Edição 1.515 - pág. 25 ANOS Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. PBS, maior rede de TV educativa dos EUA, é mais uma a processar governo Trump por cortes de verba na mídia de serviço público. Leia mais A Meta vai oferecer uma ferramenta capaz de automatizar completamente a criação e segmentação de anúncios com inteligência artificial até o final de 2026, permitindo que marcas forneçam apenas uma foto do produto e um orçamento para a IA gerar o anúncio completo, incluindo imagem, vídeo e texto. A revelação foi feita em 2/6 pelo Wall Street Journal (WSJ) e não foi confirmada imediatamente pela empresa, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp. Mas declarações recentes de seu CEO, Mark Zuckerberg, apontam para a personalização de conteúdo pago usando IA. Caso a Meta avance nesse projeto, ele pode representar uma mudança estrutural no modelo tradicional de publicidade. Assim como os veículos de mídia perderam receita e mergulharam em uma crise profunda de sustentabilidade financeira quando plataformas digitais começaram a vender anúncios diretamente para anunciantes, agências de publicidade podem enfrentar um impacto similar. Com a Meta oferecendo um sistema no qual a própria IA cria campanhas sob demanda, grandes grupos publicitários podem ver sua relevância reduzida, já que os anunciantes terão acesso direto à tecnologia sem necessidade de intermediários. Além da automatizar a criação, o sistema da Meta permitirá que os anunciantes personalizem anúncios em tempo real com base em fatores como geolocalização. Isso significa que um mesmo anúncio pode ser exibido de formas diferentes dependendo da localização do usuário, em paisagens associadas ao lugar em que a pessoa estiver. No mesmo dia 2, o grupo Publicis fechou com queda de 3,64% no valor de suas ações. O WPP recuou em 1,3%, e o Omnicom perdeu 2,93%. Mas essa dinâmica pode não ser tão simples na vida real. Grandes anunciantes dificilmente abrirão mão da estrutura de uma agência, enquanto os menores poderão sentir-se mais inclinados a voar sozinhos, afetando as pequenas empresas de propaganda. Já agências de comunicação poderão ter mais recursos para oferecer criação de anúncios aos clientes em campanhas institucionais. Leia a matéria completa em MediaTalks. WSJ revela que Meta vai oferecer recurso de criação de anúncios com IA diretamente a marcas: o que pode acontecer com o mercado de agências? Vietnã censura edição da The Economist com líder político na capa e impede venda nas bancas. Leia mais Dia Mundial do Meio Ambiente: como o Papa Leão XIV pode usar a comunicação no combate à crise climática. Leia mais Jornalistas nicaraguenses exilados pedem nacionalidade espanhola após proibição de renovar passaportes: “morte civil”. Leia mais
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