Jornalistas&Cia 1513

Edição 1.513 - 21 a 27 de maio de 2025 ANOS Fenaj registrou 144 ataques a jornalistas em 2024 Relatório da entidade apontou que jornalistas sofreram uma agressão a cada dois dias e meio no ano passado. Pág. 5 Ideal Axicom aprofunda trilha da inovação Ricardo Cesar, CEO e fundador da Ideal Axicom, fala a J&Cia sobre a trajetória de sucesso da agência, que está completando 18 anos. Pág. 16 Repórter especial da Folha de S.Paulo está entre os vencedores do Reconhecimento à Excelência. Pág. 5 será homenageada no Prêmio Gabo 2025 Patrícia Campos Mello A partir desta edição J&Cia passa a contar com o apoio da Máquina, agência que, como nós, está completando 30 anos de vida neste 2025

O presente e o futuro do Jornalismo Fake news Tendo por tema fake news, o terceiro dos sete encontros da série O presente e o futuro do Jornalismo – Insights, debaterá O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Como dimensionar o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia? Convidados: - Insights - ANA DUBEUX SÉRGIO LÍRIO MARÍLIA ASSEF HÉLIO GAMA NETO Data: 26 de maio de 2025 Local: ESPM Tech Rua Joaquim Távora, 1.240 , Vila Mariana, São Paulo O ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights é uma iniciativa de Jornalistas&Cia, concebida para celebrar seus 30 anos de vida, que conta com a parceria da ESPM e do Portal dos Jornalistas e o apoio institucional de ABI, Abraji, Ajor, Aner, ANJ e Projor. Este, focado em fake news, é o terceiro encontro, dos sete programados até setembro (os dois já realizados versaram sobre (Des) Inteligência Artificial e COP30). Os encontros acontecem sempre na última segunda-feira de cada mês, no horário das 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). Os encontros serão gratuitos e com vagas limitadas à capacidade do auditório da ESPM Tech, de 120 lugares. As inscrições serão abertas sempre com três semanas de antecedência em relação a cada uma das etapas. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Próximos encontros O ciclo Organização e Realização: Apoio Institucional • 30/06/2025 – Nativos Digitais | Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro • 28/07/2025 – Jornalismo Investigativo | Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico • 25/08/2025 – Autoritarismo vs. Democracia | O papel do Jornalismo e da sociedade no combate às ideologias extremistas. Onde estamos errando e onde estamos acertando? • 29/09/2025 – A Imprensa como Quarto Poder | Caminhos para a revitalização e o fortalecimento do Jornalismo no Brasil apresenta o ciclo Moderador Correio Braziliense Carta Capital TV Cultura

Edição 1.513 - pág. 3 ANOS ANOS 30SEMANAS em Ano 13 – Edições 611 a 661 (out/2007 a set/2008) Reputação é resultado e vice-versa Uma grande reestruturação nas empresas de mídia geridas pelo Governo Nacional foi um dos principais destaques ao longo do 13º ano de vida de Jornalistas&Cia. Em um intervalo de menos de dois meses, entre outubro e dezembro de 2007, o mercado via o nascimento da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), criada a partir da incorporação do patrimônio, do pessoal e de concessões de radiodifusão da Radiobrás e dos bens públicos da União que estavam sob guarda da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, e da TV Brasil, formada inicialmente a partir da fusão dos canais educativos TVE Brasil, do Rio de Janeiro, e TVE Maranhão, de São Luís. A nova estatal teve um primeiro ano bastante agitado, a começar pelo anúncio das chegadas de Tereza Cruvinel e Helena Chagas para assumirem, respectivamente, a presidência e a diretoria de Jornalismo da TV Brasil. Além delas, o canal, e a própria EBC, ganharam nas semanas e meses seguintes os reforços de nomes como Florestan Fernandes Jr., Arnaldo César, Eduardo Castro, Walter Clemente, Aziz Filho, Lalo Leal Filho, Amauri Mello e Carlos Lemos (ed. 611, 612, 615, 618, 620, 622, 631, 634, 637, 647, 653, 658). Na Editora Três, depois de um longo período de intensa crise financeira e o início de um processo de recuperação judicial, os ares começavam ao voltar ao normal. Com os salários em dia, os acordos com os demitidos para o pagamento parcelado das verbas rescisórias sendo cumpridos e aprovação de seu plano de recuperação judicial pelos credores, a editora agora comandada por Caco Alzugaray apostava na IstoÉ Platinum. A revista, focada no segmento de luxo e até então produzida como edição especial de forma sazonal, passava a ganhar periodicidade bimestral e tiragem de 100 mil exemplares (ed. 612, 632 e 643). Em entrevista exclusiva a Eduardo Ribeiro, diretor deste Jornalistas&Cia, veiculada na edição extra especial 649A, Caco chegou a comemorar o novo momento da empresa, afirmando que “o tempo de vender o almoço para J&Cia Ano 13: nasce a EBC e Editora Três ensaia recuperação Marcelo Camargo/Agência Brasil Caco Alzugaray, aos 39 anos, logo após assumir o comando da Editora Três

Edição 1.513 - pág. 4 ANOS Ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insigths Edição 1.506 - 2 a 8 de abril de 2025 ANOS “Crise da crítica” foi tema central do primeiro encontro promovido por J&Cia e ESPM. comer o jantar havia ficado para trás” e falando sobre os planos de crescimento, que incluíam o sonho de ser líder de mercado. Enquanto isso, duas de suas principais concorrentes, as editoras Globo e Abril, anunciavam novidades em seus comandos. Na Editora Globo, Frederic Kachar assumia como diretor-geral no lugar de Juan Ocerin, enquanto Paulo Nogueira deixava a Direção Editorial (ed. 625, 630 e 654). Já na Abril, Roberto Civita escolhia Jairo Leal para sucedêlo na Presidência da editora e Sidnei Basile passava a vice-presidente de Relações Institucionais (ed. 621 e 638). Em um giro pelo mercado, J&Cia destacou ainda: a decisão de Júlio Moreno deixar a área acadêmica para assumir o Jornalismo da TV Cultura (ed. 619); a nomeação de Rodolfo Schneider como novo chefe de Redação da BandNews FM (ed. 621); a decisão dos Diários Associados de elegerem oito novos membros vitalícios para o seu Conselho, entre eles o de Josemar Gimenez, diretor de Redação dos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas (ed. 622); na Bahia, tivemos Rodrigo Cavalcante assumindo a redação do Correio da Bahia (ed. 630) e Roberto Appel, a direção de Jornalismo da Rede Bahia, no lugar de Carlos Libório (ed. 634 e 637); a saída de Cristina De Luca da Diretoria de Conteúdo do Terra (ed. 643); Morris Kachani assumindo na Abril como publisher de Claudia, Gloss e Nova (ed. 645); e as sucessões de Rosa Dalcin por Daniel Parke na Direção da Agência Estado (ed. 646 e 651); de Alexandre Maron por Ricardo Alexandre na Época SP (ed. 657) e de Roberta Rossetto por Sandra Boccia na Pequenas Empresas & Grandes Negócios (ed. 661). Ano 13 – Edições 611 a 661 (out/2007 a set/2008) n O terceiro encontro do ciclo O presente e o futuro do jornalismo – Insights, que J&Cia está realizando em parceria com a ESPM de São Paulo, será realizado na próxima segundafeira (26//5), com o tema O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Qual o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia?. Será no auditório da ESPM Tech, à rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana, das 9h30 às 12h30, como parte das comemorações dos 30 anos deste J&Cia, a serem completados em setembro. u Eurípedes Alcântara, diretor de Jornalismo do Grupo Estado, que iria compor a mesa de debates, teve um problema médico e não poderá comparecer. Assim, Ana Dubeux, diretora de Redação do Correio Braziliense, e Marília Assef, diretora de Jornalismo da TV Cultura, terão a companhia de Sergio Lirio, diretor de Redação da revista CartaCapital. A mediação será de Hélio Gama Neto, diretor-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ). As inscrições, que podem ser feitas por aqui, são gratuitas e as vagas limitadas à capacidade do auditório (120 lugares). Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. u Assista ao primeiro e ao segundo episódios do ciclo. Encontro de 26/5 debaterá fake news e desinformação

