Jornalistas&Cia 1517

Edição 1.517 - 18 a 24 de junho de 2025 ANOS O adeus a Cícero Sandroni Titular da cadeira nº 6 da Academia Brasileira de Letras, ele morreu em casa, no Rio de Janeiro, aos 90 anos, na manhã de 17 de junho. Pág. 6 Só um em dez lê jornal impresso no Brasil Digital News Report 2025, do Reuters Institute, mostra também que o Brasil segue acima da média global em confiança na imprensa. Por Luciana Gurgel, no MediaTalks. Pág. 7 Jornalistas em destaque na Bienal do Livro Feira, que vai até o próximo domingo (22/6), no Rio de Janeiro, tem a participação de diversos profissionais da imprensa. Pág. 20

O presente e o futuro do Jornalismo Nativos Digitais Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro Convidados: Moderadora: - Insights - Data: 30 de Junho de 2025 Local: ESPM Tech Rua Joaquim Távora, 1.240 , Vila Mariana, São Paulo O ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights é uma iniciativa de Jornalistas&Cia, concebida para celebrar seus 30 anos de vida, que conta com a parceria da ESPM e do Portal dos Jornalistas e o apoio institucional de ABI, Abraji, Ajor, Aner, ANJ e Projor. Este, focado em nativos digitais, é o quarto encontro, dos sete programados até setembro (os três já realizados versaram sobre (Des) Inteligência Artificial, COP30 e Fake News. Os encontros acontecem sempre na última segunda-feira de cada mês, no horário das 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). Os encontros serão gratuitos e com vagas limitadas à capacidade do auditório da ESPM Tech, de 120 lugares. As inscrições serão abertas sempre com três semanas de antecedência em relação a cada uma das etapas. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Próximos encontros O ciclo Organização e Realização: Apoio Institucional • 25/08/2025 – Jornalismo Investigativo | Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico • 29/09/2025 – Autoritarismo vs. Democracia | O papel do Jornalismo e da sociedade no combate às ideologias extremistas. Onde estamos errando e onde estamos acertando? • 27/10/2025 – A Imprensa como Quarto Poder | Caminhos para a revitalização e o fortalecimento do Jornalismo no Brasil apresenta o ciclo Lilian Tahan Metróples Mateus Netzel Poder360 Murilo Garavello UOL Maia Fortes Ajor

Edição 1.517 - pág. 3 ANOS ANOS 30SEMANAS em Ano 17 – Edições 815 a 865 (out/2011 a out/2012) O fantasma das demissões em massa voltou a assombrar o jornalismo brasileiro ao longo do 17º ano de vida de Jornalistas&Cia. Ainda que em números totais a quantidade de demitidos não tenha sido tão grande quanto a de dez anos antes, quando foram registrados cerca de 700 postos fechados em apenas um ano (ver J&Cia Ano 7), ao analisarmos proporcionalmente ao tamanho das novas redações e ao número de ocorrências e de publicações atingidas fica claro que foi um dos períodos mais duros na história do setor. Foram noticiados pelo menos 20 episódios naquele período, com destaque para Folha de S.Paulo, que, somados os cortes de novembro de 2011 e de julho de 2012, enxugou sua folha salarial em mais de 15% e demitiu cerca de 50 profissionais (ed. 821 e 854); Grupo Estado, também com dois cortes que atingiram mais de 60 vagas, em especial no Jornal da Tarde (ed. 824 e 854); Grupo Bandeirantes, que promoveu demissões em suas operações no Rio de Janeiro (ed. 831 e 854) e Distrito Federal (ed. 840); e Grupo A Tarde, da Bahia, que anunciou 81 demissões e o fechamento de quatro sucursais (ed. 855 e 856). Também foram registradas demissões em Editora Globo (ed. 822), Correio Braziliense (ed. 825), Diário de S.Paulo (ed. 829), Rede Bom Dia (ed. 830), TV Cultura (ed. 837), RedeTV (ed. 838), Jornal de Brasília (ed. 840), Hoje J&Cia Ano 17: redações voltam a sofrer com cortes e o nascimento do Ranking dos +Premiados da Imprensa em Dia (ed. 846), RIT TV (ed. 852), iG (865) e EBC, que anunciou a substituição de 140 profissionais contratados, sendo 21 jornalistas, por concursados (ed. 851). Em busca de novas fontes de receita para combater a crise, a discussão sobre a adoção do modelo de paywall nos sites jornalísticos ganhou ainda mais força naquele período, inclusive com um debate sobre o tema promovido pela ANJ (ed. 860). Entre as publicações que começaram a testar o sistema estavam Folha de S.Paulo, Estadão, O Globo e Lance (ed. 851). Destaque também para a TV Globo, que em uma reestruturação interna promoveu Luiz Cláudio Latgé para comandar uma nova diretoria responsável pelo desempenho do canal na internet, tendo inclusive como missão estruturar o lançamento de uma eventual plataforma de streaming de notícias (ed. 826). Foi também um período de intensa movimentação no comando de diversas redações, com destaque para as trocas de Alberto Villas por Marcelo Parada na Direção de Jornalismo do SBT (ed. 817 e 838); de José Trajano por João Palomino na Direção de Jornalismo da ESPN (ed. 819); de Tereza Cruvinel por Nelson Breve na Presidência da EBC (ed. 815, 817 e 819); de Nelson Sirotsky por Duda Melzer na Presidência Executiva do Grupo RBS (ed. 849); e de Nicolo Spina por Alexandre Caldini na Presidência do Valor Econômico. Esta última movimentação, inclusive, resultou em uma intensa dança das cadeiras na Editora Abril, com destaque

