Jornalistas&Cia 1509

Edição 1.509 - 23 a 29 de abril de 2025 ANOS Daniela Chiaretti, Kátia Brasil e Veronica Goyzueta falam sobre os desafios do jornalismo ambiental em novo encontro do ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights. Pag. 4 Considerado uma das mídias digitais mais antigas do Brasil, veículo tem como foco principal a cobertura dos Três Poderes. Pág. 7 J&Cia e ESPM promovem novo debate em 28/4 Poder360 completa 25 anos O A D E U S A Wilson escreveu grande parte da história da imprensa brasileira e Matías foi referência no jornalismo de Economia. Pág. 5 Wilson Figueiredo e Matías Molina

O presente e o futuro do Jornalismo No rastro da COP30 O Jornalismo, o meio ambiente e as catástrofes ambientais – A dura missão de lutar contra o negacionismo e o poder econômico Nossas convidadas - Insights - Veronica Goyzueta Daniela Chiaretti Kátia Brasil Profa. Maria Elisabete Antonioli Data: 28 de abril de 2025 Local: ESPM Tech Rua Joaquim Távora, 1.240 , Vila Mariana, São Paulo O ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights é uma iniciativa de Jornalistas&Cia, concebida para celebrar seus 30 anos de vida, que conta com a parceria da ESPM e do Portal dos Jornalistas. Serão, ao todo, sete encontros entre os meses de março e setembro, sempre na última segunda-feira de cada mês, no horário de 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). Os encontros serão gratuitos e com vagas limitadas à capacidade do auditório da ESPM Tech, de 120 lugares. As inscrições serão abertas sempre com três semanas de antecedência em relação a cada uma das etapas. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Próximos encontros O ciclo Organização e Realização: Apoio Institucional • 26/05/2025 – Fake News | O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Qual o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia? • 30/06/2025 – Nativos Digitais | Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro • 28/07/2025 – Jornalismo Investigativo | Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico • 25/08/2025 – Autoritarismo vs. Democracia | O papel do Jornalismo e da sociedade no combate às ideologias extremistas. Onde estamos errando e onde estamos acertando? • 29/09/2025 – A Imprensa como Quarto Poder | Caminhos para a revitalização e o fortalecimento do Jornalismo no Brasil apresenta o ciclo Moderadora

Edição 1.509 - pág. 3 ANOS ANOS 30SEMANAS em Ano 9 – Edições 406 a 456 (out/2003 a set/2004) Reputação é resultado e vice-versa Depois de um período marcado por duras notícias e demissões em massa nas principais redações brasileiras, o nono ano de Jornalistas&Cia chegou como um alento ao mercado, especialmente pelo lançamento de quase 30 publicações no período. Não que os cortes tivessem cessado de vez – inclusive, foram registrados, entre outros, em Valor Econômico (ed. 406), Meio & Mensagem (ed. 407), Grupo RBS (ed. 410), Estadão (ed. 411), Reuters (ed. 414), Jornal dos Sports (ed. 414), AOL (ed. 415), Tribuna do Brasil (ed. 443), Folha de S.Paulo (ed. 447), Jornal do Brasil (ed. 453), IstoÉ (ed. 453) e Gazeta Mercantil (ed. 453) −, mas certamente diminuíram, tanto em quantidade quanto no número de vagas fechadas. Em um mercado que ainda se adaptava à chegada das publicações digitais − que impactaram não apenas nas vendas e receitas dos impressos, mas também na mudança do consumo de informação, especialmente em tempo real −, os olhares voltaram-se com mais intensidade para as revistas, especialmente por sua característica de oferecer conteúdo mais aprofundado e direcionado, algo ainda pouco aproveitado pela internet. Foram mais de 20 lançamentos no período, entre eles as revistas Discovery Magazine (ed. 409, 410, 431 e 448), Sky (ed. 411), História Viva (ed. 412), Relais (ed. 413), VIV (ed. 414), Foco (ed. 416, 420 e 455), Vidas (ed. 416), Muito+ (ed. 417), Vida Executiva (ed. 429), Viva Saúde (ed. 430), Razão Contábil (ed. 434), Homem Vogue (ed. 435), Fazendo Bagunça (ed. 441), Revista 10 (ed. 441), Negócios do Restaurante (ed. 443), Canal (ed. 444), Revista O Globo (ed. 445), Época Negócios (ed. 446), Flashback (ed. 447), Molde & Cia (ed. 448), Auto Giro (ed. 449), Desafios do Desenvolvimento (ed. 449) e RSVP (ed. 450). No segmento dos jornais, algumas novidades também movimentaram o mercado, especialmente com o relançamento do Shopping News (ed. 421 e 436) e a estreia do DCI Nacional (ed. 431 e 440). Também foi um período marcado pelos lançamentos de publicações regionais, como dos jornais Diário de Betim (ed. 424), Arquibancada (ed. 426) e Gazeta de Ribeirão (ed. 441). Mas um dos destaques das últimas edições do oitavo ano de J&Cia não No nono ano de J&Cia, lançamentos reaqueceram o mercado e a briga IstoÉ x Veja envolveu movimentações ou lançamentos, mas sim uma inusitada briga entre IstoÉ e Veja (ed. 451, 452), na época comandadas, respectivamente, por Hélio Campos Melo e Paulo Moreira Leite. Tudo começou quando a publicação da Editora Três trouxe uma matéria de capa com o ex-presidente da Câmara dos Deputados Ibsen Pinheiro, com a manchete Massacrado. A reportagem mostrava como uma informação errada veiculada 11 anos antes pela revista da Editora Abril resultara na cassação do deputado. Além da entrevista com Pinheiro, a reportagem trouxe depoimentos de Lula Costa Pinto, que era o repórter da Veja na época da polêmica matéria. Como resposta, Veja, em sua versão online, publicou uma réplica intitulada Uma farsa chamada IstoÉ, em que lembrava que a própria IstoÉ também havia publicado tal informação no passado, mas que, ao contrário de Veja, não teria corrigido a informação em sua edição seguinte. E a briga não parou por aí. Na edição da semana seguinte, Veja dedicou seis páginas ao tema, incluindo um artigo assinado por Moreira Leite. Nele, além de contestar as informações de Costa Pinto, que chegou a ser comparado ao jornalista estadunidense Jayson Blair, do The New York Times, desmascarado pouco tempo antes por inventar fontes e personagens em suas reportagens, também atacava Campos Melo, a quem se referia em alguns momentos como “o fotógrafo Hélio Campos Melo”, por seu início na carreira como repórter fotográfico. A briga, é claro, estendeu-se ao longo das semanas seguintes, com novas trocas de acusações e ataques de ambos os lados. Capas de Veja (1993) e IstoÉ (2004)