Edição 1.513 - pág. 5 ANOS Últimas n A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lançou na terça-feira (20/5) seu relatório sobre a violência contra profissionais de imprensa no Brasil em 2024. O documento registrou o total de 144 casos de ataques a jornalistas no ano passado, o que representa a média de uma agressão a cada dois dias e meio. Segundo a Fenaj, apesar do número total de ataques ter diminuído em relação a anos anteriores, o cenário permanece grave e preocupante. u Para efeito de comparação, em 2023, foram registrados 181 ataques a jornalistas. Em 2024, os 144 casos representam uma queda de 20,44% em relação ao ano anterior. “Mesmo assim, a redução nos números não pode ser usada para minimizar a gravidade da situação”, explicou Samira Castro, presidenta da Fenaj, em nota publicada sobre o lançamento do relatório. “A liberdade de imprensa está sob ataque constante, e proteger o jornalismo é proteger a democracia”. u O relatório detalha os ataques por tipo de violação, região e estado, gênero, tipo de mídia e quem são os principais agressores, além de trazer relatos sobre os casos. O documento alerta para a persistência de práticas violentas contra mulheres jornalistas. Além disso, segundo o relatório, políticos, assessores e apoiadores de direita e extrema direita representam mais de 40% dos casos de ataques contra comunicadores no País. u Leia o relatório na íntegra aqui. Jornalistas sofreram uma agressão a cada dois dias e meio em 2024, diz relatório da Fenaj n Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha de S.Paulo, está entre os vencedores do Reconhecimento à Excelência do Prêmio Gabo 2025, que valoriza e premia, a cada ano, o trabalho de um profissional ou veículo por sua trajetória e contribuição ao avanço do jornalismo. A premiação também foi concedida à jornalista argentina Laura Zommer e ao portal de notícias venezuelano Armando.info. É a primeira vez que o conselho da Fundação Gabo, responsável pelo Prêmio Gabo, decide homenagear três trajetórias ao mesmo tempo. u Patrícia receberá o reconhecimento por seu trabalho jornalístico contra a desinformação no Brasil. Em 2018, ela publicou uma reportagem sobre um grande esquema de divulgação de fake news para favorecer o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro. Após a publicação da reportagem, sofreu diversos ataques de apoiadores de Bolsonaro nas redes sociais. Ela denunciou os ataques na Justiça e obteve vitórias judiciais importantes, incluindo a condenação de Bolsonaro por ataques misóginos. u Os três vencedores receberão o prêmio na cerimônia de entrega do Prêmio Gabo 2025, na 13ª edição do Festival Gabo, de 25 a 27 de julho, em Bogotá, na Colômbia. Patrícia figura entre os 50 mais premiados jornalistas da história do Brasil, segundo o Ranking dos +Premiados da Imprensa 2024. Patrícia Campos Mello será homenageada com Reconhecimento à Excelência do Prêmio Gabo 2025 Patrícia Campos Mello TV PUC/YouTube

Edição 1.513 - pág. 6 ANOS n As associadas da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) elegeram em 20/5 Natália Leal, CEO da Lupa, como nova presidente do Conselho da entidade para o biênio 2025-2027. O mandato teve início logo após a apuração dos votos que referendaram a chapa única como vencedora da eleição e se estenderá até 19 de maio de 2027. Ela substituirá a Carol Monteiro, da Marco Zero Conteúdo, que ocupou o posto nos últimos dois anos. u Além de Natália, integram a chapa a vice-presidente Vitória Régia Gonzaga da Silva, da Associação Gênero e Número, e os conselheiros Cíntia Moreira Gomes (Agência Mural de Jornalismo das Periferias), Daniel Nardin Tavares (Amazônia Vox), Filipe Speck (Matinal), Guilherme Alpendre (Aos Fatos), Lucas Maia (Agência Tatu), Mariana Clarissa da Conceição Silva (Instituto Eficientes), Marina Dias (Agência Pública), Stefano Biagioni Wrobleski (InfoAmazonia) e Victória Araujo Lôbo da Costa (Conquista Repórter). u Confira mais detalhes no Portal dos Jornalistas. Natália Leal, da Lupa, é a nova presidente da Ajor Natália Leal n O apresentador Tadeu Schmidt retornará ao Esporte da Globo a partir de junho. Ele comandará, ao lado do exjogador Paulo Nunes, o Central da Copa de Clubes, que debaterá os principais jogos da Copa do Mundo de Clubes, a partir de 14 de junho. O programa será exibido todas as noites durante o torneio. u Tadeu trabalhou por anos no setor, cobrindo eventos como Copas do Mundo, Olimpíadas, corridas de Fórmula 1 e de Stock Car. Foi repórter e apresentador do Esporte Espetacular. Comandou o bloco de Esportes do Bom Dia Brasil. Ficou por 14 anos no Fantástico, como apresentador titular, apresentador do bloco de esportes e dos Gols do Fantástico. Criou o quadro Bola Cheia e Bola Murcha, em 2008. Tadeu Schmidt comandará novo programa esportivo na Globo a partir de junho Tadeu Schmidt Instagram Nacionais n O Itaú Unibanco anunciou nesta quarta-feira (21/5) na home do portal Inteligência Financeira (IF) que vai concentrar seus esforços em um ecossistema de comunicação mais simples e integrado e direto com seus clientes investidores. Com isso, o IF será descontinuado. O conteúdo continuará disponível para consulta só até o próximo dia 30. u O banco criou o portal há pouco mais de três anos com a missão de apoiar os investidores a tomarem decisões conscientes, com base em informações seguras e confiáveis, por meio de notícias, análises, conselhos e reflexões relevantes. Publicava as newsletters Mercado Hoje, com um resumo diário do mercado de ações, e Semana Inteligente, resumo semanal do que movimentou o mercado e a economia. u Em nota enviada à redação de J&Cia, o Itaú declarou que “reconhece e valoriza a contribuição significativa do Inteligência Financeira para a democratização da informação financeira no País, e agradece profundamente o trabalho de toda a equipe envolvida, formada por profissionais altamente qualificados e engajados”. Mas não informou sobre o destino desses profissionais. Últimas Itaú descontinua o Inteligência Financeira

