Edição 1.520 - pág. 5 ANOS SEGUROS em DESTAQUE Patrocínio Em princípio, a sopa de letrinhas – CQCS – poderia parecer um nome improvável de marca de sucesso e causar estranheza entre especialistas em marketing, ainda mais considerando sua missão ambiciosa: ser uma plataforma de comunicação integrada, moderna e colaborativa, voltada aos corretores de seguros. Imagine ter essa ideia no auge da bolha das “pontocom”, quando milhares de empresas de tecnologia, sem modelo de negócio sustentável, sucumbiam à euforia do mercado. A casa caiu para quase cinco mil delas no mundo − inclusive algumas da área de seguros −, mas não para o CQCS. “A certeza de estar buscando um novo modelo de negócio inspirou a nossa resiliência naquele momento desafiador”, lembra Gustavo Doria Filho, fundador do CQCS. Criado em 2001, o CQCS deu o pulo do gato ao, em vez de depender de anúncios, convocar seguradoras para apoiá-lo institucionalmente, fazendo branding naquele projeto inovador que buscava qualificar, informar e conectar o ecossistema de seguros. Essa proposta nasceu antes mesmo das principais redes sociais e consolidou-se ao longo de duas décadas, catapultando o portal como referência para corretores, seguradoras, insurtechs e demais players do setor. Gustavo Doria Filho confiou na intuição de que a comunicação com os corretores precisava mudar. De um início com 400 usuários, a plataforma alcançou mais de cem mil inscritos, com alta frequência de acesso diário e mais de meio milhão de páginas visualizadas mensalmente. Sua longevidade é notável: desde 2001, o portal mantém relevância e consistência editorial em um mercado em constante transformação − sobreviveu à bolha da internet e adaptou-se às tecnologias emergentes - e permanece como fonte primária de notícias e inovação em seguros. “Nosso foco em combinar a atuação online com uma forte presença física nos principais eventos de seguros nos colocou em destaque. Nos tornamos a principal fonte de informação do mercado de seguros do Brasil”, acredita. Mais que um portal noticioso, o CQCS impulsionou eventos como o ITC (Insurtech Connect) nos EUA. Criou o CQCS Insurtech & Inovação, hoje um dos três maiores eventos globais da área. Vale destacar que Gustavo Doria é corretor de seguros, e não jornalista. Baiano, torcedor do Bahia, também nutre uma paixão pelo Botafogo, o que tem a ver com sua profunda relação com o Rio de Janeiro, cidade onde o CQCS foi fundado. Isso explica, em parte, que “há coisas que só acontecem ao Botafogo... e ao CQCS”, diz ele, adotando a frase espirituosa e supersticiosa do botafoguense raiz. No dia 21 de julho, o Rio de Janeiro recebe, pela primeira vez, o Pacto das Pretas, projeto patrocinado pela CAIXA Capitalização, com apoio institucional da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), que tem o tema “Mulheres Negras na Economia: Oportunidades e Desafios para a Equidade no Mercado”. A ação, que marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, busca ampliar o debate sobre desigualdades de gênero e raça no ambiente corporativo. Signatárias do Pacto desde 2024, a CAIXA Capitalização e a FenaCap reafirmam seu compromisso com a diversidade e a equidade no mercado de trabalho. Pelo segundo ano consecutivo, a superintendente executiva de Comunicação e Marketing da CNseg, Carla Simões, foi eleita uma das 10 maiores executivas de comunicação corporativa do Brasil no Prêmio TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa 2025. O prêmio tem o objetivo de reconhecer e distinguir os melhores e mais admirados executivos corporativos e agências de comunicação do mercado brasileiro. CAIXA Capitalização e FenaCap reforçam compromisso com a equidade racial Carla Simões é eleita uma das 10 maiores executivas de comunicação corporativa do Brasil Nas entrelinhas do seguro Gustavo Doria Filho
RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==