Edição 1.509 - pág. 4 ANOS Ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insigths n No rastro da COP30 é o tema-guia que norteará na próxima segundafeira (28/4) o segundo debate do ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights, que este Jornalistas&Cia realiza em parceria com a ESPM. O debate tem a proposta de gerar reflexões sobre O Jornalismo, o meio ambiente e as catástrofes ambientais – A dura missão de lutar contra o negacionismo e o poder econômico. Será no auditório da ESPM Tech, à rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana, São Paulo, das 9h30 às 12h30. u A mesa contará com as participações de Daniela Chiaretti, do Valor Econômico, Kátia Brasil, da Agência Amazônia Real, e Veronica Goyzueta, correspondente de veículos internacionais no Brasil e professora da ESPM. A moderação será da professora Maria Elisabete Antonioli, coordenadora do Curso de Jornalismo da ESPM. u As inscrições, que podem ser feitas aqui, são abertas e gratuitas e as vagas limitadas à capacidade do auditório (120 lugares). Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Daniela Chiaretti Kátia Brasil Veronica Goyzueta Maria Elisabete Antonioli Segundo encontro será na segunda-feira (28/4)

Edição 1.509 - pág. 5 ANOS Últimas n Wilson Figueiredo morreu na noite de domingo (20/4), em casa, no Rio, aos 100 anos de idade, de causas naturais. Deixou quatro filhos e oito netos. O corpo foi sepultado na terça-feira (22/4), no Cemitério São João Batista, em Botafogo. u Nascido em Castelo, no Espírito Santo, sua família mudou-se para Minas Gerais, de início no interior e depois em Belo Horizonte. Lá ele começou o curso de Letras Neolatinas, mas não o concluiu. Logo começou a trabalhar no jornalismo, como redator e tradutor da Agência Meridional, que pertencia então ao jornal Estado de Minas, e foi secretário na Folha de Minas. u Como um dos idealizadores da revista Edifício, em 1946, o veículo deu nome a uma geração de escritores, entre eles Autran Dourado e Sábato Magaldi. São desta época dois livros de poesia que Figueiredo publicou – Mecânica do azul e Poemas narrativos – e mais tarde rejeitou. Em 1957, transferiu-se para o Rio e trabalhou na Última Hora e em O Jornal. u Seu pouso definitivo, onde conquistou notoriedade como jornalista, foi no Jornal do Brasil, por 45 anos. Começou como repórter, passou a editor, colunista, editorialista e finalmente, diretor, e o apelido de Figueiró, que ganhou nas redações, permaneceu com ele. Participou da reforma gráfica e editorial de 1959 – com Odylo Costa, filho, Jânio de Freitas e Amílcar de Castro –, o que teve repercussão internacional e mudou a maneira de se fazer jornal no País. u Também colaborou com as revistas Manchete e Mundo Ilustrado. Depois de se aposentar do Jornal do Brasil, aos 81 anos e ainda ativo, trabalhou para a comunicação corporativa na FSB, até 2002. Foi autor de Os Mineiros – Modernistas, Sucessores & Avulsos; 1964: o último ato; e De Lula a Lula. Aos 88 anos, lançou a biografia E a vida continua: a trajetória profissional de Wilson Figueiredo. Na ocasião, brincou sobre o longo tempo na profissão: “Evito pensar que possa ser o mais antigo jornalista em atividade no País. Há de haver outro desgraçado, e ainda mais velho, por aí”. u No obituário publicado em O Globo, um jornal em ele não trabalhou, está: “A morte de Wilson Figueiredo representa o fim de um capítulo importante do jornalismo brasileiro. Um profissional cuja trajetória se confunde com a própria história da imprensa no Brasil, e cuja voz, lúcida e poética, deixa um legado que atravessa gerações”. Wilson Figueiredo deixa um legado para as novas gerações... Wilson Figueiredo n Pouco depois de Figueiredo, em 21/4, também nos deixou Matías M. Molina, referência na cobertura de economia, aos 87 anos, em São Paulo. O velório e o sepultamento foram no Cemitério Morumby. Ele deixa a mulher, Cynthia Malta, e os filhos José e Maurício Martinez. u Matías nasceu em 1937, em Madri, em meio à Guerra Civil Espanhola. Chegou ao Brasil com a mãe em 1955. Historiador por formação, foi um dos grandes nomes do jornalismo econômico brasileiro. Grande parte de sua carreira está ligada ao jornal Gazeta Mercantil, onde trabalhou por 29 anos, como diretor editorial, editorchefe, secretário-geral, correspondente em Londres, editor de Finanças e de Internacional. Na publicação, fez parte da equipe liderada por Roberto Müller Filho, que adotou princípios e critérios que moldaram o jornalismo econômico de outros veículos especializados. u Na década de 1960, Matías foi editorchefe do grupo de revistas técnicas da Editora Abril. Foi um dos fundadores e o primeiro editor da revista Exame. Trabalhou também na Folha de S.Paulo, como editor de Economia e redator de Internacional. Atuou ainda na CDN Análise e Tendências, como diretor de análise internacional. É autor de livros como Os melhores jornais do mundo – uma visão da imprensa internacional (Editora Globo) e A história dos jornais no Brasil (Companhia das Letras). ...e Matías Molina, referências históricas para o jornalismo econômico Matías Martínez Molina