Edição 1.517 - pág. 4 ANOS Ano 14 – Edições 662 a 712 (out/2008 a set/2009) Ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insigths Reputação é resultado e vice-versa Lilian Tahan Mateus Netzel Murilo Garavello Maia Fortes n O quarto encontro do ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights, que J&Cia realiza como parte das comemorações de seu 30º aniversário, em parceria com a ESPM São Paulo, está marcado para 30 de junho, das 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). O debate terá como tema Nativos Digitais: Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro. Participarão Lilian Tahan (diretora executiva do Metrópoles), Mateus Netzel (diretor executivo do Poder360) e Murilo Garavello (diretor de Conteúdo do UOL). A mediação será de Maia Fortes (diretora executiva da Associação de Jornalismo Digital − Ajor). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas por este link. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. para Cláudia Vassallo, que assumiu a Superintendência da UN de Tecnologia no lugar de Caldini, e que por sua vez foi substituída por André Lahóz na Direção da Exame (ed. 841). Também foram destaque ao longo do ano a criação de um escritório da CNN em São Paulo, coordenado por Shasta Darlington (ed. 821); a compra de Tribuna do Paraná, O Estado do Paraná e portal Paraná-Online pelo GRPCom (ed. 825); o encerramento das operações dos jornais paraibanos Diário de Borborema e O Norte (ed. 832); a compra do iG pelo Grupo Ongoing, que já editava o Brasil Econômico (ed. 839, 842, 852 e 856); e a prisão, seguida de tortura, de Klester Cavalcanti durante a produção de uma reportagem na Síria para a IstoÈ (ed. 848 e 849). O 17º ano de Jornalistas&Cia marcou ainda o nascimento do Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira. Em sua primeira edição, a iniciativa analisou os resultados de 65 prêmios de jornalismo (regionais, nacionais e internacionais), para apontar os jornalistas, veículos e grupos de comunicação mais premiados de 2011 e da história (ed. 824, 826, 827 e 828). Os grandes destaques da edição de estreia do Ranking foram Eliane Brum, que ocupou o primeiro lugar entre os +Premiados Jornalistas da História; Cátia Toffoletto, da CBN, e Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, empatadas na liderança entre os +Premiados Jornalistas do Ano; a Rede Globo, que unificou os títulos de +Premiado Veículo do Ano e da História; e o Grupo Globo, que também garantiu a liderança nos recortes anual e histórico entre os grupos de comunicação. Próximo encontro discutirá experiências digitais no jornalismo brasileiro

Edição 1.517 - pág. 5 ANOS Últimas Octávio Costa e Tábata Viapiana n O site da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) reproduziu em 12/6 a matéria Condenação do STJ ao presidente da ABI, Octávio Costa, e à repórter Tábata Viapiana, por reportagem sobre Gilmar Mendes, é mácula à liberdade de imprensa no País, que J&Cia publicou na semana passada, sobre o STJ ter determinado a ambos indenizar o ministro do STF por causa de uma reportagem de 2017 na revista IstoÉ. u A título de esclarecimento, já que chegou a haver a interpretação de que a nota era da própria ABI, Octávio enviou uma mensagem às diretoras e diretores destacando que “não houve qualquer nota da ABI, mas, sim, matéria do J&Cia reproduzida em nosso site”. u Nessa mensagem ele ainda ressalta que “não há advogados da ABI em minha defesa. Nem deveria haver. Lucimara Melhado é advogada da Editora Três e acompanha o processo desde o início. Já Lucas Mourão, advogado do caso Cuenca, me procurou e se ofereceu para atuar pro bono a meu favor e de Tábata. Ele vai entrar com reclamação constitucional no STF”. u À Folha de S.Paulo, que repercutiu o assunto e o publicou em seu site, Octávio disse que o texto foi baseado na documentação do Ministério Público do Mato Grosso. E que o direito à indenização deveria ser concedido, segundo defende, quando há dolo ou má-fé. u “Não houve má-fé ou dolo. Nós escrevemos uma matéria em cima do material do MP. Só nesses casos [de máfé ou dolo] deveria haver danos morais. Esse é o entendimento hoje do Supremo Tribunal Federal. Mas a conclusão do acórdão cita ironia, o que é algo subjetivo”, disse. u O jornalista também questionou o valor fixado: “Hoje, também há um entendimento do próprio Supremo de que a indenização não deve ser para quebrar a parte, fazer ter dificuldade financeira na sua vida. Não é esse o objetivo”, afirmou. u Como a Editora Três teve a falência decretada no início deste ano, Octávio e Tábata temem serem obrigados a arcar sozinhos com o montante. Site da ABI reproduz íntegra de matéria de J&Cia sobre condenação do STJ a Octávio Costa e Tábata Viapiana n A CNN Brasil anunciou em 17/6 a saída de Basília Rodrigues, após cinco anos de casa. Em comunicado interno, o canal informou que O Grande Debate, programa comandado pela jornalista, passará a ser ancorado por Julliana Lopes. As informações são de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. u A CNN também anunciou que vai cancelar quatro programas de sua grade. Serão descontinuados O Ponto, GPS CNN, CNN Entrevistas e CNN Eleições: 2026 Já Começou. u “A CNN promove esses ajustes pontuais na sua estrutura organizacional com o objetivo de tornar a operação ainda mais eficiente, sustentável e alinhada com os desafios e oportunidades do setor. Todos os investimentos programados para o segundo semestre serão mantidos”, diz o comunicado da CNN Brasil. u Basília chegou à CNN Brasil em 2020, integrando o primeiro time de jornalistas da emissora no Brasil. Especializada na cobertura de política, era figura conhecida em programas sobre os bastidores do poder. Desde julho de 2024, comandava o programa O Grande Debate. Antes da CNN Brasil, atuou por 12 anos na rádio CBN, do Grupo Globo. Foi também repórter do portal Metrópoles e da Gazeta do Povo e editora-chefe da revista Evoke. Em 2023, foi a 10ª +Admirada Jornalista Negra da Imprensa Brasileira, e a 3ª em 2024, em eleição promovida por J&Cia, Neo Mondo, 1 Papo Reto e Rede JP. CNN Brasil demite Basília Rodrigues e cancela quatro programas Basília Rodrigues Instagram

