Jornalistas&Cia 1511

Edição 1.511 - 7 a 13 de maio de 2025 ANOS BORIS FELDMAN é o +Admirado da Imprensa Automotiva Aos 80 anos, e prestes a completar 60 de carreira, ele foi homenageado em cerimônia promovida por Jornalistas&Cia, em São Paulo. Pág. 3 Renato Gasparetto Jr. despede-se da Vivo Como vice-presidente, ele liderou por seis anos as áreas de Public Affairs, Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Pág. 34 Aline Sordili e o futuro do jornalismo Com ajuda da IA, ela está lançando o estudo Jornalismo aumentado: o novo mapa da mídia em 2025. Pág. 26

Ana Carolina Ferreira da Silva Especialista do Seg. de Dist. de Energia e Doutoranda pela UFABC Christian Wahnfried Especialista em Combustíveis, Emissões e Requisitos na Bosch Rodrigo Diniz Gerente de Produto na Bosch Transição Energética Os caminhos para uma mobilidade sustentável Neste episódio, nossos especialistas discutem a transição energética no setor de transportes, abordando os benefícios dos motores flex no Brasil e os desafios dos veículos elétricos para uma maior participação nesse processo. Ouvir agora

Edição 1.511 - pág. 3 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração Um dos mais experientes e respeitados jornalistas automotivos do Brasil, o mineiro Boris Feldman, do site e programa AutoPapo, foi eleito o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2025. Aos 80 anos, e prestes a completar 60 de carreira, ele foi homenageado na noite da última segunda-feira (5/5), em cerimônia promovida por Jornalistas&Cia, em São Paulo. Sempre um dos destaques nas edições anteriores do prêmio, ele já havia levado três troféus de 4º lugar entre os +Admirados Jornalistas (2020, 21 e 22), dois na categoria Programa de Rádio, com o seu AutoPapo (2020 e 22), e outros dois prêmios de +Admirado Colunista (2021 e 22). Dono de um estilo crítico marcante, Feldman sempre destacou em edições anteriores do prêmio que não entendia como poderia figurar entre os mais admirados jornalistas do setor. E desta vez não foi diferente. “Não preparei nem discurso, simplesmente porque não esperava que tinha chances de ganhar”, afirmou após receber o troféu. “Só quero mesmo deixar meu agradecimento ao time do Jornalistas&Cia que organizou essa bela celebração e a todos que votaram em mim”. Primeiro colocado no ano passado, o colunista do UOL Carros Jorge Moraes também teve excelente desempenho neste ano ao terminar na segunda posição. Já o terceiro lugar ficou com um estreante na premiação, André Sollitto, editor da coluna Pé na Estrada, de Veja. Andrea Ramos, do Estradão, e Claudia Carsughi, do Portal Carsughi, completaram os TOP 5 na quarta e quinta posições, respectivamente. Integraram ainda a lista dos TOP 25 +Admirados Jornalistas de 2025: André Barros (AutoData), André Deliberato (Webmotors/Terra Mobilidade), André Paixão (Autoesporte), Carolina Vilanova (Oficina News/Frete Urbano), Cauê Lira (Autoesporte), Celso Miranda (BandSports), Clayton Sousa (Última Uma noite para ficar na memória Muita emoção e homenagens marcaram a sétima edição dos +Admirados da Imprensa Automotiva, que consagrou Boris Feldman, do AutoPapo, como o +Admirado Jornalista do Ano Boris Feldman

Edição 1.511 - pág. 5 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração Marcha), Eduardo Sodré (Folha de S.Paulo), Emilio Camanzi (Carros com Camanzi), Fernando Calmon (Coluna do Fernando Calmon), Fernando Miragaya (Automotive Business), Giovanna Riato (Automotive Business), Henrique Rodriguez (Quatro Rodas), Isadora Carvalho (Quatro Rodas), João Brigato (Auto+), João Fusquine (Record Brasília), Leonardo Lara (Bloomberg), Marli Olmos (Valor Econômico), Tarcisio Dias (Mecânica Online) e Tião Oliveira (Jornal do Carro). Nas demais categorias dedicadas aos jornalistas, Fernando Calmon foi eleito pela terceira vez – a segunda consecutiva – o +Admirado Colunista. Vale lembrar que ele também foi o +Admirado Jornalista na primeira edição da premiação, em 2015. Os demais homenageados nesta categoria foram Boris Feldman, Jorge Moraes e Tarcisio Dias. O prêmio de +Admirado Jornalista Especializado em Veículos Comerciais foi entregue para Aline Feltrin, da Transporte Moderno. Para levar o troféu ela enfrentou uma concorrência de peso, uma vez que também integraram os TOP 3 o último vencedor da categoria, Pedro Trucão, da Pé na Estrada, e Andrea Ramos, do Estradão, vencedora em 2022. Visivelmente emocionada, Aline destacou o desafio que é ser mulher e atuar na cobertura de um setor extremamente masculino. Também dedicou o prêmio a seu pai, Arnaldo Feltrin, segundo ela o homem mais feminista que conheceu, e a seu tio e mentor Ariverson Feltrin, falecido em 2011, que foi uma grande referência do setor automotivo, com passagens por Gazeta Mercantil, Diário do Grande ABC e pela própria Transporte Moderno, onde Aline atua há pouco mais de um ano. Karina Simões, do canal KS 1951, foi reeleita a +Admirada Jornalista Especializada em Duas Rodas. Foi a terceira vez que ela faturou o troféu, sendo as duas anteriores no ano passado e em 2022. Ela também foi TOP 3 em 2023 e venceu o troféu de +Admirada Influenciadora Digital em 2020. Os demais homenageados na categoria foram Arthur Caldeira (Mobilidade/Estadão), Eliana Malizia (Acelerada) e Suzane Carvalho (Suzane.com). Nos prêmios dedicados às publicações, o programa CBN Autoesporte foi o campeão pelo terceiro ano consecutivo da categoria Áudio, que também contemplou o programa AutoPapo e o podcast Auto+. Destaque também para a revista Quatro Rodas, vencedora pelo sexto ano consecutivo em sua categoria. Além dela, integraram os TOP 3 em Periódico Especializado a revista Autoesporte e o caderno Jornal do Carro, do Estadão. Na categoria Site, a Autoesporte faturou seu terceiro título, o segundo consecutivo. Quatro Rodas e UOL Carros, ambos também vencedores em anos anteriores na categoria, completaram os TOP 3 neste ano. E em Vídeo, o programa Auto Esporte, da TV Globo, voltou a ocupar o lugar mais alto do pódio após quatro anos de sua última conquista. Por causa de um empate, foram quatro os homenageados nesta categoria, que também destacou os trabalhos dos canais A Roda e Quatro Rodas, e o programa Papo de Paddock, do canal Bandsports. Aline Feltrin Reputação é resultado e vice-versa

