ano e 2 meses de casa, e começou como coordenadora de marketing e PR na Tata Consultancy Services. Em passagens anteriores, esteve nas agências Edelman, JeffreyGroup e Ketchum. n Beatriz Mainardi, ex-SulAmérica e Edenred, que esteve por quase 3 anos e meio no Grupo Ultra, até fevereiro, mudou para a Chlorum Solutions, que atua na produção de produtos químicos, ali começando na função de especialista em comunicação corporativa e cultura. n Carina Eguia Cappuci, gerente de RP, despediu-se em março da Ketchum, agência em que trabalhou por 2 anos e 9 meses, e regressou à RPMA, em que já havia trabalhado por pouco mais de 3 anos, como gerente PR. Também esteve em CDI, Ipem e Instituto do Câncer. n Douglas Luan da Silva está de cargo novo na Usiminas, companhia em que trabalha há 5 anos e meio. Foi promovido de especialista a gerente de Relações Institucionais e Comunidades. n Érica Carmo, ex-Press à Porter, onde esteve por quase 5 anos, e que também foi por 3 anos e 9 meses, até janeiro, da Dale, seguiu em fevereiro para o iFood, como analista de comunicação interna. Malu Weber Karina Fiorezi Barbaresco Aline Cabral Ana Noale Andressa Oliveira Di Lela Beatriz Mainardi Carina Eguia Cappuci Douglas Luan da Silva Érica Carmo

Edição 1.506 - pág. 14 ANOS Comunicação Corporativa n Giulia Martins, executiva de atendimento, deixou a NR7, onde esteve por quase 3 anos. Antes, foi redatora temporária transmídia na Record TV por 1 ano e 4 meses. n Juliana Chagas Gusmão Franciozi, gerente de equipe, despediu-se há alguns meses da PiaR Comunicação e integrou-se ao time da VCRP, na função de coordenadora de relações públicas. n Larissa Miki Ogasawara, que esteve por pouco mais de 3 anos na Ultra, até fevereiro, na função de analista ESG júnior, seguiu para a JSL S/A como analista pleno de sustentabilidade. n Luciana Ferreira, coordenadora de atendimento, despediu-se no início de fevereiro da FSB Holding / Loures, onde trabalhou por 4 anos, e iniciou nova jornada como coordenadora de atendimento à imprensa e conteúdo na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. Esteve anteriormente, por 6 anos e meio, na comunicação do Secovi-SP. No período em que atuou em redação, esteve por quase 17 anos na Jovem Pan, como repórter e apresentadora. n Mariana Cavalheiro despediuse em dezembro da Danthi Comunicação, após quase 2 anos de casa, e integrou-se logo na sequência à equipe da Nova PR, na função de consultora sênior. n Naira Feldman fechou em janeiro seu ciclo na LLYC, onde esteve por quase 8 anos, os últimos 2 e meio como diretora de Talent Engagement, Risco e Crises e Comunicação Corporativa., e começou na Hitachi Energy, na função de gerente de conteúdo de comunicações globais. Antes, liderou por 2 anos e 4 meses a área de comunicação e imprensa do British Consulate-General, no Rio de Janeiro. Giulia Martins Juliana Chagas Gusmão Franciozi Larissa Miki Ogasawara Luciana Ferreira Mariana Cavalheiro Naira Feldman n Rebeca Soares, analista sênior de sustentabilidade na Latam Airlines, deixou a companhia em dezembro, após 16 anos e meio de casa, atuando inicialmente como atendente de call center. n Thais Hiray, gerente sênior, despediuse da Edelman, onde esteve por 6 anos e 4 meses, até fevereiro, e seguiu para o Mercado Livre, na função de especialista em PR. Antes, ficou por 1 ano e 10 meses na Tawil Comunicação. n Victoria Martinelli Dominguez começou em fevereiro como analista sênior na Ágora, contratada para o atendimento à Netflix Brasil. Ali chegou após jornada de 2 anos na Melina Tavares Comunicação e de 3 anos na PinePR. Licença-maternidade n Claudia Saldanha, analista sênior na Vale Base Metals, no Pará, na companhia desde março de 2020. Rebeca Soares Thais Hiray Victoria Martinelli Dominguez Claudia Saldanha

