J&Cia celebrará 30 anos elegendo os Edição 1.520 - 9 a 15 de julho de 2025 ANOS Está de volta o prêmio Os 100+ Admirados Jornalistas Brasileiros, um dos mais relevantes e prestigiados projetos da história deste Jornalistas&Cia, que celebrará 30 anos em setembro. Vote aqui! Pág. 6 Juliana Dal Piva será a primeira brasileira a receber prêmio da IWMF Em sua 36ª edição, o Prêmio Coragem no Jornalismo, da Fundação Internacional de Mulheres na Mídia, homenageia profissionais que, mesmo sob coação, “reportaram a verdade em seus países”. Pág. 7 Pesquisa revela o que jornalistas esperam dos assessores Uma visão direta dos jornalistas sobre boas práticas das assessorias de imprensa na relação com as redações está em MediaTalks. Pág. 9 100 Admirados JORNALISTAS Brasileiros
Edição 1.520 - pág. 2 ANOS ANOS 30SEMANAS em Ano 20 – Edições 968 a 1.019 (out/2014 a out/2015) No ano em que celebrou seu 20º aniversário, Jornalistas&Cia reuniu jovens jornalistas participantes do programa Repórter do Futuro, da Oboré, para entender como a nova geração enxergava o jornalismo da década seguinte. Era um período de grande incerteza. A imprensa, que havia acabado de passar meses no fogo cruzado dos protestos iniciados em junho de 2013, voltava a mergulhar em mais uma profunda crise em seu modelo de negócios, com demissões em massa e fechamento de publicações. Segundo um levantamento do Volt Data Lab (ed. 1005), mais de mil jornalistas haviam sido demitidos em cerca de 50 redações desde 2012. Apenas naqueles 12 meses, J&Cia noticiou “passaralhos” nas redações de Folha de S.Paulo (ed. 973 e 995), Diário de Pernambuco (ed. 992), Estadão (ed. 994 e 995), Veja BH e DF (ed. 996), CartaCapital (ed. 998), Band Minas (ed. 999), iG (ed. 1000), R7 (ed. 1007), O Tempo (ed. 1010), RedeTV (ed. 1011), O Dia (ed. 1013), Gazeta do Povo (ed. 1013) e Infoglobo, atingindo os jornais O Globo, Extra e Expresso (ed. 982 e 1015). Em alguns casos, os cortes resultaram inclusive no fim de publicações tradicionais, como os jornais Diário do Comércio de São Paulo (ed. 973) e Brasil Econômico (ed. 1008 e 1009), em suas versões impressas, e das revistas Gula (ed. 985) e IstoÉ Gente (ed. 989). Mas a mesma crise que abalava a mídia tradicional também trazia a semente de um novo jornalismo, com novas abordagens, plataformas, enfoques, modelos de negócios e, sobretudo, novos pensamentos. O assunto foi inclusive tema de um artigo J&Cia Ano 20: o Jornalismo entre a crise e as oportunidades na visão dos “repórteres do futuro” produzido pela jornalista estadunidense Kiratiana Freelon, publicado no Observatório da Imprensa e repercutido na edição 1005, que destacou o nascimento de diversas startups de jornalismo independente no País e atribuiu esse movimento à crise na mídia tradicional. Dentre as novidades que davam uma oxigenada no mercado, algumas ainda tinham por trás grupos de mídia tradicionais, como os casos do site M de Mulher, da Editora Abril (ed. 972), e da revista Auto Fácil, da Editora Escala (ed. 1001). Mas, pela primeira vez na história dos 20 anos de J&Cia, a maioria dos lançamentos foi de projetos comandados por jornalistas, como O Antagonista, de Diogo Mainardi e Mario Sabino (ed. 981); do Marco Zero, de Recife, que nasceu com a proposta de ser um espaço para desenvolver um jornalismo independente, colaborativo e sem fins lucrativos (ed. 1005); e da agência de checagem Aos Fatos, de Tai Nalon e Rômulo Collopy (ed. 1007). Mas, em termos de abertura de novos postos de trabalho, nenhum lançamento foi igual ao do portal Metrópoles, projeto bancado pelo empresário e ex-senador Luiz Estevão. A plataforma nasceu em Brasília com uma estrutura composta por quase 100 funcionários, metade deles jornalistas (ed. 1003, 1014 e 1017). Foi nesse contexto que os nove “repórteres do futuro”, sob a batuta do incansável Sergio Gomes, da Oboré, foram as estrelas do Especial Dia do Jornalista (ed. 994). Dentre os participantes, alguns nomes já começavam a se destacar no mercado, entre eles Victor Ferreira, que integrava o time do Profissão Repórter, de Caco Barcellos. Reunião da equipe de J&Cia com os “Repórteres do Futuro” Reputação é resultado e vice-versa
Edição 1.520 - pág. 3 ANOS Destaque também para a catarinense Juliana Dal Piva, que nesse encontro cobrou que os grupos de mídia dessem mais espaço às reportagens de fôlego. “Estamos vendo as empresas investirem cada vez menos em reportagens, de um modo geral”, destacou. “E o que se vê são repórteres que fazem uma, duas ou três matérias de fôlego por ano, usando o restante do tempo para o noticiário do dia a dia. A meu ver, o que pode salvar o jornalismo é a volta das grandes reportagens, a produção de conteúdo de excelência, que é o nosso diferencial”. Também integraram o time de convidados Ana Carolina Neira, hoje diretora de atendimento na TM Comunicações; Bárbara Vidal, atualmente conselheira na Rede Líderes Digitais e gerente de RH da Companhia das Letras; Camila Moura, que há anos mora na Irlanda, onde atua na área de saúde; Guilherme Zocchio, repórter freelancer e professor de língua portuguesa; Luana Copini, que segue na Oboré como gestora de projetos e é cofundadora da Ong Mães Pela Escola; Danilo Oliveira e Thales Willian, que não atuam mais no Jornalismo. Um novo momento para as agências Paralelamente às crises e oportunidades no Jornalismo, o mercado corporativo começava a viver um de seus momentos mais promissores, com o surgimento de novas agências de comunicação e a multiplicação dos investimentos de grandes grupos internacionais de PR no País. Destaque naquele período para a chegada da FleishmanHillard (ed. 971); a decisão da Ketchum internacional de assumir o controle da brasileira Ketchum Estratégia (ed. 978); as aquisições das agências Ideal e ConceptPR pela WPP (ed. 1017); e o lançamento da Zeno, nova aposta do Grupo Daniel J Edelman para o mercado brasileiro (ed. 1018). “A cidade luz” se apagou Nos primeiros dias de janeiro de 2015 um terrível atentado à redação do semanário francês Charlie Hebdo, em Paris, terminou com a morte de 12 pessoas. Delas, oito eram jornalistas que trabalhavam na manhã daquela quartafeira (7/1) na sede do jornal satírico: Charb (Stephane