Edição 1.509 - pág. 6 ANOS Últimas n Juliana Dal Piva, repórter do ICL Notícias e integrante do Centro Latinoamericano de Investigação Jornalística (CLIP, na sigla em espanhol), participou no início da semana de um evento internacional em Nova York sobre ataques à liberdade de imprensa e ao trabalho jornalístico ao redor do globo. No debate A Luta pela Liberdade de Imprensa Global, organizado pela Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia e pelo jornal The New York Times, a brasileira falou sobre os ataques que sofreu durante seu trabalho, especialmente de apoiadores do expresidente Jair Bolsonaro. u Juliana citou o podcast A Vida Secreta de Jair, sobre o envolvimento do expresidente e de seus filhos em esquema de desvio de salários de assessores do seu gabinete quando era deputado federal. Ela comentou os ataques e ameaças que sofreu de Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro, após a publicação do podcast. Comentou também sobre um caso recente, no qual apoiadores de Bolsonaro e pessoas próximas a Wassef começaram a criar narrativas falsas de que ela estaria envolvida em um esquema para incriminar Bolsonaro e colocá-lo na cadeia. u “Eu meio que já aceitei que sempre serei um alvo que eles veem e eles precisam derrubar de alguma forma”, desabafou Juliana. “Existe uma espécie de violência psicológica, quase fiz uma pausa na carreira depois de tudo o que aconteceu. Eu achei que o pior havia passado. Mas nesse último caso, de criar falsas narrativas sobre mim, eu não estava nem trabalhando, eu estava fazendo um curso aqui nos Estados Unidos, e eles inventaram mentiras a meu respeito. Eu acordei um dia e havia milhares de mensagens sobre isso, e fiquei três meses tendo que resolver e lidar com ameaças, comentários misóginos, pessoas dizendo que estavam me observando na rua, coisas do tipo. Demorou um tempo para que eu pudesse recuperar o controle da minha própria vida”. u Quando questionada sobre como combater essas ameaças ao trabalho jornalístico, Juliana destacou a importância de os próprios jornalistas e veículos discutirem questões de segurança e integridade física e mental dos profissionais, antes, durante e depois da cobertura, além de incentivar que os jornalistas processem quem os ameaçou. u Leia mais no Portal dos Jornalistas. Juliana Dal Piva participa de evento internacional em Nova York sobre ataques à imprensa Juliana Dal Piva Columbia Journalism School/YouTube n Duas chapas disputam as eleições para a diretoria da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) nesta sexta-feira (25/4): Chapa 1 Rui Xavier – ABI Luta pela Democracia (da situação) e Chapa 2 Sem Anistia para Golpistas. A votação vai das 10h às 20h, presencialmente, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, e por meio de voto eletrônico. u Octavio Costa, que encabeça a Chapa 1, concorre à reeleição. A Chapa 2 é liderada por Ivan Proença. Serão eleitos também os conselhos Fiscal, Consultivo e Deliberativo, titulares e suplentes. Confira aqui todos os candidatos. ABI elege nova diretoria nesta sexta-feira (25/4) Urna na sede da ABI

Edição 1.509 - pág. 7 ANOS Nacionais PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333 No segundo episódio da série O cego na História, Assis Ângelo aborda a visão de Machado de Assis sobre a cegueira, tanto física quanto simbólica, destacando sua reflexão crítica e sensível sobre o tema. Em diferentes momentos da vida e da obra, Machado discutiu a condição dos cegos, como no debate proposto por Paula Brito em 1858 e em contos como Ex Cathedra. Assis destaca ainda que a cegueira não representa o fim, reforçando sua crença na superação e no valor da experiência humana. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. n O Poder360 completou 25 anos em 18 de abril. Considerado uma das mídias digitais mais antigas do Brasil, o veículo tem como foco principal a cobertura dos Três Poderes, mas também se dedica a temas como economia, saúde, tecnologia, cultura e assuntos de relevância internacional. u A história do veículo começou em 2000, originalmente como o Blog do Fernando Rodrigues no portal UOL. Em 2016, passou a se chamar Poder360 e, no ano seguinte, tornou-se uma plataforma independente. Em 2023, o jornal criou o Poder Monitor, uma ferramenta voltada ao monitoramento de dados públicos, que permite acompanhar projetos e decisões sobre diferentes temas, com informações de aproximadamente 400 órgãos governamentais. u Já em 2024, ele expandiu sua atuação com a abertura de uma sucursal em São Paulo. Atualmente, a empresa conta com 100 profissionais trabalhando em todas suas unidades. Além do jornal digital, o grupo mantém o PoderIdeias, voltado à realização de eventos e seminários, e o PoderData, responsável por pesquisas de opinião. u Para Fernando Rodrigues, diretor de Redação, a trajetória do veículo é um reflexo do compromisso com a informação de qualidade: “Muitos veículos digitais nasceram e morreram nos últimos 25 anos. Tudo parece ser mais fugaz na internet. Sobreviver um quarto de século no meio digital talvez seja o equivalente a durar 50 ou 100 anos na mídia impressa. Estar operando de maneira cada vez mais consolidada e ampliando a influência e credibilidade do Poder é um sinal de que a produção jornalística tem sido útil para o público que se informa por aqui. Sem o aval do leitor, não seria possível existir por tanto tempo”. Poder360 completa 25 anos n A Casual, editoria de lifestyle (estilo de vida) de Exame, vai se tornar uma revista impressa independente. A publicação será distribuída com a edição da Exame de abril, nesta quintafeira (24/4), para assinantes e nas bancas. Ainda não há periodicidade fixa, mas a ideia é lançar pelo menos mais uma edição no segundo semestre. u A capa de estreia é com a influenciadora Silvia Braz, em um ensaio de moda produzido na casa dela em São Paulo. Na matéria, assinada pelos repórteres Júlia Storch e Gilson Garrett Jr., Silvia fala sobre viagens, rotina e como o excesso de trabalho acabou lhe trazendo problemas de saúde. A edição da reportagem é de Ivan Padilla, com colaboração em textos de Luiza Vilela, Lia Bock e Daniel Salles. O projeto gráfico é de Carolina Gehlen e o diretor de redação é Lucas Amorim, que chefia a redação da Exame desde 2020. Na parte de moda, fotografia de Guilherme Nabhan, edição de Pedro Salles e maquiagem de Silvio Giorgio. Casual, editoria de lifestyle de Exame, vai virar revista

