Jornalistas&Cia 1525

Edição 1.525 - 13 a 19 de agosto de 2025 ANOS STJ extingue ação contra Octávio Costa e Tábata Viapiana Terceira Turma do STJ extinguiu a ação de indenização por danos morais movida por Gilmar Mendes contra a revista IstoÉ e os jornalistas Tábata Viapiana e Octávio Costa, atual presidente da ABI. Pág. 7 Congresso de Jornalismo de Educação abre inscrições Promovido pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), evento será realizado em 25 e 26/8 em São Paulo. Pág. 31 Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar começa nesta quintafeira (14/8) Iniciativa valoriza e reconhece o trabalho de jornalistas e veículos especializados na cobertura de Saúde, Ciência e Bem-Estar. Vote! Pág. 7

O presente e o futuro do Jornalismo Jornalismo Investigativo Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico. Convidados: - Insights - Data: 25 de agosto de 2025 Local: ESPM Tech Rua Joaquim Távora, 1.240 , Vila Mariana, São Paulo O ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights é uma iniciativa de Jornalistas&Cia, concebida para celebrar seus 30 anos de vida, que conta com a parceria da ESPM e do Portal dos Jornalistas e o apoio institucional de ABI, Abraji, Ajor, Aner, ANJ e Projor. O quinto dos sete encontros da série O presente e o futuro do Jornalismo – Insights, terá por tema o Jornalismo Investigativo e os debates procurarão trazer reflexões sobre Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico. Convidados: Juliana Dal Piva (repórter do Centro Latinoamericano de Investigação Jornalística (CLIP) e apresentadora do podcast “A vida secreta do Jair”), Luiz Vassalo (repórter do Metrópoles) e Marcelo Soares (Fundador e editor da Lagom Data, Consultor Independente e membro do International Consortium of Investigative Journalists – ICIJ). Reinaldo Chaves, da Abraji, será o moderador. Os encontros acontecem sempre na última segunda-feira de cada mês, no horário das 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). Os encontros serão gratuitos e com vagas limitadas à capacidade do auditório da ESPM Tech, de 120 lugares. As inscrições serão abertas sempre com três semanas de antecedência em relação a cada uma das etapas. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Próximos encontros O ciclo Organização e Realização: Apoio Institucional • 29/09/2025 – Autoritarismo vs. Democracia | O papel do Jornalismo e da sociedade no combate às ideologias extremistas. Onde estamos errando e onde estamos acertando? • 27/10/2025 – A Imprensa como Quarto Poder | Caminhos para a revitalização e o fortalecimento do Jornalismo no Brasil apresenta o ciclo Luiz Vassalo Metrópoles Marcelo Soares Lagom Data Juliana Dal Piva CLIP Reinaldo Chaves Abraji Moderador:

Edição 1.525 - pág. 3 ANOS SEGUROS em DESTAQUE Patrocínio A COP30, que será realizada em novembro, em Belém, no Pará, será um evento fundamental para que a sociedade brasileira possa debater as práticas sustentáveis e as estratégias para transformar o Brasil e ajudar nas ações de mitigação e transição climática. A CNseg está estruturando a Casa do Seguro, a embaixada do setor segurador durante a COP30, um espaço para mostrar a relevância das contribuições do setor segurador para a sociedade, principalmente em um cenário de agravamento das alterações climáticas. Para apresentar a Casa à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e ao Jornalistas&Cia, a CNseg organizou um encontro na capital paranese que reuniu cerca de 15 profissionais da imprensa local para um grande debate sobre comunicação, o papel da imprensa e a COP30. Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, detalhou a participação e as iniciativas da Associação durante a COP30, destacando as ações já implementadas, como a Missão COP30, curso preparatório para comunicadores; a Expedição Amazônia: Uma imersão em Belém, com o lema “Conhecer para Comunicar”; e a Pesquisa sobre Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30, além da Casa Aberje na COP30, um espaço para networking e debates. “A ação da CNseg foi fundamental para a Aberje, pois fortalece nossa presença institucional e da nossa rede associada, além de aproximar diretamente a comunicação corporativa com a rede de jornalistas de Belém”, disse Hamilton. “Estar junto à imprensa local, a 100 dias da COP30, não só reforça o compromisso da comunicação com a agenda climática, como também amplia o alcance da Carta Aberje para Comunicadores por Ocasião da COP30 na região, tornando a comunicação também um legado da COP”. Já Eduardo Ribeiro, diretor do Portal dos Jornalistas e da newsletter Jornalistas&Cia, falou sobre o papel da imprensa na COP30, destacando dez princípios de conduta e responsabilidades para os jornalistas que cobrirão a Conferência. “A COP é uma oportunidade fundamental para nos ajudar a resgatar a credibilidade e a relevância da imprensa”, ressaltou. Com o objetivo de democratizar o acesso à educação sobre seguros para os mais diversos públicos, a CNseg trouxe para seu time de creators o renomado ator Ary Fontoura. O ator brasileiro de 92 anos, que atualmente está no ar na novela da TV Globo Êta Mundo Melhor, é um fenômeno nas redes: são 6,5 milhões de seguidores no Instagram e outros 1,4 milhão no TikTok. Com um perfil leve e descontraído, Ary Fontoura será o embaixador da CNseg em 2025, em campanhas com temas sobre educação e proteção financeira, previdência e vida, sustentabilidade e seguros, seguro residencial, entre outros. Para Carla Simões, superintendenteexecutiva de Comunicação e Marketing da CNseg, a escolha por Fontoura uniu dois atributos importantes: credibilidade e alcance. “Temos um objetivo claro dentro do Plano de Desenvolvimento do Mercado Segurador que é levar o setor a 10% do PIB. Para isso, precisamos fomentar o conhecimento sobre seguro nas redes, e Ary Fontoura tem o carisma, a alegria e a confiança do público. Acho que será uma parceria de muito sucesso”, avalia. A campanha, que ficará no ar até janeiro de 2026, prevê postagens no Instagram e no TikTok, a participação de Fontoura em evento da CNseg e, ainda, gravação de podcast. Ary Fontoura une-se aos creators Leo Kazuyo e Marcos Nascimento, que iniciaram a parceria com a CNseg em 2024 e tiveram seus contratos renovados até janeiro de 2026. Ary Fontoura é o novo influenciador da CNseg CNseg apresenta a Casa do Seguro a Jornalistas&Cia, Aberje e imprensa paraense Casa Seguro Ary Fontoura

Edição 1.525 - pág. 4 ANOS ANOS 30SEMANAS em Ano 25 – Edições 1.222 a 1.275 (set/2019 a set/2020) Reputação é resultado e vice-versa Jornalistas&Cia comemorou, em setembro de 2020, seu 25º aniversário, um grande feito que deveria ter sido marcado por alegria e celebração, mas infelizmente não foi isso que aconteceu. Foi um período em que registramos algumas das notícias mais tristes e desanimadoras para o mercado da comunicação, que via aumentar o número de ataques à imprensa e de propagação de fake news – incentivadas, em sua maioria, pelo Governo Bolsonaro –, e que então também enfrentava um novo inimigo: a pandemia de Covid-19. Com frequência quase semanal, registramos os ataques do então presidente Jair Bolsonaro, fossem eles de cunho xenófobo, como quando disse “essa japonesa que eu não sei o que faz no Brasil”, referindo-se a Thais Oyama, autora do livro Tormenta – O governo Bolsonaro: Crises, intrigas e segredo (Ed. 1240); misógino, como “ela queria dar o furo contra mim”, falando sobre a repórter Patrícia Campos Mello; além de pedir para jornalistas calarem a boca em diversas coletivas no Palácio da Alvorada (ed. 1255). Também apareceram nas páginas de J&Cia casos de agressão física cometidos por seus apoiadores, como o do repórter fotográfico Dida Sampaio, que levou socos e chutes durante cobertura de um ato bolsonarista em frente ao Palácio do Planalto (ed. 1255). Mas um dos casos mais emblemáticos ocorreu justamente em meio à pandemia de Covid-19. Em J&Cia Ano 25: a imprensa resiste e contra-ataca julho de 2020, ao anunciar que estava com a doença, o então presidente reuniu jornalistas para uma coletiva de