Edição 1.511 - pág. 7 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração Além dos prêmios entregues aos jornalistas e veículos +Admirados da Imprensa Automotiva, a comissão organizadora da premiação concedeu neste ano duas homenagens especiais: o Troféu Luiz Carlos Secco de Contribuição à Imprensa Automotiva, para a cofundadora e diretora do portal AutoIndústria Alzira Rodrigues, e o Troféu Revelação, a Alexandre Speitzzer, apresentador dos programas Papo de Paddock e Na Reta dos Boxes, do Bandsports. Em sua terceira edição, o Prêmio Especial de Contribuição à Imprensa Automotiva, concedido a Alzira, foi também um reconhecimento à memória de Luiz Carlos Secco, falecido em janeiro deste ano. Ele foi o homenageado do prêmio no ano passado e passa a partir desta edição a emprestar seu nome ao troféu. Assim foi chamada pelo mestre de cerimônias e editor deste Jornalistas&Cia Fernando Soares para receber a premiação, Alzira passou a ser aplaudida em ritmo crescente, que culminou com todos os convidados ovacionando de pé sua presença no palco. Em seu discurso, ela agradeceu a homenagem, destacou o fato de ser a jornalista mulher com mais tempo de atuação entre os presentes e ressaltou o fato de o troféu levar o nome de Luiz Carlos Secco como um motivo extra para dar valor à premiação. Com passagens por AutoData, Estadão, O Globo, Jornal da Tarde e Diário do Comércio, ela integra o seleto grupo de jornalistas que estiveram entre os TOP 25 +Admirados Jornalistas do Ano em todas as edições da premiação. Alzira Rodrigues recebe Troféu Luiz Carlos Secco e é ovacionada de pé pelo público Alzira Rodrigues é aplaudida de pé por todos os presentes Também emocionado, José Carlos Secco, que entregou o troféu a Alzira, celebrou a decisão de dar o nome de seu pai ao troféu como uma forma de mantê-lo vivo. “Estou muito emocionado com essa homenagem e achei que o troféu ficou muito lindo”, celebrou José Carlos. “Não imaginava que teria a imagem do meu pai nele. Quero até fazer um pedido para a organização, se for possível, que é fazer uma cópia dele para que eu possa levar depois para casa e entregar para minha mãe e meus irmãos”. José Carlos Secco e Alzira Rodrigues

Par a a Honda, o f ut ur o da mobilidade SONHO. é mais que um Na Honda, a inovação e a tecnologia se encontram para criar soluções que vão além das expectativas das pessoas. Seja por terra, água, ar ou até movidos pelo vento, temos o poder de transformar a realidade em um futuro mais seguro, sustentável e feliz.

Edição 1.511 - pág. 9 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração Novidade desta edição, o Troféu Revelação, entregue a Alexandre Speitzzer, foi criado para impulsionar e dar visibilidade à carreira de profissionais que estejam começando no setor e que, mesmo em pouco tempo, já estejam se destacando pelo seu trabalho sério e comprometido com a imprensa automotiva. Para definir o vencedor, a comissão organizadora do prêmio selecionou o jornalista com até três anos de formação que teve o melhor desempenho nos dois turnos de votação da pesquisa. Formado em 2022 pela Mackenzie, Alexandre está há quatro anos e meio no Grupo Bandeirantes, onde começou como estagiário e também atuou como analista de mídias sociais e coordenador de Conteúdo Digital. Em seu discurso, agradeceu ao time e à direção do Bandsports, que acreditou e apoiou a criação do programa Papo de Paddock, que ele apresenta e que neste ano também esteve entre os +Admirados na categoria Vídeo. Carol Moretti, da Bosch, entrega o Troféu Revelação a Alexandre Speitzzer Outra mudança adotada pela organização na cerimônia de premiação dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025 foi a entrega antecipada dos certificados aos homenageados, já na chegada ao evento. Com os diplomas em mãos, eles puderam tirar fotos e fazer postagens antes mesmo do início oficial do evento. A mudança no formato também reduziu a duração da cerimônia, resultando assim em mais tempo para confraternização entre os convidados. Idealizador da premiação e diretor deste Jornalistas&Cia, Eduardo Ribeiro destacou em seu discurso de abertura a importância do jornalismo especializado e a força daqueles que traduzem o setor automotivo para a sociedade: “Hoje é noite de reconhecer e de valorizar o trabalho incansável, ético e apaixonado de jornalistas que todos os dias ajudam a contar as histórias que movem o Brasil sobre rodas − com profundidade, credibilidade e, muitas vezes, enfrentando desafios silenciosos que nem sempre chegam ao leitor final”. Em sua sétima edição, a eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva contou com os patrocínios de Bosch, Ford, GWM, Honda e Volkswagen Caminhões e Ônibus; apoios de BYD e Volkswagen, colaborações de Renault e Scania; e apoio Institucional da Abraciclo. Mais dinâmica, cerimônia agrada e promove maior interação entre convidados Eduardo Ribeiro

Do presente ao futuro, seguiremos moldando a mobilidade juntos! + ADMIRADOS DE 2025. Parabéns aos colegas Com os cumprimentos do time de Comunicação Corporativa da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Edição 1.511 - pág. 11 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração +Admirados da Imprensa Automotiva em fotos “O prêmio +Admirados da Imprensa Automotiva é o reconhecimento do jornalismo de qualidade, um requisito essencial para todo o ecossistema automotivo. Ele é importantíssimo para os clientes, que precisam da melhor orientação para decidir a compra de seu carro, é fundamental para os apaixonados por automóveis, que ajudam os amigos e familiares a escolher um novo modelo e, principalmente, para as marcas. Porque só um jornalista profissional saberá contar a melhor história da nossa marca, que saberá avaliar nossos lançamentos com profundidade e precisão e que saberá tratar com respeito todo o trabalho dos profissionais da montadora que às vezes dedicam 2 ou 3 anos da sua vida a um único lançamento. Nunca o apoio ao jornalismo sério foi tão importante como nestes tempos de fake news, click baits e algoritmos de audiência”. (Zeca Chaves, head de Comunicação da GWM) João Brigato (Auto+) Rodrigo Leite (Renault) Rafaela Cartolano e Zeca Chaves (GWM) Paulo Campo Grande (Quatro Rodas) Tarcísio Dias (Mecânica Online) André Deliberato (Webmotors/ Terra Mobilidade)

Desacelere. Seu bem maior é a vida. SAIBA MAIS 15 MIL PONTOS DE RECARGA PELO BRASIL. PRA BOTAR UM PONTO FINAL NAS SUAS DÚVIDAS SOBRE CARRO ELÉTRICO. Mais segurança para quem, junto com a BYD, está embarcando em um novo jeito de ir e vir, mais econômico e sustentável.

