Jornalistas&Cia 1514

Edição 1.514 - 28 de maio a 3 de junho de 2025 ANOS Assis Ângelo recebe Prêmio Notório Saber Colaborador deste J&Cia, pesquisador cultural, jornalista e escritor, foi homenageado pelo Governo do Estado de São Paulo. Pág. 5 O adeus a Sebastião Salgado Ícone da fotografia brasileira e mundial morreu em 23/5, aos 81 anos, em Paris. Pág. 7 J&Cia Especial do Dia da Imprensa circulará em 4/6 Conteúdo reproduzirá o debate Fake News: O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Como dimensionar o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia, realizado em São Paulo na última semana. Pág. 4

O presente e o futuro do Jornalismo Nativos Digitais Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro Convidados: Moderadora: - Insights - Data: 30 de Junho de 2025 Local: ESPM Tech Rua Joaquim Távora, 1.240 , Vila Mariana, São Paulo O ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights é uma iniciativa de Jornalistas&Cia, concebida para celebrar seus 30 anos de vida, que conta com a parceria da ESPM e do Portal dos Jornalistas e o apoio institucional de ABI, Abraji, Ajor, Aner, ANJ e Projor. Este, focado em nativos digitais, é o quarto encontro, dos sete programados até setembro (os três já realizados versaram sobre (Des) Inteligência Artificial, COP30 e Fake News. Os encontros acontecem sempre na última segunda-feira de cada mês, no horário das 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). Os encontros serão gratuitos e com vagas limitadas à capacidade do auditório da ESPM Tech, de 120 lugares. As inscrições serão abertas sempre com três semanas de antecedência em relação a cada uma das etapas. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Próximos encontros O ciclo Organização e Realização: Apoio Institucional • 28/07/2025 – Jornalismo Investigativo | Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico • 25/08/2025 – Autoritarismo vs. Democracia | O papel do Jornalismo e da sociedade no combate às ideologias extremistas. Onde estamos errando e onde estamos acertando? • 29/09/2025 – A Imprensa como Quarto Poder | Caminhos para a revitalização e o fortalecimento do Jornalismo no Brasil apresenta o ciclo Lilian Tahan Metróples Mateus Netzel Poder360 Murilo Garavello UOL Maia Fortes Ajor

Edição 1.514 - pág. 3 ANOS ANOS 30SEMANAS em Ano 14 – Edições 662 a 712 (out/2008 a set/2009) Reputação é resultado e vice-versa Sob o impacto da crise global de 2008, desencadeada pelo estouro da bolha imobiliária nos EUA, o jornalismo brasileiro também viveu um período de grande efervescência ao longo do 14º ano de Jornalistas&Cia. Ao mesmo tempo em que a aumentava a importância da imprensa, especialmente pelo seu papel de manter a população informada em relação aos impactos econômicos da recessão que se avizinhava, ela também sentia os respingos da crise, com muitas empresas de mídia lutando para fechar suas contas. Como resultado desse processo, a temporada de “passaralhos” voltou com bastante intensidade, atingindo em cheio redações tradicionais como Correio Braziliense (ed. 673), DCI (ed. 678), Jornal do Brasil (ed. 679), TV Cultura (ed. 679), Jornal do Commercio/ RJ (ed. 686), Estado de Minas (ed. 687), Infoglobo (ed. 688), O Dia (ed. 690 e 691) e RAC (ed. 700). A crise também foi sentida de diferentes maneiras na Editora Símbolo, que vu sua equipe entrar em greve após atrasos de salário (ed. 679), e na Editora Abril, que, além de descontinuar a Revista da Semana e desativar os canais Ideal e Fiz (ed. 698), precisou pisar no freio em investimentos em novos projetos, em especial do Jornal Placar, publicação gratuita lançada em parceria com o Destak (ed. 663, 667, 683, 689 e 702). Mas a principal vítima daquele período foi a Gazeta Mercantil, um dos mais tradicionais e respeitados jornais do Brasil, com quase 90 anos de história. Ainda que sua crise já se arrastasse por quase uma década, o cenário econômico ao longo de 2009 foi crucial para botar um ponto final na história da publicação. A pá de cal veio quando o empresário Nelson Tanure, que havia assumido o controle da marca em 2003, decidiu rescindir o contrato de licenciamento de seu uso e devolvê-la ao empresário Luiz Fernando Levy, a partir de 1º de junho de 2009. Com uma dívida trabalhista na casa dos R$ 200 milhões e sem condições de quitá-la, o jornal deixou de circular na data que curiosamente celebrava o Dia da Imprensa (ed. 694, 695 e 703). E a ironia não parou por aí. Menos de um mês após deixar o comando da GZM, Tanure, que também controlava naquele período as operações das editoras Camelot e Peixes, e do Jornal do Brasil, participou de um encontro com empresários para falar sobre recuperação de empresas de mídia em época de crise (ed. 703). Mas nem só de más notícias viveu o jornalismo brasileiro entre 2008 e 2009, em especial o de Economia. Menos de um mês após o fim da Gazeta Mercantil, o grupo português Ongoing anunciou o lançamento no Brasil de um novo jornal de Economia e Negócios, que mais tarde ganharia o nome de Brasil Econômico. Apesar de seu lançamento oficial ter ocorrido apenas em novembro, os meses que o antecederam foram intensos, especialmente pela montagem de sua equipe. Sob o comando do diretor Ricardo Galuppo, a publicação teve entre seus primeiros nomes confirmados jornalistas consagrados da própria Gazeta, como Costábile J&Cia Ano 14: crise global atinge o jornalismo e decreta o fim da Gazeta Mercantil