Edição 1.513 - pág. 7 ANOS Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Gary Lineker, excapitão da seleção inglesa de futebol e apresentador do Match of The Day, deixará a BBC após uma nova controvérsia envolvendo uma postagem considerada antissemita em sua conta pessoal no Instagram − mais uma das muitas em que se envolveu. A decisão foi anunciada dias após a repercussão negativa do conteúdo compartilhado, que reacendeu o debate sobre os limites da liberdade de expressão para personalidades ligadas a organizações de mídia financiadas pelo público. Lineker era o mais bem pago apresentador da rede, com salário anual de £1,35 milhão (cerca de R$ 8,8 milhões). A imagem que gerou a reação negativa fazia parte de um vídeo intitulado Zionism explained in two minutes e incluía a representação de um rato, figura historicamente associada a conteúdos antissemitas. Lineker removeu a postagem após críticas, pediu desculpas e afirmou que não havia percebido o teor ofensivo da imagem ao compartilhá-la. Ele disse em um comunicado: “Assumo total responsabilidade por este erro. Aquela imagem não reflete minhas opiniões. Ao mesmo tempo em que acredito fortemente na importância de falar sobre questões humanitárias, incluindo a tragédia em Gaza, também sei que a forma como fazemos isso é importante”. Mas não adiantou. A queda era inevitável. Lineker elogiou o relacionamento com a rede por longos anos, disse que o programa Match Of The Day era parte de sua vida, agradeceu o apoio das pessoas com quem trabalhou, mas afirmou que era hora de seguir caminhos separados. O episódio marca o fim de uma trajetória de 26 anos de Gary Lineker como apresentador da emissora pública britânica, comandando o programa esportivo mais tradicional da TV do país e aparecendo em diversas outras produções da rede como convidado. Mas ao mesmo tempo tendo se tornado um peso para a reputação da BBC. Leia a matéria completa em MediaTalks. Elton John ameaça processar governo britânico contra projeto de lei de IA: “roubo em larga escala”. Leia mais Reputação: Adidas revolta gregos por tênis projetado com drones sobre a Acrópole em ação promocional. Leia mais Fim de uma era: Gary Lineker, astro do futebol inglês e do jornalismo esportivo, deixa a BBC por postagem antissemita Gary Lineker Jornal dos EUA “alucina”, recomenda livros inexistentes inventados por IA e tem que se desculpar com leitores. Leia mais Presidente da CBS News renuncia em meio a pressões de Trump que podem arruinar fusão bilionária. Leia mais

Edição 1.513 - pág. 8 ANOS Vaivém das redações Édria Caroline Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected]. n Deixaram o UOL nos últimos dias os colunistas Andreza Matais e Tales Faria, de Política, Mariana Londres e Katherine Rivas, de Economia, e Mariana Sgarioni, da plataforma Ecoa. Essa nova movimentação no portal, com a saída dos cinco colunistas, dá-se em sequência às contratações anunciadas há alguns dias de sete outros que começaram na casa: Camila Maia, Mariana Barbosa e Pollyana Félix, em Economia; Marco Antonio Sabino, em Política; Michelle Prazeres, no canal VivaBem; Josimar Melo, no canal Nossa; e Maria Prata, que passou a assinar a newsletter e coluna Futuro Presente, em Universa. u Dos que saíram, Andreza Matais foi anunciada no mesmo dia como novo reforço do portal Metrópoles (ver Brasília, na pág. 22), onde comandará uma coluna especializada em jornalismo investigativo. Além dela, Katherine Rivas, eleita em 2024 a +Admirada Jornalista de Economia, Negócios e Finanças, havia estreado duas semanas antes a coluna Dividendo à Vista no portal E-Investidor, do Estadão. Andreza Matais, Tales Faria, Mariana Londres, Katherine Rivas e Mariana Sgarioni deixam o UOL Brasília n Amanda Pupo deixou a Agência Estado após sete anos e meio como repórter em Brasília e começou na Agência Infra. Ela antes foi trainee no Estadão e estagiária no Metro Jornal, em Curitiba. n Gracielly Bittencourt, desde 2013 na EBC, período em que atuou como repórter e assessora da Diretoria Geral, foi promovida a gerente de TV da Rede Nacional de Comunicação Pública, órgão ligado à EBC que coordena as emissoras de rádio e televisão públicas, educativas e culturais em todo o País. n Hadass Leventhal e Leticia Passos foram promovidas a redatoras do Poder360 após participarem por três meses do programa de trainees da publicação. Rio de Janeiro n Luana de Assis Trindade, que recentemente despediu-se da FlaTV, é a nova editora de texto nos canais SporTV. Esta será sua segunda passagem pela casa, onde já havia atuado em 2016. n Lucas Pedrosa, apresentador do SBT Sports Rio, que teve passagens por Esporte Interativo e Band, acumulará seu trabalho na emissora com o de comentarista da Cazé TV. Com o novo desafio, ele deixa a Placar TV onde atuava em alguns programas. Rio Grande do Sul n Luana Martins está de volta ao Grupo RBS após um ano. Chega para atuar como editora de texto do Núcleo Globo nos jornais da RBSTV. Ela passou também por SBT, RDC TV e Grupo Bandeirantes. São Paulo n Mariane Ribeiro começou na GloboNews como produtora do jornal GloboNews Mais. Ela vinha atuando nos últimos meses como repórter do Lance e antes passou por Footballco, Folha de S.Paulo e foi trainee no Estadão. Amanda Pupo Gracielly Bittencourt Leticia Passos Luana de Assis Trindade Lucas Pedrosa Luana Martins Mariane Ribeiro

