Edição 1.512 - 14 a 20 de maio de 2025 ANOS Anuário da Comunicação Corporativa será lançado nesta quinta (15/5) Publicação tem 350 páginas, dez reportagens especiais, artigos de 67 líderes do semento das agências de comunicação e o novo Ranking das Agências de Comunicação. Pág. 11 Rubens Valente deixa a Agência Pública Depois de dois anos e oito meses atuando como colunista e repórter, ele teve seu contrato encerrado na última semana. Pág. 6 Edição especial trará os +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025 Circula na próxima segunda-feira (19/5) a edição especial com os vencedores da edição 2025 dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025. Pág. 10
O presente e o futuro do Jornalismo Fake news Tendo por tema fake news, o terceiro dos sete encontros da série O presente e o futuro do Jornalismo – Insights, debaterá O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Como dimensionar o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia? Convidados: - Insights - ANA DUBEUX EURÍPEDES ALCÂNTARA MARÍLIA ASSEF HÉLIO GAMA NETO Data: 26 de maio de 2025 Local: ESPM Tech Rua Joaquim Távora, 1.240 , Vila Mariana, São Paulo O ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights é uma iniciativa de Jornalistas&Cia, concebida para celebrar seus 30 anos de vida, que conta com a parceria da ESPM e do Portal dos Jornalistas e o apoio institucional de ABI, Abraji, Ajor, Aner, ANJ e Projor. Este, focado em fake news, é o terceiro encontro, dos sete programados até setembro (os dois já realizados versaram sobre (Des) Inteligência Artificial e COP30). Os encontros acontecem sempre na última segunda-feira de cada mês, no horário das 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). Os encontros serão gratuitos e com vagas limitadas à capacidade do auditório da ESPM Tech, de 120 lugares. As inscrições serão abertas sempre com três semanas de antecedência em relação a cada uma das etapas. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Próximos encontros O ciclo Organização e Realização: Apoio Institucional • 30/06/2025 – Nativos Digitais | Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro • 28/07/2025 – Jornalismo Investigativo | Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico • 25/08/2025 – Autoritarismo vs. Democracia | O papel do Jornalismo e da sociedade no combate às ideologias extremistas. Onde estamos errando e onde estamos acertando? • 29/09/2025 – A Imprensa como Quarto Poder | Caminhos para a revitalização e o fortalecimento do Jornalismo no Brasil apresenta o ciclo Moderador Correio Braziliense Estadão TV Cultura
Edição 1.512 - pág. 3 ANOS ANOS 30SEMANAS em Ano 12 – Edições 559 a 610 (set/2006 a out/2007) Conhecido por liderar grandes projetos de reestruturação de empresas em crise, o empresário baiano Nelson Tanure, que havia alguns anos já voltava seus esforços para o mercado jornalístico, ao assumir os comandos de Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil e Forbes Brasil, seguia em busca de ampliar o conglomerado de sua Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), com a aquisição agora de duas tradicionais editoras de revistas: a Peixes (ed. 576 e 577), detentora de marcas como Gula, ViverBem e Próxima Viagem, e a Editora Três (ed. 578), proprietária, entre outras, da IstoÉ. Mas se o negócio com a Peixes teve um desfecho positivo para Tanure, o mesmo não pode se dizer da negociação com Domingo Alzugaray. Em grave crise financeira, que se estenderia ao longo das décadas seguintes, até a sua recente falência, a Editora Três vinha sofrendo com um problema que se tornaria recorrente: os constantes atrasos nos pagamentos de salários e diversas situações de greve (ed. 579, 580 e 580A). Curiosamente, durante esse período Tanure chegou a emprestar dinheiro para Alzugaray quitar as dívidas com seus funcionários, permitindo assim que uma das paralisações na Três fosse encerrada (ed. 581 e 583). Mesmo assim, em maio de 2007 a empresa entrou na justiça com seu primeiro pedido de recuperação judicial (ed. 591 e 603). Mas apesar dos esforços em ampliar seu portfólio de marcas jornalísticas, Tanure também vivia internamente um momento de turbulência dentro de sua CBM. Os principais motivos foram o fracassado projeto da TV JB, que chegou a ter em seu quadro nomes como Boris Casoy, Augusto Nunes, Amauri Melo e Clodovil Hernandes, mas que ficou apenas cinco meses no ar. Além disso, as dívidas da Gazeta J&Cia Ano 12: as novas investidas de Nelson Tanure na mídia e a crise na Editora Três Mercantil e do Jornal do Brasil também dificultavam a operação dos tradicionais jornais. Entre as principais novidades envolvendo as duas marcas naquele período estiveram as contratações de Marcello D’Angelo, que havia acabado de deixar da BandNews FM, como novo diretor de Projetos Especiais da Gazeta Mercantil, e de Marcos Troyjo, como diretor-geral da Editora JB (ed. 559, 574A, 582, 583, 585, 586, 588, 595, 607 e 609). Foi também um período bastante intenso no mercado, com movimentações de peso em algumas das principais redações brasileiras. Destaque para Ricardo Gandour, que assumiu a Direção de Conteúdo do Grupo Estado no lugar de Sandro Vaia (ed. 561 e 562); a saída conturbada de Eugênio Bucci da Presidência da Radiobrás e sua substituição por José Roberto Garcez (ed. 566, 569 e 588); a saída de Ismael Pfeifer da Gazeta Mercantil para assumir a Direção de Conteúdo da Elemidia (ed. 580A e 588); mais uma reestruturação no estafe editorial e Unidades de Negócio da Editora Abril (ed. 582 e 583); a investida de Silvia Bassi para assumir empresarialmente a operação do IDG no Brasil (ed. 583); os anúncios de Miguel Jorge como novo ministro do Desenvolvimento e de Franklin Martins como secretário de Comunicação do Nelson Tanure Domingo Alzugaray Reputação é resultado e vice-versa