Edição 1.514 - pág. 4 ANOS Ano 14 – Edições 662 a 712 (out/2008 a set/2009) Nicoletta e Thaís Costa, além de profissionais de outras redações, caso de Cristiane Barbieri, então na Folha de S.Paulo (ed. 703, 704, 709, 710 e 712). Outra boa notícia foi o lançamento do R7, portal de notícias do Grupo Record, que iniciou sua operação com uma equipe de 40 profissionais. Ainda por lá, a Record TV reforçou sua equipe com a chegada de cinco profissionais consagrados da TV Globo: Carlos Dornelles, Luiz Carlos Azenha, Dario Leite, Marcos Silveira e Vinicius Dônola, e Douglas Tavolaro foi anunciado como vice-presidente de Jornalismo da casa (ed. 664, 685, 697, 700 e 712). Acostumado a noticiar as novidades dos outros, Jornalistas&Cia também teve um ano de muita efervescência com o lançamento de uma série de entrevistas especiais comandadas por Célia Chaim, Eduardo Ribeiro e Wilson Baroncelli, que trouxe discussões aprofundadas com profissionais como Josemar Gimenez, dos Diários Associados (ed. 664A), Eliane Brum (ed. 679A), Ricardo Gandour, do Grupo Estado (ed. 689A), Ricardo Kotscho (ed. 705) e Ottoni Fernandes Jr. (ed. 705A). Também lançou o boletim Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva, primeira publicação com periodicidade fixa produzida por J&Cia (ed. 683, 684, 686); da coluna Memórias da Redação, inicialmente editada por Rubens Marujo, que infelizmente faleceu menos de um ano após a estreia do espaço, que segue ativo até hoje (ed. 688), e do Movimento Landell de Moura, dedicado à memória e ao resgate dos feitos do padre brasileiro inventor do rádio (ed. 702). Última edição da Gazeta Mercantil, veiculada em 29 de maio de 2009 Terceiro encontro do ciclo J&Cia/ESPM debateu papel do jornalismo no combate às fake news Especial do Dia da Imprensa trará os principais pontos do evento n Jornalistas&Cia e ESPM realizaram na em 26/5 a terceira mesa do ciclo O presente e o futuro do jornalismo – Insights, na sede da ESPM Tech, em São Paulo. O tema do debate foi Fake News: O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Como dimensionar o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia. Participaram Ana Dubeux, diretora de Redação do Correio Braziliense; Marília Assef, diretora de Jornalismo na TV Cultura; e Sérgio Lirio, redatorchefe da revista CartaCapital. A mediação foi de Hélio Gama Neto, diretor-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ). u Ao longo do debate, os convidados discutiram temas como o que os jornalistas brasileiros devem fazer para combater com mais afinco a desinformação no País, os impactos das fake news, educação midiática, a relação entre acesso à educação e a capacidade de interpretar notícias, os limites (e perigos) da liberdade de expressão plena, regulamentação das redes sociais, entre outros. u “A ideia é debater como a desinformação afeta nossas carreiras, nosso negócio, e como combater essas fake news. A ONU considera a desinformação como o mal do século, que gera dúvidas, incertezas, enfraquece a democracia e gera divisão na sociedade”, destacou Hélio Gama na abertura do evento. u Os principais detalhes do debate serão divulgados na próxima semana por este J&Cia, em especial em homenagem ao Dia da Imprensa, comemorado em 1º de junho. Hélio Gama (esq.), Marília Assef, Ana Dubeux e Sergio Lirio Ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insigths

Edição 1.514 - pág. 5 ANOS Ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insigths n O quarto encontro do ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights já está marcado para o dia 30 de junho, das 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). O debate terá como tema Nativos Digitais: Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro. Participarão Lilian Tahan (diretora executiva do Metrópoles), Mateus Netzel (diretor executivo do Poder360) e Murilo Garavello (diretor de Conteúdo do UOL). A mediação será de Maia Fortes (diretora executiva da Associação de Jornalismo Digital − Ajor). As inscrições serão abertas em breve e haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Próximo encontro discutirá experiências digitais no jornalismo brasileiro Lilian Tahan Mateus Netzel Murilo Garavello Maia Fortes Últimas n Pesquisador cultural, jornalista e escritor, há muitos anos colaborador deste J&Cia (veja na pág. 23), Assis Ângelo acaba de ser reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo com o Prêmio Notório Saber, concedido via edital do ProAC (Programa de Ação Cultural), por sua trajetória na valorização da cultura popular brasileira. u Cego desde 2013, mas com visão aguçada para tudo que diz respeito à arte e ao povo brasileiro, Assis está literalmente por toda parte. Um simples clique em seu nome no Google revela dezenas de páginas com reportagens, artigos, vídeos, entrevistas e até citações em dicionários. Mas o que o buscador virtual não mostra é o mais importante: o tanto de sola de sapato, de conversa olho no olho e de respeito à cultura de raiz que Assis acumulou em mais de 50 anos de atuação. u Aos 72 anos, ele segue em plena produção. Em 2024, lançou o livro A Fabulosa Viagem de Vasco da Gama, uma releitura moderna e sensível de Os Lusíadas, de Camões − escrita de memória, a partir de audiolivros, gravada oralmente e transcrita com ajuda de amigos. Um processo quase artesanal, mas profundamente atual: o livro foi publicado com acessibilidade plena, em tinta, fonte ampliada e braile, distribuído gratuitamente para mais de 100 bibliotecas em todo o Brasil. u O projeto que garantiu o prêmio foi idealizado e escrito pela jornalista Sylvia Jardim, parceira de longa data. Foi ela quem reuniu o extenso material necessário para inscrevê-lo no edital do ProAC Trajetórias, destacando não apenas a obra, mas a essência do mestre. A parceria entre os dois teve início em uma reportagem da TV Cultura nos anos 1990, quando Sylvia foi gravar o acervo de discos raros de Assis. Um momento inusitado − que envolveu a quebra acidental de um disco de Gonzagão em japonês − selou uma conexão profissional e afetiva que dura até hoje. Governo paulista premia Assis Ângelo Assis Ângelo e Sylvia Jardim

Edição 1.514 - pág. 6 ANOS SEGUROS em DESTAQUE Patrocínio Gestores de Comunicação e Marketing das principais Seguradoras, Operadoras de Planos de Saúde e empresas de Capitalização reuniram-se para debater insights do South by Southwest, maior evento de inovação e novas tecnologias do planeta. Cinco executivos que estiveram em Austin, no Texas, ao lado da White Rabbit, consultoria especializada em gestão de conteúdo para brasileiros em tecnologias, apresentaram um resumo de todas as grandes tendências para os próximos anos, incluindo os impactos no mercado de seguros. A CNseg liderou, pela primeira vez, um grupo de executivos neste evento, que contou com a presença de mais de 2 mil brasileiros. Temas como a importância das relações sociais, longevidade e inteligência artificial estiveram entre os mais destacados. O encontro da Comissão de Comunicação e Marketing da CNseg, na sede da Unimed Seguros, contou com o diretor executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, que apresentou o planejamento da Associação para 2025, com destaque para as ações envolvendo a COP30. Também houve a palestra do diretor executivo da Agência BWG.IN, Daniel Costa, que apresentou insights sobre o futuro da comunicação corporativa. A Confederação Nacional das Seguradoras, CNseg, promoveu nesta semana o maior evento do setor segurador em 2025: a Conseguro. O encontro reuniu autoridades e executivos de grande destaque no setor financeiro, como o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; o superintendente da Superintendência de Seguros Privados, Alessandro Octaviani; a diretora executiva da COP30, Ana Toni; o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira; o presidente do Conselho de Administração do Banco Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, entre outros. Ao longo do dia, temas como o futuro do mercado segurador, transição climática, tecnologia e inovação, regulação e educação financeira foram debatidos pelos especialistas. Para o evento, a CNseg organizou uma press trip com seis jornalistas: de A Tarde (BA), Rádio Bandeirantes e JRS (RS), SeguroCast (CE), A Crítica (AM) e Diário do Pará (PA), que se juntaram aos mais de 20 jornalistas de São Paulo que estiveram presentes no World Trade Center, na capital paulista. Executivos de Comunicação das Seguradoras realizam download do SXSW 2025 Conseguro debate futuro do setor segurador