Edição 1.513 - pág. 9 ANOS AGRO Patrocínio n Circulou em 19/5 uma edição especial de Jornalistas&Cia apresentando os vencedores da quinta edição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio. Neste ano, serão 52 profissionais e 25 publicações homenageados no já tradicional jantar de premiação, marcado para 23 de junho, em São Paulo. u Durante o encontro, além de anunciar os TOP 10 mais votados jornalistas, serão conhecidos os veículos vencedores em cada categoria temática, além da entrega de dois troféus especiais: o de Revelação do Ano, a Gustavo Lustosa, do AgFeed, e de Contribuição à Imprensa do Agro, para Demétrio Costa, diretor da DBO Editores Associados. u A eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025 conta com os patrocínios de Cargill, Copersucar, Mosaic e Syngenta, apoios de Bosch, CNA, Elanco, Tereos e Yara, colaboração de Agrel, BRF e John Deere, e apoio institucional da Rede Agrojor. Empresas interessadas em associarem suas marcas à premiação podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro ([email protected]). u Confira a lista completa de vencedores. +Admirados da Imprensa do Agro 2025 anuncia vencedores EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @ RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação O Movimento Mulheres Negras Decidem, em parceria com a Revista Afirmativa, lançou uma pesquisa nacional para mapear como a imprensa tem narrado a presença de mulheres negras na política institucional. A iniciativa busca entender os enquadramentos midiáticos, identificar padrões de cobertura e fomentar estratégias de comunicação mais inclusivas. Jornalistas de todo o País podem contribuir respondendo ao questionário, que pretende fortalecer o protagonismo negro nos espaços de poder e ampliar a justiça narrativa. A pesquisa está disponível no site da Rede de Jornalistas Pretos. Movimento investiga como a mídia cobre a participação política de mulheres negras

Edição 1.513 - pág. 10 ANOS Comunicação Corporativa n Vão até 31 de maio as inscrições com desconto de 20% ao Prêmio Jatobá PR. Desse modo, as inscrições para organizações e grandes agências, que custam R$ 2.650, poderão ser feitas até esta data por R$ 2.120; e para as agências-butique, de R$ 1.800 por R$ 1.440. No caso de mais de uma inscrição por organização, os descontos por volume começam em 5% e podem chegar a 31%, dependendo do total de cases inscritos. u Um dos benefícios que a premiação garante aos interessados, conforme explica Hélio Garcia, diretor do Gecom (Grupo Empresarial de Comunicação), é a possibilidade de comprar agora as inscrições, aproveitando o desconto, e fazer o upload do case depois: “Esse é um diferencial importante do Jatobá, que busca beneficiar aqueles que já decidiram participar, mas não tem como preparar o case até o dia 31. Comprando agora, as empresas e agências poderão fazê-lo com tranquilidade até 30 de setembro, prazo final das inscrições”. Prêmio Jatobá PR Inscrições poderão ser feitas com 20% de desconto até 31/5 Categoria exclusiva para cases da COP30 n A organização do Jatobá, atendendo a sugestões do mercado, incluiu nesta edição − e incluirá também na edição de 2026 − a categoria especial COP30, para permitir que as centenas de ações de RP e de comunicação corporativa que estão sendo desenvolvidas em toda a América Latina possam ter um fórum especial de avaliação que distinga os projetos e ações mais criativos e inovadores da atividade. É uma categoria aberta a todas as verticais da premiação, não importando que a inscrição seja feita por grande agência, agência-butique, organização empresarial ou pública ou organização latino-americana. u “A COP30 é um dos maiores eventos dos últimos anos no Brasil e naturalmente o maior de 2025”, lembra o também diretor do Gecom Talles Toffoli. “E o que temos visto nos últimos anos é uma intensa movimentação de empresas e agências pensando e planejando estratégias e ações que contribuam para a forte e significativa presença das marcas na Conferência de Belém. Um prêmio com as características do Jatobá não poderia ficar ausente desse esforço significativo que o mercado de PR vem fazendo em torno do evento. E vamos repetir a dose em 2026, porque grande parte do que se fizer este ano terá frutos no próximo. Nada mais justo, portanto, que analisar esses dois tempos de produção de projetos no campo do PR”. Mais espaço para cases latinoamericanos n Uma das maiores novidades da edição 2025 (a nona) do Prêmio Jatobá PR é a inclusão de uma quarta vertical, exclusiva para cases da América Latina. Marco Rossi, outro dos diretores do Gecom, explica as razões dessa inovação: “O Jatobá tem América Latina em seu nome original, que é Prêmio Latino-Americano de Excelência e Inovação em PR. Embora nesses primeiros oito anos tenhamos mantido uma categoria internacional, voltada para esse mercado, e haja a opção de inscrições de cases dos demais países do continente em todas as demais categorias, entendemos que era necessário criar uma vertical exclusiva, que valorizasse e desse protagonismo ao PR dos colegas latinoamericanos. Nossa opção foi criar cinco categorias entre as mais competitivas da atividade, que são: Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia; Campanha de Comunicação / Campanha Institucional / Utilidade Pública; Comunicação Integrada; Projeto Especial; e Relacionamento com Influenciadores. u Outras informações, inscrições e regulamento podem ser conferidos aqui. Hélio Garcia Talles Toffoli Marco Rossi

Edição 1.513 - pág. 11 ANOS Comunicação Corporativa n Rafael De Luca começou em abril como gerente de comunicação na Eli Lilly, função em que assumiu a liderança das áreas de digital e comunicação interna. Ali chega após 1 ano e 4 meses na Ideal Axicom, atendendo, como executivo sênior, à própria Eli Lilly. Antes, foi por pouco mais de um ano e meio da CDN, contratado para atuar na conta da Pfizer. E mais... n Dana Guedes e Nathaly Cordeiro reforçam o time liderado por Déia Passos no marketing digital da CoWork Comunicação. u Dana, ex-head de redação e docente de roteiro aplicado à comunicação corporativa, chegou em março na função de coordenadora de conteúdo e comunicação, focada em marketing digital. Responderá na agência pelas estratégias que conectam marcas e pessoas por meio do storytelling. u Nathaly, analista de mídias sociais, ali chegou em fevereiro para atuar em especialidades como posicionamento de marca, conteúdo digital e estratégias de mídias sociais, com foco na construção de autoridade digital. Já desenvolveu projetos para Yamaha Motor, Bradesco Seguros e Bella Vida, entre outras marcas. I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. Rio de Janeiro n Rafael Vanni, ex-A-LAB Content Lovers, que foi gerente de planejamento na InPress Porter Novelli por 2 anos e 2 meses, começou agora em maio como diretor de estratégia e negócios no Hub de Comunicação Canarinho, formado pela Canarinho e a agência Canarinho. Vai liderar o posicionamento estratégico da Canarinho, conduzir o planejamento dos principais clientes e abrir novas frentes de negócios. n Tatiana Abreu, ex-editora do Ninja Esporte Clube (MídiaNinja), despediu-se em maio da Máquina, após 8 meses de casa, e começou na sequência como analista de comunicação no Comitê Olìmpico do Brasil. Ela também já foi de InPress Porter Novelli e Approach. n Fernanda Joaquim está em nova jornada profissional. Acaba de assumir a função de head latam of communications, payments no JPMorganChase. Ali chega após pouco mais de 6 anos na comunicação da AON, pouco mais da metade deles como diretora de comunicação para a América Latina. Rafael Vanni Tatiana Abreu São Paulo Fernanda Joaquim deixa a AON e começa no JPMorganChase Fernanda Joaquim Rafael De Luca assume a comunicação digital e interna na Eli Lilly Rafael De Luca Dana Guedes Nathaly Cordeiro