Edição 1.511 - pág. 13 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração “Temos orgulho em apoiar uma premiação tão importante, que reconhece o trabalho dos profissionais da imprensa automotiva. Valorizamos o jornalismo ético e comprometido em levar informação de qualidade para os fãs do segmento. Patrocinar esse prêmio reforça o respeito e a admiração da Honda pelos profissionais que nos ajudam a construir pontes com a sociedade por meio da informação”. (Tassia Rodrigues, gerente de Relações Públicas Corporativo da Honda) Ellen de Paula, Gabriel Nunes, Gabriela Rossi, Carol Moretti e Carlos Abdalla (Bosch) Pedro Trucão (Pé na Estrada) Leonardo Lara (Bloomberg) Fernando Miragaya (Automotive Business) Emilio Camanzi (Carros com Camanzi) Clayton Sousa (Última Marcha) e João Fusquine (Record Brasília) André Barros (AutoData)

Edição 1.511 - pág. 14 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração Volkswagen Marca com mais modelos nota máxima em segurança Desacelere. Seu bem maior é a vida. Carolina Vilanova (Oficina News/Frete Urbano) Eliana Malizia (Acelerada) Isabella Paes, Danielle Ritton, Marcos Brito (Volkswagen Caminhões e Ônibus) e Maria Eduarda Reis

Edição 1.511 - pág. 15 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração Suzane Carvalho (Suzane.com) Ricardo Dilser (Volkswagen), Isadora Carvalho (Quatro Rodas), Cláudio Rawicz (Volkswagen) e Paulo Campo Grande (Quatro Rodas) Jorge Moraes (UOL Carros/ Auto Motor), Ariel Mógor (Honda) e Paulo Campo Grande (Quatro Rodas) Zeca Chaves (GWM), Daniel Neves (UOL Carros), Jorge Moraes (UOL Carros/Auto Motor) e Luciana Elldorf (Auto Motor) Giovanna Riato (Automotive Business)

Edição 1.511 - pág. 16 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração Parabéns aos profissionais + Admirados da Imprensa Automotiva. Jornalista, seja qual for o caminho escolhido, sua liberdade está garantida. Scania. Líder na transição para um setor de transporte mais sustentável. Arthur Caldeira (Mobilidade/Estadão) Fernando Soares, editor da coluna J&Cia Auto, foi mais uma vez o Mestre de Cerimônias Eduardo Ribeiro, diretor de Jornalistas&Cia e idealizador da série +Admirados

Edição 1.511 - pág. 17 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração “Pelo quarto ano consecutivo, a Volkswagen prestigia os +Admirados da Imprensa Automotiva, principal reconhecimento do setor aos colegas jornalistas que cobrem e ajudam a construir a história de nossa indústria. Estendemos os cumprimentos aos empresários e empreendedores que mantêm títulos, portais, blogs e perfis que informam seus públicos-alvo sempre de maneira cuidadosa e ética. É mais do que justa a homenagem ao querido e saudoso colega Luiz Carlos Secco, com uma premiação que leva seu nome e é concedida de forma pioneira à colega Alzira Rodrigues. Cada vez mais, o prêmio de Jornalistas&Cia celebra e emociona a todos os que vivem a comunicação automotiva”. (Marcos Brito, diretor de Comunicação da Volkswagen Caminhões e Ônibus) Zeca Chaves (GWM) Marcos Brito (Volkswagen Caminhões e Ônibus) Carol Moretti (Bosch) Ariel Mógor (Honda) Andressa Orlando (Ford)

Edição 1.511 - pág. 18 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração “Foi uma alegria imensa celebrar os jornalistas do setor automotivo eleitos entre os mais admirados da imprensa brasileira. Este reconhecimento é o reflexo do trabalho sério e comprometido de quem transforma informação técnica e tendências de mercado em conhecimento acessível e relevante para toda a sociedade. Vivemos um momento de profundas transformações na mobilidade. Novas tecnologias, novos modelos de consumo e novas expectativas surgem no mercado a cada dia. Nesse cenário, o papel da imprensa é ainda mais fundamental: traduzir, questionar, provocar debates e ajudar todos nós, indústria e consumidores, a entender melhor o presente e a construir o futuro. Represento aqui a Bosch, uma empresa já conhecida de muitos de vocês e que está moldando a nova era da mobilidade. Que possamos continuar celebrando boas notícias para o setor, sempre com a parceria de vocês! Parabéns! Vocês são incríveis!”. (Carol Moretti, gerente de Comunicação e Marca da Bosch) Camila Bezerra (Auto Esporte), Andressa Orlando (Ford) e Milene Rios (Auto Esporte) André Paixão (Autoesporte) André Paixão (Autoesporte) e Cláudio Rawicz (Volkswagen) Cauê Lira (CBN Autoesporte) Victor François (BYD) e Cauê Lira (CBN Autoesporte)

Edição 1.511 - pág. 19 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração “O prêmio +Admirados da Imprensa Automotiva é um dos principais reconhecimentos do País aos profissionais que contam as melhores histórias e ajudam a impulsionar o setor automotivo, informando com excelência, competência e paixão. Para a Volkswagen do Brasil, é uma honra celebrar essa parceria, apoiando quem traduz em palavras e imagens a emoção de dirigir, de conectar as pessoas e as inovações que movem o futuro da mobilidade”. (Cláudio Rawicz, diretor de Comunicação & Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil) Aline Feltrin (Transporte Moderno) Aline Feltrin (Transporte Moderno) ao centro, com Maria Eduarda Reis, Danielle Ritton, Isabella Paes e Marcos Brito, da Volkswagen Caminhões e Ônibus Isadora Carvalho (Quatro Rodas) Carol Moretti (Bosch) e Isadora Carvalho (Quatro Rodas) Camila Bezerra e Milene Rios (Auto Esporte)

Edição 1.511 - pág. 20 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração “A BYD do Brasil apoia e investe no jornalismo profissional dentro e fora do setor automotivo de diversas maneiras, comercial e editorialmente falando. A marca acredita que a imprensa é a maneira mais segura de que uma informação seja propagada corretamente para a população. Os jornalistas exercem papel essencial na sociedade e são um dos pilares de sustentação da democracia. Dentro dessa estratégia adotada pelo time de comunicação, formado por diversos jornalistas profissionais, o apoio ao prêmio + Admirados da Imprensa Automotiva, essa iniciativa tão importante promovida por Jornalistas&Cia, é a materialização do reconhecimento que a marca tem com o trabalho sério feito pelos profissionais da imprensa do nosso setor. Os nossos parabéns a todos que foram reconhecidos na edição 2025, vocês fazem a diferença”. (Victor François, supervisor de comunicação da BYD do Brasil) Alexandre Speitzzer (BandSports) Carol Moretti (Bosch) e Alexandre Speitzzer (BandSports) Fernando Calmon (Coluna do Fernando Calmon) Zeca Chaves (GWM) e Fernando Calmon (Coluna do Fernando Calmon) Karina Simões (KS1951) Marcello Ghigonetto (Honda) e Karina Simões (KS1951)