Edição 1.514 - pág. 7 ANOS Nacionais n Morreu em 23/5 Sebastião Salgado, ícone da fotografia brasileira e mundial, aos 81 anos, em Paris. Ele enfrentava problemas de saúde decorrentes de uma malária que contraiu nos anos 1990. Deixa a esposa Lélia Deluiz Wanick Salgado, os filhos Juliano e Rodrigo e os netos Flávio e Nara. Lélia é arquiteta, curadora, editora, ambientalista e a mente por trás da materialização de muitos projetos que imortalizaram o trabalhado de Salgado. u Nascido em Aimorés, Minas Gerais, em 1944, Sebastião Salgado formou-se em Economia, mas descobriu a paixão pela fotografia anos mais tarde, em 1973. Durante uma viagem à África, onde coordenava um projeto, ele teve um encontro transformador com a fotografia, e o que era apenas um hobby, se tornou vocação. u Sebastião viajou o mundo registrando temas como a vida humana, a natureza e o trabalho, incitando em suas fotografias reflexões sobre a condição humana e a urgência da preservação ambiental. Com sua obra, de estética marcante em preto e branco, tornou-se uma das maiores referências da fotografia brasileira e mundial. O fotógrafo viajou por mais de 120 países, realizando projetos premiadíssimos como Trabalhadores (1993), sobre o fim da era do trabalho manual em diversas partes do mundo; Êxodos (2000), que retrata migrações e deslocamentos humanos causados por guerras e desastres naturais; e Gênesis (2013), sobre paisagens intocadas e comunidades que vivem em harmonia com a natureza. u Sebastião teve também atuação importante no ativismo ambiental. Em 1998, ao lado da esposa Leila, fundou o Instituto Terra, em sua luta pelo reflorestamento da Amazônia brasileira e do planeta. Em 2024, o fotógrafo aposentou-se do trabalho de campo. Em entrevista ao jornal The Guardian, disse que seu corpo estava sentindo “os impactos de anos de trabalho em ambientes hostis e desafiadores”. Morre aos 81 anos Sebastião Salgado, ícone da fotografia brasileira e mundial Sebastião Salgado1 Lélia Salgado

Edição 1.514 - pág. 8 ANOS n O Broadcast/Agência Estado e o Banco Mercantil lançaram o site Viva, plataforma de notícias voltada ao público com 50 anos ou mais. A ideia do projeto é fazer jornalismo de longevidade, trazendo informações qualificadas sobre temas relacionados e de interesse à população 50+. O objetivo é romper os impactos do etarismo e promover a representatividade e inclusão dessa população. u O portal oferece as seguintes editorias: Saúde e Bem-estar, Cultura e Lazer, Carreira e Educação, Estilo de Vida, Dinheiro, Cidadania e Direitos, e Tecnologia, além de uma Área Premium com conteúdos especiais e exclusivos e acesso antecipado às principais reportagens do site. O e-mail para contato com a redação é redacao@viva. com.br. u A equipe do Viva é composta por Silvia Araújo, editora-executiva; Luana Pavani, editora; Claudio Marques, redator e setorista de Carreira; Bianca Bibiano, repórter de Saúde e Educação; Alessandra Taraborelli, repórter de Estilo de vida e Cultura; Fabiana Holtz, repórter de Dinheiro; Paula Bulka Durães, repórter de Cidadania e Direitos; e os estagiários Agatha Santos e Felipe Cavalheiro. Nacionais Broadcast/Agência Estado e Banco Mercantil lançam portal para o público 50+ n A jornalista Rosane de Oliveira e o jornal Zero Hora, do Grupo RBS, foram condenados em primeira instância pela 13ª Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre a pagar R$ 600 mil por danos morais à desembargadora aposentada Iris Helena Medeiros Nogueira, expresidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). A ação, movida por Iris, alega que as reportagens apresentaram de forma equivocada os valores recebidos por ela a título de indenização. u Segundo a decisão, as colunas assinadas por Rosane distorceram informações relacionadas à remuneração da magistrada, o que teria causado prejuízos à sua imagem e reputação. Na sentença, a juíza Karen Rick Danilevicz Bertoncello destacou a importância de respeitar os limites do direito à informação, preservando a honra e a privacidade dos indivíduos: “A liberdade de imprensa, embora essencial à preservação da democracia, não se sobrepõe de maneira irrestrita à dignidade da pessoa humana”. u A juíza também apontou que, ao deixar de apresentar elementos contextuais relevantes, Zero Hora contribuiu para intensificar os danos à imagem da expresidente do TJRS. A defesa de Rosane de Oliveira sustentou que as matérias estavam amparadas pela liberdade de imprensa e pela Lei de Acesso à Informação (LAI), negando qualquer vínculo entre as publicações e os danos alegados. Procurado pelo Coletiva.net, o Grupo RBS informou que a jornalista e o jornal irão recorrer da decisão. u Abraji, ANJ, Fenaj, ARI e Sindjors divulgaram notas em apoio a Rosane e ao jornal. Entidades contestam condenação de Rosane de Oliveira e Zero Hora Rosane de Oliveira Reprodução/X Ao fundo: Claudio Marques, Alessandra Taraborelli, Silvia Araújo, Luana Pavani e Fabiana Holtz; à frente: Felipe Cavalheiro, Paula Bulka Durães e Agatha Santos Jean Mendes/Divulgação Broadcast