Charbonnier, editor-chefe da publicação), Cabu (Jean Cabut), Tignous (Bernard Verlhac), Georges Wolinski, Oncle Bernard (Bernard Maris), Elsa Cayat, Michel Renaud, Philippe Honoré e Mustapha Ourad. As imagens dos dois terroristas responsáveis pelo ataque correndo pelas ruas próximas ao jornal e executando à queima-roupa um policial que já estava caído e ferido no chão foram destaque em todo o mundo. Com uma capa toda preta, furada de balas e o título Paris não é mais a mesma (ed. 982), Jornalistas&Cia trouxe em sua edição seguinte ao ataque um resumo do ocorrido e textos analisando seu impacto na comunicação assinados por Dorrit Harazim, Ricardo Kotscho, Luciano Martins Costa e Paulo Nassar. Além disso, ao longo de suas páginas, reproduziu diversas charges e capas do jornal produzidas pelos profissionais que perderam suas vidas naquela manhã de 7 de janeiro. Três semanas após os atentados, o especial O humor como consciência Ano 20 – Edições 968 a 1.019 (out/2014 a out/2015)
Edição 1.520 - pág. 4 ANOS (ed. 984A) uniu a discussão sobre os ataques recém-ocorridos à celebração do Dia do Quadrinho Brasileiro (30/1) e trouxe uma entrevista exclusiva com José Alberto Lovetro, o JAL, presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil. Além de destacar a importância social do humor consciente para a sociedade, ele levantou discussões relevantes para a profissão, como a importância da formação em jornalismo para exercê-la, legislação e mercado. Reconhecimento aos grandes nomes do jornalismo brasileiro Virando a chave, e festejando o que há para celebrar no jornalismo, o vigésimo ano de J&Cia também reuniu em uma grande festa em São Paulo os homenageados na eleição dos 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros (ed. 978). O prêmio, criado para festejar o 19º aniversário da newsletter, teve sua festa realizada no final de 2014 e reuniu em São Paulo mais da metade dos profissionais homenageados, inclusive Ricardo Boechat, eleito o +Admirado Jornalista do Brasil tanto na edição de estreia, quando na segunda, em 2015. Também estiveram presentes Adriana Mattos, Audálio Dantas, Bárbara Gancia, Carlos Nascimento, Carlos Alberto Sardenberg, Carlos Tramontina, Chico Otávio, Cida Damasco, Cláudia Vassallo, Cleide Silva, Clóvis Rossi, Cristiana Lobo, Eduardo Barão, Eliane Brum, Eliane Cantanhêde, Elio Gaspari, Ethevaldo Siqueira, Eugênio Bucci, Fátima Turci, Fernando Calmon, Flávia Oliveira, Gerson Camarotti, Gilberto Dimenstein, José Hamilton Ribeiro, Juca Kfouri, Luciano Martins Costa, Luís Nassif, Marli Olmos, Mauro Zafalon, Miriam Leitão, Paulo Moreira Leite, Ricardo Kotscho, Roberto Cabrini, Rolf Kuntz, Rosenildo Gomes Ferreira, Ruy Castro, Sônia Araripe, Vera Brandimarte e Vicente Nunes. Além desses reconhecimentos, o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira, outra iniciativa deste J&Cia, chegou na virada de 2014 para 2015 à sua terceira edição reconhecendo Dimmi Amora, da Folha de S.Paulo, como o +Premiados Jornalista do Ano. No levantamento histórico, Miriam Leitão empatou com José Hamilton Ribeiro, primeiro colocado isolado nos dois anos anteriores, como os +Premiados Jornalistas da História (ed. 980). Entre os veículos, a Folha de S.Paulo sagrou-se bicampeã entre os +Premiados do Ano, enquanto a TV Globo manteve-se à frente do recorte histórico (ed. 982). Ano 20 – Edições 968 a 1.019 (out/2014 a out/2015) +Admirados
Edição 1.520 - pág. 5 ANOS SEGUROS em DESTAQUE Patrocínio Em princípio, a sopa de letrinhas – CQCS – poderia parecer um nome improvável de marca de sucesso e causar estranheza entre especialistas em marketing, ainda mais considerando sua missão ambiciosa: ser uma plataforma de comunicação integrada, moderna e colaborativa, voltada aos corretores de seguros. Imagine ter essa ideia no auge da bolha das “pontocom”, quando milhares de empresas de tecnologia, sem modelo de negócio sustentável, sucumbiam à euforia do mercado. A casa caiu para quase cinco mil delas no mundo − inclusive algumas da área de seguros −, mas não para o CQCS. “A certeza de estar buscando um novo modelo de negócio inspirou a nossa resiliência naquele momento desafiador”, lembra Gustavo Doria Filho, fundador do CQCS. Criado em 2001, o CQCS deu o pulo do gato ao, em vez de depender de anúncios, convocar seguradoras para apoiá-lo institucionalmente, fazendo branding naquele projeto inovador que buscava qualificar, informar e conectar o ecossistema de seguros. Essa proposta nasceu antes mesmo das principais redes sociais e consolidou-se ao longo de duas décadas, catapultando o portal como referência para corretores, seguradoras, insurtechs e demais players do setor. Gustavo Doria Filho confiou na intuição de que a comunicação com os corretores precisava mudar. De um início com 400 usuários, a plataforma alcançou mais de cem mil inscritos, com alta frequência de acesso diário e mais de meio milhão de páginas visualizadas mensalmente. Sua longevidade é notável: desde 2001, o portal mantém relevância e consistência editorial em um mercado em constante transformação − sobreviveu à bolha da internet e adaptou-se às tecnologias emergentes - e permanece como fonte primária de notícias e inovação em seguros. “Nosso foco em combinar a atuação online com uma forte presença física nos principais eventos de seguros nos colocou em destaque. Nos tornamos a principal fonte de informação do mercado de seguros do Brasil”, acredita. Mais que um portal noticioso, o CQCS impulsionou eventos como o ITC (Insurtech Connect) nos EUA. Criou o CQCS Insurtech & Inovação, hoje um dos três maiores eventos globais da área. Vale destacar que Gustavo Doria é corretor de seguros, e não jornalista. Baiano, torcedor do Bahia, também nutre uma paixão pelo Botafogo, o que tem a ver com sua profunda relação com o Rio de Janeiro, cidade onde o CQCS foi fundado. Isso explica, em parte, que “há coisas que só acontecem ao Botafogo... e ao CQCS”, diz ele, adotando a frase espirituosa e supersticiosa do botafoguense raiz. No dia 21 de julho, o Rio de Janeiro recebe, pela primeira vez, o Pacto das Pretas, projeto patrocinado pela CAIXA Capitalização, com apoio institucional