Edição 1.511 - pág. 21 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração “A Scania vem patrocinando a eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva porque apoia a valorização dos jornalistas e do seu trabalho. Apoiamos o livre direito à expressão e condições saudáveis para a imprensa trabalhar e ter acesso aos conteúdos e porta-vozes. Além disso, o respeito ao indivíduo, aos profissionais, muito mais do que a eleição em si, é muito importante para os valores da Scania. Parabéns por esta iniciativa”. (Marcio Furlan, diretor de Marketing e Comunicação da Scania Brasil) Danielle Ritton (VWCO) e Andrea Ramos (Estradão) Claudia Carsughi (Portal Carsughi) Claudia Carsughi (Portal Carsughi) e Tassia Rodrigues (Honda) José Carlos Secco (Secco Consultoria) e Alzira Rodrigues (AutoIndústria) Alzira Rodrigues (AutoIndústria) José Carlos Secco (Secco Consultoria) e Alzira Rodrigues (AutoIndústria)

Edição 1.511 - pág. 22 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração “Primeiro, eu quero dar os parabéns para o Jornalistas&Cia por realizar esse evento. Esse reconhecimento é superimportante. É uma valorização da imprensa especializada, um reconhecimento mais do que merecido. É muito bacana, a gente acompanha o trabalho de todos os jornalistas ao longo dos meses, do ano, e a gente fica realmente ansioso esperando esse momento, que é de grande celebração e de reconhecimento de todos que fizeram a diferença”. (Fernanda Stocco, gerente de Comunicação da Renault) Jorge Moraes (UOL Carros/Auto Motor) Andressa Orlando (Ford) e Jorge Moraes (UOL Carros/Auto Motor) André Sollitto (Veja) Rafaela Cartolano (GWM) e André Sollitto (Veja) Andrea Ramos (Estradão)

Edição 1.511 - pág. 23 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração “O +Admirados da Imprensa Automotiva chama a nossa atenção para a altíssima qualidade dos profissionais da imprensa brasileira, que realizam, diariamente, um jornalismo de excelência, baseado no pensamento crítico, precisão, imparcialidade e ética. Para a Abraciclo, é um grande privilégio apoiar um prêmio desta magnitude”. (Sergio Oliveira, diretor-executivo da Abraciclo) Momento em que Boris Feldman é anunciado o +Admirado Jornalista do Ano Boris Feldman (Auto Papo) e Edu Ribeiro (Jornalistas&Cia) Boris Feldman (Auto Papo)

Edição 1.511 - pág. 24 2025 Patrocínio Apoio Apoio institucional Colaboração

Edição 1.511 - pág. 25 ANOS ANOS 30SEMANAS em Ano 11 – Edições 508 a 558 (set/2005 a set/2006) Uma intensa dança de cadeiras envolvendo algumas das principais redações do Brasil, em especial no mercado de revistas, marcou o 11º ano de vida de Jornalistas&Cia. O início dessa reorganização começou quando a Editora Globo anunciou a contratação de Paulo Nogueira, até então na Editora Abril, para suceder a Aluízio Falcão Filho na sua Direção Editorial (ed. 519 e 520). Em seu novo posto, Nogueira anunciou Helio Gurovitz como novo diretor de Redação de Época (ed. 522 e 523), promoveu mudanças pontuais em diversas revistas (ed. 543) e definiu Paula Mageste e Paula Perim Multari como novas diretoras das revistas Quem e Crescer, respectivamente (ed. 550). Mas o grande impacto da ida de Paulo Nogueira para a Globo foi sentido mesmo na Editora Abril, que promoveu uma grande reestruturação em suas Unidades de Negócios. Dentre as principais novidades, o grupo promoveu Kiko Nogueira a diretor de Redação do Guia 4 Rodas e da Viagem e Turismo; anunciou Giancarlo Civita como seu novo vice-presidente executivo, cargo que até então não existia na casa; realizou um rodízio entre diretores de Redação, que provocou mudanças no comando de oito publicações; e trouxe de volta José Roberto Guzzo, que nos anos anteriores vinha atuando no conselho editorial da Editora, para assumir como diretor Editorial da Exame (ed. 522, 526, 527, 531 e 534). Também tiveram novidades nesse período a Gazeta Mercantil, que anunciou Ismael Pfeifer e Cláudia Mancini nos lugares de Klaus Kleber e Glauco de Carvalho no comando editorial (ed. 509); a Fundação Padre Anchieta, com as chegadas de Albino Castro e José Paulo Kupfer para as vagas de diretor de Jornalismo e chefe de Redação da TV Cultura, respectivamente, e de Marco Antonio Gomes para comandar o Jornalismo da Cultura FM e AM (ed. 510, 534 e 548); a Editora Três, que viu o diretor editorial Hélio Campos Mello deixar a casa e ser substituído por Carlos Marques, e definiu Octávio Costa como novo chefe de Redação da IstoÉ Dinheiro (ed. 523, 526 e 543); a Editora JB, que anunciou o retorno de Augusto Nunes para assumir sua Direção de Jornalismo (ed. 523); e o Grupo Bandeirantes, com Ricardo Boechat deixando a direção de Jornalismo no Rio para substituir Carlos J&Cia Ano 11: mudanças nas chefias e um respiro para o segmento de jornais Nascimento – a caminho do SBT –, no Jornal da Band e na BandNews (ed. 527). O segmento de jornais, que nos anos anteriores havia testemunhado fechamentos, crises e uma série de cortes em grandes redações brasileiras, ganhou um novo respiro, com quase uma dezena de lançamentos. Destaque para o jornalista e empresário J. Hawilla, que já comandava a empresa de marketing esportivo Traffic e a TV TEM, no interior de São Paulo, e que criou a Rede Bom Dia, com jornais locais em São José do Rio Preto, Jundiaí, Bauru e Sorocaba, contratou cerca de 120 jornalistas e anunciou a criação de uma Agência de Notícias para o interior paulista (ed. 509, 512, 513, 514, 515 e 516). O Grupo Diários associados também entrou nesse movimento nos meses seguintes, com os anúncios dos lançamentos dos jornais populares Aqui-MG, Aqui-DF e Aqui-Rio (ed. 511, 515, 527, 531 e 534. Outros lançamentos que marcaram aquele período foram o jornal gratuito Destak SP (ed. 546, 549), o da revista Piauí (ed. 550) e o do portal g1 (ed. 553 e 558). Já no sul do País, o Grupo RBS ampliou sua presença em Santa Catarina com o lançamento do Hoje SC, na Grande Florianópolis (ed. 546, 551) e com a compra do A Notícia, de Joinville (ed. 555) Para Jornalistas&Cia, foi também um período de internacionalização de seu conteúdo. Em Londres, o ex-repórter e agora correspondente Fernando Soares acompanhou de perto a reestruturação na BBC Brasil, que em seu 70º aniversário anunciou a maior reestruturação de sua história, inclusive com impacto na sua operação para o Brasil, então comandada por Américo Martins. Em entrevista concedida em seu escritório, na capital britânica, Martins comemorou os excelentes resultados da operação brasileira e falou sobre o lançamento no ano seguinte da sucursal em São Paulo, a primeira na América Latina, comandada por Asdrúbal Figueiró (ed. 512, 525, 535, 547, 551 e 557). Ainda na Europa, onde participou da cobertura da Copa do Mundo da Alemanha, Marcio Bernardes colaborou intensamente com uma coluna semanal sobre os bastidores da imprensa brasileira e internacional na cobertura da competição (ed. 541, 542, 543, 544, 545, 546 e 547).