Edição 1.514 - pág. 9 ANOS Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Designer do iPhone une-se à OpenAI para criar geração de dispositivos pensados para inteligência artificial. Leia mais Google lança globalmente IA que responde direto na busca − e acende alerta sobre o futuro do jornalismo online. Leia mais Processado por indígenas da Amazônia, New York Times nega que matéria sobre impacto da Internet seja difamatória. Leia mais Um novo livro sobre o ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden está gerando forte repercussão no país ao revelar não apenas bastidores do governo, mas também possíveis esforços coordenados entre a Casa Branca e familiares para ocultar problemas de saúde do líder democrata. Intitulado Original Sin: President Biden’s Decline, Its Cover-Up, and His Disastrous Choice to Run Again (Pecado original: o declínio do presidente Biden, sua ocultação e sua desastrosa escolha de concorrer novamente, em tradução livre), a obra traz à tona relatos de declínio cognitivo e físico, reforçados por episódios como a dificuldade de Biden em reconhecer o ator George Clooney durante um evento. Mais do que isso, o livro sugere que parte da grande imprensa norteamericana pode ter suavizado ou ignorado os sinais de alerta, num possível esforço para evitar um mal maior: a reeleição de Donald Trump. Conivência ou cautela? O papel da imprensa sob escrutínio Escrito pelos jornalistas Jake Tapper (CNN) e Alex Thompson (Axios), o livro é resultado de uma apuração que ouviu mais de 200 fontes e atualmente figura entre os mais vendidos nos EUA. Após o recente anúncio de que Biden enfrenta um câncer de próstata agressivo, as revelações ganharam nova gravidade. Críticos apontam que os indícios de comprometimento de saúde já estavam presentes há tempos, mas teriam sido abafados ou subestimados tanto pela comunicação oficial quanto por veículos de imprensa influentes. A suspeita é de que houve um tipo de “pacto de silêncio” entre governo e jornalistas, em nome da estabilidade política. A repercussão tem sido intensa. Enquanto apoiadores de Biden acusam os autores de oportunismo, opositores questionam como o estado de saúde do ex-presidente passou despercebido por tanto tempo − inclusive durante a campanha eleitoral. Divisão política e dilemas éticos no jornalismo A neta de Biden, Naomi, reagiu duramente, chamando o livro de “lixo político fantasioso”. Já Donald Trump aproveitou para criticar duramente a cobertura da imprensa, insinuando conivência deliberada. A polêmica reacende discussões sobre os limites entre privacidade, responsabilidade pública e o dever da imprensa em escrutinar lideranças políticas. Para críticos, a mídia teria falhado em um de seus papéis centrais: investigar com rigor e informar com transparência. Pecado original coloca sob holofotes uma questão incômoda: até que ponto a imprensa pode − ou deve − proteger a imagem de um líder em nome da democracia? Leia em MediaTalks as 10 principais revelações do livro. O que a Casa Branca e a mídia sabiam? Livro de jornalistas da CNN e do Axios expõe bastidores sobre saúde de Biden

Edição 1.514 - pág. 10 ANOS Vaivém das redações Édria Caroline n O correspondente internacional Mathias Brotero, da Record TV, deixou Tel Aviv após um ano como correspondente em Israel, e passará a ocupar o mesmo posto em Washington. Antes, pela CNN Brasil, onde esteve por quatro anos e meio, atuou na cobertura da guerra entre Rússia e Ucrânia e foi repórter de política e economia em Brasília. Também passou por GloboNews, TV Globo e Rede Gazeta. Mato Grosso n Leticia Avalos deixou o Mídia Jur, onde era editora adjunta, e começou como repórter do portal Leiagora, de Cuiabá. Mato Grosso do Sul n Adriel Mattos, que há dois anos vem atuando como produtor na TV MS, passou a acumular a função com a de repórter do Jornal Midiamax. Esta será sua terceira passagem pela publicação, onde já havia atuado de 2020 a 2021 e de 2022 a 2023. Minas Gerais n Diogo Finelli começou em O Tempo como produtor de conteúdo audiovisual para a editoria de Esporte. Ele retorna à publicação onde já havia atuado como redator da mesma editoria. Também passou por Terra, Portal UAI, Lance, Aqui, Hoje em Dia, ge.com e pelo site oficial do Cruzeiro. n Mônica Santos está de volta à TV Vitoriosa/SBT, em Ituiutaba. Esta será sua terceira passagem como repórter da emissora, em que havia atuado de 2004 a 2006 e de 2019 a 2022. Recentemente, também passou pela TV Integração/Globo na mesma cidade. Pernambuco n Eduarda Santos, ex-estagiária na TV Globo e editora-chefe e idealizadora da Revista Timez, começou na TV Pernambuco como produtora de reportagem. Rio de Janeiro n Catiane Pereira (catiane. [email protected]. br) é o novo reforço da equipe da Revista Afirmativa. Ela antes passou por PerifaConnection e Agência Lupa. Rio Grande do Sul n Léo Bonesso deixou o SBT-RS após mais de dez anos de casa, os últimos dois como editor-chefe do SBT Rio Grande. Antes, passou por RBS TV e Rádio Caxias. Com a saída dele, o cargo de editor-chefe do SBT Rio Grande está, por ora, sob responsabilidade de Giórgia Bazotti. Internacional Mathias Brotero, da Record TV, troca Tel Aviv por Washington Mathias Brotero Leticia Avalos Adriel Mattos Diogo Finelli Mônica Santos Eduarda Santos Catiane Pereira Léo Bonesso