Edição 1.512 - pág. 4 ANOS Governo Lula (ed. 584, 586 e 587); a mudança no comando do Jornal da Tarde, com as saídas de Celso Kinjô, Fernando Fernandes e Sidney Mazzoni e a contratação de Cláudia Belfort para assumir a direção do jornal (ed. 585 e 589); a troca de Albino Castro por Paulo Markum no comando da TV Cultura (ed. 588, 589, 596 e 598); e a saída de Marcelo Parada da VicePresidência da Bandeirantes (ed. 603). Entre os lançamentos registrados pelo 12º ano de vida de Jornalistas&Cia, destaque para a parceria entre Hélio Campos Mello e Nirlando Beirão para fundar a Brasileiros (ed. 562 e 594); a criação do jornal Notícias do Dia, de Joinville (ed. 564 e 594); a fundação em parceria com o Grupo Bandeirantes da Rede Metro de jornais gratuitos (ed 575, 586A e 589); também no Grupo Bandeirantes teve o lançamento da Rádio SulAmérica Trânsito (ed. 577); Fernando Paiva deixou Trip para fundar, com o executivo André Cheron, a Custom Editora (ed. 577); a estreia da Época Negócios nas bancas (ed. 581); o lançamento do Notícia Já, da RAC, em Campinas (ed. 584); a ampliação das operações da Rede Bom dia para as cidades de Itapetininga e Itu/ Salto (ed. 577 e 585); o lançamento do Bahia Notícia (ed. 593), a chegada da BandNews FM a Brasília (ed. 595), a estreia da TV O Povo no Ceará (ed. 599); e a fundação da Record News (ed. 607). Foi também um período em que o fantasma dos “passaralhos” voltou a assombrar as redações, com demissões de metade da equipe da Tribuna do Brasil (ed. 560); o corte de cerca de 40 profissionais no DCI/Shopping News/Panorama Brasil (ed. 565 e 589); o fim do Diário da Tarde, de Minas Gerais, com a demissão de 33 pessoas (ed. 601 e 602); além de outros cortes significativos em Jornal do Brasil (ed. 571), Folha de Pernambuco (ed. 578) e Correio da Bahia (585). Ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insigths Edição 1.506 - 2 a 8 de abril de 2025 ANOS “Crise da crítica” foi tema central do primeiro encontro promovido por J&Cia e ESPM. Pág. xx Fundo internacional apoia jornalismo local Até 15 organizações poderão ser apoiadas, com valores anuais entre R$ 75 mil e R$ 150 mil, por três anos consecutivos. Pág. xx Política pública em Alagoas combate desinformação Estado é o primeiro do País a ter uma política de enfrentamento a fake news. Pág. xx Markus Winkler/Unsplash n Está marcado para 26 de maio o terceiro encontro do ciclo O presente e o futuro do jornalismo – Insights, cujo tema será O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Qual o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia?. Será no auditório da ESPM Tech, à rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana, São Paulo, das 9h30 às 12h30, como parte das comemorações dos 30 anos deste J&Cia, a serem completados em setembro. u Farão parte da mesa Eurípedes Alcântara, diretor de Jornalismo do Grupo Estado; Ana Dubeux, diretora de Redação do Correio Braziliense; e Marília Assef, diretora de Jornalismo da TV Cultura, com mediação de Hélio Gama Neto, diretor-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ). As inscrições, que podem ser feitas por aqui, são abertas e gratuitas e as vagas limitadas à capacidade do auditório (120 lugares). Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. u Assista ao primeiro e ao segundo encontros do ciclo. Fake news e desinformação serão temas do próximo encontro
Edição 1.512 - pág. 5 ANOS SEGUROS em DESTAQUE Patrocínio A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) lança o curso online de Desenvolvimento Fullstack em JavaScript voltado para pessoas de 18 a 40 anos, com ensino médio completo, que residem na cidade de São Paulo (SP) ou na região metropolitana. As vagas são prioritariamente voltadas a mulheres e ao público em situação de vulnerabilidade econômica e financeira e com olhar na diversidade de gênero e raça. O objetivo do programa, desenvolvido em parceria com a Generation Brasil, é promover inclusão social e profissional, oferecendo suporte de empregabilidade para pessoas que buscam se recolocar no mercado de trabalho ou migração para carreiras promissoras ligadas à área de tecnologia. Para saber mais e se inscrever, acesse: https://gen.partners/generationcnseg-press. “Seguros para Todos: educação financeira, vulnerabilidade socioeconômica e seguros inclusivos” foi tema da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira. A CNseg participou ao lado de autoridades do governo e do setor segurador para discutir como a inclusão securitária, previdenciária e a capitalização podem ser aliadas da educação e do desenvolvimento social. Em sua participação, o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, destacou a importância da educação financeira desde a formação de professores e a infância, considerando que o maior programa de distribuição de renda que podemos fazer hoje no Brasil talvez seja ensinar as pessoas a lidarem com questões financeiras. “A maior diferença entre uma família rica e uma pobre é que a rica sabe ensinar seus filhos a ganharem dinheiro — e a pobre não. Esse ensinamento precisa vir da escola. Precisamos quebrar esse ciclo. Lamentavelmente, temos no Brasil um grande gap nessa questão. A pessoa que não pode pagar uma geladeira à vista paga duas ou três no carnê. E justamente essa pessoa, que não pode perder essa geladeira, é a que não tem nenhum tipo de seguro para protegê-la.” No evento, a CNseg reuniu jornalistas do trade de seguros (portais JNS, CQCS, JRS e a revista Insurance Corp) e ainda uma jornalista do Valor Investe especializada em educação financeira. A 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, organizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), acontece até 18 de maio, tendo como tema central “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”. Setor Segurador debate na 12ª Semana Nacional de Educação Financeira Dyogo Oliveira participa da abertura da 12o Semana Nacional de Educação Financeira CNseg e Generation Brasil abrem inscrições para curso gratuito de Desenvolvimento Fullstack em JavaScript
Edição 1.512 - pág. 6 ANOS Últimas n Chegou ao fim a parceria entre Rubens Valente e a Agência Pública. Depois de dois anos e oito meses atuando como colunista e repórter, período em que também produziu uma newsletter semanal, ele teve seu contrato encerrado na última semana. Um dos principais repórteres especializados em política do Brasil, Rubens acumula diversos prêmios e menções honrosas, entre eles dois Esso e dois Excelência Jornalística da SIP, e figura entre os 100 jornalistas mais premiados da história no Brasil, de acordo com a última edição do Ranking +Premiados da Imprensa Brasileira. É também autor dos livros Operação Banqueiro (Geração Editorial, 2014) e Os fuzis e as flechas − História de sangue e resistência indígena na ditadura militar (Companhia das Letras, 2017). Em busca de novas oportunidades profissionais, ele atende pelos rubens.valente2012@ gmail.com e 61-99668-4666. Pingos nos is – n Diferentemente do que informamos na nota de J&Cia 1.511 sobre o lançamento do estudo Jornalismo aumentado: o novo mapa da mídia em 2025, Aline Sordili ficou quase 16 anos no Grupo Record e não quase 6 na Record. Rubens Valente deixa a Agência Pública Rubens Valente Nacionais n Estão abertas até 19/5 as inscrições para a Sala Colaborativa: Construção de Coberturas Socioambientais no ano da COP no Brasil, iniciativa da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) em parceria com a InfoAmazonia. O projeto tem como objetivo fomentar colaborações estratégicas entre veículos jornalísticos locais e nacionais, diversificar as narrativas sobre a região amazônica e ampliar o impacto das reportagens produzidas. u Podem se inscrever organizações jornalísticas locais dos nove estados da Amazônia Legal que proponham uma pauta para ser desenvolvida em conjunto com veículos de alcance nacional. A iniciativa terá início durante o Festival 3i, promovido pela Ajor nos dias 6, 7 e 8 de junho, na ESPM Rio. u As propostas devem abordar temas como questões socioambientais na Amazônia Legal, justiça climática, crimes ambientais, soluções sustentáveis e a relação entre a região, as mudanças climáticas e a COP30. As três pautas selecionadas receberão apoio financeiro de até R$ 25 mil cada. Mais informações estão disponíveis no edital. A Sala Colaborativa tem apoio do Instituto Serrapilheira. Ajor e InfoAmazonia lançam projeto que une veículos locais e nacionais para cobrir a Amazônia