Edição 1.509 - pág. 8 ANOS Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. O Papa Francisco, que morreu nessa segunda-feira (21/4), aos 88 anos, deixa entre seus principais legados a transparência com que conduzia sua relação com a imprensa e sua constante preocupação com os efeitos das mídias digitais sobre a sociedade. Durante seu pontificado, ele demonstrou uma visão singular sobre como líderes religiosos e mundiais devem se relacionar com o público em um mundo cada vez mais digital e interconectado, em sintonia com sua trajetória dedicada a aumentar a inclusão e a tolerância. A relação com a mídia tornou-se um marco de sua liderança, pautada pela honestidade e pela abertura. Um exemplo notável dessa postura foi a forma como lidou com seus problemas de saúde. Ao contrário de outros pontífices, que mantinham essas informações em sigilo dentro dos muros do Vaticano, Francisco optou por divulgar boletins médicos detalhados durante suas hospitalizações. Outro aspecto marcante foi sua visão crítica e sensível sobre as redes sociais. Em diversos discursos e documentos, o Papa Francisco alertou para os perigos do discurso de ódio, da disseminação de fake news e do isolamento provocado pelo uso excessivo das plataformas digitais. Ele defendia uma internet mais ética e inclusiva, onde comunidades marginalizadas pudessem ter voz, e onde o diálogo prevalecesse sobre o sensacionalismo. Sua preocupação com a cultura da viralização ficou evidente, por exemplo, quando circulou um deepfake que o mostrava vestindo um casaco da grife Balenciaga, como mostra a foto abaixo. (Leia a matéria completa em MediaTalks) Papa Francisco deixa legado de transparência na relação com a mídia e “evangelização’ sobre riscos das redes sociais “Margarita-gate”: senador dos EUA acusa Bukele de manipular foto de seu encontro com salvadorenho deportado. Leia mais Google derrotado; Meta, Apple e Amazon no banco dos réus: o que as ações dos EUA contra Big Techs significam para os usuários e para a indústria? Leia mais Trump é derrotado em tentativa de fechar Voice of America: juiz manda reintegrar 1,3 mil e liberar verbas. Leia mais M’Kumba: série de fotógrafo brasileiro sobre ritos afro é premiada no Sony World Photography Awards 2025. Leia mais

Edição 1.509 - pág. 9 ANOS Convidados: Carol Colluna, Grupo Hiper Saúde; Denise Pragana Videira, Trama; Décio Duarte, BIC; Ligia Oliveira, ESPM; Isabela Costa, Iveco Group; Kalil Blanco, Trama; Márcia Rocha, Jabuticaba; Elizeo Karkoski, P3K; Flavia Favaro, Johnson & Johnson; Glaucia Santos, BIC; Luciene Cristina, Vale; Vivian Vieira Machado, Consultora de Comunicação, Erika Romay Flores, Google e Cristiane Gouvêa, AngloGold Ashanti Dia 22 de maio, temos um encontro marcado, 15ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna, na ESPM Tech Acesse

Edição 1.509 - pág. 10 ANOS Vaivém das redações Amazonas n Édria Caroline assinou contrato com a Secretaria de Comunicação do Amazonas. Antes, trabalhou como gerente de comunicação social da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental. Foi ainda repórter do Jornal Manaus Hoje, do Diário do Amazonas, e da Câmara Municipal de Manaus. Atuou também na Secretaria de Segurança do Amazonas. n Após quase 30 anos na Globo, a repórter Maria Fernanda anunciou em 15/4 sua saída da emissora. Conhecida como Mafê, destacou-se na cobertura do Distrito Federal, com passagens por programas como Bom Dia DF e DF1. Confira mais detalhes no Portal dos Jornalistas. E mais... n Fernanda Tavares é a nova editoraadjunta de Política da CNN Brasil. Ela estava há cinco ano na GloboNews e antes passou por TV Justiça, Rede CNT e Record Brasília. Ceará n Antoyles Batista deixou o Grupo O Povo, onde estava há quase sete anos e ultimamente era repórter de Mídias Sociais, e começou no Diário do Nordeste como repórter. Goiás n Stéfany Fonseca é a nova apresentadora do canal Fenomenal Sports. Antes, foi repórter na Assembleia Legislativa de Goiás, no Grupo Bandeirantes e no jornal O Hoje. Édria Caroline Brasília Maria Fernanda anuncia saída da TV Globo Maria Fernanda Fernanda Tavares Antoyles Batista Stéfany Fonseca Minas Gerais n Augusto Goulart passa a integrar o Sistema MPA de Comunicação, de Divinópolis e região centro-oeste de Minas Gerais, sendo responsável pela produção e apuração de notícias veiculadas no Portal MPA, gravação de flashes para as rádios do Sistema e edição de peças para redes sociais. n Ludmilla Fonttainha foi promovida a editora executiva da Record Minas. Há 13 anos na emissora, ela vinha atuando como editora de texto e eventualmente como editora-chefe substituta. n Silvia Cristina Silvado assumiu a Chefia da Divisão de Jornalismo da Prefeitura Municipal de Três Corações. Antes, atuou como redatora da Cryah Agência Digital e foi auxiliar de pesquisa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Paraná n João Salomão passou a integrar a equipe de comunicação da Prefeitura Municipal de Curitiba. Antes, foi consultor de Redes Sociais da Tdzain. Augusto Goulart Ludmilla Fonttainha Silvia Cristina Silvado João Salomão Édria Caroline

Edição 1.509 - pág. 11 ANOS Vaivém das redações Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected]. n Pedro Talin é o novo repórter da Brazilian Traffic Network em Curitiba. Ele atuou anteriormente por RIC TV, CATVE e Band Paraná. Pernambuco n Daniela de Sá está de volta ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação como repórter. Ela já havia atuado pela casa em 2024, como estagiária no portal NE10, e antes passou pelo Diário de Pernambuco. Rio de Janeiro n Rafael Costa deixou o Canal Futura após três anos e meio atuando como apresentador e começo pelas tevês Globo, Integração e GloboNews, e pela agência Approach. Rio Grande do Sul n Débora Bresciani assumiu o cargo de assessora de Comunicação da Secretaria de Logística e Transportes do Governo do Rio Grande do Sul. Antes, trabalhou como editora e repórter do Grupo RBS e do Canal Rural. n Matheus Martins também passa a integrar a equipe de comunicação do Governo do Rio Grande do Sul. Anteriormente, foi analista de comunicação e marketing do Villela Brasil Bank. Trabalhou também na Fish TV, canal sobre pesca esportiva. São Paulo n Rafael Lopes passou a integrar a equipe de comunicação da Prefeitura Municipal de Araçatuba. Natural de Birigui, atuou anteriormente como assessor de comunicação da Santa Casa de Birigui e como diretor de Comunicação/Relações Governamentais da Prefeitura Municipal de Birigui. Pedro Talin Daniela de Sá Rafael Costa Débora Bresciani Matheus Martins Rafael Lopes EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação A Rede de Jornalistas Pretos (Rede JP), em parceria com a Comunir, está oferecendo bolsas para o curso de jornalismo policial, com aulas presenciais no Rio de Janeiro. As bolsas são destinadas a jornalistas e estudantes autodeclarados negros, pardos, indígenas e de outros grupos sub-representados na mídia. Serão concedidas bolsas parciais (50%) para o curso de reportagem policial. Essa iniciativa faz parte do compromisso da Rede JP em promover a diversidade e a inclusão no jornalismo, oferecendo oportunidades de capacitação para profissionais de grupos historicamente marginalizados. Além disso, a Rede JP desenvolve outras ações. Para mais informações sobre o curso e as bolsas disponíveis, acesse o site oficial da Rede de Jornalistas Pretos. Capacitação com impacto: Rede JP e Comunir oferecem bolsas em telejornalismo