Edição 1.513 - pág. 12 ANOS Comunicação Corporativa n Andrea Benedetti, ex-LG Electronics Brasil, Votorantim Cimentos e Whirlpool Corporation e FSB Comunicação, com passagem ainda pela 4influence, onde atuou como head de estratégia e serviço ao cliente na 4influence, está novamente disponível para oportunidades na área de comunicação. n Anna Beatriz Gregorio, analista sênior, despediu-se em maio da Pros, onde por 9 meses integrou o time de atendimento à Kimberly Clark, ficando à frente das marcas Intimus e Plenitude. Ela também já esteve em CDN, InPress Porter Novelli e Loures. n Beatriz Cordeiro Ferreira, que esteve por 6 anos e 9 meses na Vivo, por último na função de consultora de projetos sociais, deixou a empresa em fevereiro e em março começou na Oracle, na função de especialista sênior latam, para a área de impacto social. Ela também já esteve na Fecap, por 3 anos e 9 meses. n Brunno Rocha despediu-se em fevereiro da Loures, após 3 anos e 9 meses de casa, por último na função de coordenador de comunicação da conta do Grupo Carrefour, e integrou-se na sequência ao time de especialistas da GBR Comunicação, para a conta da Ambipar. n Dulcelene Jatobá começou em março como coordenadora de comunicação na Abiove – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais. Esteve, até então, como gerente de comunicação da FSB, onde ficou por 2 anos e 5 meses. Também já foi de Edelman e Outras Palavras, de Ribeirão Preto. n Fernando Pedroso iniciou em março nova jornada na Bowler, como consultor sênior. Ex-Folha de S.Paulo, onde esteve por quase 10 anos e meio, coordenando algumas das editorias do jornal, atuou também como freelancer em UOL, Editora Abril, Editora Globo e Autoo. n Gabriel Mello está de cargo novo na Natura. Foi promovido neste mês de maio a gerente de comunicação e marketing de influência, após quase 3 anos no cargo de coordenador de relações públicas. n Herica Mendes, ex-NB Press, em que esteve por quase 3 anos e meio, começou há algumas semanas como executiva de atendimento no Grupo Trama Reputale. n Júlia Zillig, ex-And,All, que passou 2 anos e 7 meses como redatora sênior na TM Comunicações, despediu-se da agência em março, seguindo para a Celcoin, da área financeira, como analista sênior. n Larissa Capriotti, coordenadora de comunicação interna e cultura, deixou a Adeste, em que esteve por 8 meses e foi, já há algumas semanas, para o OCP Group, como coordenadora de comunicação e marketing. Antes, esteve por 7 anos e 2 meses na Corteva Agriscience. n Luiz Hidalgo despediu-se em abril da JeffreyGroup, em que era gerente de contas e em que esteve por 4 anos, e seguiu para Prospectiva Comunicação, também com o cargo de gerente. Excoordenador de comunicação na Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, por quase 2 anos, foi também executivo sênior na CDI, por 1 ano e 9 meses. n Mateus Andrighetto Tamiozzo, ex-Hill + Knowlton, SulAmérica e Allianz, que esteve por 3 anos e 8 meses na Air France-KLM como analista de marketing e comunicação, até janeiro, seguiu para a AXA Brasil, na função de analista sênior. Andrea Benedetti Anna Beatriz Gregorio Beatriz Cordeiro Ferreira Brunno Rocha Dulcelene Jatobá Fernando Pedroso Gabriel Mello Herica Mendes Júlia Zillig Larissa Capriotti Luiz Hidalgo Mateus Andrighetto Tamiozzo

Edição 1.513 - pág. 13 ANOS Comunicação Corporativa n Talita Fiore Lopes, head de digital e PR na agência Oliver Press, onde esteve por 3 anos e 4 meses, mudou. Em janeiro, começou como coordenadora de PR na Motim. Ela também já foi da NR-7 Comunicação. n Tamara Lopes iniciou em abril na assessoria de imprensa da Comunicação do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo). Ali chega após quase 4 anos na Prodesp, onde atuou com atendimento à imprensa, mídias sociais e, por último, com coordenação de conteúdos multiplataforma. No governo estadual, já integrou as equipes de Secretaria de Comunicação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Detran-SP e Casa Civil. n Vitória Morais começou em maio como analista sênior no iFood. Ali chega após jornada de 4 anos na CDI, onde coordenou a equipe de produto e engenharia na conta do Google Brasil. n Walace De Jesus, que esteve por 8 meses na Intel Corporation atuando em operações de comunicação interna, foi contratado como analista pleno na Ágora. Dança das contas n A DIX Conteúdo e Relacionamento passou a atender ao Boulevard Genève, que atua como um centro de experiências de valorização de Campos do Jordão como destino turístico. No atendimento, Larissa Abreu ([email protected]), com gerência de Cristina Leite Fernandes e direção de Elen Petterson. n Idealizado por Andréia Roma, CEO da Editora Leader, e coordenado pela consultora Tatiana Maia Lins, chega ao mercado em 27/5 o livro Mulheres na Gestão de Reputação: Edição Poder de uma História – Volume 1 (selo Série Mulheres da Editora Leader), reunindo histórias de 26 executivas de larga experiência no tema. O lançamento, em São Paulo, está marcado para a Livraria Cultura, na av. Angélica, 1.212, às 19 horas. u Na véspera, 26/5, as coautoras serão reconhecidas pelo impacto de suas histórias e pelo legado que deixam para a literatura e para a gestão da reputação em um evento exclusivo, em que receberão o troféu da Série Mulheres – Por mais Mulheres na Literatura. u A obra conta com 26 histórias de profissionais, vindas de diversas áreas, que trabalham com gestão da reputação em diferentes setores de negócios e regiões do Brasil e do mundo. São elas: Ana Luisa de Castro Almeida, Jussara Belo, Elisa Prado, Lylian Brandão, Nathália Porto, Cristiane Santos Blanch, Fernanda Bolzan, Karla Melo, Malu Weber, Mariana Scalzo, Marily Gallote, Neivia Justa, Odete Duarte, Raquel Batista Araújo, Regina Maia, Renata Nascimento, Rosangela Laurentina dos Santos, Rozália Del Gáudio, Sheila Magri, Adriana Vieira, Elis Ramos, Rosângela Florczak, Sayonara Moreira, Aline Bensi, Ana Dourado e Marianna Abdo. Talita Fiore Lopes Tamara Lopes Vitória Morais Walace De Jesus Livro Mulheres na Gestão de Reputação será lançado em 27/5, em São Paulo