Edição 1.512 - pág. 7 ANOS Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Na manhã de 12/5, o papa Leão 14 reuniuse com jornalistas do mundo todo na Sala Paulo VI, no Vaticano, em um gesto simbólico destinado a marcar o início de seu pontificado com ênfase no diálogo e no respeito à liberdade de imprensa. “Dou-lhes as boas-vindas, representantes da mídia de todo o mundo. Agradeço o trabalho que realizaram e realizam neste tempo que, para a Igreja, é essencialmente um tempo de Graça”, afirmou o Papa. Ele citou ainda as palavras de Jesus no Sermão da Montanha: “Felizes os que promovem a paz”, e pediu: “Vamos desarmar as palavras e ajudaremos a desarmar o mundo”. O novo papa foi aplaudido de pé quando apareceu no auditório lotado e mostrou-se descontraído durante o encontro, fazendo até uma piada sobre a recepção calorosa: “Dizem que quando batem palmas no início, não é tão importante. Se vocês ainda estiverem acordados no final e ainda quiserem aplaudir, muito obrigado”. A fala de Leão 14, quase toda em italiano, lembra diretamente o posicionamento de seu antecessor, papa Francisco, que se destacou por promover uma comunicação aberta, o combate às fake news e a valorização da imprensa como pilar democrático. Francisco chegou a dedicar uma mensagem oficial ao tema das “notícias falsas” e sempre buscou se aproximar dos jornalistas, mesmo em momentos críticos para a Igreja. Nessa linha, Leão 14 destacou que o “modo como comunicamos é de fundamental importância” e que a paz começa na forma como ouvimos e falamos com o outro. Ele rejeitou a lógica da “guerra das palavras” e defendeu uma comunicação sem agressividade, sem competição e “com amor e humildade”. Leia mais em MediaTalks e veja o clipe do discurso. Aplaudido de pé, Papa Leão 14 reforça missão da imprensa como “serviço à verdade” no primeiro encontro com jornalistas Vital Impacts oferece até US$ 20 mil para fotógrafos documentarem soluções para a natureza − veja como concorrer. Leia mais México processa Google por mudança do nome “Golfo do México” nos mapas em obediência a decreto de Trump. Leia mais Papa Leão 14 inaugura conta no Instagram com bênção global: “A paz esteja com todos vós”. Leia mais ONGs exigem da China libertação imediata da jornalista-cidadã Zhang Zhan, presa há 5 anos. Leia mais
CARTA ABERJE PARA COMUNICADORES POR OCASIÃO DA COP30 Diretrizes para a comunicação de empresas, setor público e sociedade civil ANTES DA COP30: y Planejar estratégias de comunicação respeitando as peculiaridades da realidade amazônica. y Desenvolver narrativas baseadas em dados, pesquisas científicas e experiências reais para destacar a urgência da crise climática e a importância da Conferência. y Engajar formadores de opinião, veículos de comunicação e influenciadores para ampliar o alcance das mensagens-chave e ampliar o debate público. y Incluir comunicadores da Amazônia na formulação das estratégias de comunicação, garantindo perspectivas diversas e autênticas. y Mapear e monitorar a desinformação sobre mudança climática e políticas ambientais para combater proativamente narrativas falsas. y Implementar campanhas educativas que preparem a sociedade para as discussões e decisões da COP30. y Alinhar estratégias de comunicação às políticas públicas para conectar os desafios climáticos locais, nacionais e globais. DURANTE A COP30: yProduzir conteúdos acessíveis e transparentes que comuniquem, em tempo real, as principais discussões, acordos e compromissos. yOferecer plataformas para que vozes locais, especialmente populações indígenas, ribeirinhas e dos povos da Amazônia, compartilhem suas perspectivas e contribuam para as decisões. yMonitorar o impacto da comunicação em tempo real para avaliar o engajamento e a efetividade das mensagens. yCombater rapidamente a desinformação e garantir que interpretações precisas dos acordos sejam amplamente divulgadas. yFomentar o diálogo entre comunicadores, formuladores de políticas públicas e líderes do setor privado para fortalecer o compromisso com a agenda climática. yFortalecer a comunicação pública como instrumento essencial para engajar comunidades e garantir ampla conscientização sobre a agenda climática. A COP30 será um marco nos esforços pelo cuidado com o planeta e uma oportunidade única para posicionar a comunicação como um pilar essencial no acompanhamento dos compromissos assumidos para o futuro. Para líderes públicos, tomadores de decisão e profissionais de comunicação corporativa, esta é uma chance de transformar conhecimento e dados sobre a agenda climática em ação concreta, garantindo que os acordos firmados sejam efetivamente implementados. Em um momento em que a polarização alcançou uma escala global, tendo a crise climática como um dos seus focos centrais, empresas e instituições devem se posicionar como líderes em comunicação baseada em evidências. Com suas reputações bem estabelecidas, elas têm um papel crucial no reforço dos compromissos de sustentabilidade e na ampliação da conscientização por meio de discursos embasados na ciência. A comunicação deve ser clara, acessível e orientada para a ação, garantindo que governos, empresas, comunidades e a sociedade civil avancem juntos na construção de soluções efetivas. Para isso, propomos as seguintes diretrizes para orientar a atuação de comunicadores antes, durante e depois da COP30: Este documento reforça a necessidade de uma comunicação estratégica, ética e s na COP30 não se percam no tempo, mas se traduzam em ações concreta s para o futuro do planeta. Os profissionais de comunicação têm a chave para conectar ciência, políticas públicas e ação social em prol do planeta. APÓS A COP30: y Garantir a continuidade, acompanhando ativamente o desenvolvimento dos acordos firmados e a cobrança por sua implementação. y Estimular o engajamento público e político contínuo com a agenda climática por meio de mensagens e campanhas