Edição 1.506 - pág. 15 ANOS Comunicação Corporativa n A SmartPR é a nova agência de assessoria de imprensa da Shopee no Brasil, marketplace lançado em 2025, em Singapura, que atua no ecossistema de comércio online e que iniciou sua operação com vendedores brasileiros em 2020. A conta integra o núcleo dirigido por Caru Fogaça e tem no atendimento, Bianca Beltrame e Lucas Almeida, com coordenação de Amanda Cruz. O e-mail de contato é shopee@ smartpr.com.br. E mais... n A Dfreire Comunicação e Negócios é a nova agência de assessoria de imprensa da Prática, empresa brasileira que atua no setor de tecnologia para a indústria alimentícia, desenvolvendo e comercializando equipamentos para panificação, confeitaria e food service. No atendimento, Ruhama Rocha, com direção de Débora Freire. n A Virta Comunicação será pelo quinto ano consecutivo a agência responsável pela assessoria de imprensa das feiras DroneShow Robotics, sobre drones; SpaceBR Show, sobre a cadeia produtiva do setor e as soluções que vêm do espaço; MundoGEO Connect, de sensoriamento remoto; e Expo eVTOL, sobre carros voadores, organizadas pela MundoGEO. Neste ano, os eventos ocorrerão simultaneamente, de 3 a 5 de junho no Expo Center Norte − Pavilhão Azul, em São Paulo. No atendimento, Ricardo Filinto, com coordenação do sócio Paulo Moura. n O Grupo Contatto conquistou as contas da Rede Alfa CEM Bilíngue, colégio no Rio de Janeiro especializado no ensino bilíngue, com sete unidades na cidade; e da Joker Socks, marca brasileira especializada em meias divertidas e criativas. A direção é de Talita Scotto. n A Marqueterie também está de conta nova, a Celero, que oferece soluções de gestão financeira para o público PJ conectado às plataformas das principais instituições financeiras do País. A conta será liderada por Teresa Westin, com coordenação de Marcelo Rosa e atendimento de Letícia Rodrigues. n A Core Group assumiu a assessoria de imprensa da Shopping Brasil, empresa de inteligência de mercado e pesquisa de ofertas com sede em Porto Alegre. No atendimento, Helder Horikawa, com direção de Sandra Takata. n A Evcom começou a fazer assessoria de imprensa para Nathalia Galardo, médica especialista em dermatologia estética. No atendimento, Mariana Seman ([email protected] e 11-97159-0153) e Alexandra Santos (alexandra@). n A Suporte Comunicação é a nova agência de relações públicas do Grupo Movado, que atua no segmento de relojoaria, com marcas como Boss, Calvin Klein, Lacoste, Tommy Hilfiger e Olivia Burton London. No atendimento, Raquel Fernandez, com liderança de Beatriz Moreira e direção de Katia Blasques. n A Lara Visibilidade Estratégica, de Carolina Lara, cuidará pelo quarto ano seguido da comunicação do evento Segredos da Audiência Ao Vivo (SDA), referência no setor digital, de 11 a 13 de abril, no Teatro Bradesco, em São Paulo. n A Weber Shandwick Brasil conquistou as contas da Warner Bros. Pictures e da Universal Pictures no País. A agência, a propósito, já vem colaborando com outras divisões de negócios da Warner Bros. Discovery, como informa o comunicado distribuído em 1/4 à imprensa. Os e-mails gerais de atendimento são AtendimentosWarnerBros@ webershandwick.com e AtendimentosUniversalPictures@. Dança das contas Weber Shandwick conquista as contas de Warner Bros. Pictures e Universal Pictures... ... e SmartPR, a da Shopee