Edição 1.513 - pág. 14 ANOS Pelo mercado Ranking das Agências da Comunicação FSB Holding mantém e avança na liderança O grupo das TOP 3 é ainda completado por In Press e Burson n O Ranking das Agências de Comunicação divulgado no último dia 15, no lançamento da versão digital do Anuário da Comunicação Corporativa, reuniu 111 agências de todos os portes e regiões, de um total de 192 que participaram da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação neste 2025. E pelo 14º ano consecutivo a liderança foi mantida pelo grupo FSB Holding. O detalhe é que, com o assombroso crescimento de 34%, passou a olhar seus concorrentes mais diretos de binóculos. Com R$ 735 milhões de faturamento em 2024, mais que dobrou a diferença em relação ao Grupo In Press, que faturou R$ 319 milhões, e triplicou sua distância em relação ao Grupo Burson, cujas receitas foram estimados R$ 221 milhões. Um novo formato n Este ano, o Ranking das Agências de Comunicação passou a adotar um novo agrupamento das empresas. No bloco líder, estão as agências com faturamento acima de R$ 100 milhões, neste ano integrado pelos três grupos citados na abertura desta nota, batizado de TOP 3. No segundo, entraram as TOP 10. No terceiro, as TOP 50. E, no quarto, as TOP Butiques (este ano, com 61 agências relacionadas). u O objetivo, como explicaram os editores no próprio Anuário, foi “hierarquizar de forma mais racional as agências e desse modo permitir ao mercado comparações mais adequadas do conjunto de empresas por faixa de faturamento”. u Acompanhe aqui os rankings e se quiser pode também conferir diretamente nas páginas do Anuário. RANKING DAS AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO TOP 3 (os três maiores faturamentos de agências de RP/comunicação corporativa do País) Posição Agência Faturamento bruto (R$) Status do faturamento 2024 2023 2024 2023 1 1 FSB Holding (FSB Comunicação, Loures Consultoria, JotaCOM, Seta, Beon, Nexus, Bussola, Deck e Giusti) 735.031.217,00 548.708.617,00 Comprovado 2 2 Grupo In Press (InPress Porter Novelli, FleishmanHillard, Oficina Consultoria, Brodeur Partners, Vbrand, Critical Mass) 319.487.829,00 280.356.890,00 Comprovado 3 - Grupo Burson Brasil *1 (Máquina, JeffreyGroup e Burson) 221.000.000,00 Estimado TOP 10 (os dez maiores faturamentos de agências de RP/comunicação corporativa do País) Posição Agência Faturamento bruto (R$) Status do faturamento 2024 2023 2024 2023 1 1 FSB Holding (FSB Comunicação, Loures Consultoria, JotaCOM, Seta, Beon, Nexus, Bussola, Deck e Giusti) 735.031.217,00 548.708.617,00 Comprovado 2 2 Grupo In Press (InPress Porter Novelli, FleishmanHillard, Oficina Consultoria, Brodeur Partners, Vbrand, Critical Mass) 319.487.829,00 280.356.890,00 Comprovado 3 - Grupo Burson Brasil *1 (Máquina, JeffreyGroup e Burson) 221.000.000,00 Estimado 4 6 The Weber Shandwick Collective (Weber Shandwick, Current Group, United Minds, Powell Tate, Cappuccino, IPG PR) 99.823.000,00 95.800.000,00 Estimado 5 - Ideal Axicom *2 95.000.000,00 Estimado 6 5 Grupo DJ Edelman (Edelman, Edelman Publicidade e Zeno) 88.964.144,00 98.454.001,00 Comprovado 7 15 in.Pacto Holding (Santafé Ideias Inteligentes em Marketing e Comunicação, Mais61 Assessoria em Comunicação e Estratégias) 79.707.539,00 58.516.500,00 Comprovado 8 7 Ketchum (Ketchum, Interfuse, Little George, MMC+) 71.400.000,00 71.400.000,00 Estimado 9 8 Grupo CDI (CDI Comunicação, NR7, Seven PR, Sallero, Manacá Filmes e Outfield) 59.300.000,00 58.000.000,00 Declarado 10 10 Approach (Approach Comunicação, JOR, Juntos, Content, Direta, Data e Tools) 58.500.000,00 50.000.000,00 Estimado TOP 50 (os cinquenta maiores faturamentos de agências de RP/comunicação corporativa do País) Posição Agência Faturamento bruto (R$) Status do faturamento 2024 2023 2024 2023 Ranking por faturamento das agências de RP/Comunicação Corporativa Comunicação Corporativa

