Jornalistas&Cia 1507

Edição 1.507 - pág. 12 ANOS DIA do Jor na lis ta ESPECIAL acessem, que assistam nas redes sociais, nos streamings, sendo que esses canais não são deles próprios”. “Essa renúncia a desenvolver produtos se traduz em incapacidade e incompetência para desenvolver, se houvesse meios para tal”, concluiu Belda. “Junto da renúncia surge uma espécie de hiato de conhecimento. Você acaba dependendo muito de outras plataformas que não próprias para desenvolvê-los. Surge dependência grande de plataformas de terceiros para disseminar conteúdo”. Eugênio Bucci também falou sobre essa chamada “crise da crítica”. O professor e pesquisador destacou a importância do jornalismo para estimular o pensamento crítico do povo sobre a sociedade: “O poder emana do povo. E é por isso que existe o jornalismo, pois se acredita que, para melhor criticar o poder, o povo e os cidadãos precisam ter informação, por isso existe a imprensa”. A Uber e o Estadão Verifica firmaram uma parceria para combater fake news no setor de mobilidade urbana e reforçar o papel do jornalismo profissional. A iniciativa visa a desmentir informações falsas e conscientizar o público sobre os impactos negativos da desinformação. Para Saulo Passos, diretor de comunicação da Uber na América Latina, o fenômeno afeta tanto pessoas quanto empresas. “A Uber tornou-se sinônimo da categoria, o que nos torna alvos preferenciais de fake news. Isso pode comprometer a segurança dos usuários e motoristas parceiros”, explica. “Em um mundo em que as informações circulam de maneira cada vez mais rápida, ter fontes confiáveis que possam verificar e contextualizar os acontecimentos é fundamental”, completa Passos. Desde 2019, a Uber investe em ações contra notícias falsas, como parcerias com Abraji e Redes Cordiais. Entre as ações, destaca-se um curso de capacitação para jornalistas promovido em 2023, voltado a aprimorar a verificação de informações em um ambiente de alta pressão e engajamento. Daniel Bramatti, do Estadão Verifica, reforça que a colaboração entre empresas e a imprensa é essencial. “A desinformação é como poluição. Quando uma empresa investe na checagem de fatos, colabora para um ambiente informativo mais limpo e saudável”, afirma. A parceria busca ampliar o alcance das iniciativas contra a desinformação e fortalecer o acesso a fontes confiáveis e profissionais. Uber e Estadão Verifica firmam parceria contra a desinformação Branded content

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==