Edição 1.509 - pág. 12 ANOS AGRO Patrocínio n A Jovem Pan News anunciou a chegada de Mariana Grilli ao comando do programa A Hora H do Agro. A estreia foi em 19 de abril. Com exibição ao vivo e formato multiplataforma, a atração está disponível na TV Jovem Pan News, no canal da emissora no YouTube, no Panflix e nos principais canais da FAST Channels. u “Me sinto muito feliz de retornar para a Jovem Pan, onde há 10 anos eu ajudava a criar a editoria de agro, ainda para o rádio”, lembra Mariana. “Agora neste formato multiplataforma podemos explorar ainda mais os diversos assuntos do agronegócio de forma estratégica, entregando a melhor análise para quem nos acompanha”. u Especializada em temas socioambientais e de sustentabilidade no agro, Mariana é colunista do UOL, idealizadora do podcast Arroz, Feijão & Clima e ao longo da carreira passou por Valor Econômico, Globo Rural, Exame, Um Só Planeta, AGFeed, Revista Espresso, The Beef e Futures. E mais... n Camila Cordeiro começou na Ideal Axicom para o atendimento da Tereos, empresa do setor sucroenergético e de amido. Ela estava há um ano na CDN, na equipe da SLC Agrícola, e antes ficou por quase quatro anos na Edelman. Camila atende pelo [email protected]. Mariana Grilli é a nova apresentadora do Hora H do Agro Mariana Grilli Camila Cordeiro 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Na coluna desta semana, Álvaro Bufarah aborda o relatório The Infinite Dial 2025, elaborado pela Edison Researc. Segundo o documento, o consumo de áudio digital bate recorde nos EUA em 2025: 79% da população 12+ escuta conteúdos como streaming, podcasts e audiolivros. O Spotify lidera em uso, mas o YouTube domina nos podcasts. O áudio digital cresce também nos carros, impulsionado por Apple CarPlay e Android Auto. A adesão varia por faixa etária, e as redes sociais seguem influentes. O áudio digital consolida-se como pilar da mídia, exigindo novas estratégias de produtores e plataformas. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

Edição 1.509 - pág. 13 ANOS Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. n O Prêmio Jatobá PR 2025 será apresentado ao mercado na próxima segunda-feira, 28 de abril, as 11h, em transmissão ao vivo pelo YouTube, com a participação dos diretores do Gecom (Grupo Empresarial de Comunicação) Eduardo Ribeiro, Hélio Garcia, Marco Rossi e Thales Toffoli. u Entre as novidades desta edição estão novas categorias para Grandes Agências, Agências-Butique e Organizações Empresariais e Públicas, novas categorias internacionais para a América Latina, categoria especial sobre a COP30 e a elevação do número de colegas que atuarão no júri da premiação. u Organizado desde 2017 pelo Gecom, o prêmio reúne apoio logístico de Boxnet, Business News, Jornalistas Editora e Mega Brasil, e apoio institucional de Abracom e ABC Pública. Novas categorias – n A edição 2025 do Prêmio Jatobá PR ampliará o número de categorias de 34 para 42, contemplando as três verticais tradicionais – Grande Agência, Agência-Butique e Organização Empresarial ou Pública – e uma nova vertical internacional que será detalhada no evento de lançamento, com cinco categorias. Com as alterações, também as premiações especiais − Cases do Ano e Organizações do Ano – serão ampliadas das atuais seis para oito. Sem contar com os cinco prêmios especiais de Case Regional do Ano de cada região do País. Júri será ampliado – n Outra novidade da premiação deste ano será a ampliação do número de jurados que atuarão na análise dos cases que se classificarem nas shortlists para disputar o Troféu Jatobá PR. E sua convocação, a exemplo do que ocorreu em 2024, será antecipada, para que o mercado possa tomar conhecimento dos nomes escolhidos. u Para acompanhar a live de lançamento do Prêmio Jatobá PR no dia 28 de abril clique aqui. n Mario Laffitte, que por pouco mais de 11 anos liderou a comunicação da Samsung Electronics, até janeiro, foi nomeado delegado oficial do Korean Valley Project para o Estado de São Paulo e a Zona Franca de Manaus. Trata-se de uma fundação independente que promove e fomenta a colaboração entre empresas inovadoras de ponta da Coreia do Sul e do mundo, tendo, desde 2013, contribuído para a geração de US$ 3,6 bilhões em investimentos. Laffitte também foi executivo de comunicação e marketing das empresas automotivas Volvo, Iveco e Mercedes. Prêmio Jatobá PR 2025 será lançado na segunda, 28 de abril Evento de lançamento terá transmissão ao vivo pelo YouTube e vai mostrar as novidades desta 9a edição. As inscrições serão abertas em 2 de maio Mario Laffitte inicia jornada como delegado oficial do Korean Valley Project Mario Laffitte