da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), que tem o tema “Mulheres Negras na Economia: Oportunidades e Desafios para a Equidade no Mercado”. A ação, que marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, busca ampliar o debate sobre desigualdades de gênero e raça no ambiente corporativo. Signatárias do Pacto desde 2024, a CAIXA Capitalização e a FenaCap reafirmam seu compromisso com a diversidade e a equidade no mercado de trabalho. Pelo segundo ano consecutivo, a superintendente executiva de Comunicação e Marketing da CNseg, Carla Simões, foi eleita uma das 10 maiores executivas de comunicação corporativa do Brasil no Prêmio TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa 2025. O prêmio tem o objetivo de reconhecer e distinguir os melhores e mais admirados executivos corporativos e agências de comunicação do mercado brasileiro. CAIXA Capitalização e FenaCap reforçam compromisso com a equidade racial Carla Simões é eleita uma das 10 maiores executivas de comunicação corporativa do Brasil Nas entrelinhas do seguro Gustavo Doria Filho
Edição 1.520 - pág. 6 ANOS n Um dos mais relevantes e prestigiados projetos da história deste Jornalistas&Cia, o prêmio Os 100+ Admirados Jornalistas Brasileiros, está de volta e será a principal atração nas celebrações dos 30 anos de vida da revista digital que, três décadas atrás, na primavera de 1995, em setembro, nascia pela página de um fax, o FaxMOAGEM. u O primeiro turno de votação, que definirá os classificados para o segundo e decisivo turno, começa nesta quinta-feira, 10 de julho, e será direcionado aos próprios jornalistas e profissionais de áreas afins, que poderão indicar livremente até dez nomes de sua admiração, de qualquer veículo, plataforma e região do País. Os mais votados classificam-se para o segundo turno, disputando um lugar entre os TOP 100 Profissionais Brasil. u Todos serão convidados a participar da festa de celebração, que acontecerá num jantar de gala no Club Homs, na av. Paulista, em São Paulo, na noite de 29 de setembro. Últimas J&Cia celebra 30 anos elegendo os 100+Admirados Jornalistas Brasileiros,... Primeiro turno, que definirá os finalistas, começa nesta quinta-feira (10/7) e vai até 24 de julho 100 Admirados JORNALISTAS Brasileiros ...os TOP 10 Correspondentes Estrangeiros no Brasil... n Pela primeira vez na história da imprensa brasileira também os correspondentes estrangeiros serão homenageados. Com o apoio da ACE – Associação dos Correspondentes Estrangeiros, cuja sede fica em São Paulo, J&Cia vai homenagear os TOP 10 Correspondentes Estrangeiros no Brasil; todos os associados da ACE integrarão a cédula de votação no segundo turno. ...e os TOP 10 Campeões de cada uma das cinco regiões do País u E para que a festa seja completa e tenha de fato um caráter nacional, a cerimônia de premiação, no dia 29 de setembro, também homenageará os campeões de admiração de cada uma das cinco regiões do País: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Um prêmio consagrado e multiplicado n Após duas edições consecutivas realizadas nos anos de 2014 e 2015, que consagraram Ricardo Boechat como o mais votado, a premiação dos 100+ Admirados Jornalistas Brasileiros alçou voo, desdobrando-se em sete premiações segmentadas. Vieram, na sequência, os +Admirados da Imprensa Automotiva; Imprensa de Economia, Negócios e Finanças; Imprensa de Tecnologia; Imprensa Esportiva; Imprensa do Agronegócio; Imprensa de Saúde, Ciência e Bem Estar (com patrocínio exclusivo do Hospital Israelita Albert Einstein); e Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira (em parceria com os sites 1 Papo Reto e Neomondo e a Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação). u “Chegou a hora, dez anos depois da segunda e última premiação geral, de voltar a eleger os +Admirados Jornalistas Brasileiros no conjunto do jornalismo do País”, assinala Eduardo Ribeiro, publisher de J&Cia e idealizador da série +Admirados. “Temos aí um bom intervalo para uma comparação entre aqueles que foram eleitos nos anos de 2014 e 2015, e aqueles que hoje se destacam, após uma década de intensas transformações no mundo do jornalismo. São eles, hoje, com certeza, os timoneiros a nos guiar em tempos tão desafiadores, de tormentas, como as que temos vivido”. Ricardo Boechat, com o troféu de +Admirado Jornalista Brasileiro
Edição 1.520 - pág. 7 ANOS Últimas n A Fundação Internacional de Mulheres na Mídia (IWMF, na sigla em inglês) anunciou as vencedoras do 36º Prêmio Coragem no Jornalismo. A iniciativa, que homenageia mulheres que, mesmo sob coação, “reportaram a verdade em seus países”, reconhecerá nesta edição o trabalho de Juliana Dal Piva, repórter investigativa do Centro Latino-americano para Investigações Jornalísticas e colunista do ICL Notícias. É a primeira vez que uma brasileira será agraciada com a premiação. u Além de Juliana, foram premiadas as jornalistas Sana Atef, que opera sob um pseudônimo no Afeganistão; Yousra Elbagir, jornalista de radiodifusão internacional sudanesa-britânica; e Maritza L. Félix, fundadora de um serviço de notícias entre EUA e México. u Já a azerbaijana Aynur Elgunesh, editora-chefe da Meydan TV, receberá o Prêmio Wallis Annenberg de Justiça para Mulheres Jornalistas, concedido anualmente a jornalistas injustamente detidas, presas ou encarceradas. u Entre as justificativas da entidade para entregar o prêmio a Juliana está o fato de ela ter sido processada, assediada e ameaçada por revelar corrupção e abusos de direitos humanos nos corredores do poder no Brasil, em especial envolvendo o clã Bolsonaro. u As vencedoras serão homenageadas em uma série de encontros no mês de novembro, nos Estados Unidos. Mais informações no Portal dos Jornalistas. Eleição em duas etapas n A eleição, que conta patrocínio da Syngenta e colaborações da Cogna e JTI, será realizada em duas fases, ao longo dos meses de julho e agosto. Na primeira fase, de livre indicação, os eleitores poderão sugerir até dez jornalistas de sua preferência. Os nomes mais citados serão classificados para o segundo turno, em que os eleitores poderão escolher os cinco profissionais de sua preferência, do 1º ao 5 º colocado. u “Mais do que uma premiação, 100 +Admirados é um gesto coletivo de reconhecimento a quem honra diariamente a missão de informar com ética, coragem e profundidade”, afirma Eduardo Ribeiro. “Num momento em que o jornalismo enfrenta ataques, descrédito e transformações profundas, celebrar os profissionais mais admirados do País é também afirmar, com todas as letras, que sem imprensa livre não há democracia possível”. u Empresas interessadas em apoiar a iniciativa podem entrar em contato com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia. com.br ou 11-99244-6655). u Participe, dê seu voto e seu apoio ao Prêmio Os 100+ Admirados Jornalistas Brasileiros. Confira o regulamento e vote aqui! Juliana Dal Piva será homenageada com o Prêmio Coragem no Jornalismo, da IWMF Juliana Dal Piva n O manifesto Somos 99%, lançado em 7/7 por Eduardo Moreira, fundador do Instituto Conhecimento Liberta (ICL), já estava com mais de 330 mil assinaturas até o fechamento desta edição de J&Cia. O abaixo-assinado, que critica os privilégios dos 1% mais ricos da população brasileira (que concentram 63% da riqueza do País), traz uma série de medidas para combater desigualdades de riqueza no Brasil. u Entre as reivindicações do documento estão: fim dos supersalários no setor público; extinção das emendas secretas; redução da carga tributária sobre os trabalhadores; tributação mais justa sobre os mais ricos; combate à impunidade entre políticos, juízes, empresários, banqueiros e militares; divulgação ampla do Portal da Transparência; cobrança de dívidas bilionárias de grandes latifundiários e empresas; proibição de eventos públicos considerados “vergonhosos” e sem transparência, entre outros. u Além do abaixo-assinado, a campanha Somos 99% está disponibilizando vídeos e materiais para incentivar a divulgação do tema nas plataformas digitais. Os organizadores pedem que seja utilizada a hashtag #somos99. u Leia o manifesto na íntegra e assine o abaixo-assinado aqui. Passa de 330 mil assinaturas o manifesto do Instituto Conhecimento Liberta contra a desigualdade de riqueza no Brasil
Edição 1.520 - pág. 8 ANOS Nacionais n A agência de checagem Aos Fatos comemorou em 7/7 dez anos de trabalho, com mais de 19 mil verificações feitas. Desde sua criação, acompanhou cinco eleições, monitorou declarações de quatro presidentes e desmentiu notícias falsas em momentos importantes da história do Brasil, desde campanhas eleitorais a crises sanitárias. Foram ao todo 15.271 declarações checadas de 167 figuras públicas, além de quase quatro mil peças de desinformação virais. u Para celebrar o marco de uma década de trabalho, Aos Fatos lançará, neste segundo semestre de 2025, uma série de novidades. Uma delas é a nova versão do robô Fátima, ferramenta de checagem baseada em inteligência artificial criada em 2019. Além de sua função original com perguntas e respostas, o bot passará a atuar no site de Aos Fatos com informações complementares sobre os assuntos abordados. O site também lançou em 7/7 o trailer de Ctrl+Fake: a desinformação como projeto de poder, primeiro documentário de Aos Fatos, com estreia prevista para este semestre. Novas iniciativas devem ser anunciadas nos próximos meses. Aos Fatos completa dez anos com novidades EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação A Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação segue consolidando seu protagonismo na mídia brasileira − e agora também nos bastidores decisórios. Nos últimos meses, a organização tem sido convidada a compor júris de importantes premiações jornalísticas, reforçando seu papel como referência na promoção de práticas antirracistas e inovadoras na comunicação. Com uma trajetória marcada pela construção coletiva e pela defesa da pluralidade informacional, a Rede JP entende que estar nos júris é mais que um reconhecimento: é uma estratégia política para garantir que narrativas negras sejam legitimadas desde a origem até a consagração. “Não basta pautar e produzir, precisamos também estar onde se define o que será premiado e valorizado”, destaca a coordenação da Rede. A expectativa é que, até o final do ano, a atuação nos júris se expanda ainda mais − incluindo novas parcerias com organizações nacionais e internacionais comprometidas com diversidade e justiça informacional. (Saiba+) Rede JP marca presença em júris e amplia influência na comunicação
Edição 1.520 - pág. 9 ANOS Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. A nova edição da pesquisa anual State of the Media 2025, publicada pela plataforma de distribuição de releases Cision, aborda o uso da IA pelos jornalistas (como falamos aqui na semana passada) e uma visão direta deles sobre boas práticas das assessorias de imprensa na relação com as redações. A partir de entrevistas com mais de 3 mil jornalistas de América do Norte, Europa e Ásia, o estudo oferece insights valiosos sobre como os assessores podem melhorar sua atuação, adaptando-se às demandas atuais de quem está “do outro lado do balcão”. Alguns não são novidade para os que começaram na atividade nos tempos dos releases “batidos” em máquinas de escrever e distribuídos nas redações por office-boys ou pessoalmente por assessores nos tempos em que trabalho remoto era impensável, enquanto outros refletem a era das redes sociais e o uso crescente da inteligência artificial. Segundo o estudo, 63% dos jornalistas reconhecem valor nos assessores que os conectam com fontes relevantes. Outros 57% destacam a importância de facilitar o acesso a pessoas e locais que os ajudem em suas matérias. Oferecer ideias de pautas (43%), acesso a conteúdo exclusivo (39%) e fornecer contexto e detalhes (34%) completam o conjunto de ações mais valorizadas. Entre os formatos mais desejados pelos jornalistas estão o bom e velho release (72%), conteúdos exclusivos (57%) e relatórios de pesquisa originais (55%). O interesse por entrevistas com especialistas (38%) e materiais multimídia (32%) também foi mencionado, evidenciando que a oferta de informação estruturada e visualmente atraente segue sendo essencial. A pesquisa mostra também os erros comuns que incomodam e afastam os jornalistas dos assessores e das marcas que representam. Leia mais e confira o estudo completo em MediaTalks. Relevância, dados e personalização: pesquisa revela o que jornalistas esperam dos assessores de imprensa Trump lança plataforma de streaming Truth+ com rede Newsmax para atrair público MAGA, conservador e cristão. Leia mais Centro Knight para o Jornalismo nas Américas oferece curso gratuito online de segurança digital; inscreva-se Brasileiros estão entre os que mais atribuem tragédias como a do Texas às mudanças climáticas, revela estudo. Leia mais