Edição 1.511 - pág. 26 ANOS Ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insigths n Está marcado para 26 de maio (uma segunda-feira) o terceiro encontro do ciclo O presente e o futuro do jornalismo – Insights, cujo tema será O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Qual o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia?. Será no auditório da ESPM Tech, à rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana, São Paulo, das 9h30 às 12h30, como parte das comemorações dos 30 anos deste J&Cia, a serem completados em setembro. u Farão parte da mesa Eurípedes Alcântara, diretor de Jornalismo do Grupo Estado; Ana Dubeux, diretora de Redação do Correio Braziliense; e Marília Assef, diretora de Jornalismo da TV Cultura, com mediação de Hélio Gama Neto, diretor-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ). As inscrições, que podem ser feitas por aqui, são abertas e gratuitas e as vagas limitadas à capacidade do auditório (120 lugares). Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. u Assista ao primeiro e ao segundo episódios do ciclo. Fake news e desinformação serão temas do próximo encontro Últimas Edição 1.506 - 2 a 8 de abril de 2025 ANOS “Crise da crítica” foi tema central do primeiro encontro promovido por J&Cia e ESPM. Pág. xx Fundo internacional apoia jornalismo local Até 15 organizações poderão ser apoiadas, com valores anuais entre R$ 75 mil e R$ 150 mil, por três anos consecutivos. Pág. xx Política pública em Alagoas combate desinformação Estado é o primeiro do País a ter uma política de enfrentamento a fake news. Pág. xx Markus Winkler/Unsplash n Dedicada 100% a inteligência artificial e a desenvolver treinamentos e consultorias na área desde que deixou a Record, em dezembro passado, Aline Sordili está lançando o estudo Jornalismo aumentado: o novo mapa da mídia em 2025, compilação de trabalhos de 15 organizações especializadas em jornalismo que ela sintetizou em 12 grandes tópicos sobre as principais tendências e transformações previstas para o jornalismo, a mídia e a comunicação. u Segundo ela, esse panorama revela um jornalismo em profunda transformação, enfrentando desafios políticos, econômicos e tecnológicos, mas também explorando novas possibilidades por meio de tecnologia, colaboração e envolvimento comunitário. u Sobre o que a levou a realizar esse estudo, Aline declara: “Tenho o hábito, há muitos anos, de fazer retrospectivas e analisar tendências por segmento. Publicava esses conteúdos na minha extinta newsletter Market Brief. Com inteligência artificial, a curadoria e a edição ficaram mais fáceis. Um dos segmentos que estou trabalhando como consultora em IA é o jornalismo. E, no meio da pesquisa, me deparei com todos esses estudos sobre a área. Resolvi colocar a IA para trabalhar e o resultado é esse estudo de 12 tendências sobre o jornalismo. Usei várias ferramentas, como o Google NotebookLM, Claude e o ChatGPT para me ajudar a decupar e organizar o conteúdo. O jornalismo está passando por muitas transformações. E a IA é a última onda. Nada melhor do que entender o que está por vir para fazer melhor”. u Os 12 tópicos que o estudo abarca são: transformação digital e modelos de negócio; inteligência artificial em notícias; confiança, público e polarização; jornalismo no contexto político; formatos e distribuição de conteúdo; mídia esportiva e entretenimento; sátira política na Era Digital; jornalismo comunitário; força de trabalho e competências; estratégias para mercados em transformação; modelo de necessidades do usuário; e agenda-setting e influência acadêmica. u Além desse estudo, recentemente ela lançou dois outros com ajuda da IA: YouTube: A plataforma que engoliu a informação e o entretenimento e A economia dos criadores em 2025. u Aline trabalhou por quase 16 anos no Grupo Record, onde desempenhou diversas funções, a última delas como diretora de Conteúdo da plataforma de streaming PlayPlus. Aline Sordili lança estudo sobre o futuro do jornalismo Aline Sordili

O presente e o futuro do Jornalismo Fake news Tendo por tema fake news, o terceiro dos sete encontros da série O presente e o futuro do Jornalismo – Insights, debaterá O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Como dimensionar o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia? Convidados: - Insights - ANA DUBEUX EURÍPEDES ALCÂNTARA MARÍLIA ASSEF HÉLIO GAMA NETO Data: 26 de maio de 2025 Local: ESPM Tech Rua Joaquim Távora, 1.240 , Vila Mariana, São Paulo O ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights é uma iniciativa de Jornalistas&Cia, concebida para celebrar seus 30 anos de vida, que conta com a parceria da ESPM e do Portal dos Jornalistas e o apoio institucional de ABI, Abraji, Ajor, Aner, ANJ e Projor. Este, focado em fake news, é o terceiro encontro, dos sete programados até setembro (os dois já realizados versaram sobre (Des) Inteligência Artificial e COP30). Os encontros acontecem sempre na última segunda-feira de cada mês, no horário das 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). Os encontros serão gratuitos e com vagas limitadas à capacidade do auditório da ESPM Tech, de 120 lugares. As inscrições serão abertas sempre com três semanas de antecedência em relação a cada uma das etapas. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Próximos encontros O ciclo Organização e Realização: Apoio Institucional • 30/06/2025 – Nativos Digitais | Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro • 28/07/2025 – Jornalismo Investigativo | Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico • 25/08/2025 – Autoritarismo vs. Democracia | O papel do Jornalismo e da sociedade no combate às ideologias extremistas. Onde estamos errando e onde estamos acertando? • 29/09/2025 – A Imprensa como Quarto Poder | Caminhos para a revitalização e o fortalecimento do Jornalismo no Brasil apresenta o ciclo Moderador Correio Braziliense Estadão TV Cultura