Edição 1.517 - pág. 6 ANOS Últimas n Cícero Sandroni morreu na manhã de 17/6, em casa, no Rio de Janeiro, aos 90 anos, em decorrência de choque séptico causado por uma infecção urinária. Deixa viúva, Laura de Athayde Sandroni, cinco filhos e um neto. O velório foi na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupava a cadeira nº 6, às 10h, nesta quarta-feira (18/6). u Nascido na cidade de São Paulo, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança. Iniciou a carreira em 1954, na Tribuna da Imprensa, e passou depois ao Correio da Manhã. Trabalhou ainda no Jornal do Brasil e em O Globo, principalmente na cobertura da política exterior, e nas revistas O Cruzeiro, Fatos e Fotos, Manchete e Tendência, como editor. Colaborou com a revista Elle e com resenhas literárias em O Globo. u Participou da cobertura da inauguração de Brasília e, convidado pelo primeiro prefeito da nova capital, assumiu a Secretaria de Imprensa da cidade. Quando Franco Montoro era ministro do Trabalho de João Goulart, em 1962, foi seu subchefe de gabinete, entre outros cargos públicos que exerceu. Morre Cícero Sandroni, parte da história da imprensa e da literatura brasileiras u Foi conselheiro e secretário da ABI − Associação Brasileira de Imprensa, nas gestões de Barbosa Lima Sobrinho, de quem era muito próximo. Eleito para a ABL em 2003, ocupou a presidência da entidade em 2007. u Entre outras obras, é autor de O diabo só chega ao meio-dia, de 1985, e O peixe de Armana, de 2003, ambos de ficção, e um perfil biográfico de Carlos Heitor Cony, também em 2003. Era genro de Austregésilo de Athayde, que presidiu a ABL durante 34 anos. Juntamente com a mulher Laura publicou, em 1998, a biografia Austregésilo de Athayde, o século de um liberal. u Com Odylo Costa, filho, Álvaro Pacheco e o diplomata Pedro Penner abriu uma empresa gráfica de onde saíram as duas primeiras edições da revista de contos Ficção. Com Penner, fundou ainda a editora Edinova, que trouxe ao Brasil mais autores latinoamericanos, e franceses do gênero nouveau roman. u Em 1976 coordenou, com outros escritores, um manifesto contra a censura da ditadura aos livros, assinado por mais de mil intelectuais brasileiros, conhecido como o Manifesto dos Mil. Publicado na imprensa, o documento impediu a continuação da censura aos livros, que proibira a circulação de mais de 400 títulos de autores brasileiros e estrangeiros. Entre os signatários do manifesto estavam Carlos Drummond de Andrade, Nélida Piñon, Antonio Carlos Jobim, Oscar Niemeyer, Heloneida Studart, Jorge Amado, Sérgio Buarque de Hollanda, Mário Lago, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Dias Gomes e Milton Nascimento. n A Associação Nacional de Jornais, ao lado de mais de 100 veículos a ela associados, endossou a iniciativa global Integridade das Notícias na Era da IA, para incentivar a contribuição de desenvolvedores para que a IA seja “segura, confiável e benéfica” para todas as áreas do jornalismo, assim como para o público. O projeto foi anunciado após reunião de diretoria realizada em 12/6, em Brasília. (Saiba+) ANJ endossa iniciativa que certifica segurança no uso de IA no jornalismo Marcelo Rech, presidente da ANJ Nacional Cícero Sandroni

Edição 1.517 - pág. 7 ANOS Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Apenas um em cada dez entrevistados brasileiros ainda se informa por veículos impressos, segundo o Digital News Report 2025, divulgado nessa terça-feira (17/6) pelo Reuters Institute, da Universidade de Oxford. O fenômeno da queda dos jornais impressos é mundial. Nos EUA, apenas 7% ainda consomem notícias no papel. No Brasil, esse declínio é intensificado pela alta conectividade (86%, segundo o estudo anual DataReportal) e pelo tempo médio de uso de redes sociais − 3h 37 min por dia, o terceiro maior do mundo. No País, 35% dos entrevistados disseram informar-se por mídias digitais, taxa superior a de vários outros países com igual ou maior acesso à internet entre a população. O relatório mostra também que o Brasil segue acima da média global em confiança na imprensa (42% contra 40% no mundo), acima de países como a França (29%) e os EUA (30%). Ainda assim, persiste uma tendência alarmante de evasão de notícias, com muitos evitando o noticiário por razões emocionais ou por excesso de conteúdo. O levantamento destaca ainda uma tendência no comportamento global: influenciadores digitais e plataformas como YouTube e TikTok são agora fontes frequentes de informação, sendo a opção para 65% dos entrevistados. O TikTok foi apontado como principal rede social emergente para consumo de notícias. Apesar de seu alcance, a plataforma é vista como um dos maiores riscos em termos de disseminação de desinformação, ao lado do Facebook. Os pesquisadores alertam para o aumento da dificuldade do público em distinguir notícias verdadeiras de falsas − um desafio agravado pelo uso de mídias sociais e ferramentas baseadas em IA. Leia mais sobre o relatório em MediaTalks. Só um em dez ainda lê jornal impresso no Brasil e confiança nas notícias no País é maior que a média global, diz relatório do Instituto Reuters Blogueiro australiano que escreveu sobre protestos pró-Palestina é deportado dos EUA. Leia mais Washington Post investiga ataque cibernético contra jornalistas; suspeita recai sobre governos estrangeiros. Leia mais O grande divórcio entre Musk e Trump: pesquisa mostra quem os americanos acham que ganhou a briga. Leia mais

Edição 1.517 - pág. 8 ANOS AGRO Patrocínio n O Broto, ecossistema digital de soluções para o agronegócio do Banco do Brasil, acaba de lançar o Broto Notícias. O canal chega com o objetivo de informar e apoiar a tomada de decisão de produtores rurais de todos os portes, culturas e regiões do País. u O novo portal reúne notícias diárias, reportagens especiais, entrevistas exclusivas, artigos sobre tendências, boas práticas e inovações no campo, além de conteúdos multimídia, com produção de Ana Cristina Rosado e Victor Yemba, e curadoria da consultoria Datagro. Sugestões de pauta podem ser enviadas para marketing@ broto.com.br. u “Acreditamos que a informação tem um papel fundamental no desenvolvimento do agronegócio”, afirma José Evaldo Gonçalo, CEO do Broto. “Com o Broto Notícias, queremos facilitar o acesso dos produtores a conteúdos confiáveis e relevantes para o seu dia a dia, além de abrir uma frente robusta de mídia para empresas que buscam se comunicar com esse público de forma segmentada, eficiente e contextualizada”. E mais... n O Grupo EP promoverá em 4/11 o EP Agro Summit, congresso de gestão e profissionalização com foco nas principais tendências, desafios e inovações do setor. O evento será no Royal Palm Hall, em Campinas, das 8h30 às 18 horas. Mais informações pelo epagrosummit.com.br. Plataforma do BB tem novo portal de notícias para o agronegócio Data: 23/6 Horário: 19h00 Transmissão ao vivo pelo youtube