Edição 1.514 - pág. 11 ANOS n Ainda sobre o fim do Inteligência Financeira, do Itaú, fonte ouvida por este J&Cia relatou que alguns profissionais devem ser reaproveitados e realocados para outras áreas/cargos, mas boa parte do time deixará a empresa. u Entre os nomes que compõem a equipe de conteúdo da plataforma estão o editor-chefe José Eduardo Costa ([email protected]), o coordenador de hardnews Daniel Fernandes, o editor Lucas Andrade (lucaseandrade@gmail. com e 11-96467-5345), o editor assistente Daniel Navas ([email protected] e 11-99594-5079), os repórteres especiais Aluisio Alves ([email protected] e 11-981604193) e Renato Jakitas ([email protected] e 11-983087595), os repórteres Isabella Carvalho (isabellacarvalho@ msn.com e 11-97824-3070), Lívia Venaglia (liviavenaglia@ gmail.com e 11-98910-9210), Pedro Knoth (pedroknoth77@ gmail.com e 11-96455-0091), Raphael Coraccini (raphael. [email protected] e 11-98833-7600) e a coordenadora audiovisual Maria Eduarda Fiebig ([email protected] e 35-98426-5160). u Além deles, também fazia parte o editor de homepage Daniel Pinheiro, que já deixou a publicação a caminho de Época Negócios, onde começou nesta semana como editor. São Paulo Parte da equipe de Inteligência Financeira deve ser dispensada E mais... n Ana Luiza Bessa de Oliveira começou na CBN como produtora. Ela estava há dois anos na Novabrasil e antes passou pela Rádio Bandeirantes. n Bruna Miato deixou o g1, onde era repórter de Economia há dois anos e meio. Por lá, também produzia e apresentava o podcast Educação Financeira, eleito em 2023 o +Admirado Podcast de Economia, Negócios e Finanças. Pelo Linkedin, informou que anunciará nos próximos dias seus novos projetos profissionais. José Eduardo Costa Daniel Fernandes Lucas Andrade Daniel Navas Aluisio Alves Renato Jakitas Isabella Carvalho Lívia Venaglia Pedro Knoth Raphael Coraccini Maria Eduarda Fiebig Daniel Pinheiro Vaivém das redações Ana Luiza Bessa de Oliveira Bruna Miato

Edição 1.514 - pág. 12 ANOS EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @ RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação A desinformação ocupa o topo da lista de riscos globais de curto prazo no Relatório de Riscos Globais 2025 do Fórum Econômico Mundial, superando eventos climáticos extremos e conflitos armados. Essa ameaça persistente à coesão social e à governança é exacerbada pelo avanço da inteligência artificial e das plataformas digitais, que ampliam o alcance de campanhas de desinformação. A Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação destaca a importância de abordagens interseccionais no jornalismo para enfrentar esses desafios. Iniciativas como o programa de bolsas em parceria com o El País, dentro da editoria América Futura, visam fortalecer a presença de jornalistas negros na mídia latino-americana e promover o uso crítico da tecnologia como ferramenta de transformação social e inclusão digital. Para mais informações sobre o impacto da desinformação e os desafios para o jornalismo, acesse o artigo completo da Rede JP: Tensões globais, desinformação e o futuro na comunicação: o que o relatório do Fórum Econômico Mundial revela n Juliana Tourinho, após rápida passagem pela Times Brasil | CNBC, começou no SBT como repórter. Ela antes passou por Record TV, TV Diário/Mogi das Cruzes, TV Bandeirantes e TVE Bahia. n Marilda Furtado Ayres de Barros começou no SBT como Analista de Planejamento e Produto para a vertical de Esportes e Jornalismo da emissora. Ela estava há três anos no Grupo Bandeirantes e também teve passagem de 13 anos pela TV Cultura. n Thiago Dantas está de volta à TV Cultura Litoral, em Santos, como editor-chefe e apresentador do Jornal Litoral. Ele havia deixado a emissora no final do ano passado para ocupar uma vaga de editor no Canal Rural. Vaivém das redações Juliana Tourinho Marilda Furtado Ayres de Barros Thiago Dantas Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo fernandosoares@ jornalistasecia.com.br.

Edição 1.514 - pág. 13 ANOS Comunicação Corporativa n Lívia Hormigo e Carlos Graieb começaram na GBR Comunicação. O anúncio da chegada da nova dupla se dá na sequência de outra contratação já destacada aqui, em J&Cia 1513: de Luciana Peluso, que assumiu diretoria focada em negócios, inovação e finanças, liderando o atendimento a clientes como a B3. u A chegada de Livia, que já esteve em Máquina, Ideal e Nova PR e que recentemente coordenou a comunicação da Ambipar, tem o objetivo de fortalecer a frente de novos negócios, tecnologias e gestão de crise da agência. u Graieb, que atuou em veículos como Estadão, Veja e Veja.com e que também foi secretário de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo (2017 a 2018), aceitou convite de Guilherme Barros para dirigir a área de conteúdo multimídia da GBR. u Outra novidade por lá foi a ampliação do escritório em São Paulo, que agora conta com espaços em dois andares do prédio onde fica sua sede, na região da avenida Faria Lima. Vale ressaltar que a GBR também tem escritórios em Brasília e no Rio, além de profissionais próprios em diversos Estados. Brasília n Walquene Sousa integrou-se em maio ao time de consultores da FSB Comunicação. Ali chega após jornada de 1 ano e 9 meses na comunicação do TCU (Tribunal de Contas da União), como terceirizada. n Fabiana Guimarães Lavinas está celebrando 22 anos de Approach com um novo status na agência, o de sócia. Até aqui diretora de imprensa, agora integra o board da empresa ao lado de Beth Garcia, Germana Costa Moura, Tatiana Coura e Paulo Castro. Livia Hormigo e Carlos Graieb chegam à GBR Comunicação Agência também ampliou seu escritório em São Paulo Marco Ankosqui/Divulgação Carlos Graieb, Livia Hormigo e Luciana Peluso Walquene Sousa Rio de Janeiro Fabiana Guimarães Lavinas passa a sócia da Approach Fabiana Guimarães Lavinas I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM.