duradouras. y Estabelecer canais permanentes e de fácil acesso para a disseminação de informações ambientais confiáveis. y Desenvolver e promover conteúdos educativos que reforcem a importância da ação climática além da COP30. y Monitorar continuamente e combater a desinformação para evitar a erosão do compromisso y público e político com a agenda. y Implementar iniciativas permanentes de educação midiática e climática para capacitar a sociedade a distinguir fatos de manipulações. y Desenvolver indicadores mensuráveis para avaliar o impacto da comunicação na conscientização pública e na mudança de comportamento. COP30 CARTA ABERJE PARA COMUNICADORES POR OCASIÃO DA COP30 Diretrizes para a comunicação de empresas, setor público e sociedade civil A COP30 será um marco nos esforços pelo cuidado com o planeta e uma oportunidade única para posicionar a comunicação como um pilar essencial no acompanhamento dos compromissos assumidos para o futuro. Para líderes públicos, tomadores de decisão e profissionais de comunicação corporativa, esta é uma chance de transformar conhecimento e dados sobre a agenda climática em ação concreta, garantindo que os acordos firmados sejam efetivamente implementados. Em um momento em que a polarização alcançou uma escala global, tendo a crise climática como um dos seus focos centrais, empresas e instituições devem se posicionar como líderes em comunicação baseada em evidências. Com suas reputações bem estabelecidas, elas têm um papel crucial no reforço dos compromissos de sustentabilidade e na ampliação da conscientização por meio de discursos embasados na ciência. A comunicação deve ser clara, acessível e orientada para a ação, garantindo que governos, empresas, comunidades e a sociedade civil avancem juntos na construção de soluções efetivas. Para isso, propomos as seguintes diretrizes para orientar a atuação de comunicadores antes, durante e depois da COP30: ANTES DA COP30: • Planejar estratégias de comunicação respeitando as peculiaridades da realidade amazônica. • Desenvolver narrativas baseadas em dados, pesquisas científicas e experiências reais para destacar a urgência da crise climática e a importância da Conferência. • Engajar formadores de opinião, veículos de comunicação e influenciadores para ampliar o alcance das mensagens-chave e ampliar o debate público. • Incluir comunicadores da Amazônia na formulação das estratégias de comunicação, garantindo perspectivas diversas e autênticas. • Mapear e monitorar a desinformação sobre mudança climática e políticas ambientais para combater proativamente narrativas falsas. • Implementar campanhas educativas que preparem a sociedade para as discussões e decisões da COP30. • Alinhar estratégias de comunicação às políticas públicas para conectar os desafios climáticos locais, nacionais e globais. COP30 Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial | Comunicação para a Transição CARTA ABERJE PARA COMUNICADORES POR OCASIÃO DA COP30 Diretrizes para a comunicação de empresas, setor público e sociedade civil A COP30 será um marco nos esforços pelo cuidado com o planeta e uma oportunidade única para posicionar a comunicação como um pilar essencial no acompanhamento dos compromissos assumidos para o futuro. Para líderes públicos, tomadores de decisão e profissionais de comunicação corporativa, esta é uma chance de transformar conhecimento e dados sobre a agenda climática em ação concreta, garantindo que os acordos firmados sejam efetivamente implementados. Em um momento em que a polarização alcançou uma escala global, tendo a crise climática como um dos seus focos centrais, empresas e instituições devem se posicionar como líderes em comunicação baseada em evidências. Com suas reputações bem estabelecidas, elas têm um papel crucial no reforço dos compromissos de sustentabilidade e na ampliação da conscientização por meio de discursos embasados na ciência. A comunicação deve ser clara, acessível e orientada para a ação, garantindo que governos, empresas, comunidades e a sociedade civil avancem juntos na construção de soluções efetivas. Para isso, propomos as seguintes diretrizes para orientar a atuação de comunicadores antes, durante e depois da COP30: ANTES DA COP30: • Planejar estratégias de comunicação respeitando as peculiaridades da realidade amazônica. • Desenvolver narrativas baseadas em dados, pesquisas científicas e experiências reais para destacar a urgência da crise climática e a importância da Conferência. • Engajar formadores de opinião, veículos de comunicação e influenciadores para ampliar o alcance das mensagens-chave e ampliar o debate público. • Incluir comunicadores da Amazônia na formulação das estratégias de comunicação, garantindo perspectivas diversas e autênticas. • Mapear e monitorar a desinformação sobre mudança climática e políticas ambientais para combater proativamente narrativas falsas. • Implementar campanhas educativas que preparem a sociedade para as discussões e decisões da COP30. • Alinhar estratégias de comunicação às políticas públicas para conectar os desafios climáticos locais, nacionais e globais. COP30 Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial | Comunicação para a Transição
Edição 1.512 - pág. 9 ANOS Vaivém das redações Édria Caroline Ceará n Davi Holanda despediu-se da TV Assembleia, onde estava há três anos e meio e ultimamente era produtor de reportagem, e começou na TV Verdes Mares como produtor do CE TV 1ª Edição. Brasília n Katarina Moraes despediu-se do Poder360, onde estava há um ano e ultimamente era editora assistente, e assumiu a vaga de repórter de Tributos no JOTA. Antes, foi repórter de urbanismo, direitos humanos e meio ambiente do Jornal do Commercio e trainee no Estadão. Rio de Janeiro n Conrado Santana deixou a equipe de Esportes da Globo depois de 14 anos. Ele começou na emissora como estagiário, passou por diversas funções e desde 2019 era comentarista do canal SporTV. Nesse período, também fez parte da equipe dos programas Seleção Sportv, comandado por André Rizek, e Tá na Área. Pingos nos is – n O programa Jornada do Empreendedor, que no começo do mês ganhou o reforço de Lívia Torres (ex-TV Globo e FSB) como apresentadora, é uma produção do Sebrae RJ, e não do Senac RJ, como publicado na última edição. Rio Grande do Sul n Camila Souza deixou o Correio do Povo, onde estava há pouco mais de cinco anos e ultimamente era editora do Bella Mais, e assumiu como editora executiva da Like Magazine, publicação do Grupo Sinos. n Eleita em 2024 a +Admirada Jornalista de Economia, Negócios e Finanças, em pleito promovido por este Jornalistas&Cia, Katherine Rivas passou a assinar uma coluna focada na cobertura de dividendos no portal E-Investidor. A coluna