Edição 1.517 - pág. 9 ANOS Vaivém das redações n A Record TV anunciou a saída do apresentador Sérgio Aguiar após seis anos de casa. Ele comandava, ao lado de Christina Lemos, o Jornal da Record. Eduardo Ribeiro, que já estava cobrindo as férias de Aguiar, assume a bancada do telejornal de forma definitiva. u Aguiar também atuava na apresentação do Fala Brasil, ao lado de Mariana Godoy. Paloma Poeta, apresentadora do Fala Brasil da edição de sábado, será promovida a âncora titular. Ela também trabalha como repórter do Domingo Espetacular. u Confira mais detalhes no Portal dos Jornalistas. n O InfoMoney anunciou a contratação de Rafael Ihara, jornalista especializado em economia, negócios e finanças. Ele chega para atuar como apresentador de programas no site após rápida passagem pelo Times Brasil CNBC, onde atuou como âncora do telejornal Agora. Antes, foi repórter do Grupo Globo durante seis anos, cobrindo o dia a dia da região metropolitana de São Paulo. Fez reportagens e entradas ao vivo para os telejornais Jornal Nacional, Jornal Hoje, Bom Dia Brasil, entre outros. Foi ainda editor do g1 e repórter do Globocop. Mais detalhes no Portal dos Jornalistas. Brasília n Caio Crisóstomo (caio@obastidor. com.br), que nos últimos meses vinha colaborando como freelancer para CNN Brasil, Folha de S.Paulo e SBT, começou no portal O Bastidor como repórter. Ele também passou pelo Poder360. n Narla Aguiar anunciou em 16/6 sua saída da Record Brasília. Ela estava na emissora desde 2012, onde ganhou notoriedade fazendo parte do time do programa Cidade Alerta, apresentado por Marcelo Rezende. Narla decidiu dedicar-se a partir de agora a mentoria e palestras como coach, atividade que já vinha desempenhando há alguns meses. n Rafael Bitencourt despediu-se do Valor Econômico, onde esteve pelos últimos 15 anos, e começou na Agência Infra como repórter n Rafaella Ramos é o novo reforço da equipe do Metrópoles. Com passagens por Grupo Bandeirantes e TV Mar, em Alagoas, ela chega para assumir o cargo de coordenadora de Audiovisual. Pernambuco n Milena Galvão, após quase um ano na assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, começou no Diário de Pernambuco como repórter. Ela antes esteve por dois anos no Jornal do Commercio. Rio de Janeiro n Clóvis Monteiro deixou o SBT Rio depois de dois anos e meio na casa. Ele apresentava, por último, a edição Rio do programa Tá na hora, e foi substituído interinamente pela repórter Branca Andrade. Sérgio Aguiar deixa a Record após seis anos Sérgio Aguiar Rafael Ihara assina com o InfoMoney Rafael Ihara Caio Crisóstomo Narla Aguiar Rafael Bitencourt Rafaella Ramos Milena Galvão Clóvis Monteiro

Edição 1.517 - pág. 10 ANOS Vaivém das redações Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected]. EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Em entrevista à Rede JP, o jornalista e empreendedor Washington Andrade reforçou a urgência de plataformas digitais centradas na produção e preservação da arte negra. Fundador da Áfricas Play − plataforma de streaming dedicada a conteúdos afrocentrados −, Andrade defendeu que espaços como esse não apenas garantem visibilidade a artistas negros, mas também atuam como repositórios vivos de memória, identidade e legado. Segundo ele, “não basta existir na internet − é preciso existir em plataformas que compreendam a importância da nossa trajetória”. A entrevista faz parte da série de conversas da Rede JP com lideranças negras da comunicação, cultura e tecnologia. Leia na íntegra. n O SBT anunciou duas novidades na equipe do SBT Rio Grande, jornal que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11 horas. Há mais de um ano atuando como editora de texto, Giórgia Bazotti foi promovida a editora-chefe. Para o lugar dela foi contratado Rudi Valença, que passou por Record TV, RBS TV e pelo próprio SBT RS, como freelancer. Santa Catarina n Helena Miranda, que está há oito anos no Grupo ND e desde 2023 era editora de textos, foi promovida a editorachefe da NDTV Record Joinville. São Paulo n Bruno Cirillo (bruno.cirillo@ agenciadcnews.com.br) começou na Agência DC News como repórter. Antes, passou por Forbes, Canal Rural e DCI, e colaborou com piauí, Globo Rural e UOL Economia. n Felipe Siqueira deixou no início do mês o Estadão, após seis anos de casa, os últimos três como repórter de Empreendedorismo. Antes, foi repórter do Diário do Grande ABC e do site Rudge Ramos Online. n Juliana Machado é a nova editora de investimentos da InvestNews BR. Ela estava há pouco mais de um ano na Veja e antes passou por TC, BTG, Exame e Valor Econômico. n Luciene Miranda anunciou nesta semana sua saída do UOL, após um ano apresentando o programa UOL Líderes. Em seu perfil no LinkedIn informou que anunciará seus novos passos profissionais nos próximos dias. Rio Grande do Sul Equipe do SBT Rio Grande tem novidades Rudi Valença e Giórgia Bazotti Helena Miranda Bruno Cirillo Luciene Miranda Juliana Machado Felipe Siqueira “A arte negra precisa de espaços digitais que cuidem da sua memória”, afirma Washington Andrade Washington Andrade

Edição 1.517 - pág. 11 ANOS Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. n Encerra-se na próxima segunda-feira (23/6) o segundo lote de inscrições com descontos ao 28º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, em 28 e 29 de agosto, na Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2.500), em São Paulo. Os ingressos adquiridos até essa data terão um desconto superior a 62%, saindo de R$ 2.500 por R$ 950, além de bonificação de 5% para inscrições de associados a Abracom ou ABCPública, e de assinantes da plataforma Sinapse. u O tema central do encontro é Inovação, Tecnologias Emergentes, Humanidades e Comunicação e entre os executivos já confirmados para as reflexões e debates estão Béatrice de Toledo Dupuy (Santos Brasil), Caio Bamberg (Ketchum), Carime Kanbour (Klabin), Carolina Prado (Intel), Cinthia Oliveira Simas (P&G Brasil), César Rua (Vivo), Danielle Ogeda (Aché), Domitila Carbonari (Grupo EcoRodovias), Débora Pratali (Hospital Albert Einstein), Elizeo Karkoski (P3K), Erika Romay Flores (Google), Fabíola Duarte (Diageo), Igor Marto Reis (Warner Bros), Karla Gobo (ESPM), Leandro Modé (Vale), Maria Teresa Orlandi (PepsiCo), Maria Tereza Gomes (Jabuticaba), Nelson Silveira (PRHub), Patrícia Medeiros Barboza (CGM Advogados), Pedro Torres (Gerdau), Pâmela Vaiano (Itaú Unibanco), Renato Gasparetto (Trust Consulting), Renato Sales (Grupo Carrefour) e Ricardo Torreglosa (Prospectiva). u Inscrições aqui. Brasília n Henry Wender está de volta à Câmara dos Deputados, em Brasília, e novamente para assessorar o deputado federal Arthur Lira. Entre as duas passagens, foi assessor da NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea. Esteve ainda na assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal e na Chefia da Assessoria Especial de Comunicação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, no governo Bolsonaro. Minas Gerais n Aline Rosa, gestora de projetos de comunicação corporativa, deixou a Árvore, após 7 anos e 3 meses de casa. Antes, esteve em duas ocasiões na Rede Comunicação, totalizando 5 anos e 7 meses, e por 1 ano na Secretaria de Estado de Educação de MG. Rio de Janeiro n Eloise Brillo, head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Nissan, deixou a companhia em maio, após 5 anos e 4 meses de casa, e começou como gerente sênior de recrutamento na Fifa. Antes, esteve por quase 3 anos e meio na Souza Cruz. n Flavia Damázio, gerente de relações governamentais e institucionais, despediu-se em fevereiro da Eletrobras, após pouco mais de 17 anos de companhia. Antes, entre janeiro de 2003 e fevereiro de 2008, foi analista de comunicação de marketing da Chemtech. Congresso Mega Brasil Segundo lote, com desconto superior a 62%, vai até 23 de junho Henry Wender Aline Rosa Eloise Brillo Flavia Damázio

