Jornalistas&Cia 1514

Edição 1.514 - pág. 16 ANOS Comunicação Corporativa n Wendel Palhares, secretário de Comunicação de Alagoas, liderou uma iniciativa inédita no País: a realização de uma consulta pública para definir critérios de contratação de publicidade institucional em plataformas digitais. A ação, segundo informa sua assessoria, “envolveu representantes da sociedade civil, imprensa, órgãos de controle, entidades do setor de marketing e sindicatos de jornalistas, e resultou na criação da primeira normativa estadual com parâmetros claros, públicos e técnicos para veiculação de mídia digital”. u “A Lei da Publicidade, que tem 15 anos, não responde aos desafios do digital”, diz Palhares. “Ela é vaga em relação aos critérios de contratação de sites e abre espaço para decisões muitas vezes políticas, o que enfraquece a credibilidade da comunicação pública”. u A proposta alagoana, segundo comentou com este J&Cia, partiu de uma escuta ampla da sociedade. “Em vez de publicar uma nova regra entre quatro paredes, por que não abrir uma consulta pública? Quando fizemos isso, tivemos ótima repercussão. O resultado mostrou que 75,8% da população defendem a regionalização dos investimentos”, destacou. u “A nova normativa define critérios técnicos de contratação, garante espaço para veículos regionais e pequenos, exige o compromisso com boas práticas editoriais e cria mecanismos de responsabilização no combate à desinformação”, assegura. Entre os consultados, 94,7% afirmaram já ter visto campanhas do governo na internet, e 84,2% defenderam que o governo evite anunciar em sites que já divulgaram fake news ou que não tenham responsáveis identificáveis. u O modelo implementado em Alagoas dialoga com os debates em curso no Fórum Nacional das Secretarias de Comunicação e com as diretrizes da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. A experiência, segundo informou, “já é vista como referência nacional para estados que buscam atualizar e democratizar suas políticas de comunicação institucional”. Em Alagoas, uma inédita consulta pública sobre publicidade institucional Wendel Palhares n Termina nesta sexta-feira (31/5) o período de inscrições promocionais ao Prêmio Jatobá PR, que oferece desconto de 20% sobre o valor cheio. Inscrições para organizações e grandes agências, que custam R$ 2.650, podem ser feitas até esta data por R$ 2.120; e para as agênciasbutique, de R$ 1.800 por R$ 1.440. No caso de mais de uma inscrição por organização, os descontos por volume começam em 5% e podem chegar a 31%, dependendo do total de cases inscritos. u Conforme lembra Hélio Garcia, diretor do Gecom (Grupo Empresarial de Comunicação), não é necessário ter o case pronto. Os interessados podem fazer as inscrições agora, aproveitando o desconto, e fazer o upload depois, até 30 de setembro. Análise de Dados e Liderança de Pensamento estão entre as novidades do ano n A organização do Jatobá, atendendo a sugestões do mercado, incluiu nesta edição duas novas categorias regulares, além da categoria especial COP30, que foi detalhada em J&Cia 1.513. u A nova categoria, que entra no radar das verticais Grandes Agências e Agências-Butique é Análise de dados para estratégia de comunicação, que distinguirá o projeto que se apoie em análise de dados para planejar e executar estratégias de comunicação para uma organização, marca ou iniciativas corporativas. u Já a nova categoria focada em Organizações Empresariais ou Públicas é Comunicação para liderança de pensamento, que premiará o case que demonstre o esforço, o engajamento, o planejamento e as múltiplas iniciativas da organização em desenvolver seus executivos e funcionários, como líderes de pensamento e expandir essa conquista para públicos dentro e fora de suas fronteiras organizacionais. u Outras informações, inscrições e regulamento podem ser conferidos aqui. Prêmio Jatobá PR Até sexta-feira (31/5), inscrições podem ser feitas com 20% de desconto Por dentro da Comunicação Pública n A coluna da ABCPública destaca o Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária 2025, que teve inscrições prorrogadas até 16 de junho. A premiação reconhece produções jornalísticas de rádios universitárias brasileiras sobre emergência climática e direito à informação. A cerimônia de premiação será realizada durante o III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, em Sergipe, em outubro de 2025. Mais informações e inscrições aqui.

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