Edição 1.515 - pág. 21 ANOS ANOS 30SEMANAS em Ano 15 – Edições 713 a 763 (out/2009 a set/2010) Uma grande reformulação no portal iG, com dezenas de contratações e a chegada de profissionais de peso para a sua equipe foi assunto recorrente, quase que semanal, ao longo do 15º ano de Jornalistas&Cia. O portal, que pouco antes contratara o diretor-geral Eduardo Oinegue para comandar uma profunda reformulação em seu projeto editorial, contou com investimento pesado para a montagem de uma superestrutura jornalística. Entre os primeiros nomes confirmados nessa nova fase estavam os de Tales Faria, que deixou o JB e o Rio para chefiar a Redação do iG em Brasília (ed. 713), e Cristiane Barbieri, que, após rápida passagem pelo então recém-lançado Brasil Econômico, aceitou o desafio de assumir o posto de editora executiva de Economia (ed. 714). Em cerca de seis meses foram quase 100 contratações, entre equipes fixa e temporária, neste caso para as coberturas de grandes eventos como Copa do Mundo e Eleições. Destaque para as chegadas de profissionais como Ana Lúcia Ribeiro, Viviane Zandonadi, Juliana Bianchi, Deborah Bresser, André Vieira, Érika Klingl, Fred Raposo, Lucas Ferraz, Matheus Leitão, Sheila Machado, Rodrigo de Almeida, Beatriz Amorim, Sabrina Lorenzi, Valmir Moratelli, Cláudio Gradilone, Cadão Volpato e Gustavo Gantois (ed. 716, 718, 720, 722, 723, 730, 732, 748 e 757). Investimento de um lado, crise de outro. Se no ano anterior o fim da Gazeta Mercantil foi a grande baixa para o jornalismo brasileiro, desta vez quem dava adeus, pelo menos em sua versão impressa, era o centenário Jornal do Brasil, que assim como a GZM era comandado pelo empresário Nelson Tanure. Em junho de 2010 Tanure comunicou ao mercado que deixaria a área de mídia e com isso encerraria o contrato de arrendamento da marca com a família Nascimento Brito, dona do jornal, algo similar ao que havia feito com a Gazeta no ano anterior. Neste caso, porém, a publicação permaneceu ativa em sua versão online e a última edição impressa circulou em 31 de agosto. Como protesto ao novo rumo do jornal, o icônico repórter fotográfico Evandro Teixeira pediu demissão quatro dias antes do fim do jornal, onde havia trabalhado por 47 anos (ed. 750, 752, 758, 759 e 760). Foi também um período intenso pelos lados do Grupo Traffic, de J. Hawilla, em São Paulo. Além de seguir ampliando sua rede Bom Dia de jornais, com os lançamentos das versões Oeste Grande SP, Itatiba, São José dos Campos e Taubaté (ed. 715, 716, 719 e 763), o grupo surpreendeu o mercado ao adquirir, no final de 2009, o Diário de S.Paulo, do Grupo Globo (ed. 715). J&Cia Ano 15: iG monta superestrutura e Jornal do Brasil dá adeus ao impresso Última edição do Jornal do Brasil circulou em 31 de agosto de 2010
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