Edição 1.520 - pág. 10 ANOS Vaivém das redações n Adriano Oliveira assumiu há pouco o cargo de coordenador de Jornalismo na Rádio Bandeirantes no DF. A emissora estreará em 22 de julho no dial 89.9 FM. Antes, ele atuou como editor-chefe da Rádio Metrópoles, trabalhou por 16 anos na Bandnews FM, também em Brasília. Em Porto Alegre, foi estagiário na Rádio Bandeirantes e apresentador e repórter na Bandnews FM. Em entrevista ao Coletiva.net, contou que, também apresentará três programas: Pulo do Gato Brasília (às 6h), Primeira Hora Brasília e Jornal Gente Brasília, ao lado de Cláudio Humberto. E mais... n Martha Imenes começou no Correio da Manhã como editora de Economia. Ela foi editora no Jornal do Commercio, além de repórter de Economia em O Globo e O Dia. Na nova função, aceita sugestões de pauta e fontes pelo [email protected]. Rio Grande do Sul n Glauco Pasa não é mais o gerente de Jornalismo do canal Multi RS (antiga Ulbra TV). Ele estava na emissora desde janeiro e, além da gestão de conteúdo, apresentava os programas Multicidades, GreNal e Jornal da Mix, na rádio Mix POA 107.1 FM, que também faz parte do grupo. Em entrevista ao Coletiva.net, afirmou que não lhe foi revelado o motivo do seu desligamento e disse que irá descansar antes de pensar nos seus próximos objetivos profissionais. Adriano Oliveira é o novo coordenador de Jornalismo na Rádio Bandeirantes n José Ademir Theodoro (Rádio São Francisco, RedeSul de Rádio e Folha de Caxias) assumiu o comando do programa Bom Dia Caxias, da Rádio Caxias 93.5 FM. A atração matinal também contará com ampliação no tempo de exibição, passando a ir ao ar das 4h30 às 6h da manhã, de segunda a sexta-feira. n Tiago Boff deixou o Grupo RBS onde estava há 13 anos. Ele informou que saiu da empresa por decisão própria a fim de seguir com um projeto pessoal, intitulado Tiago Boff − Histórias que Conectam, uma empresa de produção de conteúdo. São Paulo n Adriana Amaral (drica. [email protected]), que por quase 12 anos esteve na Record TV, acertou com a TV Gazeta para atuar como repórter. n Henrique Pereira de Jesus começou na NovaBrasil como repórter e produtor. Com passagens por CNN Brasil, TV Globo e Agência Mural, desde dezembro do ano passado ele vem atuando também como repórter na TV Cultura. n Pedro Knoth é o novo repórter de Finanças e Mercados do Valor Invest. Nos últimos dois anos e meio ele vinha atuando como repórter da Inteligência Financeira, com foco na cobertura de Mercado de Capitais, Finanças e Economia. n Yuri Macri começou no SBT como repórter. Ele estava há cinco anos na Record TV e antes passou por TV Sorocaba, afiliada SBT, TV Bandeirantes e TV TEM. Adriano Oliveira Martha Imenes Glauco Pasa José Theodoro Tiago Boff Adriana Amaral Henrique Pereira de Jesus Pedro Knoth Yuri Macri Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected].
Edição 1.520 - pág. 11 ANOS Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. n Caroline Namora encerrou neste início de julho um ciclo de 6 anos na XP Inc., os últimos 3 à frente da Diretoria de Marketing. Nos 11 anos anteriores, foi executiva de Itaú Unibanco, Itaú Private Bank e Unibanco, onde começou como estagiária. Em mensagem que postou no Linkedin já sinalizou novos passos profissionais: “Que venha um mês de muito descanso para agosto começar com novidades”. n Alex de Cara deixou a Edelman em abril, após 2 anos e 9 meses de casa, e seguiu para a Burson na mesma função que exercia, a de gerente de contas. Em passagens anteriores, esteve, entre outras, em Ideal H+K Strategies e Máquina. Brasília n Isabele Rangel tem cargo novo na Norte Energia, companhia em que está desde novembro de 2023. Foi promovida de coordenadora de comunicação a gerente de comunicação e imprensa. Em suas andanças profissionais já esteve em BandNews FM e CBN, no Rio de Janeiro, respectivamente como chefe de Reportagem e repórter. Espírito Santo n Marianna de Aguiar Ribeiro, ex-CDI, em São Paulo, e que depois foi da P6 Comunicação e da VixPar, em Vitória, além de ter atuado por alguns meses como freelancer, está em nova jornada como analista de Comunicação e Marketing do Sesc Espírito Santo. O novo e-mail dela é [email protected]. Paraná n Bruna Soares, especialista em comunicação institucional, deixou o Grupo Boticário, em que havia estagiado e onde estava, nessa segunda passagem, há quase 7 anos e meio, e seguiu em junho para a ToDo Eventos, na função de coordenadora. Rio de Janeiro n Karla de Melo anunciou na última semana sua despedida da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), onde atuou por 2 anos e 10 meses, como gerente geral de reputação e comunicação. Ex-Vale, onde esteve por 9 anos, os últimos 3 na Gerência de Comunicação Corporativa, ela sinalizou em mensagem no Linkedin que em breve chegará com novidades. n Karina Lika Suehiro, analista de marketing corporativo e comunicação, deixou a Braskem, em que esteve por 6 anos e 9 meses, até maio, e seguiu para a Sustainea, joint-venture entre a própria Braskem e a japonesa Sojitz, que tem por propósito o desenvolvimento de produtos químicos sustentáveis. Isabele Rangel Marianna de Aguiar Ribeiro Bruna Soares Karla de Melo Karina Lika Suehiro São Paulo Caroline Namora despede-se do Marketing da XP Inc. Caroline Namora Alex de Cara