Dividendo à Vista, cuja estreia foi em 6/5, será publicada a cada 20 dias, sempre às terças-feiras. Além dela, Rivas deve seguir na produção de reportagens semanais. Mais detalhes no Portal dos Jornalistas. E mais... n Abrahão de Oliveira, que em março se despediu da TV Globo após cinco anos de casa, começou nesta semana na TV Bandeirantes como produtor de reportagem. n João de Mari (ex-Trip, Yahoo, UOL, O Joio e O Trigo e Intercept) começou na equipe de reportagem do g1 SP. n Marcos Candido despediuse da Folha de S.Paulo, onde era repórter há seis meses, e começou na GN Brasil como editor assistente. Antes, passou por UOL, Trip e Editora Abril. n Nathalia Oliva deixou o SBT, onde há quatro anos vinha atuando como analista de Comunicação, e começou na Veja como repórter e social media. Ela antes passou por TV Cultura e Último Segundo. Davi Holanda Katarina Moraes Conrado Santana Lívia Torres Camila Souza São Paulo Katherine Rivas assume coluna sobre dividendos no portal E-Investidor Katherine Rivas Abrahão de Oliveira João de Mari Marcos Candido Nathalia Oliva Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected].
Edição 1.512 - pág. 10 ANOS AGRO Patrocínio n O programa O Campo em Notícia, produzido pela AgroEffective em parceria com a RadioSul.Net, passou a contar com novo formato e ampliação de sua rede de emissoras desde a semana passada. u As mudanças envolvem a atualização da identidade sonora, com novas trilhas, vinhetas e quadros, bem como a reformulação da marca do programa. Além disso, três novas rádios passaram a integrar o grupo de retransmissoras: Vera Cruz, de Horizontina; Educadora, de São João da Urtiga; e Paverama, de Paverama. Com isso, o programa atinge a marca de 31 rádios parceiras em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. u A apresentação do conteúdo segue sob responsabilidade de Rejane Costa, Nestor Tipa Júnior, Ieda Risco e Artur Chagas. O programa é veiculado semanalmente nas rádios da rede e está disponível no Spotify da AgroEffective. Mais informações pelo imprensa@ agroeffective.com.br. E mais... n Estão abertas as inscrições pata o Prêmio Aprosoja MT de Jornalismo 2025. Com o tema O Impacto do Agro Sustentável na Vida Urbana, a iniciativa tem como objetivo reconhecer o trabalho da imprensa mato-grossense na cobertura e acompanhamento desse segmento econômico e produtivo no Estado de Mato Grosso. Mais informações em premio.aprosoja.com.br. n A Rede Agrojor realizará na próxima terça-feira (20/5), às 10h, o workshop Jornalismo em Movimento: Como as Mudanças Estão Transformando as Mídias. O encontro, exclusivo para associados, contará com as participações de Cassiano Ribeiro (Globo Rural) e Luiz Fernando Sá (AgFeed), e mediação de Vera Ondei, presidente da Rede Agrojor. n Circula na próxima segundafeira (19/5) a edição especial com os vencedores da edição 2025 dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025. Em sua quinta edição, a maior de sua história, a iniciativa reconhecerá os TOP 50 +Admirados Jornalistas e os TOP 3 +Admirados Veículos nas categorias Agência de Notícias, Áudio, Canal de Vídeo, Periódico Especializado, Programa de TV Especializada, Programa de TV Geral, Site/Portal e Veículo Geral. u Na cerimônia de premiação, marcada para 23 de junho, em São Paulo, além dos mais votados em cada categoria temática serão premiados os TOP 10 +Admirados Jornalistas do Ano. u A eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025 conta com os patrocínios de Cargill, Copersucar, Mosaic e Syngenta, apoios de Bosch, CNA, Elanco, Tereos e Yara, colaboração de Agrel, BRF e John Deere, e apoio institucional da Rede Agrojor. Empresas interessadas em associarem suas marcas à premiação podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro ([email protected]). +Admirados da Imprensa do Agro 2025 anunciará vencedores em edição especial O Campo em Notícia anuncia reformulação e amplia rede de emissoras
Edição 1.512 - pág. 11 ANOS Comunicação Corporativa n Será lançada nesta quinta-feira (15/5), às 11h, a versão digital da edição 2025 do Anuário da Comunicação Corporativa, que apresenta uma ampla radiografia setorial, por meio de reportagens, artigos, pesquisas, indicadores de performance, além do tradicional Ranking das Agências de Comunicação, que este ano é apresentado em novo formato, com as agências agrupadas pelo volume de faturamento em TOP 3, TOP 10, TOP 50 e TOP Butiques. u Em suas 350 páginas, a publicação, que conta com os apoios institucionais de Aberje, Abracom e ABCPública, está segmentada em três blocos editoriais. u O primeiro bloco, dedicado ao Caderno Mercados, reúne depoimentos de 67 líderes do segmento das agências de comunicação, com opiniões, comentários, informações e reflexões sobre a comunicação corporativa. São depoimentos de executivos de pequenas, médias e grandes agências, que atuam em várias regiões do Brasil. u O segundo bloco abrange os indicadores setoriais e o Ranking das Agências de Comunicação, conteúdos extraídos da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação, que este ano teve a participação de 192 empresas de todas as regiões brasileiras. Ali é possível conferir a posição de mercado de mais de 100 agências de comunicação e indicadores como investimentos, serviços mais demandados, índices de confiança dos empresários e executivos do setor, perfil profissional e humano das equipes, entre outros. u O terceiro bloco reúne reportagens especiais e uma pesquisa inédita – Revelando ESG – que ouviu agências de comunicação com o objetivo de avaliar o estágio em que elas se encontram em relação ao tema. As reportagens especiais abordam os temas COP30 (dupla reportagem), Futuro da Comunicação Corporativa, Mercado Regional, Public Affairs, Novo Portfólio das Agências de Comunicação, Tendências da Assessoria de Imprensa, Executivos Brasileiros na Liderança da Comunicação na América Latina, Eugências (nome com o qual o mercado tem chamado as microagências, muitas vezes de uma pessoa só) e Inteligência Artificial na Comunicação Interna e na Comunicação Externa. u Aberta e gratuita em sua versão digital, a íntegra da publicação poderá ser conferida em um link que estará disponível após a live de lançamento A versão impressa, com tiragem limitada, estará disponível a partir de 30 de maio e custará R$ 150,00 + custo de postagem. u Outras informações com Clara Francisco, pelo e-mail [email protected]. Edição 2025 do Anuário da Comunicação Corporativa será lançada nesta quinta (15/5), às 11 horas Publicação tem 350 páginas, dez reportagens especiais, artigos de 67 líderes do semento das agências de comunicação e o novo Ranking das Agências de Comunicação I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM.