Edição 1.514 - pág. 14 ANOS Comunicação Corporativa n Às vésperas de seu quinto ano na Bayer, Malu Weber anunciou que está assumindo um desafio adicional: “Além da comunicação do Grupo Bayer no Brasil, passo a liderar a comunicação do agronegócio da Bayer América Latina”. Em outra frente, a institucional, ela preside o Conselho Deliberativo da Aberje. E mais... n Adriano Pereira está de trabalho novo. Começou em maio como coordenador na Loures. Ex-LLYC e Conteúdo Comunicação, ele vinha atuando como autônomo há quase 1 ano e meio. n Bárbara Calabresi, analista de relações públicas, despediu-se da Westwing Brasil, onde esteve por 2 anos e meio, até abril, e seguiu para a Gree Electric Appliances do Brasil, na mesma função. Ela também já foi de LVBA e Dezoito Comunicação. n Bruna Marques, analista de comunicação II, despediu-se da Sodexo, onde esteve por 1 ano e 5 meses, até fevereiro. Ela também já foi da Pricefy by Selbetti, por 1 ano e meio, e da Matarazzo & Cia. Investimentos, por 1 ano e 7 meses. São Paulo Malu Weber passa a liderar também a comunicação agro da Bayer Latam Malu Weber Adriano Pereira Bárbara Calabresi n Elaine Daffara, coordenadora de comunicação corporativa e marketing, tem cargo novo na Frigol S/A, onde está desde maio de 2022. Foi promovida em maio a gerente de comunicação e marketing. Antes, foi sócia da Fava Comunicação por cerca de 12 anos e meio. Passou ainda pelas agências Máquina e Texto & Imagem. n Gabriel Abolis, ex-InPress Porter Novelli, GBR Comunicação e SPMJ Comunicação, despediu-se da Bendita Imagem, onde esteve por 4 meses no atendimento a Sal & Brasa, Face Doctor e Associação Israelita Fortuneé de Piccioto. n Isabela Rodrigues, coordenadora de estratégia, deixou a Motim, onde atuou por 4 anos e 10 meses, até abril, e em maio começou como coordenadora de marketing e brand na Rhino, aplicativo de viagens. Antes, ela foi por 3 anos e 7 meses assessora de imprensa na Pimenta Comunicação. n Julyana Castro, diretora de operações, em sua segunda passagem pela NR7, deixou a agência em março, após 2 anos e 2 meses de casa (na primeira passagem foram 6 anos e meio), seguindo em abril para a Pina, como diretora de storytelling. n Luciana Silva Cardoso, coordenadora de comunicação corporativa e brand PR, despediuse em maio da JBS, após 3 anos e 7 meses de casa, e seguiu para a Natura, no cargo de coordenadora de comunicação institucional. n Marcelo Ventura, gerente de mídia proprietária, deixou a Vale em fevereiro, após 5 anos e 4 meses de companhia. Antes, foi gerente de comunicação e conteúdo na InPress Porter Novelli por pouco mais de 2 anos e meio, e, no período em que atuou na grande imprensa, esteve por mais de 10 anos na Abril Mídia, boa parte em Veja São Paulo. Bruna Marques Elaine Daffara Gabriel Abolis Isabela Rodrigues Julyana Castro Luciana Silva Cardoso Marcelo Ventura

Edição 1.514 - pág. 15 ANOS Comunicação Corporativa n Mariana Busanelli começou em abril na EuroChem, na função de especialista em comunicação externa. Em jornadas anteriores, foi por quase 12 anos e meio da Discovery Inc e 1 ano e 4 meses da Warner Bros. Discovery. Também esteve por pouco mais de dois anos na Art Presse. n Monyque Marinseck, que esteve por mais de 2 anos como produtora de conteúdo e assessora de imprensa na Cobogó RP, começou em maio como analista pleno na Loures Comunicação. n Ricardo Macario, ex-Máquina e CDN e que esteve por 7 meses na Nova PR, na coordenação de atendimento à Nestlé, começou em fevereiro como chefe da Assessoria Especial de Comunicação Institucional do Detran-SP n Valeria Campos está de trabalho novo. Começou em maio na Attuale, na função de assessora de imprensa. Antes, foi por 11 anos e 9 meses da revista Feed&Food, ali atuando como subeditora e editora. Licença-Maternidade n Camila Franco, gerente de comunicação corporativa, relações com a mídia e responsabilidade social na Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus, em São Paulo, na empresa desde novembro de 2014. n Yasmin Bahjat Ayache, gerente de comunicação e relações públicas na Index Assessoria, em São Paulo, na agência desde setembro de 2017 n Já está à disposição dos interessados a edição impressa do Anuário da Comunicação Corporativa, batizada pelos organizadores de Edição de Colecionador, por ser limitada e direcionada aos apreciadores das publicações em papel. O custo do exemplar é de R$ 150 para retirada na Mega Brasil (Av. prof. Noé Azevedo, 208 − Vila Mariana) ou R$ 175,00 para envio pelo Correio. u O Anuário tem um total de 356 páginas e um conteúdo em que se destacam o Ranking das Agências de Comunicação, 11 reportagens especiais, incluindo um caderno especial sobre a COP30, indicadores setoriais, uma pesquisa inédita sobre o atual estágio das agências de comunicação no tema ESG e um amplo olhar sobre o mercado no conjunto de 67 artigos assinados por líderes da área. u Os exemplares podem ser adquiridos diretamente na Mega Brasil. Informações com Clara Francisco, pelo e-mail [email protected] Mariana Busanelli Monyque Marinseck Ricardo Macario Valeria Campos Camila Franco Yasmin Bahjat Ayache Dança das contas n A Nova PR tem novidades na carteira de clientes. A agência fechou com a Target Trading, de comércio exterior. A conta fica sob a direção de Vilma Balint, coordenação de Simone Carmona e atendimento sênior de Eduardo Brunelli (eduardo. [email protected]). O e-mail de contato é target.trading@ novapr.com.br. n A CropCom, de Guilherme Bourroul, ampliou o escopo do contrato com a Zilor, empresa especializada em ingredientes naturais para a indústria alimentícia e de saúde animal, com 79 anos de vida e 4 usinas no interior paulista. A partir de agora, além da comunicação digital da marca, a CropCom responderá pelas ações de RP da companhia, contando com a consultoria de Sérgio Bourroul (ex-Odebrecht, Natura e Votorantim). Pelo mercado Edição de Colecionador do Anuário da Comunicação Corporativa já está disponível