Edição 1.513 - pág. 15 ANOS Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2025 121 TOP Butiques (61 agências) (Agências classificadas a partir do 51º maior faturamento de agências de RP/comunicação corporativa do País) Posição Agência Faturamento bruto (R$) Status do faturamento 2024 2023 2024 2023 1 - Fundamento Grupo de Comunicação 6.082.691,00 7.843.980,00 Comprovado 2 - Savannah Comunicação Corporativa (Savannah Soluções em Comunicação, Savannah Organização e Savannah Comunicação e Tecnologia) 5.669.390,00 6.503.815,00 Comprovado 3 5 AD2M Engenharia de Comunicação 5.647.930,00 4.482.138,00 Comprovado 4 4 2PRÓ Comunicação (2PRO Comunicação Empresarial / GN2 Agência de Notícias / 2POR1Comunicação) 5.283.474,00 4.576.000,00 Declarado 5 11 Alter Conteúdo Relevante 5.200.000,00 3.600.000,00 Declarado 6 3 Texto Comunicação Corporativa 5.101.225,00 4.651.636,00 Comprovado 7 1 Dialetto Comunicação 4.900.000,00 4.800.000,00 Declarado 8 6 Growth Comunicações 4.800.000,00 4.380.000,00 Declarado 9 7 4CO 4.567.515,00 4.359.769,00 Declarado 10 - Oliver Press 4.442.605,00 4.243.140,00 Declarado 11 8 DezoitoCom PR 4.000.000,00 4.000.000,00 Declarado 12 9 LAM Comunicação 3.860.000,00 3.990.500,00 Declarado 13 20 Bendita Imagem 3.750.664,00 2.239.000,00 Comprovado 14 16 Caravelas Comunicação 3.349.347,00 3.087.399,00 Comprovado 15 18 EPR Comunicação Corporativa 3.031.075,00 2.700.000,00 Declarado 16 10 DM Advocacy PR 2.993.498,00 3.802.000,00 Declarado 17 17 Comunicativa Associados 2.980.000,00 2.800.000,00 Declarado 18 23 Markable Comunicação 2.955.000,00 2.084.000,00 Declarado 19 - Dupla Comunicação 2.920.937,00 Declarado 20 - Darana RP 2.700.000,00 2.209.316,00 Declarado 21 - Conceito Comunicação 2.400.000,00 2.000.000,00 Declarado 22 21 Attuale Comunicação 2.210.536,00 2.161.417,00 Comprovado 23 28 Make Buzz 2.200.000,00 1.800.000,00 Declarado 24 25 Dona Comunicação 2.134.682,00 1.957.338,00 Comprovado 25 27 CoWork Comunicação 2.125.732,00 1.801.468,00 Declarado 26 19 NB Press 2.072.212,00 2.400.000,00 Declarado 27 28 Encaso Comunicação Corporativa 2.000.000,00 1.800.000,00 Declarado 28 hey B! + people + business 2.000.000,00 1.800.000,00 Declarado 29 41 Contexto Mídia 1.888.191,00 1.297.646,00 Declarado 30 33 GPCom Comunicação Corporativa (GPCOM Comunicação Corporativa e GP1 Comunicação) 1.778.817,00 1.752.530,00 Declarado 31 34 Agência Blue Chip (Agência Blue Chip / Tancredi Propaganda) 1.757.273,00 1.693.023,00 Comprovado 32 - N.A. Comunicação 1.750.000,00 1.432.000,00 Declarado 33 39 Exclusiva Assessoria de Imprensa 1.708.070,00 1.383.657,00 Declarado 34 35 Agência Galo 1.566.790,00 1.597.456,00 Comprovado 35 36 Padrinho Conteúdo e Assessoria 1.532.850,00 1.508.940,00 Declarado 36 26 aboutCOM 1.411.999,00 1.838.150,00 Declarado 37 42 Vervi Assessoria 1.280.398,00 1.266.850,00 Declarado 38 - Gueratto Press 1.263.251,00 235.040,00 Declarado 39 40 Comunicare Consultoria de Comunicação 1.200.000,00 1.307.000,00 Declarado 48 Fonte Comunicação 1.200.000,00 1.096.229,00 Declarado 45 Kakoi Comunicação 1.200.000,00 1.200.000,00 Declarado 42 - 22 Graus Comunicação e Marketing 1.148.000,00 1.366.000,00 Declarado 43 31 Scritta Serviço de Notícia 1.125.000,00 1.798.000,00 Declarado 44 68 Nêmesis Assessoria e Consultoria em Comunicação 1.100.000,00 156.000,00 Declarado Ranking por faturamento das agências de RP/Comunicação Corporativa Continua na página seguinte >>> RANKING DAS AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2025 122 Posição do grupo no Brasil Grupo internacional Empresas do grupo no Brasil Faturamento do grupo no Brasil (R$) 2024 2023 1º Omnicom Group / EUA CDN Comunicação, Ketchum (Ketchum, Interfuse, Little George, MMC+), Grupo In Press (InPress Porter Novelli, FleishmanHillard, Oficina Consultoria, Brodeur Partners, Vbrand, Critical Mass) 447.047.829,00 407.916.890,00 2º WPP / Reino Unido Grupo Burson Brasil (Máquina, JeffreyGroup e Burson), Ideal Axicom 316.000. 000,00 289.000.000,00 3º Interpublic Group / EUA The Weber Shandwick Collective (Weber Shandwick, Current Group, United Minds, Powell Tate, Cappuccino, IPG PR), Golin 110.318.000,00 105.700.000,00 4º DJE Holdings / EUA Grupo DJ Edelman (Edelman, Edelman Publicidade e Zeno) 88.964.144,00 98.454.001,00 4º LLYC / Espanha LLYC 27.010.461,00 29.362.953,00 5º Ágora/Untold_ / Argentina Ágora/Untold_ 11.000.000,00 11.000.000,00 Fontes: Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2025 / Instituto Corda (Brasil) Ranking dos grupos internacionais no Brasil Ranking por faturamento das agências de RP/Comunicação Corporativa >>> Continuação Posição Agência Faturamento bruto (R$) Status do faturamento 2024 2023 2024 2023 45 - Circular Comunicação 1.040.000,00 1.500,00 Declarado 46 50 Pitchcom Comunicação 950.000,00 940.000,00 Declarado 47 47 Letras & Fatos Comunicação 800.000,00 1.100.000,00 Declarado 48 - Reverso Comunicação Integrada 786.889,00 753.936,00 Declarado 49 58 Companhia de Imprensa – Divisão Publicações 680.000,00 500.000,00 Declarado 50 55 Convergência Comunicação Estratégica 624.100,00 615.060,00 Comprovado 51 56 AZ Brasil Comunicação 620.000,00 550.000,00 Declarado 52 63 Agência Comunicando Ideias 549.253,00 370.861,00 Comprovado 53 60 Duecom Comunicação 549.187,00 429.000,00 Declarado 54 57 Comunica Consultoria e Planejamento 492.000,00 520.000,00 Declarado 55 - VeCComm – Visão Estratégica Comunicação Corporativa e Management Marketing 480.000,00 240.000,00 Declarado 56 59 Press Express Comunicação 450.000,00 450.000,00 Declarado 57 - Sales Lima Comunicação 400.000,00 400.000,00 Declarado 58 - CD Comunica 291.626,00 114.090,00 Declarado 59 - Patuá Comunicação 120.000,00 Declarado 60 - Engenho da Notícia 100.000,00 230.000,00 Declarado Via Pública Comunicação 100.000,00 80.000,00 Declarado Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2025 116 2 2 Grupo In Press (InPress Porter Novelli, FleishmanHillard, Oficina Consultoria, Brodeur Partners, Vbrand, Critical Mass) 319.487.829,00 280.356.890,00 Comprovado 3 - Grupo Burson Brasil *1 (Máquina, JeffreyGroup e Burson) 221.000.000,00 Estimado TOP 10 (os dez maiores faturamentos de agências de RP/comunicação corporativa do País) Posição Agência Faturamento bruto (R$) Status do faturamento 2024 2023 2024 2023 1 1 FSB Holding (FSB Comunicação, Loures Consultoria, JotaCOM, Seta, Beon, Nexus, Bussola, Deck e Giusti) 735.031.217,00 548.708.617,00 Comprovado 2 2 Grupo In Press (InPress Porter Novelli, FleishmanHillard, Oficina Consultoria, Brodeur Partners, Vbrand, Critical Mass) 319.487.829,00 280.356.890,00 Comprovado 