Edição 1.512 - pág. 12 ANOS Comunicação Corporativa n Fabiana Futema, gerente de comunicação, deixou agora em maio o C6 Bank, em que atuou por 3 anos e 4 meses, além de outros 3 anos como editora e depois editora-chefe do 6 minutos, portal de conteúdo econômico e educação financeira gerido pelo banco. Antes, foi por 2 anos editora da Veja. n Raisa Santos está em nova jornada. Head de comunicações para o Brasil, ela deixou a Oracle em maio, após 7 anos e 8 meses, para assumir a Diretoria de Comunicação Externa América Latina da Genesys. Em experiências anteriores, esteve em Johnson & Johnson, Google e Endeavor. E mais... n Ana Luíza Mousinho, executiva pleno, que atuava no atendimento às contas de Natura&CO, Zebra Technologies, Hard Rock Hotels e SCJhonson, deixou a Zeno Group em março e foi para a Edelman, ambas agências do Grupo DJ Edelman. n Bruna Rios, ex-Fresh PR, que foi atendimento júnior de PR para O Boticário pela Pros por 2 anos, até fevereiro, foi trabalhar como social media para aquele que é apontado como o maior rally do mundo, Os Sertões. n Deise Ramos, executiva de atendimento pleno, deixou em março a XCOM, em sua segunda passagem por lá, e seguiu em abril para a InPress Porter Novelli na função de consultora sênior. Brasília n Beatriz Trece, coordenadora de interação e atendimento digital, despediu-se em maio da FSB Comunicação, após pouco mais de 5 anos e meio de casa, e na sequência começou como coordenadora de comunicação interna na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Minas Gerais n Melina Cattoni Leite, analista de comunicação, que esteve por 4 anos e meio na Link Comunicação, até janeiro, começou em maio como analista de comunicação interna na MRV&CO. Paraná n Stela Guimarães está de cargo novo na Itaipu Binacional, companhia em que trabalha há pouco mais de 15 anos. Foi promovida em maio de jornalista corporativa sênior a chefe da assessoria de comunicação. Antes de Itaipu, atuou em veículos e assessorias de imprensa em Jacareí, no interior paulista. Rio de Janeiro n Anna Catharina Siqueira, ex-CDN e Petros, que esteve por pouco mais de 6 anos na FSB, como diretora adjunta de comunicação integrada, começou em maio como diretora de atendimento na Bowler. Beatriz Trece Melina Cattoni Leite Stela Guimarães Anna Catharina Siqueira São Paulo Fabiana Futema deixa o C6 Bank Fabiana Futema Raisa Santos começa na Genesys Raisa Santos Ana Luíza Mousinho Bruna Rios Deise Ramos
Edição 1.512 - pág. 13 ANOS Comunicação Corporativa n Fernando Gallo, diretor de políticas públicas e governo no TikTok, deixou a companhia em março, após 3 anos e meio, e seguiu para a empresa de apostas esportivas digitais Betano, como diretor de public affairs Brasil. Antes, ele conduziu essas mesmas áreas no Twitter (atual X). n Hamilton Krug, head de relacionamento e novos negócios, despediu-se em janeiro da Imagem Corporativa, após 2 anos e 3 meses de casa, e assumiu o cargo de diretor de novos negócios na agência SA365, do grupo E.Life. n Joyce Moraes, ex-Anhanguera Educacional e Fato Relevante, deixou a Deal Comunicações em abril, após 1 ano de casa, e seguiu para a FSB Comunicação, como consultora sênior da conta do BTG Pactual. n Larissa Beatriz, analista pleno, deixou a Biolab Farmacêutica em abril, após 10 meses de casa, seguindo para a Siemens, na função de communications business partner. Antes, foi por pouco mais de 4 anos analista júnior na Bayer. n Luciana Peluso integrouse em maio ao time da GBR Comunicação, como diretora. Ali chega após jornada de 6 anos e 2 meses na Weber Shandwick. Em jornadas anteriores esteve em FSB Comunicação, Approach, Grupo Fischer, NET e Grupo Pão de Açúcar. No período em que atuou no jornalismo, foi de IstoÉ, O Globo e Folha de S.Paulo. n Mariana Rezk, ex-Weber Shandwick, que nos últimos 2 anos e 8 meses vinha atuando na JeffreyGroup no atendimento à comunicação interna da Amazon, migrou em abril da agência para o cliente, contratada como especialista em comunicação interna latam. Fernando Gallo Hamilton Krug Joyce Moraes Larissa Beatriz Luciana Peluso n Pamella Loretti, coordenadora de sustentabilidade no Magazine Luiza, deixou a organização em janeiro, após 7 anos e 9 meses de casa, e começou em abril como franqueada da Papa Rica, especialista em alimentação infantil. Antes, passou por Rakuten Marketing, Jotacom Comunicação e Artplan. n Rosana Pinto, assessora de comunicação, despediu-se do Secovi-SP, após 20 anos de casa. Vai tirar um curto período de descanso para logo mais retornar ao mercado, como informou a este J&Cia. n Vânia Goersch Cezar, exIn Press Porter Novelli, RP1 e Máquina, que vinha atuando na Ágora até março, por 8 meses, seguiu para a Loures, como gerente de comunicação. n Yasmin Paneto começou em abril como executiva de contas na JeffreyGroup, após 7 meses de atuação como assessora de imprensa na Make Buzz, onde também havia estagiado. Mariana Rezk Pamella Loretti Rosana Pinto Vânia Goersch Cezar Yasmin Paneto