Edição 1.506 - pág. 16 ANOS Comunicação Corporativa Astrid Fontenelle n O Grupo In Press anunciou no início desta semana o lançamento da TBN (The Buzz Now), agência de marketing de influência e social content, que nasce com o propósito de construir marcas influentes dentro e fora do ambiente digital e com estrutura completa, metodologias proprietárias e um time dedicado. u TBN, a propósito, é uma marca criada pelo Grupo In Press há alguns anos, que vinha sendo utilizada apenas de maneira pontual em projetos na área de influência digital. Agora ganha vida e uma nova e abrangente dimensão, como agência independente e complementar às operações do grupo. u “Vivemos em um tempo em que a autenticidade e a relevância são fundamentais para o sucesso na comunicação das organizações e em que o conteúdo gerado por marcas e por influenciadores transcende as redes sociais, podendo integrar a comunicação em múltiplos meios”, comenta Roberta Machado, presidenteexecutiva do Grupo In Press. “A TBN entende essa dinâmica e oferece uma abordagem que não apenas conecta as marcas com seus públicos, mas também protege e fortalece sua reputação em todas as etapas do processo”. u O time que lidera as operações da nova agência conta com Marcelo Cia como diretor de influência, Mariana Luchesi como diretora de conteúdo e criação, Thais Szpigel como diretora executiva e Lorenzo Mendoza na liderança comercial. No total, são cerca de 90 profissionais, entre especialistas em marketing de influência, social content, data strategy, planejamento e criação e atendimento. u A nova agência soma-se às demais marcas que fazem parte do Grupo: InPress Porter Novelli (RP), FleishmanHillard (RP), Brodeur Partners (RP), Vbrand (projetos audiovisuais de branded entertainment) e Critical Mass (mídia e UX), além de Oficina Consultoria (agência de RP com sede em Brasília) e Dialog (HR tech especializada em comunicação interna), com as quais mantém sociedade. Pelo mercado TBN será o braço de marketing de influência e gestão de conteúdo em redes sociais do Grupo In Press n Está a caminho de Bruxelas, na Bélgica, o European Day, fórum de debate que a Imagem Corporativa, liderada por Ciro Dias Reis, realiza há anos em São Paulo. Será em 15/4, no Hotel Renaissance Bruxelas, com transmissão online para convidados no Brasil. A pauta vai se debruçar sobre o acordo de livre comércio MercosulUnião Europeia. u Serão 4 painéis presenciais: Agronegócios, Meio Ambiente, Indústria & Serviços e Compras Governamentais, tendo entre os debatedores o ex-chanceler brasileiro e atual chefe do escritório da Apex em Bruxelas Aloysio Nunes, a gerente do escritório da FGV-Europe em Colonia Mariana Fleischhauer, e o diretor de Sustentabilidade do Banco Santander em São Paulo Leonardo C. Fleck. European Day, da Imagem Corporativa, segue para Bruxelas. Evento será em 15 de abril HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.506 - pág. 17 ANOS Comunicação Corporativa n A pesquisa Revelando ESG nas Agências de Comunicação, coordenada pelas comunicadoras e pesquisadoras Monica Kondziolková (MK Consultoria em Desenvolvimento Institucional) e Anelisa Maradei (A.Maradei Comunicação), que conta com o apoio deste J&Cia e da Mega Brasil, ganhou um prazo adicional. As agências que quiserem colaborar respondendo às 22 questões poderão fazê-lo até a próxima terça-feira, 8 de abril. O objetivo é mapear o estágio de envolvimento delas com o tema ESG e o impacto que ele tem produzido nos negócios da atividade. O trabalho será divulgado com exclusividade na edição 2025 do Anuário da Comunicação Corporativa, que chegará ao mercado na versão digital em 15 de maio. u Além do nível de comprometimento com o tema, a pesquisa irá revelar Pesquisa sobre ESG nas agências de comunicação foi prorrogada até terça (8/7) n Criado em 2022 pela agência Fato Relevante como holding de investimentos no setor de comunicação, o Grupo Nexcom deu novo passo na direção de diversificar seu portfólio e receitas, hoje concentradas em relações públicas. O primeiro havia sido a compra de uma