Edição 1.520 - pág. 12 ANOS Comunicação Corporativa n Ana Paula Martins, gerente sênior de comunicação corporativa, deixou a Ânima Educação em maio, mês em que completou 4 anos de casa. Ela já foi executiva da Sing e também passou por Anhembi Morumbi e Laureate. n Beatriz Justino, ex-Alma Preta e 2PRÓ Comunicação, deixou a Index Comunicação, onde foi assistente por cerca de 10 meses, e está agora na agência WedoPR, no atendimento à Honor. n Carolina Pignata, coordenadora de marketing e comunicação, despediu-se da Braskem em abril, após pouco mais de 5 anos de casa, e na sequência integrou-se ao time da agência de propaganda Suba, na função de diretora de atendimento ao cliente. Antes, foi por mais de 10 anos e meio da Young & Rubicam. n Cristian Cesar começou em junho na And, All como executivo de contas no time de Nespresso. Ali chegou após período de 1 ano e 7 meses na Fato Relevante, em função semelhante. Antes, esteve por 9 meses na Ideal Axicom. n Eduarda Petronilho foi promovida de executiva sênior de PR a coordenadora de comunicação corporativa na Meta, companhia em que trabalha há quase 3 anos. Assume, como informa em mensagem publicada no Linkedin, com o “desafio de liderar uma frente estratégica que cuida da reputação, do posicionamento e da forma como comunicamos quem somos”. Em passagens anteriores, esteve em Hill&Knowlton, Conteúdo e JeffreyGroup. n Eduardo Mauro F. de Barros, que esteve por mais de 19 anos e meio na Vale, em Belo Horizonte, mudou de emprego e de ares. Assumiu em junho a Comunicação e o Marketing na Regional São Paulo da Braskem. n Emanuelle Rodrigues de Araujo iniciou nova jornada em julho. Despediu-se da Marqueterie, depois de quase 2 anos e meio (foi sua segunda passagem por lá), e seguiu para a RPMA Comunicação, contratada como atendimento sênior para a Motorola. Ela também já esteve nas agências Jacarandá e Compor Comunicação. n Franquilin Carvalho, exAtento Brasil e LLYC e repórter setorista freelancer do Esporte News Mundo, começou em junho como analista de comunicação e advocacy na agência SEC Newgate Group. n Gabriel Guimarães Moreira assumiu em junho como head de comunicação para o Brasil na Tools For Humanity, empresa de tecnologia focada em desenvolver ferramentas para humanos na era da IA. Chega após 1 ano e 8 meses na Gerência Regional de Comunicação para América Latina e Cone Sul na Ericsson. Também já esteve em Edelman e BursonMarsteller (atual Burson). n Jariza Rugiano, analista de comunicação sênior, despediu-se em maio da Poiesis − Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, após 3 anos e 2 meses de casa. Ela continua atuando como repórter freelancer da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Ana Paula Martins Beatriz Justino Carolina Pignata Cristian Cesar Eduarda Petronilho Eduardo Barros Emanuelle Rodrigues de Araújo Franquilin Carvalho Gabriel Guimarães Moreira Jariza Rugiano
Edição 1.520 - pág. 13 ANOS Comunicação Corporativa n Jéssica Díez Corrêa está de trabalho novo. Despediu-se da Danthi Comunicação, em que esteve por 1 ano como atendimento sênior à Genial Investimentos, e começou na função de analista sênior na B3. Exrepórter do Estadão, ela também já foi de GBR Comunicação e Giusti. n Kathelin Malafaia começou em maio como executiva de contas na Fato Relevante para o atendimento exclusivo à Zurich Seguros. Esteve até então, e por 2 anos e 9 meses, nesse mesmo atendimento, porém pela agência Conteúdo. n Lucelio de Moraes, que era head of stakeholders engagement da CCR, agora é da Motiva, marca que foi criada a partir da reestruturação do Grupo CCR, que se dedica à infraestrutura de transporte, incluindo rodovias, aeroportos, metrôs e trens. A mudança ocorreu em maio, no caso dele 4 anos e 7 meses depois de ter ingressado na corporação. n Mariana Whitehead começou em abril na África, na função de gerente de talentos. Esteve até então, por 1 ano e 3 meses, na Ketchum, como gerente de marketing de influência. n Paola Micheletti de Oliveira, especialista de relações públicas, despediu-se em junho do Grupo Boticário e na sequência integrouse ao time de executivos na Loures. Antes, foi por 3 anos e 7 meses da 99. n Pietro Camargo começou agora em julho como especialista de PR na Ágora, contratado para o atendimento à Netflix Brasil. Esteve até então, e por cerca de 3 anos, na Weber Shandwick, sendo os últimos 7 meses no atendimento à Warner Bros. Discovery Latam. n Raphaela Souza começou novo capítulo profissional na another, em junho, como integrante do time de executivos. Esteve até então, por 2 anos, na Ketchum, como analista júnior, no atendimento a contas como Pampers, Always, Oral-B e Gillette. n Stephanie Rodrigues começou em março como executiva de atendimento na Seven PR, tendo, anteriormente, passado por Index, Mr. Da Vinci e PinePR. n Tânia Oliveira entrou julho de cargo novo na Arteris, companhia em que está desde outubro de 2016. Coordenadora de marca e engajamento por pouco mais de 3 anos e meio, foi promovida a gerente de comunicação corporativa. Sua trajetória também contempla passagens por Hering e Hope e um intercâmbio internacional de quase 3 anos em Dublin, na Irlanda. n Tatiana Piva Assumpção, ex-Advice, Tamer e Vianews, e que esteve por quase 1 ano e meio como gerente de atendimento na G&A Comunicação, até maio, começou em julho como atendimento sênior na GBR Comunicação. n Verônica Muccini Longhi, que vinha atuando de modo remoto como consultora na Attuale Comunicação (ela mora em Passo Fundo-RS), deixou a agência em maio, após 2 anos de casa. Antes, esteve como assessora na Associação Brasileira de Angus e na Máquina CW, também em atuação remota. Licença-Maternidade n Isabela Souza Charbel, analista de comunicação na Gerdau em Minas Gerais, na empresa desde maio de 2022. Jéssica Díez Corrêa Kathelin Malafaia Lucelio de Moraes Mariana Whitehead Paola Micheletti de Oliveira Pietro Camargo Raphaela Souza Stephanie Rodrigues Tânia Oliveira Tatiana Piva Assumpção Verônica Muccini Longhi Isabela Souza Charbel