Edição 1.511 - pág. 28 ANOS n Gabi Furst é a mais nova integrante da equipe de jornalismo da Rede Minas. Morando atualmente em Berlim, na Alemanha, ela passa a atuar como correspondente internacional da emissora, tornando-se a primeira jornalista travesti na função em uma TV aberta brasileira. Suas reportagens trarão temas relevantes da Europa com impacto direto em Minas Gerais e no Brasil. u Com uma carreira consolidada, Gabi já havia atuado na Rede Minas antes de sua transição de gênero, como repórter do Brasil em Rede, o primeiro telejornal nacional produzido fora do eixo Rio-São Paulo. Ao longo da carreira, também passou por veículos como O Globo, O Estado de S. Paulo, CBN, Globo, SBT e Itatiaia. No exterior, colaborou com a Rádio França Internacional (RFI), a alemã Deutsche Welle, o jornal israelense Haaretz e o argentino Buenos Aires Times, entre outros. u Ela comentou sobre o significado pessoal e profissional de sua nova fase na emissora: “Para mim é algo ainda não visto, que pode, para muitas pessoas, assustar um pouco, mas é simplesmente a realidade. O jornalismo está aí para falar de todos. Estou muito feliz de ser quem eu sou e fazer o que eu gosto, que é para o bem da humanidade, principalmente pela divulgação dos direitos humanos, que é a acessibilidade, o direito à vida. E acho que trabalhar para a Rede Minas é isso”. Rede Minas tem a primeira correspondente internacional travesti da TV aberta brasileira Gabi Furst Divulgação/Rede Minas Últimas n Começa nesta quinta-feira (8/5) e vai até o próximo dia 23/5 o primeiro turno de votação da edição 2025 do TOP Mega Brasil, o prêmio da Onça Pintada que elege as feras da comunicação corporativa nas verticais de Agências de Comunicação e Executivos de Comunicação Corporativa. u Nesta primeira fase todos os colegas da comunicação corporativa, jornalismo e áreas afins são convidados a indicar livremente até dez nomes de agências e executivos, de qualquer região do País. Os que receberem as maiores indicações passarão para o segundo turno, que elegerá os TOP 10 Brasil e os TOP 5 Regionais, de Norte, Nordeste, CentroOeste, Sul e Sudeste. u A cerimônia de premiação está marcada para 27 de agosto, às 19h, na Unibes Cultural (bairro de Sumaré), em São Paulo. Aqui o link para votar no primeiro turno. Começa o primeiro turno do TOP Mega Brasil

Edição 1.511 - pág. 29 ANOS n Maristela Crispim, fundadora e editora-chefe da Agência Eco Nordeste e professora do Curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, foi eleita presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) para o biênio 2025-2027. Além dela, integram a nova diretoria Stefano Wrobleski (SP), vice-presidente; Marcio Isensee e Sá (RJ), secretário executivo; e Catalina Leite (CE), diretora administrativa e financeira. Também foram empossados os conselhos Consultivo e Fiscal. u Maristela atua na RBJA há mais de 20 anos. Antes da Eco Nordeste, trabalhou por 21 anos no Diário do Nordeste, ocupando os cargos de redatora de Cidade, editora de Reportagem Especial e coordenadora da equipe de correspondentes. u A Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental foi fundada em 1998 para apoiar jornalistas brasileiros que acompanhavam o tema desde a Rio92. A ideia sempre foi aprimorar a atividade jornalística em temas de meio ambiente e mudanças climáticas, por meio do intercâmbio de informações, textos, experiências e oportunidades. Ao longo de 27 anos, a entidade organizou oito congressos sobre Jornalismo Ambiental. Em 25 de maio de 2016, a RBJA foi institucionalizada e tornou-se uma associação privada. Nacionais Maristela Crispim é eleita presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental Maristela Crispim Adriana Pimentel/Eco Nordeste n O Eco Nordeste, de Maristela Crispim, site focado em jornalismo de soluções para o desenvolvimento sustentável no Nordeste do Brasil, conquistou o selo de compromisso com o público do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor). O veículo obteve a pontuação máxima no Programa de Indicadores de Compromissos com o Público, com o total de 11 indicadores conquistados, o máximo possível dentro da iniciativa. u O programa do Projor, que visa a incentivar e valorizar o jornalismo confiável, de qualidade e comprometido com seu público, identifica em sites de mídia a presença dos seguintes indicadores: Expediente, Princípios editoriais, Política de correção de erros, Afiliação a associações setoriais do jornalismo, Acesso aos profissionais da redação, Propriedade do veículo, Identificação clara de conteúdos patrocinados, Transparência de financiamento, Identificação de autoria, Política de privacidade e Acessibilidade. Além do Eco Nordeste, integram a lista de veículos que gabaritaram os 11 indicadores Periferia em Movimento, Agência Pública, Revista Azmina, Tribuna de Jundiaí e Folha de S.Paulo. Eco Nordeste conquista selo do Projor n A Federação Internacional de Futebol (Fifa) firmou uma parceria inédita de criação de conteúdo com Fernanda Gentil, conhecida por seus trabalhos em Globo, SporTV e CazéTV. As informações são da coluna de Flávio Ricco. u Fernanda estreou a colaboração na Copa do Mundo de Futebol de Areia, que está sendo realizada de 1º a 11 de maio, em Seychelles, uma ilha exótica localizada na África Oriental. Nessa nova função, ela conta com credenciamento especial e acesso privilegiado a setores anteriormente restritos a detentores de direitos de transmissão, como o interior da arena e a Zona Mista. u Ainda segundo a coluna, a parceria prevê flexibilidade e liberdade para transitar pelos espaços e decidir quais conteúdos são captados e divulgados. Além da cobertura da competição, Fernanda também apresenta aspectos da cultura local, em uma proposta semelhante ao seu projeto pessoal Vou Lá e Te Conto. O conteúdo – com imagens oficiais – está disponível no canal do YouTube e nas Redes Sociais de Fernanda. Fifa firma parceria inédita com Fernanda Gentil Fernanda Gentil