3 - Grupo Burson Brasil *1 (Máquina, JeffreyGroup e Burson) 221.000.000,00 Estimado 4 6 The Weber Shandwick Collective (Weber Shandwick, Current Group, United Minds, Powell Tate, Cappuccino, IPG PR) 99.823.000,00 95.800.000,00 Estimado 5 - Ideal Axicom *2 95.000.000,00 Estimado 6 5 Grupo DJ Edelman (Edelman, Edelman Publicidade e Zeno) 88.964.144,00 98.454.001,00 Comprovado 7 15 in.Pacto Holding (Santafé Ideias Inteligentes em Marketing e Comunicação, Mais61 Assessoria em Comunicação e Estratégias) 79.707.539,00 58.516.500,00 Comprovado 8 7 Ketchum (Ketchum, Interfuse, Little George, MMC+) 71.400.000,00 71.400.000,00 Estimado 9 8 Grupo CDI (CDI Comunicação, NR7, Seven PR, Sallero, Manacá Filmes e Outfield) 59.300.000,00 58.000.000,00 Declarado 10 10 Approach (Approach Comunicação, JOR, Juntos, Content, Direta, Data e Tools) 58.500.000,00 50.000.000,00 Estimado TOP 50 (os cinquenta maiores faturamentos de agências de RP/comunicação corporativa do País) Posição Agência Faturamento bruto (R$) Status do faturamento 2024 2023 2024 2023 1 1 FSB Holding (FSB Comunicação, Loures Consultoria, JotaCOM, Seta, Beon, Nexus, Bussola, Deck e Giusti) 735.031.217,00 548.708.617,00 Comprovado 2 2 Grupo In Press (InPress Porter Novelli, FleishmanHillard, Oficina Consultoria, Brodeur Partners, Vbrand, Critical Mass) 319.487.829,00 280.356.890,00 Comprovado 3 - Grupo Burson Brasil *1 (Máquina, JeffreyGroup e Burson) 221.000.000,00 Estimado 4 6 The Weber Shandwick Collective (Weber Shandwick, Current Group, United Minds, Powell Tate, Cappuccino, IPG PR) 99.823.000,00 95.800.000,00 Estimado 5 - Ideal Axicom *2 95.000.000,00 Estimado 6 5 Grupo DJ Edelman (Edelman, Edelman Publicidade e Zeno) 88.964.144,00 98.454.001,00 Comprovado 7 15 in.Pacto Holding (Santafé Ideias Inteligentes em Marketing e Comunicação, Mais61 Assessoria em Comunicação e Estratégias) 79.707.539,00 58.516.500,00 Comprovado 8 7 Ketchum (Ketchum, Interfuse, Little George, MMC+) 71.400.000,00 71.400.000,00 Estimado 9 8 Grupo CDI (CDI Comunicação, NR7, Seven PR, Sallero, Manacá Filmes e Outfield) 59.300.000,00 58.000.000,00 Declarado 10 10 Approach (Approach Comunicação, JOR, Juntos, Content, Direta, Data e Tools) 58.500.000,00 50.000.000,00 Estimado 11 9 CDN 56.160.000,00 56.160.000,00 Estimado 12 11 AND, ALL – Reputação e Influência (AND, ALL – Reputação e Influência; AVEQ Corporate Affairs) 51.975.000,00 49.500.000,00 Estimado 13 16 GBR Comunicação 50.686.418,00 37.828.000,00 Comprovado 14 - Grupo Nexcom *3 (Ink Comunicação, Trident, Avenida, SP4, Charisma e Fato Relevante) 49.877.295,00 Comprovado 15 12 Grupo Partners (Partners Comunicação Integrada, Lebbe Marketing Full Service, Likefy Influencers, CORP Comunicação) 48.237.730,00 44.604.301,00 Comprovado Continua na página 120 >>> RANKING DAS AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2025 120 Ranking por faturamento das agências de RP/Comunicação Corporativa >>> Continuação Posição Agência Faturamento bruto (R$) Status do faturamento 2024 2023 2024 2023 16 17 Danthi Comunicação Integrada 37.896.097,00 34.884.534,00 Comprovado 17 18 RPMA Comunicação (RPMA, Agia e Brainstore) 34.236.000,00 32.580.000,00 Comprovado 18 19 Insight Comunicação 31.550.000,00 31.550.000,00 Estimado 19 14 Temple Comunicação (Temple Comunicação, Temple ID) 31.015.132,00 42.352.988,00 Comprovado 20 21 Grupo Report 27.191.845,00 23.444.520,00 Comprovado 21 20 LLYC 27.010.461,00 29.362.953,00 Comprovado 22 22 Nova PR 26.510.649,00 21.868.537,00 Comprovado 23 - Agência PUB *3 19.428.233,00 Comprovado 24 27 Imagem Corporativa (Imagem Corporativa, Walk4Good) 19.244.000,00 16.600.000,00 Estimado 25 25 Planin Comunicação 18.997.000,00 17.270.000,00 Estimado 26 24 Rede Comunicação 18.224.360,00 18.078.911,00 Declarado 27 26 P3K Comunicação 16.779.281,00 16.779.281,00 Estimado 28 30 Happy House 15.989.843,00 13.411.234,00 Declarado 29 29 Textual Comunicação 14.500.000,00 14.000.000,00 Estimado 30 - Grupo Trama Reputale *4 14.180.245,00 Declarado 31 23 MassMedia 14.039.518,00 19.775.189,00 Comprovado 32 36 Engaja Comunicação (Engaja Comunicação e Opinião Positiva Comunicações) 13.970.687,00 9.358.430,00 Declarado 33 37 Clima Comunicação 13.415.000,00 9.000.000,00 Declarado 34 39 Mapa360 11.689.000,00 8.316.000,00 Declarado 35 32 Pine PR (PinePR e Pineapple Hub) 11.568.084,00 10.812.000,00 Declarado 36 31 Ágora 11.000.000,00 11.000.000,00 Declarado 37 35 Golin 10.495.000,00 9.900.000,00 Estimado 38 34 Conteúdo Comunicação (Conteúdo Comunicação e Transmídia) 10.103.000,00 10.050.592,00 Comprovado 39 38 Agência Oribá (Agência Oribá e Oribá Mídia e Eventos) 9.416.409,00 8.907.308,00 Comprovado 40 40 Analítica Comunicação 9.155.000,00 8.300.000,00 Declarado 41 45 Prefácio Comunicação 8.670.070,00 7.667.086,00 Declarado 42 33 Vianews 8.618.400,00 10.773.000,00 Estimado 43 51 XCOM 8.192.181,00 6.400.000,00 Declarado 44 41 Invitro 8.130.433,00 8.087.422,00 Declarado 45 - DFREIRE Comunicação e Negócios *4 7.800.000,00 7.000.000,00 Declarado 46 54 Latam Intersect PR 7.450.000,00 5.870.000,00 Declarado 47 42 Ecomunica (Ecomunica , Shoot) 7.031.627,00 7.900.000,00 Comprovado 48 48 Race Comunicação 6.713.485,00 7.054.802,00 Comprovado 49 52 Agência RS 6.560.000,00 6.195.000,00 Declarado 50 53 Central Press 6.351.632,00 6.010.480,00 Declarado Notas sobre o ranking: *1 Grupo Burson: faturamento de 2023 não estimado em função da mudança de configuração das agências que compunham o grupo de 2023 para 2024. *2 Ideal Axicom: faturamento de 2023 não estimado em função da mudança de configuração das agências que compunham o grupo de 2023 para 2024. *3 Agências – Grupo Nexcom e Agência Pub – estiveram agrupadas em 2023. Em 2024 aparecem separadas nesse ranking. *4 Não ranqueadas em 2024. Faturamento comprovado por documentos fiscais encaminhados aos editores do Anuário. Faturamento estimado e de responsabilidade do Anuário da Comunicação Corporativa com base em pequisa de mercado, análise dos números de empresas de perfil semelhante, número de clientes e colaboradores divulgados. Faturamento declarado pelas empresas no preenchimento da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2025. Comunicação Corporativa E mais... n O Sinicon (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura) anuncia o lançamento da revista infraCaminhos, focada no debate, programático e pragmático, dos temas que impactam diretamente o setor. Confira aqui a versão digital. Sugestões de pauta para Marcelo Gentil, no marcelogentil@ sinicon.org.br.

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