Edição 1.509 - pág. 17 ANOS Comunicação Corporativa n A GOL Linhas Aéreas iniciou em abril um programa educacional sobre aviação voltado para jornalistas de todo o País, o Conexão GOL − O encontro entre jornalismo e aviação. u A ideia é levar esclarecimentos técnicos aos profissionais, para que possam aprimorar a cobertura sobre o segmento, como explica o diretor do Controle de Operações e Engenharia Eduardo Calderon: “Diariamente recebemos demandas dos mais variados temas que chegam pela imprensa. São questões técnicas que merecem ser esclarecidas. Essa proposta de imersão educacional é importante para sanar essas dúvidas de forma mais aprofundada e simplificar para os jornalistas as nuances da aviação”. u Maira Pinheiro, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Reputação da GOL, destaca que essa proximidade com a imprensa é estratégica “porque sabemos que os jornalistas precisam cobrir com imparcialidade e precisão o dia a dia da aviação, e essa oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as complexidades da operação ajudará a entender com mais propriedade diversos aspectos da rotina de uma companha aérea, aumentando ainda mais a qualidade da informação passada para a sociedade”. u O próximo encontro, com duração de 1 dia, será em junho e as inscrições, já abertas e gratuitas, podem ser feitas pelo [email protected]. n Já está online o podcast/videocast Comunicação é Tudo com o diretor deste J&Cia (e de Mega Brasil e Prêmio Jatobá PR) Eduardo Ribeiro. Com apresentação de Vera Lucia Rodrigues, CEO da Vervi Assessoria de Comunicação, ele fala, nessa conversa, sobre a evolução da assessoria de imprensa e da comunicação empresarial, e o que pode mudar a partir das novas tecnologias e outras que possam surgir. Comenta, ainda, sobre suas experiências, as relações da imprensa com assessorias, fake news, situação financeira atual da grande imprensa, o trabalho dos influenciadores, além das mídias sociais, inteligência artificial, ética e outros assuntos. u O comunicado sobre o podcast distribuído pela Vervi diz que “nos anos 1980, Edu Ribeiro foi um dos profissionais que mais se empenharam para o segmento de assessoria de imprensa se profissionalizasse e se consolidasse como atividade ética e qualificada. Ele, por sinal, foi o coordenador da Comissão Permanente de Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, que desenvolveu muitos projetos para a evolução da especialidade”. u Assinala, ainda, que “o convidado iniciou sua carreira no jornalismo nos anos 1970 na Editora Abril, passando por outros veículos como os da Editora Pini e o jornal DCI. Depois foi assessor de imprensa do Sindipeças e gerente de comunicação do Grupo Arteb, entre outras passagens por organizações de expressão. No início dos anos 1990 tornou-se sócio de M&A Editora e Mega Brasil Comunicação. Há oito anos, com três sócios, fundou o Gecom − Grupo Empresarial de Comunicação, responsável pela organização do Prêmio Jatobá PR, um dos mais importantes nas Relações Públicas no Brasil”. u Os interessados podem assistir o podcast/videocast aqui. GOL cria curso para jornalistas sobre aviação Maira Pinheiro Edu Ribeiro, do J&Cia, é o entrevistado do podcast/ videocast Comunicação é Tudo, com Vera Lucia Rodrigues Vera Lucia Rodrigues e Edu Ribeiro
RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==