participação na Charisma, empresa de business intelligence, em 2023; o segundo, anunciado no início desta semana, é o investimento na agência de publicidade Tridente.ag, fundada em 2016 e dirigida por José Diniz. u Além de publicidade e comunicação, a Tridente trabalha com produção de conteúdo, mídia de performance e desenvolvimento de negócios no ambiente digital. A agência, que já atuava como parceira do Grupo desde 2024, passa agora a ser sócia do Nexcom, com o foco em desenvolver a área de publicidade e mídia do grupo, além de aportar receitas adicionais. u Formado em Direito, com pósgraduação em Administração pela FGV e MBA em Gestão e Marketing pela FIA, Diniz atua no segmento de comunicação e marketing há mais de 20 anos. Ajudou a construir marcas como Itaú, Caixa Seguradora, Banco Daycoval, Sadia, JBS, Electrolux, Giraffas, Ibis Hotel, Sata Tools, QSaude, Clickbus, Consórcio Embracon, Consórcio Nacional VW, EcoUrbis e Formula E, entre outras. u “Com a operação, queremos tornar o nosso negócio cada vez mais sólido, rentável e diversificado”, afirmou Alcides Ferreira, sócio-diretor do grupo e da Agência Fato Relevante. A FR foi fundada em 2019 e já está entre as maiores e mais admiradas agências de comunicação corporativa do País. Tridente.ag, de publicidade, integra-se ao Grupo Nexcom Alcides Ferreira e José Diniz n Cláudio Goldbeg Rabin, cofundador e diretor do Portal do Bitcoin, que conta perto de 5 anos e meio de vida, que teve passagens por Folha de S.Paulo, Zero Hora e piauí, ministrará de 15 a 24 de abril, no formato online, o curso Criptomoedas para Jornalistas: o novo follow the Money. u O propósito é oferecer uma formação prática para os colegas que desejam aprofundar sua compreensão sobre o mercado cripto, a partir de uma abordagem desde os fundamentos do setor até técnicas avançadas de investigação e identificação de fraudes. u São quatro aulas de 2 horas e meia, abordando Universo das criptomoedas; Investigação e fontes confiáveis; Economia, regulação e impacto global; e Esquemas fraudulentos e crimes financeiros: u O investimento é de R$ 621. Aqui o link para as inscrições. Curso sobre criptomoedas para jornalistas Cláudio Goldberg Rabin

Edição 1.506 - pág. 18 ANOS Comunicação Corporativa como as agências de comunicação estão incorporando as práticas em seus negócios e na prestação de serviços junto aos seus clientes. Numa perspectiva estratégica de atendimento, buscará responder sobre os desafios e perspectivas da implementação das pautas ESG no setor. u “Sem pretensão de esgotar o tema”, dizem Mônica e Anelisa, “a proposta desta pesquisa é iniciar discussões fundamentadas para o setor sobre a questão. Ela tem abrangência nacional e é integrada por 23 questões, com tempo de resposta estimado entre 5 e 10 minutos”. u Para participar da pesquisa basta clicar neste link. u Outras informações com Anelisa Maradei ([email protected]) ou Monica Kondziolková (monica@ consultoriamk.com.br). Agenda-SP n A TER Comunicação, de Rita Gallo, está cuidando da divulgação do livro Previdência é Coisa de Família, de autoria de Cristiano Verardo, especialista em Educação Previdenciária e Financeira e diretor de Seguridade, Relacionamento e Tecnologia da Vexty. u O lançamento será neste sábado (5/4), a partir das 14h30, no Auditório do Edifício Parque da Cidade Torre Aroeira (Av. das Nações Unidas, 14.401 − Chácara Santo Antônio). Outras informações pelo 11-99432-4186. Por dentro da Comunicação Pública n A coluna desta semana destaca o III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, organizado por ABCPública e Universidade Federal de Sergipe (UFS), que será realizado em outubro, no campus da UFS. O evento, que reunirá cerca de 400 participantes, abordará como temas principais a emergência climática e o direito à informação, com o objetivo de qualificar profissionais e fortalecer a comunicação pública. Leia mais sobre o congresso no Portal dos Jornalistas. u A coluna aborda ainda novidades no podcast Guia de Sobrevivência, de ABCPública e Aline Castro, que estreou sua sexta temporada com o quadro Kit de Sobrevivência, que traz conversas com especialistas para ajudar comunicadores públicos a enfrentarem os desafios da profissão. (Veja+)

