Jornalistas&Cia 1515

Edição 1.515 - pág. 15 ANOS a desinformação. É preciso usar como metas a verdade e a credibilidade. Tudo isso é um convite, um alerta, para ouvirmos mais a turma especializada em educação midiática”. Para exemplificar o impacto de um trabalho jornalístico bem apurado, baseado em fatos, Ana falou sobre um projeto do Correio Braziliense sobre violência no trânsito que gerou muitas mudanças em Brasília e, acima de tudo, conscientizou a população sobre a gravidade do problema: “No início dos anos 1990, o Correio fez um trabalho, um case, sobre violência no trânsito. Naquele momento, os dados sobre mortos, sobre violência, eram alarmantes. Passamos a estampar nas capas os números de mortes, para chocar mesmo, fazer as pessoas conversarem, debaterem, como uma forma de conscientizá-las da grave a situação. Fizemos parcerias e uma campanha muito legal, ganhamos prêmios. E por quê? Porque paramos, mergulhamos nisso, apuramos, fomos atrás, foi um trabalho árduo e incessante de apuração e checagem. E essa campanha gerou frutos, como as faixas de trânsito, que passaram a ser mais usadas, além de ter conseguido também realizar cursos para educar sobre essa violência. E, No caminho da informação, a imprensa guia. No Brasil e no mundo, o trabalho da imprensa move conversas, amplia perspectivas e conecta pessoas ao que realmente importa. Neste Dia da Imprensa, a Uber reconhece e agradece o compromisso diário de quem escolhe informar com responsabilidade. Obrigada por contar as histórias que movem o mundo.

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