Edição 1.520 - pág. 14 ANOS Comunicação Corporativa Pelo mercado n A And, All anunciou na última semana o lançamento de um novo estudo, o Termômetro das redes: COP30 Amazônia, com insights sobre como o tema COP30 tem sido discutido no ambiente digital e quais são os caminhos mais eficazes para as marcas construírem narrativas relevantes sobre o assunto. u Distribuído por 28 páginas e produzido em parceria com a Polis Consulting e a P&R Comunicação Estratégica, o trabalho partiu da análise de mais de 376 mil menções e buscas entre janeiro de 2024 e março de 2025. Uma das constatações afloradas pelo estudo foi o grande desconhecimento do público sobre o que é a COP30 e qual a sua relevância para o Brasil. Ao mesmo tempo, os dados mostram um terreno fértil para empresas que desejam criar visibilidade, engajar com propósito e orientar seus planos de comunicação com base em inteligência. u Cliquei aqui para conferir o estudo em sua íntegra. n A Sensu Consultoria de Comunicação anunciou na última semana o lançamento da Sensu Newsletter, publicação digital focada em comunicação nas áreas da saúde, ciência e educação, suas especialidades, que tem como atrações, nesta edição de estreia, nomes como Mariana Varella, Theo Ruprecht e Eleonara Paschoal. u A newsletter é gratuita. Para receber as próximas edições, basta se inscrever em https://l1nk.dev/ InscreverNaNewsletterSENSU. A edição de estreia está disponível em https:// encr.pw/NewsletterJunhoJunho2025. A agência é liderada por Moura Leite Netto, Danielle Lago e Lídia de Santana. Dança das contas n A NOVA PR é a agência da EMS, líder de mercado e a maior farmacêutica do Brasil. A conta está no núcleo de Vilma Balint, diretora de atendimento, sob coordenação de Simone Carmona e atendimento de Amanda Carvalho, recém-chegada à agência, com ampla experiência no setor de saúde e farma. O e-mail geral é imprensa.ems@novapr. com.br. n A Betini Comunicação tem conta nova chegando à carteira de clientes. É a Escola Gracinha, mantida pela Associação pela Família, organização sem fins lucrativos, que atua desde à educação infantil até o ensino médio. No atendimento, Lucas Machado, com coordenação de Bartira Betini. n A Casa9 assumiu a assessoria de comunicação do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE). À frente da conta, a diretora Carolina Capozzi, com Karen Villerva e Gabriela Salomoni no atendimento. n A Felicidade Collective conquistou a conta da Schneider Electric, empresa global que atua na transformação digital da gestão de energia e automação e que tem na comunicação a liderança de Karolina Gutiez. A conta será dirigida por Mariana Nunes, CCO e sócia da agência. n A 4in.ag, que integra o Grupo REF, também tem novidade e carteira. Assumiu a conta da empresa dõTERRA, que atua no segmento de óleos essenciais. Na liderança do atendimento, o sócio e diretor executivo Alexandre Spínola. n A Redescobrindo Ideias & Eventos anunciou ter assumido a assessoria de imprensa do Hotel Fazenda Morros Verdes Ecolodge, localizado em Ibiúna, interior paulista. No atendimento, Marcos Oliveira e Maria Rita Quemello. Pelas instituições n Fabio Rua, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e ESG da GM América do Sul, foi eleito em junho para o Conselho Deliberativo da Aberje, que conta atualmente, incluindo ele, com 21 membros, e que é presidido por Malu Weber, executiva da Bayer. u Ex-IBM, GE, Embraer e Vale, Fabio é também vice-presidente da Anfavea, presidente do Comitê ESG da GM América do Sul e do Conselho Administrativo do Instituto General Motors. n A Abracom participará pela primeira vez da programação oficial do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. O evento, que reunirá cerca de 300 palestrantes (incluindo convidados internacionais) em mais de 150 mesas, está marcado para os dias 10 a 13 de julho na ESPM (SP). u A Abracom estará presente no dia 10/7, das 14h30 às 16h, no painel Vamos discutir a relação? Melhorando a interação entre assessores de imprensa e jornalistas, com as participações de Katia Brembatti, presidente da Abraji, Roberta Machado, diretora institucional da Abracom e CEO do Grupo In Press; e a mediação de Marcelo Moreira, diretor da DiversaCom. Inscrições e informações aqui. Fabio Rua
Edição 1.520 - pág. 15 ANOS AUTO Patrocínio n A rádio Antena 1 Fortaleza (97,7 FM) estreia nesta quinta-feira (10/7) a coluna Minuto Autos e Motos, de Roberto Nunes. O objetivo do espaço, segundo ele, será oferecer um conteúdo similar ao que já veicula na Antena 1 Salvador, com um balanço das informações de lançamentos e do mercado de automóveis e motocicletas do Brasil. u “Tenho aprofundado a participação no meio rádio, que chega fácil na vida de todos que gostam de carros e motos”, destaca Nunes, que também segue com suas atividades no site www. autosemotos.com e na rádio Metrópole FM, além de publicar a coluna Autos e Motos no portal Bahia Notícias e na revista Let’s Go Bahia. n A Volkswagen promoveu uma mudança estrutural em suas áreas de Assuntos Corporativos, Comunicação e Sustentabilidade. Desde junho, Cláudio Rawicz, que já respondia como diretor destes setores para a operação brasileira, passou a acumular também sua gestão para toda a América Latina. u “Receber a promoção, agora com atuação também nos mercados de LAM, é um reconhecimento que me deixa muito honrado − mas, acima de tudo, é uma grande responsabilidade”, destacou o executivo. “A decisão de ampliar a atuação vem justamente da necessidade de levar uma mesma abordagem estratégica para outros países da região. Já começamos esse movimento com o lançamento do Tera em Cartagena, e os resultados iniciais mostram que há um enorme potencial de conexão com esses públicos”. u Com a mudança, Ricardo Dilser, gerente de Imprensa, Comunicação Digital e Clássicos, e Karina Craveiro, supervisora Técnica de Comunicação do Produto e Corporativo, também passam a trabalhar com foco em ambos os mercados. “Seguimos com o mesmo propósito: comunicar com coragem, criatividade e consistência. E agora, com um alcance ainda maior”, conclui Rawicz. Cláudio Rawicz e equipe passam a responder pela comunicação da VW na América Latina Cláudio Rawicz Ricardo Dilser Karina Craveiro Roberto Nunes estreia na Antena 1 Fortaleza Roberto Nunes Especial Uma Edição histórica!!! Acesse