Edição 1.506 - pág. 19 ANOS AUTO Patrocínio n A Approach definiu seu novo time de atendimento para a conta da Harley-Davidson. Há três anos e meio na agência, o analista sênior Eduardo Ribeiro ([email protected]) foi promovido a gerente de Comunicação Externa e assumiu a gestão da conta no início do ano. Para integrar sua equipe, ele ganhou nesta semana o reforço de Tabata Seles (tabata.seles@), que passou pelas agências Orantes.C e Bella Comunica. E mais... n O site BlogAuto, de Fabiano Mazzeo, divulgou na última semana os resultados da primeira edição da pesquisa Vozes Influentes do Setor Automotivo. O levantamento reconheceu o trabalho de 79 profissionais que atuam no setor automotivo, entre executivos e jornalistas, e que se destacaram em 2024. n A Ituran Brasil promoveu na semana passada uma coletiva de imprensa diferente para apresentar o lançamento do Mapa de Risco, um serviço que mostra a incidência de roubos e furtos na capital paulista. Para apresentar os resultados, a assessoria de imprensa da marca exibiu um telejornal dinâmico, ancorado por Bruna Lencioni, mesclando chamadas informativas com a participação de executivos ao vivo no local e em chamadas e entradas que imitaram um link ao vivo. u A proposta foi desenvolvida pela Tamer Comunicação e coordenada por Gustavo Girotto. O conteúdo audiovisual foi produzido pela LiveSport, sob coordenação de João Palomino, com roteiro de Donizete Peixinho, direção de Stela Spironelli, edição e finalização de Caio Tenga, direção de operações de Fábio Lonardi e produção de Lucas Murata. n O impacto das marcas chinesas no mercado automotivo brasileiro foi assunto central da edição 2025 do Fórum Quatro Rodas. O evento, realizado na semana passada, em São Paulo, reuniu especialistas no mercado automotivo e na relação entre o Brasil e a China, e executivos de fabricantes chinesas que já atuam no Brasil ou que estão se preparando para chegar ao mercado. n Foram divulgados em 1º/4), em uma edição especial de J&Cia, os resultados da eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025. No total, 31 jornalistas e 13 publicações compuseram o rol dos +Admirados do Ano, integrando as listas dos TOP 25 +Admirados Jornalistas, e dos TOP 3 +Admirados nas categorias Colunistas, Jornalistas Especializados em Duas Rodas, Jornalistas Especializados em Veículos Comerciais, Áudio, Periódico, Site e Vídeo. u Na cerimônia de premiação, marcada para 5 de maio, em São Paulo, além de anunciar os TOP 5 +Admirados Jornalistas e os vencedores das categorias temáticas, a premiação concederá a Alzira Rodrigues, do portal AutoIndústria, o Troféu Luiz Carlos Secco de Contribuição à Imprensa, e a Alexandre Speitzzer, do canal BandSports, o inédito Troféu de Revelação do Ano. u O evento conta com os patrocínios de Bosch, Ford, GWM, Honda e Volkswagen Caminhões e Ônibus; apoios de BYD e Volkswagen, colaborações de Renault e Scania; e apoio Institucional da Abraciclo. Edição especial destaca os +Admirados da Imprensa Automotiva 2025 Harley-Davidson tem novo time de atendimento Eduardo Ribeiro Tabata Seles, Bruna Lencioni apresentou o ‘Plantão Ituran Brasil Flávio Santana/Quatro Rodas Fórum 4R

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==