Edição 1.514 - pág. 4 ANOS Ano 14 – Edições 662 a 712 (out/2008 a set/2009) Nicoletta e Thaís Costa, além de profissionais de outras redações, caso de Cristiane Barbieri, então na Folha de S.Paulo (ed. 703, 704, 709, 710 e 712). Outra boa notícia foi o lançamento do R7, portal de notícias do Grupo Record, que iniciou sua operação com uma equipe de 40 profissionais. Ainda por lá, a Record TV reforçou sua equipe com a chegada de cinco profissionais consagrados da TV Globo: Carlos Dornelles, Luiz Carlos Azenha, Dario Leite, Marcos Silveira e Vinicius Dônola, e Douglas Tavolaro foi anunciado como vice-presidente de Jornalismo da casa (ed. 664, 685, 697, 700 e 712). Acostumado a noticiar as novidades dos outros, Jornalistas&Cia também teve um ano de muita efervescência com o lançamento de uma série de entrevistas especiais comandadas por Célia Chaim, Eduardo Ribeiro e Wilson Baroncelli, que trouxe discussões aprofundadas com profissionais como Josemar Gimenez, dos Diários Associados (ed. 664A), Eliane Brum (ed. 679A), Ricardo Gandour, do Grupo Estado (ed. 689A), Ricardo Kotscho (ed. 705) e Ottoni Fernandes Jr. (ed. 705A). Também lançou o boletim Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva, primeira publicação com periodicidade fixa produzida por J&Cia (ed. 683, 684, 686); da coluna Memórias da Redação, inicialmente editada por Rubens Marujo, que infelizmente faleceu menos de um ano após a estreia do espaço, que segue ativo até hoje (ed. 688), e do Movimento Landell de Moura, dedicado à memória e ao resgate dos feitos do padre brasileiro inventor do rádio (ed. 702). Última edição da Gazeta Mercantil, veiculada em 29 de maio de 2009 Terceiro encontro do ciclo J&Cia/ESPM debateu papel do jornalismo no combate às fake news Especial do Dia da Imprensa trará os principais pontos do evento n Jornalistas&Cia e ESPM realizaram na em 26/5 a terceira mesa do ciclo O presente e o futuro do jornalismo – Insights, na sede da ESPM Tech, em São Paulo. O tema do debate foi Fake News: O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Como dimensionar o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia. Participaram Ana Dubeux, diretora de Redação do Correio Braziliense; Marília Assef, diretora de Jornalismo na TV Cultura; e Sérgio Lirio, redatorchefe da revista CartaCapital. A mediação foi de Hélio Gama Neto, diretor-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ). u Ao longo do debate, os convidados discutiram temas como o que os jornalistas brasileiros devem fazer para combater com mais afinco a desinformação no País, os impactos das fake news, educação midiática, a relação entre acesso à educação e a capacidade de interpretar notícias, os limites (e perigos) da liberdade de expressão plena, regulamentação das redes sociais, entre outros. u “A ideia é debater como a desinformação afeta nossas carreiras, nosso negócio, e como combater essas fake news. A ONU considera a desinformação como o mal do século, que gera dúvidas, incertezas, enfraquece a democracia e gera divisão na sociedade”, destacou Hélio Gama na abertura do evento. u Os principais detalhes do debate serão divulgados na próxima semana por este J&Cia, em especial em homenagem ao Dia da Imprensa, comemorado em 1º de junho. Hélio Gama (esq.), Marília Assef, Ana Dubeux e Sergio Lirio Ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insigths
RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==