Edição 1.509 - pág. 14 ANOS Comunicação Corporativa n Patrícia Ávila anunciou na última semana sua despedida da Ágora, onde por 1 ano atuou como diretora regional latam, além de conselheira da PRCA – Public Relations and Communications Association. Informa, no Linkedin, que foi uma parada motivada por decisão pessoal e familiar: “Não, não é um sabático. Minha decisão de deixar meu trabalho obedeceu simplesmente ao desejo de fazer uma pausa e ajustar as ideias. Um sabático soaria até mais bonito, mas esta minha parada carece de um plano estruturado ou um objetivo definido. Depois de quase 40 anos trabalhando ininterruptamente (com exceção de 6 meses de licençamaternidade), me dei de presente um tempo”. u Entre as organizações em que exerceu cargos de liderança nos últimos anos destacam-se Burson-Marsteller/ BCW Brasil, JeffreyGroup e Hill + Knowlton, além de atuação na Abracom como diretora de Inovação, Assuntos Institucionais e Comissão de Ética. Minas Gerais n Luna Pontone, analista pleno de comunicação, despediu-se em março da Rede Comunicação após 4 anos de casa e seguiu para a MRV&CO, na função de analista júnior de comunicação interna. Paraná n Pedro Paulo de Oliveira assumiu em abril a Chefia de Cerimonial Universitário e Relações Públicas na Universidade Federal do Paraná, instituição em que atua desde dezembro de 2020. Rio de Janeiro n Beatriz Gentil, ex-Ideal H+K Strategies, que atou por 1 ano e 11 meses, até janeiro, como assessora de imprensa pleno no Centro de Operações Rio, está de volta à FSB Holding, agora como analista pleno, para o atendimento de imprensa à Oxitec, empresa britânica de biotecnologia avançada. n Rodrigo Barneschi, que deixou há alguns dias a Burson, onde era VP executivo, iniciou um novo ciclo profissional como gerente de Comunicação Institucional e Reputação no Itaú Unibanco. Leva consigo a experiência de quase 4 anos e meio na Burson e outros 11 e meio na Máquina, que hoje é também parte do Grupo Burson. É autor do livro Forasteiros – Crônicas, vivências e reflexões de um torcedor visitante, dedicado às torcidas de futebol, recentemente traduzido para o inglês com o título Outsiders – A Football Fanatie’s South American Odyssey. n Marcos Roberto dos Santos diretor de marketing e comunicação latam, despediu-se da Unisys agora em abril, após mais de 12 anos de casa, para dirigir o marketing e a comunicação da DXC Technology. Antes de ingressar no mundo corporativo, atuou no segmento de agências, entre elas Sing, por 7 anos e 4 meses, Fundamento, 1 ano e meio, e MSL Group, 3 anos. Luna Pontone Pedro Paulo de Oliveira São Paulo Rodrigo Barneschi começa no Itaú Unibanco Rodrigo Barneschi Beatriz Gentil Marcos Roberto dos Santos deixa a Unisys e começa na DXC Technology Marcos Roberto dos Santos Patrícia Ávila despede-se da Ágora Patrícia Ávila

Edição 1.509 - pág. 15 ANOS Comunicação Corporativa E mais... n Ana Carolina Mendes integrou-se em fevereiro ao time da Approach, na função de assessora sênior. Esteve, até então, por 2 anos, como assessora pleno na Casa9 Comunicação. n Antonio Lamana despediu-se em março do Grupo Rái, em que foi head de Negócios Integrados, e começou como diretor de Negócios Integrados da Tridente.ag, agência de publicidade recém-incorporada ao Grupo Nexcom. n Beatriz Pichinin, que esteve por pouco mais de 1 ano no Grupo Marilan, até dezembro, começou em abril no Grupo Jacto, na função de analista de RH e Comunicação. n Camila Fontana iniciou em fevereiro nova jornada profissional na Argus Media, na função de deputy bureau chief. Antes, como autônoma, foi por quase 4 anos e meio consultora de comunicação na Sempre FEA. No período em que atuou em redação, foi por 10 anos e 5 meses da Bloomberg News e por outros 2 da Dow Jones. n Débora Dias, ex-FSB, que atuou na comunicação de Quinto Andar, Loggi e Conta Azul, nesta última por 1 ano e meio liderando a área de Comunicação e Marca, assumiu em abril a Gerência de Comunicação Corporativa do banco digital Core. n Gustavo de Alcantara, exEdelman, que esteve por último como atendimento na Kitanderia, começou em março como executivo na JeffreyGroup. Ana Carolina Mendes Antonio Lamana Beatriz Pichinin Camila Fontana Débora Dias n Julia Meewes, executiva sênior para o atendimento à The Coca-Cola Company, despediu-se da Edelman em fevereiro, após 2 anos e 9 meses de casa, seguindo para a Pernod Ricard, como analista sênior de ativação para marcas de prestígio. Antes, esteve na Ketchum, no atendimento à P&G Beauty. n Lara Pires, ex-S2Publicom e Grupo Folha, que esteve por último na InPress Porter Novelli, começou em fevereiro como atendimento sênior na Danthi Comunicação. n Luiza Fidelis, gerente no PiaR Group, despediu-se em janeiro da agência, após 3 anos e 4 meses, e seguiu como analista de RP sênior II para a VCRP. Ela também esteve na Ortoloni Comunicação por pouco mais de 1 ano. n Mariana Cruz, diretora na Agência Era de Comunicação e Conteúdo, assumiu em abril a Vice-Presidência de Comunicação, Inovação e Tecnologia na APP Brasil (Associação de Profissionais de Propaganda), na diretoria recémempossada na entidade. n Rebecca Cesar, que foi head de comunicação e ESG na Rappi, onde atuou por 3 anos, até fevereiro, começou em março como gerente sênior de PR e ESG na Superbet. Também esteve em Edelman, Greenpeace e Dow. n Roseanne Café está de casa nova. Começou em fevereiro como diretora de atendimento na FleishmanHillard Brasil, com reporte direto à CEO Ana Domingues. Esteve, até então, por 1 ano e 9 meses, na 2Pró, na mesma função. Antes, liderou estratégias de RP para empresas em áreas de consumo, corporativo, tecnologia e entretenimento em Ideal, S2Publicom, Weber Shandwick e Golin. Gustavo Alcantara Julia Meewes Lara Pires Luiza Fidelis Mariana Cruz Rebecca Cesar Roseanne Café