Edição 1.512 - pág. 14 ANOS n O tradicional estudo Termômetro de Mercado, realizado anualmente pela Abracom, consolidou o desempenho das agências de comunicação em 2024. Segundo o levantamento, que contou com a participação de 60 agências associadas, esse foi o quarto ano consecutivo de crescimento setorial. u Um dos indicadores que aponta para esse resultado positivo é a lucratividade, que foi maior em relação a 2023 para 63,3% das agências respondentes. O estudo cita que também o percentual de faturamento aumentou em até 15% para a maioria delas. u Outro dado trazido pelo levantamento é a manutenção do serviço de assessoria de imprensa como o mais buscado pelos clientes, citado por 85% das agências, vindo a seguir comunicação digital, com 50%. E o crescimento de 5% do quadro de funcionários para a metade das agências. u Outras informações com Roberta Paixão (roberta.paixao@bcw-global. com) ou Regina Brito (regina.brito@ bcw-global.com. Dança das contas n A JeffreyGroup é a nova agência de comunicação da NextStream, empresa especializada em soluções personalizadas para data centers, atuando em projetos para ambientes de alta capacidade de armazenamento e processamento de dados. No atendimento, Gabriela Faria, com gerência de Luciana Mira e direção de Priscilla Gonçalves (executiva) e Eduardo Gaggini (grupo). O e-mail para contato é [email protected] n A Danthi Comunicação também tem novidades em carteira. Conquistou a conta da Sinaf Seguros, tradicional seguradora de vida e assistência funeral com 43 anos de história no Rio de Janeiro e mais de 350 mil clientes ativos. A conta será liderada pelo núcleo da sócia-executiva Naila Oliveira, com gerência de Tayna Xavier e coordenação de Constância García. A área de Comunicação e Marketing da Sinaf Seguros é liderada por Rodrigo Palo, sob a coordenação de Roberta Ramalho. n A Attuale Comunicação é a nova assessoria de imprensa da área de commodities agrícolas da StoneX, que oferece serviços financeiros customizados, conectando clientes, empresas, organizações, traders e investidores aos mercados globais; e da Mesa Global da Soja Responsável (Round Table on Responsible Soy Association – RTRS – sigla em inglês) no Brasil. Informações com Mariele Previdi ([email protected] e 11-99954-4626). Pelas instituições Termômetro Abracom aponta crescimento das agências pelo quarto ano consecutivo Pelo mercado Grupo CDI adquire a Gombo e entra no Marketing de Influência n O Grupo CDI anunciou no início desta semana ter adquirido uma participação da Gombo, agência de marketing de influência com 3 anos de vida e que é especializada em business influence e B2B creators. Os valores não foram revelados. u No press release divulgado, a CDI destaca que “a operação marca a entrada do Grupo em um dos mercados que mais crescem no Brasil, agregando valor aos mais de 200 clientes atendidos através dos seus serviços de comunicação”. u Assinala ainda que “de 2019 a 2024, o mercado de marketing de influência triplicou, saltando de US$ 6,5 bilhões para US$ 24 bilhões, segundo dados do Influencer Marketing Hub. Para 2025, a expectativa é de crescimento de 25% em relação ao ano passado, ultrapassando a marca dos US$ 30 bilhões”. u O negócio foi celebrado entre os dirigentes das duas empresas, Antonio Salvador Silva e Erih Carneiro. Comunicação Corporativa Antonio Salvador Silva e Erih Carneiro
Edição 1.512 - pág. 15 ANOS Comunicação Corporativa n A ESPM Tech, localizada na Vila Mariana, em São Paulo, será palco na próxima quarta-feira (22/5) da 15ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna, que terá por tema central Hierarquias e Vivências / Empatias e Sinergias – O humano à frente do crachá. O evento está com lotação completa e por isso encerrou as inscrições na última semana. u O evento será aberto às 9h30 com a palestra O futuro é multigeracional – Uma perspectiva que vai além dos conflitos. O papel das diversas gerações em um ambiente de trabalho hiperconectado e em constante transformação, que será proferida Por Ligia Oliveira, professora curadora do hub de Employer Branding da ESPM e diretora da Cia de Talentos. u Também estão confirmadas as participações de Erika Romany Flores (Google), Isabela Costa (veco Group), Flavia Favaro (Johnson & Johnson), Caroline Colunna (Grupo Hiper Saúde), Denise Pragana (Grupo Trama Reputale), Luciene Cristina da Silva (Vale), Cristiane Gouvêa (AngloGold Ashanti), Glaucia Santos e Decio Duarte (BIC), Márcia Rocha (Jabuticaba Conteúdo) e as consultoras Vivian Machado e Elisa Prado. u Apoiam o encontro as agências P3K Comunicação, Jabuticaba Conteúdo e Grupo Trama Reputale. Outras informações com Clara Francisco, pelo [email protected]. n As amigas Roberta Corbioli e Samia Marcon uniram-se para lançar a Go2 Nova Era, criada com o foco, como elas explicam, “em desenvolver líderes e profissionais, capacitando-os a se tornarem vozes autênticas de influência, alinhadas à nova era da liderança”. u Roberta despediu-se em abril do Grupo OLX, onde era gerente sênior de comunicação corporativa e PR, após 5 anos e meio de casa. Também esteve em Máquina, CDN (em 2 ocasiões), GOL e FGV. Samia, que foi por 2 anos e meio diretora de marketing na Cultura Inglesa, até fevereiro, antes esteve na OLX, na função de gerente de marketing estratégico. u Mesmo com esse trabalho independente, ambas informam que continuam abertas a oportunidades no mundo corporativo. E mais... n A Fariello Comunicação inaugurou em 8/5 seu escritório em um camarote do estádio Mané Garrincha, em Brasília. A festa contou com clientes, parceiros e jornalistas das principais redações do País. Com três anos de atuação, a agência fundada por Danilo Fariello (exGlobo, Valor e Estadão) atende a clientes como XP, Loft, Abcon, Melo Mesquita Advogados, Queiroz Maluf Reis, Vports, Phytorestore, MoveInfra e ABAR. Roberta Corbioli e Samia Marcon lançam a Go2 Nova Era Roberta Corbioli e Samia Marcon Agenda Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna será na próxima quarta-feira (22/5) Inscrições foram encerradas n O primeiro lote de inscrições para o Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, com valor de pré-inscrição, vence no próximo dia 23 de maio. Até essa data, elas custarão R$ 800, subindo, na sequência, para R$ 950. Programado para os dias 28 e 29 de agosto, o evento será novamente na Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2.500, em São Paulo), tendo por tema central Inovação, Tecnologias Emergentes, Humanidades e Comunicação. u Clique aqui para conferir a programação completa e aqui para fazer a sua inscrição com desconto. Congresso Mega Brasil: inscrições com desconto promocional vão até 23 de maio