Edição 1.514 - pág. 16 ANOS Comunicação Corporativa n Wendel Palhares, secretário de Comunicação de Alagoas, liderou uma iniciativa inédita no País: a realização de uma consulta pública para definir critérios de contratação de publicidade institucional em plataformas digitais. A ação, segundo informa sua assessoria, “envolveu representantes da sociedade civil, imprensa, órgãos de controle, entidades do setor de marketing e sindicatos de jornalistas, e resultou na criação da primeira normativa estadual com parâmetros claros, públicos e técnicos para veiculação de mídia digital”. u “A Lei da Publicidade, que tem 15 anos, não responde aos desafios do digital”, diz Palhares. “Ela é vaga em relação aos critérios de contratação de sites e abre espaço para decisões muitas vezes políticas, o que enfraquece a credibilidade da comunicação pública”. u A proposta alagoana, segundo comentou com este J&Cia, partiu de uma escuta ampla da sociedade. “Em vez de publicar uma nova regra entre quatro paredes, por que não abrir uma consulta pública? Quando fizemos isso, tivemos ótima repercussão. O resultado mostrou que 75,8% da população defendem a regionalização dos investimentos”, destacou. u “A nova normativa define critérios técnicos de contratação, garante espaço para veículos regionais e pequenos, exige o compromisso com boas práticas editoriais e cria mecanismos de responsabilização no combate à desinformação”, assegura. Entre os consultados, 94,7% afirmaram já ter visto campanhas do governo na internet, e 84,2% defenderam que o governo evite anunciar em sites que já divulgaram fake news ou que não tenham responsáveis identificáveis. u O modelo implementado em Alagoas dialoga com os debates em curso no Fórum Nacional das Secretarias de Comunicação e com as diretrizes da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. A experiência, segundo informou, “já é vista como referência nacional para estados que buscam atualizar e democratizar suas políticas de comunicação institucional”. Em Alagoas, uma inédita consulta pública sobre publicidade institucional Wendel Palhares n Termina nesta sexta-feira (31/5) o período de inscrições promocionais ao Prêmio Jatobá PR, que oferece desconto de 20% sobre o valor cheio. Inscrições para organizações e grandes agências, que custam R$ 2.650, podem ser feitas até esta data por R$ 2.120; e para as agênciasbutique, de R$ 1.800 por R$ 1.440. No caso de mais de uma inscrição por organização, os descontos por volume começam em 5% e podem chegar a 31%, dependendo do total de cases inscritos. u Conforme lembra Hélio Garcia, diretor do Gecom (Grupo Empresarial de Comunicação), não é necessário ter o case pronto. Os interessados podem fazer as inscrições agora, aproveitando o desconto, e fazer o upload depois, até 30 de setembro. Análise de Dados e Liderança de Pensamento estão entre as novidades do ano n A organização do Jatobá, atendendo a sugestões do mercado, incluiu nesta edição duas novas categorias regulares, além da categoria especial COP30, que foi detalhada em J&Cia 1.513. u A nova categoria, que entra no radar das verticais Grandes Agências e Agências-Butique é Análise de dados para estratégia de comunicação, que distinguirá o projeto que se apoie em análise de dados para planejar e executar estratégias de comunicação para uma organização, marca ou iniciativas corporativas. u Já a nova categoria focada em Organizações Empresariais ou Públicas é Comunicação para liderança de pensamento, que premiará o case que demonstre o esforço, o engajamento, o planejamento e as múltiplas iniciativas da organização em desenvolver seus executivos e funcionários, como líderes de pensamento e expandir essa conquista para públicos dentro e fora de suas fronteiras organizacionais. u Outras informações, inscrições e regulamento podem ser conferidos aqui. Prêmio Jatobá PR Até sexta-feira (31/5), inscrições podem ser feitas com 20% de desconto Por dentro da Comunicação Pública n A coluna da ABCPública destaca o Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária 2025, que teve inscrições prorrogadas até 16 de junho. A premiação reconhece produções jornalísticas de rádios universitárias brasileiras sobre emergência climática e direito à informação. A cerimônia de premiação será realizada durante o III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, em Sergipe, em outubro de 2025. Mais informações e inscrições aqui.

Edição 1.514 - pág. 17 ANOS AUTO Patrocínio n Após 16 anos de atuação ininterrupta no setor automotivo, Marcelo Cosentino está se despedindo da Toyota e da área. Ele deixa a fabricante no final deste mês e nos próximos dias assumirá um novo desafio em uma empresa de outro segmento, mas que ainda não pode ser revelada. u Depois de iniciar a carreira em 2009 como repórter da Carta Z Notícias, Cosentino passou pelas redações da Editora Escala e de O Globo. Em 2015 migrou para a área corporativa onde teve passagens por Renault, Cummins e Volvo, e desde março do ano passado era gerente de Comunicação Interna e Externa da Toyota. u “Sou muito grato à Toyota pelo período − curto, mas intenso − em que estivemos juntos”, destacou o executivo. “Tenho orgulho das conquistas, das grandes entregas e até mesmo das mudanças que ajudei a implementar. Sigo para um novo desafio, mas continuo torcendo pela marca e pelo incrível time que tive o privilégio de trabalhar junto”. u Enquanto não define um substituto para a vaga, a equipe comandada pelo diretor de Comunicação e ESG Roberto Braun conta com Aline Cerri, Késsia Santos e Karina Arruda, responsáveis por comunicação institucional, e Gabriel Aguiar, cuidando da comunicação de produto. n Sexta maior fabricante de automóveis da China, a GAC (lê-se gê-a-cê) oficializou o início de suas operações no Brasil em 23/5, durante evento de apresentação para jornalistas e convidados em São Paulo. A comunicação da fabricante, que tem planos para a produção de veículos elétricos, híbridos e a combustão em solo nacional, será feita pela agência Greenz ([email protected]), sob direção de Maria Clara Dultra, gerência de Beatriz Spinelli (beatriz.spinelli@ e 11-99520-4049) e atendimento sênior de Eduardo Pincigher (eduardo. pincigher@ e 11-99464-9356). n A General Motors anunciou na última semana a chegada de Marcela Carvalho como nova diretora de Relações Governamentais da fabricante no Brasil. Com mais de duas décadas de experiência no setor público, e passagens pelos Ministérios da Economia e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Exterior, e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e Câmara de Comércio Exterior (Camex), ela se reportará diretamente a Fabio Rua, vicepresidente de Comunicação, Relações Governamentais e ESG, e terá sua base em Brasília. Marcelo Cosentino despede-se da Toyota e do setor automotivo GAC define equipe de atendimento à imprensa Marcela Carvalho é a nova diretora de Relações Governamentais da GM Marcela Carvalho Marcelo Cosentino Lançamento da GAC no Brasil