Edição 1.517 - pág. 12 ANOS Comunicação Corporativa n Angélica Consiglio anunciou na última semana sua saída da Planin, agência que fundou há 32 anos, quando tinha apenas 22 de idade e uma pequena experiência em dois veículos da grande imprensa, o jornal Folha de S.Paulo e a revista Exame. Vai seguir, como afirmou em mensagem publicada no Linkedin, “um novo caminho profissional, dedicado à criatividade e à arte”. Não chega a ser uma saída definitiva, pois ela própria salientou que permanecerá como consultora para aquilo que se mostrar necessário. Com a saída dela, a agência segue seu caminho agora sob a liderança da CEO Beatriz Imenes e das sócias Mariana Mirrha, Larissa Lago, Eduarda Lopes e Gisele Godoy. u Com faturamento de R$ 19 milhões em 2024, conforme publicado pela edição 2025 do Anuário da Comunicação Corporativa, a agência ocupa a 25ª posição no Ranking Geral das Agências de Comunicação, em que estão relacionadas indistintamente agências e grupos de agências, e a 10ª posição entre as independentes. n Letícia Goldberg Chaves, especialista em comunicação de marketing, deixou a Oi, onde esteve por 13 anos e meio, até março, e seguiu para a Nio, na função de especialista de conteúdo e experiências. Rio Grande do Sul n Regina Albrecht despediu-se em março da PUC-RS, onde atuou como assessora de imprensa por pouco mais de 2 anos, até março, e agora está se dedicando à sua própria agência, a Real Comunicação e Marketing. Ela também já integrou a equipe da Moglia Comunicação Empresarial e foi editora de texto da RBS TV. Letícia Goldberg Chaves Regina Albrecht São Paulo Angélica Consiglio deixa a Planin e Beatriz Imenes assume como nova CEO Com a saída da sócia-fundadora, operação continuará com as sócias atuais, sob a liderança de Imenes E mais... n Adriane Froldi, que foi por quase 18 anos da LVBA; que também passou por ConceptPR, Ogilvy PR, Hill + Knowlton, CDN; e que esteve, por último, por 10 meses na Conteúdo Comunicação, até abril, seguiu na sequência para a Imagem Corporativa, na função de analista sênior, para o atendimento a Swiss Re e Deutsche Bank. n Amanda Gusmão, executiva da Edelman, deixou a agência em abril, após 3 anos e 9 meses de casa. Antes, atuou como ghostwriter autônoma na DisrupTalks, por pouco mais de 1 ano. n Beatriz Spira, head de marketing e comunicação, deixou a Delta Energia em maio, após 2 anos e 8 meses de casa, e está agora na Biswanger Brazil, na função de CMO as a service. Também já esteve nas áreas de marketing de Hospital Sírio-Libanês, UOL e Warner Bros. n Bruna dos Anjos iniciou em abril nova jornada profissional, como sócia-diretora de criação do Grupo RPMA, função em que passou a liderar o núcleo homônimo da organização. Antes, foi diretora associada de criação da Edelman, em sua segunda passagem por lá, por 2 anos e 8 meses. Também já esteve em Jeffrey Group, Oliver Agency e Grupo TV 1. Angélica Consiglio Beatriz Imenes Adriane Froldi Amanda Gusmão Beatriz Spira Bruna dos Anjos

Edição 1.517 - pág. 13 ANOS Comunicação Corporativa n Camila Marquesin, ex-Whirlpool (pouco mais de 11 anos), Grupo Libra (2 anos e 4 meses), Nexa Resources (7 anos e 7 meses), deixou em abril a Unigel, onde esteve como head de comunicação externa por 3 anos e 4 meses, e integrou-se ao time de executivos da FSB Comunicação. n Claudia Machado, gerente de engajamento, comunicação interna e transformação cultural da Bayer, deixou a companhia em abril, após pouco mais de 8 anos de casa, e está agora como consultora associada de Vitaryon, Ynner e Fieri (Reino Unido). Ela também já passou por Faber Castell e Via Varejo. n Dulcelene Jatobá, ex-Outras Palavras Comunicação (Ribeirão Preto), que também esteve na Edelman, deixou em março a FSB Comunicação, após 2 anos e 5 meses de casa, para assumir a coordenação de comunicação da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). n Gabriel Ojea, executivo de atendimento, despediu-se em fevereiro da Seven PR e em março começou como analista na Fato Relevante. Antes, estagiou por 11 meses no site do Grupo Tribuna, de Santos. n Giulia Rossi, executiva de PR e mídia, deixou a Edelman, agência em estagiou e na qual esteve por quase 3 anos e meio, até maio, e seguiu para a MktMix, contratada para o atendimento à Nívea. n Júlia Uehara Kalili, que ficou por quase 4 anos na VCRP, até janeiro, período em que atuou no atendimento à Serasa, está desde então na Robert Half, como especialista de RP para a América do Sul. n Larissa Pacheco da Costa Oliveira, especialista em comunicação e marketing, despediu-se em abril da CPFL Energia, após 7 anos e 9 meses de casa. Antes, foi analista de marketing na Sascar e na Telefônica Brasil. n Livia Nunes, ex-Odebrecht TransPort, Atvos, Novonor e OEC, deixou esta última em fevereiro, após 2 anos e meio de casa, e começou na Braskem, como gerente de gestão da mudança e comunicação. n Marcela Menoni começou em maio como gerente de comunicação com a imprensa na Ricardo Viveiros e Associados. Esteve antes na Paris 6 Bistrô e na Boxnet. n Mariana Rayol despediu-se no final de maio da Edelman, onde esteve como diretora por 3 anos, que se elevam a quase 12, considerando o período em que também ficou na Zeno, do mesmo grupo. Antes, passou por InPress Porter Novelli, S2Publicom (atual Weber Shandwick) e Holofote. n Michel Marechal não está mais na RPMA Comunicação, agência em que foi executivo por 4 anos e 3 meses, até junho. Outras agências em que atuou foram Nova PR, Máquina (em duas oportunidades) e Smart PR. n Neila Carvalho, que foi por pouco mais de 30 anos diretora da A4Holofote, até janeiro, abriu sua própria agência em fevereiro, a Cor Comunicação, tendo ao lado, como assessora de imprensa, Evelise Couto Moraes, de Campo Grande (MS). Camila Marquesin Claudia Machado Dulcelene Jatobá Gabriel Ojea Giulia Rossi Júlia Uehara Kalili Larissa Pacheco da Costa Oliveira Livia Nunes Marcela Menoni Mariana Rayol Michel Marechal Neila Carvalho Evelise Couto Moraes