Edição 1.511 - pág. 30 ANOS Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) anunciou na semana passada que o estado global da liberdade de imprensa deteriorouse para uma “situação difícil» − abaixo de 55 pontos − pela primeira vez na história de seu ranking. Mais de seis em cada 10 nações analisadas no Global Press Freedom Index 2025 viram sua pontuação geral declinar. Mas o Brasil não está entre elas: o País passou de 82º para 63º em um ano. Em comparação com 2022, refletindo o fim da era Bolsonaro, ganhou 47 posições no ranking. A queda da liberdade de imprensa no mundo é impulsionada principalmente por pressões econômicas sem precedentes sobre a indústria da mídia, afetando a independência e a pluralidade dos meios de comunicação, de acordo com a RSF. O grau da liberdade de imprensa dos países é dividido em faixas: bom, satisfatório, problemático, difícil e muito sério, marcadas por cores. A pontuação de cada país é avaliada com base em cinco indicadores contextuais que refletem a situação da liberdade de imprensa em toda a sua complexidade: contexto político, enquadramento jurídico, contexto econômico, contexto sociocultural e segurança. O indicador econômico atingiu seu ponto mais baixo este ano (44,1). fazendo declinar a pontuação geral mundial. Nesse cenário preocupante, o Brasil é apontado como um dos poucos na região das Américas que conseguiu melhorar seu indicador econômico, em contraste com a vasta maioria (22 dos 28 países) que viu seus indicadores econômicos declinarem. Os veículos de comunicação no Brasil são considerados menos vulneráveis a pressões e intimidações. Ainda assim o País segue na zona laranja, onde a situação é “problemática”. Seis países da América Latina / Caribe estão em posição melhor do que a do Brasil: Trinidad e Tobago, Jamaica, Suriname, Costa Rica, Belize, República Dominicana e Uruguai. A Noruega (1º) continua em 2025 sendo o único país no mundo a desfrutar de uma classificação «boa» em todos os cinco indicadores do ranking de liberdade de imprensa e manteve sua posição no topo pelo nono ano consecutivo. Na outra ponta, a Eritreia (180º) segue como a última da lista. Leia a matéria completa em MediaTalks. Na contramão global, Brasil avança 47 posições em ranking de liberdade de imprensa desde a era Bolsonaro Unsplash Cristo Redentor sobre mar de nuvens é a foto do ano em concurso global da Wikipédia. Leia mais Paraíso para turistas, inferno para jornalistas: campanha da RSF desencoraja visitas a destinos que reprimem a imprensa. Leia mais Trump ganha round em batalha para fechar Voice of America: tribunal cancela recontratação de funcionários. Leia mais Jornalista sueco é condenado na Turquia por “insultar” Erdogan e pode pegar 27 anos sob acusações de terrorismo. Leia mais

Edição 1.511 - pág. 31 ANOS Vaivém das redações Édria Caroline n Diego Trajano desde 5/5 o novo diretor de rede do Grupo Bandeirantes para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A informação foi revelada com exclusividade por Erlan Bastos, da coluna Em Off, do Portal 180 Graus. Segundo a coluna, o convite para assumir o cargo partiu diretamente de Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, que se baseou na trajetória expressiva de Diego à frente do Grupo Norte de Comunicação, onde nos últimos anos liderou uma expansão considerada explosiva. Em sua nova função, será responsável por coordenar 20 estados, incluindo tanto emissoras próprias quanto afiliadas da Band. u Esta será a segunda passagem de Diego pelo Grupo Bandeirantes, onde havia atuado de 2016 a 2022 como diretor-geral de Band Piauí e Band Amazonas, liderou a implantação da Band Maranhão, presidiu o comitê da Band Nordeste e gerenciou operações no interior do Rio de Janeiro. n Durou menos de seis meses a passagem do apresentador José Luiz Datena pelo SBT. Ele deixou o comando do Tá na Hora e foi anunciado oficialmente nessa terça-feira (6/5) como novo reforço da RedeTV. u Esta será sua segunda passagem pela casa, onde já havia atuado em 2002, e agora apresentará um telejornal que estreará em junho. Desde então, ficou marcado por comandar os programas Cidade Alerta, na Record TV, e Brasil Urgente, na TV Bandeirantes. José Luiz Datena deixa o SBT e acerta com a RedeTV Diego Trajano é o novo diretor de rede do Grupo Bandeirantes Diego Trajano Brasília n Fábio Murakawa deixou o Valor Econômico depois de quase 14 anos e começou no mês passado como analista político no portal Jota. Ele antes passou por R7, Thomson Reuters e Folha de S.Paulo. Paraná n Lara Cristina dos Santos começou no Grupo Massa como repórter em Foz do Iguaçu. Ela vinha atuando há pouco mais de um ano em Santa Catarina como repórter da NDTV Oeste e da NDTV Record Florianópolis. Rio de Janeiro n Lívia Torres (ex-TV Globo), depois de passagem pela FSB, começou na semana passada como apresentadora do programa Jornada do Empreendedor, uma produção do Senac RJ veiculada na Band. São Paulo n Anne Dias é o novo reforço da equipe de jornalismo do InvestNews. Ela estava há quase dois anos no Itaú e antes passou por Editora Globo, JeffreyGroup, FleishmanHillard, 2Pró e UOL. Fábio Murakawa Lara Cristina dos Santos Lívia Torres Anne Dias José Luiz Datena