Edição 1.514 - pág. 18 ANOS n O portal de Frota&Cia está de cara nova. Dentre as mudanças, ganhou nova apresentação das notícias, organizadas por editorias, espaço exclusivo para os vídeos do Canal Frota&Cia, destaque especial para a revista do mês e dos dois números anteriores, um bloco dedicado à Rota da Mobilidade, com artigos assinados por especialistas voltados para esse tema, e um arquivo de notícias organizadas por data de publicação. u Junto com o novo site, a revista Frota&Cia também incorporou melhorias. A partir de agora, passa a adotar um novo conceito editorial, baseado no slogan Um tema, múltiplas direções. A cada nova edição, um único tema irá nortear toda produção de conteúdo do mês. u “As melhorias no portal e na revista estão alinhadas aos objetivos da SF Comunicação de estar sempre à frente de seu tempo e oferecer conteúdo de relevância para a vasta cadeia produtiva do transporte de cargas e passageiros”, explica José Augusto Ferraz, diretor de Redação de Frota&Cia. E mais... n O Grupo Printer Comunicação tem duas vagas abertas para executivo de atendimento em PR, com experiência no setor automotivo, sendo uma sênior e outra júnior. Para se candidatar, é necessário ter experiência em agências de comunicação, inglês fluente e morar em São Paulo. Interessados podem encaminhar currículo para rh@ grupoprinter.com.br, com o título do e-mail Executivo de Atendimento Sênior em PR ou Executivo de Atendimento Júnior em PR. Frota&Cia reformula portal e adota novo conceito editorial n Em um comunicado enviado aos seus colaboradores na tarde de 27/5, a Fundação Cásper Líbero, responsável pela TV e Rádio Gazeta e pela Faculdade Cásper Líbero, comunicou as saídas dos superintendentes Sérgio Felipe dos Santos (Geral da Fundação), Marines Rodrigues (Programação da TV Gazeta) e Silvio Alimari (Geral da TV Gazeta). De acordo com o comunicado, a decisão “integra um processo de reestruturação estratégica”. Para ocupar o lugar de Sérgio Felipe, foi anunciada a nomeação de Maria Cristina de Paula Abreu, que até então atuava como superintendente do Administrativo e Financeiro da Fundação. E mais... n Jorge Görgen, ex-Iveco e CNH, atualmente atuando como consultor e conselheiro em temas de reputação empresarial, abraçou nova jornada ao começar curso de Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Segundo o executivo, “esse é um passo importante para fazer parte de conselhos de empresas, associações, institutos e também de fundações do Terceiro Setor”. Registro-SP n Faleceu em São Paulo em 23/5, aos 66 anos, Mário Serapicos, vítima de trombose pulmonar. Ele atuou em redações como Veja, Placar, Jornal da Tarde, Folha da Tarde, Quatro Rodas, Náutica e Jornal do Brasil. As informações são do site Construir Resistência. Serapicos também é considerado um dos criadores da estrela presente na bandeira do Partido dos Trabalhadores (PT). É lembrado por colegas como uma pessoa generosa, intensa e apaixonada pelo jornalismo, pela militância política e pelo Santos, seu time do coração. Fundação Cásper Líbero anuncia cortes em sua liderança Mário Serapicos Reprodução/Construir Resistência Fundação Cásper Líbero Jorge Görgen São Paulo

Edição 1.514 - pág. 19 ANOS Rio de Janeiro n Nádia Rebouças morreu em 21/5, em Juiz de Fora, Minas Gerais, aos 75 anos. Ela estava internada por problemas respiratórios, que se agravaram. O corpo foi cremado no Cemitério Municipal de Juiz de Fora e as cinzas, conforme seu desejo, foram espalhadas, no último final de semana de maio, no mar do Arpoador, no Rio de Janeiro, sua cidade de adoção. Deixou três filhos. u Paulistana, graduada e pós-graduada em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da USP, atuou em agências de publicidade e, desde cedo, escolheu o planejamento como ferramenta para seu trabalho. Transferiu-se para o Rio em 1978, prosseguiu com a carreira na publicidade, como diretora, até abrir a própria agência que, anos depois, veio a se chamar Rebouças e Associados. Destacouse, mais uma vez, como consultora de reputação e planejadora de comunicação estratégica. Foi professora do IAG na PUCRio e na ESPM-Rio; organizou seminários sobre planejamento no Centro Cultural Candido Mendes, e recebeu o Prêmio Caboré em 1990. u Sobressai na trajetória de Nádia sua participação como ativista no lançamento da campanha Ação da cidadania contra a fome, a miséria e pela vida, capitaneada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, na ONG Ação da Cidadania, por ele fundada. Figura importante na comunicação da entidade, ao lado do amigo, foi personagem do filme No fio da navalha, sobre Betinho, representada pela atriz Andreia Horta. u Por 18 anos, foi colunista da revista Plurale. Nádia levou o ativismo social da publicidade para a imprensa, defendendo a participação e o engajamento sustentável. A revista republicou um artigo, originalmente de 2023, em que ela relata em detalhes essa experiência: “Durante mais de quatro anos, a Campanha Contra a Fome, como ficou conhecida, foi veiculada gratuitamente pelos veículos de comunicação. Sem qualquer custo, foi planejada, criada e produzida pelos publicitários e profissionais de marketing que formaram um comitê”. n O Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente, de 6 a 8/6 na ESPM Rio (Vila Aymoré, na Ladeira da Glória, 26), promete a participação de jornalistas de várias correntes. Realizado pela Ajor – Associação de Jornalismo Digital, tem credenciamento aberto para a imprensa. u Guilherme Amado debaterá o conceito de influência digital e opinião no jornalismo, e Midiã Noelle apresentará seu livro recém-lançado Comunicação Antirracista – Um guia para se comunicar com todas as pessoas em todos os lugares. Entre os comunicadores indígenas está Eric Terena, cofundador do coletivo Mídia Indígena, que exalta a ancestralidade como fundamento para o ativismo. Daniela Arrais, da @Contente. vc, tem um veículo que aprofunda temas contemporâneos em comunidade. u Na área de fomento ao jornalismo, estarão presentes Carolina Oms, do Fundo de Apoio ao Jornalismo; e Ana Soffietto, do Media Development Investment Fund (MDIF). Nas oficinas exclusivas para os inscritos, Ana Paula Valacco, gerente de programa e líder de engajamento na JournalismAI, ministrará Utilizando IA sem comprometer o seu trabalho. E ainda a colombiana Valeria Cortes Bernal, que virá com Criar conteúdo relevante para Youtube e TikTok. Ela é do La Pulla, programa do jornal El Espectador, que já alcançou mais de 1 milhão de inscritos no YouTube, 711 mil seguidores no Instagram e 353 mil no TikTok. u A programação inclui a entrega do Prêmio de Jornalismo Digital Socioambiental, que homenageia Dom Phillips e Bruno Pereira. Festival 3i premiará Jornalismo Digital Socioambiental Daniela Arrais Lucas Viggiani Valeria Cortes Bernal Carolina Oms Ana Paula Valacco Guilherme Amado Morreu Nádia Rebouças, ativista da comunicação a serviço do social Nádia Rebouças

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