Edição 1.517 - pág. 14 ANOS Comunicação Corporativa n Pâmela Kometani, gerente de comunicação corporativa, despediuse em março da Giusti Comunicação, agência em que esteve por quase 7 anos. Antes, atuou por 6 anos como repórter da TV Globo. n Patricia da Silva Cardoso assumiu em março a Gerência de Marketing do Grupo Superpão, logo após ter deixado a coordenação de marketing do Grupo Carrefour Brasil. n Rafaella Couto, assessora de imprensa com quase 5 anos e meio na Sing, incluindo período de estágio, começou em fevereiro como coordenadora de assessoria de imprensa na Choices Comunicação. n Raquel Porto, analista pleno de comunicação, deixou a Poiesis | Gestão Cultural em maio, após 4 anos de casa. Antes, atuou por 1 ano como jornalista na Colaborativa Knowledge Builder e como freelancer na Agência Mural de Jornalismo das Periferias, por 4 anos. n Tais Souza Bonomi, que foi assistente de comunicação interna da Machado Meyer Advogados, por 11 meses, começou em fevereiro como assistente de comunicação e marketing na Tecban. n Verônica Petrelli, ex-CDN, agência em que foi gerente de comunicação digital e onde atuou por 9 anos e 9 meses, deixou em abril a Ketchum, após quase 4 anos de casa, sempre no cargo de gerente de atendimento, e seguiu para a Latam Intersect PR, no cargo de gerente de marketing. Licença-Maternidade n Fabiana Bielo, consultora sênior na FleishmanHillard, em São Paulo, na empresa desde junho de 2021. n Veronica Sá, gerente de comunicação e RP na BDF Nívea, em São Paulo, na empresa desde outubro de 2018. Licença-Paternidade n Matheus Henrique Steinmeier, gerente no núcleo de healthcare e life sciences da Edelman, em São Paulo, na agência desde maio de 2023. Regressará em 10 de julho. Pâmela Kometani Patricia da Silva Cardoso Rafaella Couto Raquel Porto Tais Souza Bonomi Verônica Petrelli Fabiana Bielo Veronica Sá Matheus Henrique Steinmeier Dança das contas n A Cappuccino, do Coletivo Weber Shandwick, passa a contar em sua carteira de clientes com o Grupo Petrópolis e a Bunge, conquistas que ocorreram após processos de concorrência criativa. Para o Grupo Petrópolis, será responsável pelas redes sociais institucionais, desenvolvimento de campanhas e estratégias de thought leadership. u O contrato contempla ainda ações de posicionamento de liderança para Giulia Faria, coCEO, e Diego Gomes, diretor industrial, com iniciativas que vão ampliar suas vozes como influenciadores do setor. E para a Bunge, vai liderar a gestão da comunicação digital da frente de food services para a marca Bunge Professional, com campanhas e conteúdos digitais voltados ao público B2B, estratégia e analytics para redes sociais, além da parte de mídia paga. Outras informações com Luiz Fellipe Zanotti (luiz.zanotti@ capp.ag). n A P+G, de Curitiba, conquistou as contas da OnilX, que atua no segmento de ativos digitais, e da Kultivi, plataforma de cursos gratuitos. Na coordenação de atendimento, o sócio-fundador Eduardo Betinardi, com apoio das assessoras Fernanda Glinka e Ana Victoria Costa n A Primeira Via é a nova agência de assessoria de imprensa do Programa Centelha, que atua no estímulo ao empreendedorismo inovador. O trabalho será conduzido pela equipe da agência, sediada em Florianópolis (SC). No atendimento, Eliane Ramos, head do Núcleo de Assessoria de Imprensa, Roberto Kreitchmann, responsável pelo relacionamento com a imprensa, e a assistente de produção Juliana Carvalho.

Edição 1.517 - pág. 15 ANOS Comunicação Corporativa n A Confederação Interamericana de Relações Públicas (Confiarp) e a Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) uniram-se para realizar o 40º Congresso Interamericano de Relações Públicas, de 24 a 26 de setembro, na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, com o tema Tendências e contribuições das relações públicas contemporâneas. u Poderoso, considerando-se os números globais, o mercado de RP, segundo ressalta o Relatório do Mercado de Relações Públicas 2025, poderá alcançar US$ 112,98 bilhões em 2025, com taxa de crescimento anual de 6,1%. Crescimento impulsionado por fatores como a crescente complexidade do cenário midiático, a importância da gestão da reputação corporativa, a necessidade de comunicação em situações de crise e a crescente importância do engajamento com stakeholders. u A programação, que ainda será detalhada, contemplará: yReunião do Conselho Diretivo da Confiarp e encontro de docentes dos cursos universitários de RP de Brasil, América Latina e Caribe. yPalestras e painéis sobre Relações Públicas Contemporâneas e Advocacy e Políticas Públicas. yPalestras e painéis sobre Agenda 2030 e ESG e Inteligência Artificial e Relações Públicas. u Inscrições aqui. Outras informações com Fernanda Dabori ou Guilherme Volpon, na Advice (advice@advicecc. com e 11-99211-5097. Pelas instituições 40º Congresso Interamericano de RP está confirmado para setembro, na Cásper Líbero, em SP Pelo mercado n O Grupo ATDC, dirigido por Damaris Lago, anunciou nesta semana o lançamento do serviço BrandFeed, focado em imagem institucional e gestão de riscos na comunicação corporativa. O novo serviço abrange curadoria de conteúdo, consultoria em branding e diretrizes para fortalecer o posicionamento de marcas nos múltiplos canais de comunicação. u Segundo release que a agência enviou à imprensa, “o serviço é especialmente indicado para empresas que ainda não contam com uma estrutura robusta de comunicação, operando exclusivamente com times de marketing com foco em performance ou growth, e que precisam de apoio estratégico em branding, reputação e narrativa institucional”. u O novo serviço, segundo Damaris, “atua na formulação de guidelines estratégicos para lançamentos de produtos, campanhas, reposicionamentos, fusões e aquisições, investimentos e outros marcos importantes das organizações”. E “entrega um mapeamento detalhado de oportunidades e riscos, além de mensagens-chave, estratégias por canal e boas práticas para orientar a atuação de todos os envolvidos na comunicação da marca”. Grupo ATDC lança serviço focado em reputação Damaris Lago