Edição 1.511 - pág. 32 ANOS Vaivém das redações n Christina Rocha volta ao SBT para comandar um programa que estreia em breve. Ela apresentou, durante 14 anos, o Casos de Família nessa emissora. n Jamir Kinoshita (kinoshita.jamir@ gmail.com) é o novo editor executivo da revista Comunicação & Educação, do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP. Ele entra no lugar de Cláudia Nonato (claudiacnonato@ gmail.com), que ficou 12 anos à frente da revista e que, agora, vai se dedicar a outros assuntos relacionados ao Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, também vinculado à ECA. n Julia Girão ([email protected] e 11-98934-2937) começou na Exame como analista de Redes Sociais. Ela vinha atuando nos últimos meses como produtora de conteúdo digital na Jovem Pan News e antes passou por TV Cultura e R7. n Juliana Tourinho é a nova repórter de Economia da Times Brasil | CNBC. Ela estava há um ano e meio no Grupo Record e antes passou por TV Diário, TV Bandeirantes e TVE Bahia. n Karen Lemos deixou o Estadão, onde estava há quatro anos e ultimamente era editora assistente de Política e Economia na produção de conteúdo para o portal Terra, e começou na CBN como repórter de Política. Ela passou anteriormente por Grupo Bandeirantes, RedeTV e Editora Caras. n Laís Peçanha começou na Band Mais, em Campinas, como apresentadora do jornal Acontece. Ela antes passou pelas tevês CNN Brasil, Thathi SBT e Rede Vida. Christina Rocha Jamir Kinoshita Julia Girão Juliana Tourinho Karen Lemos Laís Peçanha Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo fernandosoares@ jornalistasecia.com.br. PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333 Nesse texto, Assis Ângelo aborda a figura do cego na história, destacando Padre Antonio Vieira e sua reflexão sobre a cegueira física e simbólica. Relata a trajetória de religiosos cegos como Tiago Varanda e o Bispo Cego (Francisco Ferreira de Azevedo), e critica os abusos cometidos por membros da Igreja ao longo dos séculos. Ressalta também exemplos positivos, como o do Papa Clemente XII, que ficou cego aos 81 anos e, ainda assim, promoveu ações importantes. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.511 - pág. 33 ANOS AGRO Patrocínio n Termina na próxima terça-feira (13/5) o segundo turno da eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025. Em sua quinta edição, a iniciativa reconhecerá os jornalistas e veículos preferidos na cobertura do Agro pela avaliação dos demais colegas de profissão. u Nesta segunda fase, os eleitores poderão selecionar entre os finalistas de cada categoria seus jornalistas e publicações favoritos, classificando-os do 1º ao 5º lugar. Cada posição renderá uma pontuação, sendo 100 pontos para o 1º colocado, 80 para o 2º, 65 para o 3º, 55 para o 4º e 50 para o 5º. Os homenageados serão definidos a partir da somatória desses pontos. u Além da categoria profissional, que destacará os TOP 50 +Admirados Jornalistas do Ano, também serão reconhecidos os TOP 3 +Admirados Veículos nas categorias Agência de Notícias, Áudio, Canal de Vídeo, Periódico Especializado, Programa de TV Especializada, Programa de TV Geral, Site/Portal e Veículo Geral. u Para participar, basta acessar o link de votação, preencher um rápido cadastro e informar até cinco profissionais ou veículos por categoria. Não é necessário preencher todos os campos para validar os votos. u A eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025 conta com os patrocínios de Cargill, Copersucar, Mosaic e Syngenta, apoios de Bosch, CNA, Elanco, Tereos e Yara, colaboração de Agrel, BRF e John Deere, e apoio institucional da Rede Agrojor. Empresas interessadas em associar suas marcas à premiação podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro ([email protected]). n A AgroEffective, agência comandada por Nestor Tipa Júnior (5199911-2214 e [email protected]. br) e Rejane Costa (51-99328-9071 e rejane@), lançou a ComEffective, marca criada para ampliar sua área de atuação e atender a empresas e entidades de fora do agronegócio. u “A AgroEffective segue totalmente focada no agronegócio, mas com a ComEffective, criamos uma estrutura própria e dedicada para organizações que atuam em outros segmentos”, destaca Nestor. u Dois clientes que estavam na AgroEffective mas não eram do agronegócio inauguram a nova marca: a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV) e a cooperativa de crédito educacional Educredi. Ambos já contam com atendimento diferenciado e estratégias específicas desenvolvidas e agora atuam sob o guarda-chuva da ComEffective, consolidando o início das operações da nova estrutura. Mais uma semana para votar no 2º turno dos +Admirados da Imprensa do Agro 2025 AgroEffective lança ComEffective para atender a empresas de diferentes setores

Edição 1.511 - pág. 34 ANOS Comunicação Corporativa n Renato Gasparetto Jr. anunciou em 5/5 em seu Linkedin que está se despedindo da Vivo, companhia em que tem sua segunda passagem e na qual, como vice-presidente, liderou as áreas de Public Affairs, Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Na passagem anterior, entre 2001 e 2006, ocupou o cargo de diretor-geral de comunicação e public affairs. Entre elas, liderou, por quase 13 anos e meio, a comunicação da Gerdau, parte em Porto Alegre e parte em São Paulo, como seu diretor corporativo global de Public Affairs, Comunicação e Responsabilidade Social. Em jornadas anteriores, dirigiu por cerca de 4 anos a Comunicação da Motorola e gerenciou a mesma área na Bunge por quase 12 anos. u Na mensagem de despedida, ele faz uma espécie de balanço de sua atuação na companhia nas várias áreas que dirigiu e exalta a contribuição das equipes de cada uma delas no enfrentamento dos múltiplos e complexos desafios de uma companhia líder no serviço público de telecomunicações e que tem 95 milhões de consumidores. u No trecho final de sua mensagem no Linkedin informa que “agora é momento de transição até o final de maio, quando apoiarei a Marina Daineze e Breno Rodrigo Pacheco de Oliveira na passagem das áreas que liderei”. E acrescenta: “O tempo não para e os próximos passos estão desenhados: pretendo dedicar-me a consultorias, conselhos e à contribuição acadêmica. Novidades anunciarei em breve, pois o melhor da vida ainda está por vir!” u Renato, como informou a este J&Cia, continuará como presidente do Conselho Consultivo da Aberje, professor da FGV (Mestrado da Aberje) e passará a atuar como consultor da Vivo. n A Atrevia, consultoria ibero-americana de origem espanhola com presença em 15 países e 640 funcionários, anunciou neste início de semana a aquisição do controle da brasileira XCOM, agência com dez anos de vida dirigida pela CEO Viviana Toletti e pelo diretor executivo Daniel Bruin. Ambos, a diretora de Operações Deborah Slobodticov e o diretor Financeiro Fagner Neri continuarão associados à empresa, como informa o comunicado distribuído ao mercado em 5 de maio. u Nesse mesmo comunicado, a Atrevia, que com a aquisição da XCOM chega aos 50 milhões de euros de faturamento anual, assinala ter elaborado um ambicioso plano estratégico de crescimento inorgânico e que nele dobrou de 10 para 20 milhões de euros os recursos para aquisições de empresas até 2028. Desde então, já foram sete aquisições – três delas na América Latina (o núcleo digital da Apple Tree, na Colômbia, em 2022; a Nueva Comunicación, no Uruguai, especializada em comunicação corporativa e public affairs, em 2024; e agora a XCOM Brasil) – e novas estão no radar, segundo garantem. u Incorporada pela Atrevia, a XCOM tem atualmente como principais clientes UOL, PagBank, UOLEdtech, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), St. Marché, Construtora Patriani e Complexo Tatuapé. Em 2024, segundo apurou este J&Cia, a agência faturou quase R$ 8,2 milhões, resultado que representou um crescimento de 32% sobre 2023, quando, segundo o Ranking das Agências de Comunicação do Anuário da Comunicação Corporativa, foi de R$ 6.400.000,00. Renato Gasparetto Jr. despede-se da Vivo após 6 anos na empresa Internacional Atrevia, da Espanha, adquire a XCOM Daniel Bruin e Viviana Toletti Renato Gasparetto Jr.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==