Edição 1.509 - pág. 16 ANOS Comunicação Corporativa n A Ágora, agência de comunicação do ecossistema Untold|, conquistou a conta de comunicação da Bristol Myers Squibb no Brasil e será responsável por comunicação corporativa, public affairs e presença digital da BMS no País. A conta integrará o núcleo dirigido por Thomaz D’Addio e será gerenciada por Raquel Reis, que ali chegou em março, após 3 anos e meio na Edelman, onde era executiva sênior. n A Growth Comunicações conquistou a conta da Philips Walita e vai cuidar do relacionamento da companhia com imprensa e influenciadores, incluindo todo o portfólio de produtos. Atuará junto ao time interno da empresa, liderado pela recém-anunciada diretora de marketing latam Thais Nascimento. E mais... n A JeffreyGroup é a nova agência de comunicação da inVista Real Estate, gestora especializada em fundos imobiliários com operações estruturadas no Brasil e nos Estados Unidos e quase R$ 2 bilhões sob gestão. Lançada no final de 2023, a inVista tem em seu portfólio fundos imobiliários offshore e onshore que focam na atração de fundos de pensão, single e multifamily offices e demais gestoras de recursos do mercado u A conta contará com Eduardo Gaggini como diretor de Grupo, Priscilla Gonçalves como diretora sênior, gerência de Luciana Mira e atendimento de Victor Theodoro. O e-mail para contato é invista@ jeffreygroup.com. n A Business Factory, dirigida por Thais Medina, assumiu a conta de assessoria de imprensa da EBS – Evento Business Show, feira de negócios voltada à indústria de eventos corporativos, incentivos e treinamentos, que terá nova edição em 4 e 5/6, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. No atendimento, Ana Garcia, Verônica Nunes e Marcos Caetano, com coordenação de Karina Fusco. n A Lumo Comunicação conquistou a conta da Craft, multinacional brasileira especializada em transporte internacional de cargas. No atendimento, Raquel Andrade ([email protected]), com coordenação de Saulo Campos (saulo@). n Victoria Azevedo deixou o TikTok, em que atuou por 2 anos, por último como analista de marketing e comunicação latam B2B, e iniciou nova jornada profissional como analista de marketing digital sênior, também latam, na Paramount. Licença-maternidade n Luciana Cruz, analista de marketing pleno na Oi, no Rio de Janeiro, na companhia desde outubro de 2019, quando iniciou como estagiária. Victoria Azevedo Luciana Cruz Dança das contas Ágora conquista a conta da Bristol Myers... ...e Growth, a da Philips Walita n Está marcado para o dia 13 de maio, das 9h às 12h30, na ESPM (rua dr. Álvaro Alvim, 123, São Paulo), o encontro que Bites preparou para debater o tema O valor estratégico do jornalismo regional e local para as marcas, iniciativa que conta com correalização da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, apoio da Enel e apoio institucional da Escola de Jornalismo da ESPM. u No primeiro painel do evento, o diretor da Bites, Manoel Fernandes, irá apresentar um estudo inédito sobre esse ecossistema, e, na sequência, debaterá o tema com Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia, e com o consultor Felipe Patury. u O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas neste link. Pelo mercado Bites realizará encontro sobre O valor estratégico do jornalismo regional e local para as marcas

Edição 1.509 - pág. 17 ANOS Comunicação Corporativa n A GOL Linhas Aéreas iniciou em abril um programa educacional sobre aviação voltado para jornalistas de todo o País, o Conexão GOL − O encontro entre jornalismo e aviação. u A ideia é levar esclarecimentos técnicos aos profissionais, para que possam aprimorar a cobertura sobre o segmento, como explica o diretor do Controle de Operações e Engenharia Eduardo Calderon: “Diariamente recebemos demandas dos mais variados temas que chegam pela imprensa. São questões técnicas que merecem ser esclarecidas. Essa proposta de imersão educacional é importante para sanar essas dúvidas de forma mais aprofundada e simplificar para os jornalistas as nuances da aviação”. u Maira Pinheiro, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Reputação da GOL, destaca que essa proximidade com a imprensa é estratégica “porque sabemos que os jornalistas precisam cobrir com imparcialidade e precisão o dia a dia da aviação, e essa oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as complexidades da operação ajudará a entender com mais propriedade diversos aspectos da rotina de uma companha aérea, aumentando ainda mais a qualidade da informação passada para a sociedade”. u O próximo encontro, com duração de 1 dia, será em junho e as inscrições, já abertas e gratuitas, podem ser feitas pelo [email protected]. n Já está online o podcast/videocast Comunicação é Tudo com o diretor deste J&Cia (e de Mega Brasil e Prêmio Jatobá PR) Eduardo Ribeiro. Com apresentação de Vera Lucia Rodrigues, CEO da Vervi Assessoria de Comunicação, ele fala, nessa conversa, sobre a evolução da assessoria de imprensa e da comunicação empresarial, e o que pode mudar a partir das novas tecnologias e outras que possam surgir. Comenta, ainda, sobre suas experiências, as relações da imprensa com assessorias, fake news, situação financeira atual da grande imprensa, o trabalho dos influenciadores, além das mídias sociais, inteligência artificial, ética e outros assuntos. u O comunicado sobre o podcast distribuído pela Vervi diz que “nos anos 1980, Edu Ribeiro foi um dos profissionais que mais se empenharam para o segmento de assessoria de imprensa se profissionalizasse e se consolidasse como atividade ética e qualificada. Ele, por sinal, foi o coordenador da Comissão Permanente de Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, que desenvolveu muitos projetos para a evolução da especialidade”. u Assinala, ainda, que “o convidado iniciou sua carreira no jornalismo nos anos 1970 na Editora Abril, passando por outros veículos como os da Editora Pini e o jornal DCI. Depois foi assessor de imprensa do Sindipeças e gerente de comunicação do Grupo Arteb, entre outras passagens por organizações de expressão. No início dos anos 1990 tornou-se sócio de M&A Editora e Mega Brasil Comunicação. Há oito anos, com três sócios, fundou o Gecom − Grupo Empresarial de Comunicação, responsável pela organização do Prêmio Jatobá PR, um dos mais importantes nas Relações Públicas no Brasil”. u Os interessados podem assistir o podcast/videocast aqui. GOL cria curso para jornalistas sobre aviação Maira Pinheiro Edu Ribeiro, do J&Cia, é o entrevistado do podcast/ videocast Comunicação é Tudo, com Vera Lucia Rodrigues Vera Lucia Rodrigues e Edu Ribeiro