Edição 1.520 - pág. 16 ANOS São Paulo n O coletivo Shireen Abu Akleh, formado por jornalistas pró-Palestina, realizará nesta sexta-feira (11/7) na capital, das 19h às 21h, um debate sobre a condição em que vivem e sobrevivem as mulheres palestinas. O evento será na Livraria Ponta de Lança (rua Aureliano Coutinho, 26 - Vila Buarque). A entrada é gratuita. u Participarão do evento Amyra El Khalili, beduína palestino-brasileira e professora de Economia; Dani Avelar, jornalista com ampla experiência na cobertura da pauta e mestre em jornalismo de guerra e conflito; Francirosy Campos Barbosa, antropóloga, pesquisadora, professora e coordenadora do Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes; Gizele Martins, pesquisadora, jornalista e cofundadora do Coletivo Shireen Abu Akleh; Letycia Bond, jornalista de direitos humanos e não humanos e cofundadora do Coletivo Shireen Abu Akleh; Rawa Alsagheer, coordenadora da Rede Samidoun de Solidariedade aos Prisioneiros Palestinos; e Soraya Misleh, jornalista palestino-brasileira e pesquisadora. Durante o evento, Soraya fará o pré-lançamento de seu livro Uma história das mulheres palestinas. u Contatos pelo [email protected]. n A Folha de S.Paulo lançou recentemente o C-Level, projeto jornalístico sobre economia voltado para executivos e investidores, que traz análises exclusivas, alertas de notícias que acabaram de acontecer e curadoria especializada. O C-Level oferece também serviços para o assinante premium do jornal. u Entre as iniciativas do projeto estão o C-Level Entrevista, comandado por Bruno Boghossian e Adriana Fernandes, que ouvem ministros, parlamentares e players importantes do mercado. Também participarão do programa Idiana Tomazelli, André Borges, Fabio Pupo, Julianna Sofia, Nathalia Garcia, Camila Mattoso e outros jornalistas da sucursal de Brasília. u Assinantes do serviço poderão conversar por videochamada com os repórteres da Folha em Brasília sobre os principais assuntos que estão sendo discutidos no Congresso, no Poder Executivo, nos tribunais e nas agências reguladoras e como tais temas podem afetar decisões de negócios e investimentos. Outros benefícios incluem um blog exclusivo, um boletim via WhatsApp e uma newsletter sobre economia que trará também conteúdos de veículos internacionais. Confira mais informações e planos de assinatura aqui. Folha lança C-Level, projeto de economia com foco em executivos e investidores Coletivo de jornalistas pró-Palestina realizará na sexta-feira (11/7) debate sobre condições de vida das mulheres palestinas E mais... n Sob o título Alfabetização midiática, racismo estrutural e plataformização do trabalho, já está disponível a nova edição da Revista Comunicação & Educação, publicação semestral da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). A revista, que recebe artigos, ensaios, experiências e resenhas em fluxo contínuo, tem como editores os professores Roseli Fígaro e Adilson Citelli, e edição executiva de Cláudia Nonato e Jamir Kinoshita. Registro-SP n Morreu em 18/6 Tarcílio de Souza Barros, aos 97 anos. Ele morava em Mairiporã. Sua carreira foi muito ligada à área cultural, principalmente o cinema. Trabalhou inclusive para a Sala São Paulo e para a mostra de Cinema de São Paulo. Tarcílio de Souza Facebook Markus-Spiske/Unsplash
Edição 1.520 - pág. 17 ANOS Rio de Janeiro n A missa de sétimo dia por Deborah Dumar, em 8/7, na Igreja Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, reuniu seus muitos amigos para a última homenagem. u Debora morreu em 2/7, aos 68 anos, de infecção pulmonar, depois de internada no Hospital Israelita Albert Sabin com pneumonia. O corpo foi cremado no dia seguinte no Memorial do Carmo, no Caju. u Formada pela ECO da UFRJ, de início trabalhou nos jornais Tribuna da Imprensa e Luta Democrática. Nos anos 1980 foi para o Jornal do Brasil como repórter e logo se firmou na crítica de Cultura. Na mesma área, trabalhou em O Globo. Quando o JB voltou às bancas, em 2018, foi editora do Caderno B. Era associada ao Sindicato dos Jornalistas do Município. u Trabalhou ainda na Data Coop, cooperativa de organização e preservação de acervos e dados, e fez assessoria de imprensa para o Mimo Festival, realizado anualmente em cidades históricas. Deborah esteve também entre os fundadores do bloco carnavalesco Simpatia é quase amor. n Na próxima semana – dias 15, 16 e 17 – o Sindicato dos Jornalistas do Município realiza eleições para renovação de Diretoria, Conselho Fiscal e Comissão de Ética para o triênio de 2025 a 2028. Na ocasião, serão escolhidos os mesmos cargos para a Fenaj. u As eleições serão virtuais, mas como o site e os e-mails da entidade estão com problemas nesta semana sugere-se fazer contato pelo Whapp 21-99278-2137 para orientações. Haverá um computador disponível para votação na sede do Sindicato (rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar, na Cinelândia), das 9h às 17 horas. u Para quem não estiver em dia, a entidade propõe desconto e parcelamento. Os aposentados precisam apresentar a documentação oficial do INSS. E mais... n Ruy Castro comenta e discute seu livro Trincheira Tropical – A Segunda Guerra Mundial no Rio. Será nesta quinta-feira (10/7), às 17h30, na Academia Brasileira de Letras, como parte do ciclo Quinta é cultura, com entrada franca. É preciso inscreve-se no site da ABL. Haverá também transmissão ao vivo da palestra pelo YouTube. n Fundado em 29 de julho de 1925, o jornal O Globo começa a celebrar com muita festa seu centenário de existência. Na última terça-feira (8/7) estreou na TV Globo e no Globoplay o documentário O século do Globo. A série, dividida em quatro episódios de 45 minutos, reúne quase 50 entrevistas inéditas, mescladas a reconstituições de cenários e recursos de dramaturgia. Os responsáveis pelo projeto prometem surpresas, em fatos de bastidores que não foram registrados. u Nesta sexta-feira (11/7) será inaugurada a exposição Um século de histórias na Casa Roberto Marinho (rua Cosme Velho, 1.105, no Cosme Velho), com 213 fotografias históricas e farto material documental. A mostra está dividida em cinco salas temáticas. Algumas fotos foram impressas em fine art, com qualidade de obras de arte, enquanto outras serão exibidas em telas de TV e projeções. u Aos poucos, serão anunciados novos eventos, como um concerto do Projeto Aquarius e o lançamento de dois livros comemorativos, entre outros. Centenário de O Globo inicia comemoração com imagens Foto de cena do documentário Bia Damy Eleições no Sindicato dos Jornalistas Ruy Castro Registro-RJ O adeus a Deborah Dumar, referência na cultura Deborah Dumar
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