Edição 1.517 - pág. 16 ANOS Comunicação Corporativa n Alessandra Ritondaro, que deixou em março a Weber Shandwick, agência da qual era CEO e onde atuou por quase 8 anos, fundou em abril a agência Arte Di Parlare, que tem por objetivo, como ela diz em seu manifesto, “transformar líderes em comunicadores de verdade”. Nessa nova jornada, ela atua “como mentora, palestrante e treinadora de executivos que precisam ganhar segurança, clareza e influência ao falar em público − em português, inglês e italiano”. E mais... n A Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) está celebrando seus 35 anos de vida com o lançamento da webserie Nossa história é feita de muitas histórias, em cinco episódios, que busca explorar o papel da inovação na saúde. São Alessandra Ritondaro funda a Arte Di Parlare relatos de pacientes, especialistas e autoridades que demonstram como o avanço dos tratamentos tem possibilitado a cura e a melhoria na qualidade de vida, além de resgatar a história da entidade e do sistema de saúde brasileiro nas últimas três décadas e meia. u O conteúdo é veiculado no YouTube da Interfarma, com novos episódios exibidos semanalmente e repercussões nas redes sociais (Instagram e LinkedIn) da Associação. O primeiro episódio, veiculado em 17/6, foi sobre a criação da entidade e a defesa da inovação por meio da propriedade intelectual. O projeto leva a assinatura da Weber Shandwick Brasil. Aqui o teaser da webserie. n A Oficina da Notícia, agência fundada em Natal em 1997 e desde então dirigida por Rilder Medeiros e Osni Damázio (ambos então oriundos da TV Cabugi), que chegou a manter escritórios também em Recife e Fortaleza, encerrou suas atividades em maio. Em mensagem que publicou no Linkedin, comunicando a decisão, Medeiros destacou: “Foi uma decisão natural, acompanhando as mudanças da comunicação e de nossos projetos pessoais”. n A Brodeur Partners Brasil, do Grupo In Press, em cocriação com a New Brands, da Argentina, levou o troféu de bronze na categoria PR/Financial, do New York Festivals 2025, com o case Mari: Beyond the Real, desenvolvido para o Mercado Pago. n A Vianews lançou e-book Prompts para líderes e executivos: como usar IA para tomar decisões e comunicar melhor. Entre os temas abordados estão: Como estruturar prompts eficientes para IA e obter respostas mais relevantes; O impacto da IA na tomada de decisão estratégica; Como utilizar a IA para aprimorar a comunicação executiva; e Melhores práticas para integrar a IA na rotina empresarial. u Clique aqui para acessar o conteúdo. Alessandra Ritondaro Por dentro da Comunicação Pública A coluna da ABCPública desta semana destaca o início do Ciclo de Boas Práticas em Comunicação Pública, que destaca estratégias inovadoras e casos exitosos de práticas de comunicação pública. O primeiro case apresentado foi o da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que utiliza humor, trends e utilidade pública nas redes sociais para se aproximar do público, especialmente da Geração Z. O próximo encontro do ciclo será em 7 de julho, com o case da Câmara Municipal de Barueri. Leia mais no Portal dos Jornalistas.

Edição 1.517 - pág. 17 ANOS AUTO Patrocínio n O Distrito Anhembi, em São Paulo (av. Olavo Fontoura, 1.209), recebe de 23 a 26/6 a primeira edição do Eletrocar Show, evento destinado à eletromobilidade que ocorrerá em conjunto com a 18ª edição do Eletrolar Show All Connected 2025. u A programação exclusiva para a imprensa terá início já na segundafeira (23/6), às 13h, com a cerimônia de abertura seguida da coletiva geral do evento (14h às 16h). Na terça-feira (24/6), das 11h às 14h30, haverá a entrega do Prêmio Mobilidade Limpa 2025 e na sequência estão marcadas as coletivas do Grupo Timber / Farizon (14h30-16h30) e da Lecar (16h30-17h30). u Ao longo dos quatro dias de evento também será possível a realização de test drives. O credenciamento ainda está disponível pelo https://eletrocarshow. com/pt/. n O Projeto Motor, plataforma especializada em automobilismo comandada por Bruno Ferreira e Lucas Santochi, celebrou dez anos de atividade com uma festa em São Paulo para cerca de 80 convidados, entre profissionais de comunicação, representantes de categorias do esporte a motor e fãs do canal, que atualmente conta com cerca de 150 mil inscritos. u Durante o encontro, a dupla anunciou algumas novidades, como a estreia no YouTube do quadro Documento Motor, que fará imersões em histórias do automobilismo com vídeos de cerca de 30 minutos, em formato de documentário. Os primeiros temas foram apresentados com um teaser especial: Hamilton vs Rosberg, A temporada de 1982 da F1 e A história da equipe Copersucar-Fittipaldi. u “É um momento especial para o nosso projeto e que gostaríamos de celebrar pelas nossas conquistas nesses dez anos. Mas também acreditamos que é uma ocasião importante para apontarmos o que vem pela frente, tanto para nossos seguidores, colegas de setor e parceiros comerciais”, explicou Santochi. n A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva divulgou na última semana os vencedores do Prêmio AEA ESG 2025. Com a reportagem Brasil possui 62 projetos de hidrogênio verde em aportes de US$ 70 bilhões, publicada pela Agência AutoData, Soraia Abreu Pedrozo foi a vencedora da categoria Jornalística. u Também receberam menções honrosas na mesma categoria as reportagens Motores elétricos evoluirão em 8 anos o que os a combustão levaram décadas, de Leonardo Felix, da Autoesporte, e O que acontece com os carros elétricos quando a bateria acaba?, de Isadora Lima Carvalho, para a Quatro Rodas. Soraia Abreu Pedrozo, da AutoData, vence AEA ESG 2025 de Jornalismo Soraia Abreu Pedrozo Projeto Motor comemora dez anos com festa e anuncia novo quadro Lucas Santochi e Bruno Ferreira Eletrocar divulga programação para a imprensa