Edição 1.512 - pág. 16 ANOS TOP Mega Brasil prossegue com a votação do 1º turno n O dia 23 de maio também marcará o encerramento do primeiro turno de votação do TOP Mega Brasil, prêmio que destaca as feras da comunicação corporativa nas verticais Agências de Comunicação e Executivos de Comunicação Corporativa. u Podem ser indicados e concorrer ao Troféu da Onça Pintada executivos de comunicação que atuem em organizações ou instituições públicas ou privadas e agências de comunicação que operem no ramo da comunicação corporativa e relações públicas. u Os mais votados neste primeiro turno seguirão para o segundo, que definirá os executivos e agências TOP 10 Brasil e TOP 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O jantar de premiação, a partir das 19h, será realizado na própria Unibes Cultural, no dia 27 de agosto, véspera da abertura do Congresso Mega Brasil. Clique aqui para votar. Por dentro da Comunicação Pública n A coluna da ABC Pública desta semana destaca pesquisa de Maiara Maduro, doutora em Planejamento e Governança Pública e Associada da ABCPública. Em sua tese de doutorado, ela discute a importância da comunicação pública em prefeituras de pequeno porte, que representam 69% dos municípios brasileiros. A pesquisa revela a baixa valorização da área, marcada por interferência política, pouca estrutura e profissionais comissionados ou terceirizados. A tese defende que a comunicação pública deve ser tratada como serviço público essencial. Leia mais sobre a pesquisa aqui. Comunicação Corporativa EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Na nova coluna da Rede JP, refletimos sobre o que está por trás do desejo crescente de meninos negros em se tornarem influenciadores digitais − e como esse movimento se conecta com a crise de representatividade, as lacunas do sistema educacional e os desafios do jornalismo tradicional em dialogar com a juventude negra. Quando esses jovens escolhem o caminho da influência digital eles não estão apenas buscando fama. Estão reivindicando visibilidade, protagonismo e novas formas de contar suas histórias − muitas vezes ignoradas ou distorcidas pela grande mídia. Leia mais. Meninos negros querem ser influenciadores. O que isso tem a ver com o jornalismo?
Edição 1.512 - pág. 17 ANOS AUTO Patrocínio n O programa AutoMotor passará a ser exibido pela TV Tribuna, afiliada da Bandeirantes no Espírito Santo. A atração, comandada por Jorge Moraes, está completando 25 anos e atualmente também é exibida pela Bandeirantes em Pernambuco, Amazonas e interior de São Paulo. Além do programa televisivo, o acordo com a Rede Tribuna prevê a participação de Moraes na Tribuna FM, com duas entradas de um minuto por dia. n Já está em pré-venda o livro Mulheres na Gestão da Reputação – Volume I (Leader). A obra reúne histórias inspiradoras de mulheres que se tornaram referência ao gerir, proteger e fortalecer marcas e carreiras. Coordenada por Andréia Roma e Tatiana Maia Lins, a obra conta entre outras, com a colaboração de Renata Nascimento, gerente de Comunicação da Volkswagen do Brasil. u O lançamento está marcado para 27/5, das 19h às 21h45, na Livraria Cultura (Av. Angélica, 1.212). Também colaboraram com a obra Adriana Fernandes Vieira, Aline Bensì, Ana Dourado, Ana Luisa de Castro Almeida, Cristiane Santos Blanch, Elis Ramos, Elisa Prado, Fernanda Bolzan, Jussara Belo, Karla Melo, Lylian Brandão, Malu Weber, Mariana Scalzo, Marianna Abdo, Marily Gallote, Nathália Porto, Neivia Justa, Odete Duarte, Raquel Batista Araujo, Regina Maia, Rosângela Florczak, Rosangela Laurentina do Santos, Rozália Del Gáudio, Sayonara Moreira e Sheila Magri. n Projeto Motor, plataforma especializada na cobertura de competições automobilísticas, promoverá em 29/4 um encontro para celebrar seus dez anos de vida. Além de um coquetel de comemoração, o evento contará com um painel comandado por Bruno Ferreira e Lucas Santochi, sócios da plataforma, que debaterá tendências e o futuro do automobilismo. O encontro será das 18h30 às 21h30, no Cineclube Cortina (Rua Araújo, 62), em São Paulo. As inscrições são gratuitas! E mais... n Está aberto o credenciamento de imprensa para o Festival Interlagos Automóveis 2025. Este ano, os dias dedicados à imprensa serão 11 e 12 de junho. Mais informações com Eduardo Pincigher (eduardopincigher@hotmail. com e 11-99464 9356) ou Patrícia Larsen ([email protected] e 11-99996-5207). n Ana Caroline de Oliveira Martins ([email protected]) deixou a Vicar, onde há um ano vinha atuando como assessora de imprensa de BRB Fórmula 4 Brasil, Stock Car Pro Series e Turismo Nacional, e está de volta ao F1Mania. Ela já havia atuado na publicação de 2020 a 2021 e também passou pela Revista Racing. Auto Motor, de Jorge Moraes, estreia na TV Tribuna/Band ES Jorge Moraes Renata Nascimento, da VW, colabora em livro sobre reputação Projeto Motor celebra dez anos com coquetel e debate Ana Caroline de Oliveira Martins
www.portaldosjornalistas.com.brRkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==