Edição 1.511 - pág. 34 ANOS Comunicação Corporativa n Renato Gasparetto Jr. anunciou em 5/5 em seu Linkedin que está se despedindo da Vivo, companhia em que tem sua segunda passagem e na qual, como vice-presidente, liderou as áreas de Public Affairs, Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Na passagem anterior, entre 2001 e 2006, ocupou o cargo de diretor-geral de comunicação e public affairs. Entre elas, liderou, por quase 13 anos e meio, a comunicação da Gerdau, parte em Porto Alegre e parte em São Paulo, como seu diretor corporativo global de Public Affairs, Comunicação e Responsabilidade Social. Em jornadas anteriores, dirigiu por cerca de 4 anos a Comunicação da Motorola e gerenciou a mesma área na Bunge por quase 12 anos. u Na mensagem de despedida, ele faz uma espécie de balanço de sua atuação na companhia nas várias áreas que dirigiu e exalta a contribuição das equipes de cada uma delas no enfrentamento dos múltiplos e complexos desafios de uma companhia líder no serviço público de telecomunicações e que tem 95 milhões de consumidores. u No trecho final de sua mensagem no Linkedin informa que “agora é momento de transição até o final de maio, quando apoiarei a Marina Daineze e Breno Rodrigo Pacheco de Oliveira na passagem das áreas que liderei”. E acrescenta: “O tempo não para e os próximos passos estão desenhados: pretendo dedicar-me a consultorias, conselhos e à contribuição acadêmica. Novidades anunciarei em breve, pois o melhor da vida ainda está por vir!” u Renato, como informou a este J&Cia, continuará como presidente do Conselho Consultivo da Aberje, professor da FGV (Mestrado da Aberje) e passará a atuar como consultor da Vivo. n A Atrevia, consultoria ibero-americana de origem espanhola com presença em 15 países e 640 funcionários, anunciou neste início de semana a aquisição do controle da brasileira XCOM, agência com dez anos de vida dirigida pela CEO Viviana Toletti e pelo diretor executivo Daniel Bruin. Ambos, a diretora de Operações Deborah Slobodticov e o diretor Financeiro Fagner Neri continuarão associados à empresa, como informa o comunicado distribuído ao mercado em 5 de maio. u Nesse mesmo comunicado, a Atrevia, que com a aquisição da XCOM chega aos 50 milhões de euros de faturamento anual, assinala ter elaborado um ambicioso plano estratégico de crescimento inorgânico e que nele dobrou de 10 para 20 milhões de euros os recursos para aquisições de empresas até 2028. Desde então, já foram sete aquisições – três delas na América Latina (o núcleo digital da Apple Tree, na Colômbia, em 2022; a Nueva Comunicación, no Uruguai, especializada em comunicação corporativa e public affairs, em 2024; e agora a XCOM Brasil) – e novas estão no radar, segundo garantem. u Incorporada pela Atrevia, a XCOM tem atualmente como principais clientes UOL, PagBank, UOLEdtech, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), St. Marché, Construtora Patriani e Complexo Tatuapé. Em 2024, segundo apurou este J&Cia, a agência faturou quase R$ 8,2 milhões, resultado que representou um crescimento de 32% sobre 2023, quando, segundo o Ranking das Agências de Comunicação do Anuário da Comunicação Corporativa, foi de R$ 6.400.000,00. Renato Gasparetto Jr. despede-se da Vivo após 6 anos na empresa Internacional Atrevia, da Espanha, adquire a XCOM Daniel Bruin e Viviana Toletti Renato Gasparetto Jr.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==