Edição 1.509 - pág. 18 ANOS E mais... n O Grupo Nexcom divulgou na última semana seu Relatório Anual 2024, em que destaca as aquisições estratégicas, a expansão nacional, as conquistas em comunicação digital, inteligência artificial, BI, gestão de pessoas e impacto social. Em 2024, o Grupo ultrapassou R$ 49 milhões em faturamento e agregou à holding as agências Tridente.ag, de publicidade e performance, e Avenida Comunicação, de PR, com sede no Rio de Janeiro. Aqui a íntegra. n Daniel Padilla, que iniciou há algumas semanas uma coluna com dicas na área de saúde, deu a ela seu próprio nome: Coluna Daniel Padilla – Saúde & Tendências; e aumentou a periodicidade de semanal para duas vezes por semana (segundas e quintas). u Nascida de um projeto e de um esforço pessoal, por enquanto sem qualquer tipo de remuneração, tem por objetivo principal dar mais espaço aos assessores da área de saúde e levar mais informações e fontes aos jornalistas que cobrem a área. u É publicada no portal Assessores de Imprensa, no Linkedin, e enviada para um mailing de jornalistas que cobrem saúde. Aqui o link de acesso. Daniel Padilla Por dentro da Comunicação Pública A coluna desta semana destaca o evento online e gratuito Política de Comunicação: da teoria à prática, que a ABCPública realiza em 29 de abril, com palestra de Wilson Bueno e apresentação de cases de órgãos públicos. O objetivo é discutir a formulação e implementação de políticas de comunicação em instituições públicas. O encontro contará com debates e experiências práticas de especialistas e gestores da área. (Leia+) Destaque também para o Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária 2025, que está com inscrições abertas até 23 de maio. A premiação reconhece produções jornalísticas de emissoras universitárias sobre emergência climática e direito à informação. O nome do prêmio homenageia a jornalista Neuza Meller e valoriza práticas que promovam cidadania e acessibilidade. Os vencedores serão anunciados em agosto, com entrega dos prêmios no III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, em outubro. Mais informações aqui. Comunicação Corporativa Tuitão do Daniel A arte de escrever histórias em apenas 700 caracteres, incluindo os espaços – nenhum a mais, nenhum a menos Por Daniel Pereira (daniel07pereira@ yahoo.com.br), especial para J&Cia (*) Batizado há 46 anos no Grupo Estado, Daniel Pereira passou por Rádio Bandeirantes, TV Record, coordenou a Comunicação do Governo de SP na ECO-92 e foi assessor de imprensa no Memorial da América Latina. Publicou em 2016 O esquife do caudilho e acaba de concluir O último réu. O agito do fim de semana no bairro tinha motivo e endereço: a festa de maioridade da filha do coronel. O homem cuspia fogo ao farejar garanhão na área. Aqui, só depois dos 18, bufava quando alguém insinuava que Virginia já não era mais donzela. Pelo sim, pelo não, a versão só fazia aumentar o ibope da moça. Ninguém a via com rapazes e isso gerava comentários maledicentes. Jeitosa, nada de avião. Mas pela escassez do lugar, podia-se dizer que era a mulher de um olho só. Enfim, o troféu estaria em jogo na festa. Estaria, não fosse pelo teor lacônico do recado encontrado minutos antes na porta da geladeira: Perdão, pai. Meu coração é só da Chiquinha. Estou indo embora com ela. Tem pai que é cego Relatório Fato Relevante

Edição 1.509 - pág. 19 ANOS AUTO Patrocínio n Thais Villaça está de volta ao setor corporativo, agora responsável pela assessoria de imprensa da JAC Motors. Com mais de 20 anos de atuação no setor automotivo, em passagens por Agora São Paulo, Jornal do Carro e Autoesporte, esta será sua segunda atuação na comunicação de uma fabricante. A primeira foi na Audi, quando integrou o time de imprensa por quase quatro anos. u Ela assume a vaga que nos últimos meses vinha sendo ocupada por Julio Cabral. Seus novos contatos são tvillaca@ gruposhc.com.br e 11-99988-8900. n Recém-saído do atendimento à imprensa da JAC Motors, Julio Cabral irá se dedicar à Unbreak Criação & Produção ([email protected]), produtora fundada por ele em parceria com Raphael Panaro (ex-Autoesporte, Car and Driver e Auto Press) e o fotógrafo Renato Durães. u “É com bastante fé no futuro que colocamos a Unbreak para rodar, um projeto gestado com carinho e já conhecido por alguns profissionais do setor de comunicação”, declarou Julio. “Longe de ser somente uma produtora, a Unbreak Criação & Produção vai diminuir a lacuna entre as diferentes narrativas de um projeto”. u Ele atende pelos juliocabral@ unbreak.com.br e 11-98065-4321. n A SD&Press foi a agência selecionada para cuidar da assessoria de imprensa da 31ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Após um hiato de sete anos, a exposição foi confirmada para o período de 22 a 30 de novembro, e retornará ao Distrito Anhembi, que foi sua casa por mais de 30 anos. A equipe de atendimento é formada por Caroline Corrêa ([email protected]), Analuiza Tamura (analuiza.tamura@) e Priscila Fabi (priscila.fabi@). n Faleceu em 19/4, aos 86 anos, Gilberto Gardesani. Um dos mais experientes e respeitados profissionais da imprensa automotiva, começou a carreira em 1958, atuando nas áreas de vendas e marketing de fabricantes do setor. u Com passagens por General Motors, Scania e ZF, lançou e dirigiu por anos a revista Jornauto, que encerrou suas atividades em 2020, durante a pandemia. Em 2017, nas celebrações dos 60 anos da Scania no Brasil, colaborou como colunista da newsletter Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva com uma série especial em memória à fabricante. A missa de sétimo dia será na sexta-feira (25/4), às 19h, na Igreja Sagrada Família, localizada na Praça Cardeal Arco Verde, Centro de São Caetano do Sul. Thais Villaça assume a assessoria da JAC Motors Thais Villaça Julio Cabral lança produtora em parceria com Raphael Panaro e Renato Durães Julio Cabral De volta após sete anos, Salão do Automóvel terá assessoria da SD&Press O adeus a Gilberto Gardesani Salão do Automóvel Gilberto Gardesani Renato Durães Raphael Panaro

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