Edição 1.517 - pág. 18 ANOS São Paulo n O escritor, jornalista e cineasta José Paulo Lanyi está produzindo a peça Psiu!, comédia escrita por ele mesmo sobre poluição sonora, barulho de vizinhos, abuso de construtoras e outros incômodos da população de São Paulo. O espetáculo, com direção de Lucián’a Stipp, tem estreia marcada para agosto, no Teatro Bor, na Vila Mariana. E em novembro, a peça será exibida no Teatro Itália. O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo apoia o espetáculo e oferecerá desconto no ingresso para os profissionais sindicalizados. As redes sociais (Instagram, Facebook e TikTok) da peça utilizam o nome @psiuapeca. u Lanyi também está trabalhando na produção de outras peças que escreveu. Uma delas, sobre a vida de Nicolau Maquiavel, foi traduzida para o italiano pela Universidade de Florença. O texto deve ganhar versões em espanhol e alemão. No Brasil, o espetáculo terá direção de Elias Andreato. E outra montagem, sobre o universo feminino, terá Paloma Bernardi no papel principal. Além da atuação no mundo do teatro, Lanyi trabalhou nos últimos anos com assessoria de imprensa política e cultural e atividades no cinema e na literatura. n O Brasil de Fato assumiu a frequência 98,9 FM na Grande São Paulo, da Rádio Brasil Atual. Agora, sob o nome Rádio Brasil de Fato, a programação mescla conteúdos exclusivos para a rádio e podcasts já consolidados em outras plataformas, que estão disponíveis no site e no YouTube do Brasil de Fato. u Com mais de oito horas de programação diária, a emissora traz notícias, entrevistas, músicas, análises, reportagens e programas dedicados a temas como saúde, agroecologia, cultura, política e direitos humanos. n Hellen Souza, que por pouco mais de dois anos integrou a equipe de redação deste Jornalistas&Cia, apresentou na última semana seu Trabalho de Conclusão de Curso no Centro Universitário FAM. Ao lado de Larissa Rodrigues, e com orientação da professora Mayara Luma Maia Lobato, ela produziu o podcast A Luta por Trás das Câmeras, sobre o racismo e o machismo que atingem mulheres negras na mídia telejornalística de São Paulo. u “Tudo começou com uma palestra da Regina Dourado em que ela falava sobre os desafios de ser uma jornalista E mais... n Renata Righetti Rodrigues ([email protected]) deixou no final de maio a GM. Ela estava há 22 anos na companhia, onde começou como estagiária e acumulou diversas promoções até assumir, há quase quatro anos, o cargo de supervisora de Comunicação Interna para América do Sul. n Ana Beatriz dos Santos (ana@ autoinforme.com.br), estudante da Universidade de Taubaté e vencedora em 2024 do Prêmio Autoinforme Estudantes de Jornalismo, começou na Agência Autoinforme como estagiária. Renata Righetti Rodrigues Ana Beatriz dos Santos José Paulo Lanyi produz espetáculo sobre poluição sonora em São Paulo Brasil de Fato assume a frequência 98,9 FM, da Rádio Brasil Atual, na Grande São Paulo Podcast narra lutas de mulheres negras no jornalismo televisivo

Edição 1.517 - pág. 19 ANOS negra na televisão brasileira e isso me fez refletir sobre algo que erroneamente normalizamos: a ideia de que nós vamos ter que nos esforçar três vezes mais, primeiro, porque somos mulheres, segundo porque não somos brancas e terceiro por, na grande maioria das vezes, sermos de origem periférica”, explica a agora jornalista formada. u Além de trazer relatos da própria Regina Dourado, que inclusive integrou a banca de avaliação, o podcast ouviu profissionais como Joyce Ribeiro, Luciana Barreto, Jordana Araújo, Larissa Alves e Maria Lucia da Silva. A capa do podcast, produzida por Arthur Cordeiro, foi inspirada na jornalista Glória Maria em início de carreira. u Com o diploma em mãos, e a nota dez pelo projeto, Hellen (hellen_mvss@ outlook.com.br e 11-94229-9078) e Larissa (larirodrigues2031@gmail. com) partem agora em busca de novos desafios profissionais. Curtas-SP n Luiz Arthur Abi Chedid foi reeleito por mais um mandato à frente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de São Paulo. Outra novidade na entidade é a criação de três vice-presidências: Institucional, de Rádio e de TV, que serão ocupadas, respectivamente, por Rafael Pizani, Marcelo Monteiro de Barros e Daniel Abravanel. n O Cineclube Vladimir Herzog exibirá em 25/6, às 19h, cópia restaurada do filme Doramundo (1978), de João Batista de Andrade. A sessão, gratuita e aberta ao público, terá a presença do diretor e roteirista do filme, com debate após a exibição. O evento faz parte de atividades que rememoram a morte e a história de Vladimir Herzog, que foi um dos roteiristas do filme. João Batista é cineasta, jornalista, escritor e foi amigo próximo de Vlado. A sessão será na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Rua Rêgo Freitas, 530, sobreloja – República). Mais informações aqui. n A propósito de Vlado, entidades jornalísticas chamam profissionais da categoria para o ato Em Nome da Verdade: 50 anos por Vlado, em memória dele, assassinado durante a ditadura militar, que completaria 88 anos em 2025. O ato será em 27/6, dia do aniversário dele, às 19h, no auditório Vladimir Herzog do Sindicato. n Adriana Catarina Ramos de Oliveira foi filmada ofendendo, com comentários homofóbicos, três homens gays na segunda-feira (16/6), no condomínio onde mora, no bairro de Higienópolis. A Polícia Militar foi acionada e encaminhou a jornalista para uma delegacia. Ela prestou depoimento e foi liberada. Os agredidos devem prestar queixa-crime. u O caso ocorreu dois dias após Adriana chamar um homem de “bicha nojenta” no Shopping Iguatemi, e ser presa. Ela conseguiu liberdade provisória, mas com medidas cautelares, como a obrigação de comparecer mensalmente em juízo para informar e justificar suas atividades. Adriana está proibida de frequentar o Iguatemi e não pode se ausentar da cidade por mais de oito dias sem comunicação prévia. Larissa, Regina e Hellen HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? São Paulo

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