imprensa e retirou a máscara de proteção durante o encontro, colocando em risco a saúde dos profissionais (Ed. 1264). A Associação Brasileira de Imprensa chegou a apresentar uma notícia-crime contra ele no Supremo Tribunal Federal. Um levantamento da Abraji, publicado na edição 1251, indicava que cerca de 70% dos ataques à imprensa em 2020 vieram de agentes públicos. Duas edições depois (1253), J&Cia destacou um estudo da Repórteres Sem Fronteiras (RSF) sobre violações da liberdade de imprensa no Brasil, analisando a postura do presidente Jair Bolsonaro com a imprensa nacional. Os dados mostraram que Bolsonaro direcionou 32 ataques à imprensa nos primeiros três meses do ano, o equivalente a um ataque a cada três dias. Um vírus mortal também para jornalistas Outro assunto que (infelizmente) foi muito destacado ao longo do 25º ano de J&Cia foi a pandemia de Covid-19 e como as redações se adaptaram ao isolamento social, trabalho e coberturas à distância, demissões e às incertezas de um vírus à época ainda desconhecido. A primeira vez que o termo “Covid-19” apareceu nas páginas de J&Cia foi na edição 1245, de 27 de fevereiro a 3 de março de 2020, dias antes da Organização Mundial da Saúde (OMS) elevar a doença à condição de pandemia. Em decorrência do isolamento social, Bolsonaro Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Edição 1.525 - pág. 5 ANOS Ano 25 – Edições 1.222 a 1.275 (set/2019 a set/2020) algumas publicações tradicionais chegaram a suspender temporária ou definitivamente suas edições, como nos casos, entre outros, do jornal esportivo Lance (Ed. 1249), da revista Caras (Ed. 1253) e dos jornais Valor Econômico e O Globo, este último, apenas em Brasília (Ed. 1262). Mas o principal, e irreversível impacto, veio mesmo das dezenas de vidas ceifadas pelo vírus. A primeira vítima entre os jornalistas, registrada por J&Cia, foi o editor-chefe do jornal Monitor Mercantil, do Rio de Janeiro, Lauro Freitas Filho, falecido em 28 de março. Nas semanas seguintes, os casos se multiplicaram e infelizmente também noticiamos mortes em decorrência da doença nas edições 1252: José Augusto Nascimento Silva, o Naná (SBT-RJ); 1253: Renan Antunes de Oliveira (ex-Veja, RBS, IstoÉ e Estadão); 1254: Robson Thiago Mesquita (SBT-RJ), Roberto Fernandes da Silva (Rede Mirante/MA), Franciné Martins (exDiário do Nordeste), Wilson Baltazar (O Povo) e Marcio Lopes (Record TV Belém); 1255: Luiz Edgar de Andrade (ex-O Cruzeiro, JB, Realidade, Estadão e TV Globo) e Cristiano Alcântara (Rádio Pitaguary/CE); 1256: Jesus Chediak (ABI), Marcos Dublê (TV Metrópole/ CE) e Costa Filho (ex-Marajoara e Liberal FM); 1257: Alexandre Rangel (Câmara Municipal de Fortaleza); 1258: Waldir Alves de Carvalho (Sindicato dos Jornalistas do RJ); 1260: Germano Raw Neto, o Jimmy Raw (TV Tupi, 98 FM, Antena 1, Rádio Tupi, Manchete e Globo); 1262: Osvaldo Avelino (rádios Tupinambá e Educadora/CE) e Wilson Souza (Câmara de Vereadores e da Associação Tiradentes/RO); 1264: JoséItamar de Freitas (Fatos&Fotos e TV Globo); 1266: José Paulo de Andrade, de O Pulo do Gato (Rádio América e Rádio e TV Bandeirantes); 1267: Rodrigo Rodrigues (TV Globo/SporTV); 1268: Carlos Alberto Moreira Martins (Rádio São Francisco, de Canindė/CE); 1269: Edegar Schmidt (ex-Correio do Povo, TV e Rádio Guaíba, TV e Rádio Gaúcha e TV Tarobá/RS); 1270: Beto Rezende (Diário de PE, JC, Folha de PE, TV Manchete e TV Jornal) e Carlos Alberto Pereira da Silva (TV Senado, TV Câmara e Rede Manchete); 1271: José Raimundo Alves (repórter cinematográfico freelancer de Salvador); Mário Marques Nunes Jr., o Bob Jr (TV Meio Norte/PI); Letícia Neworal Fave (Universidade do Futebol de Jundiaí/SP) e Marcelo Ramos (Rádio Bandeirantes/DF); 1272: João Bosco Tureta (Record, Jovem Pan, Bandeirantes e Rádio Capital); e 1274: Lima Neto, o Repórter Cidadão (apresentador de programas de rádio e televisão em Porto Velho/RO). Veículos unem-se para divulgar dados sonegados pelo governo Um levantamento da organização de pesquisa e petições online Avaaz, divulgado em maio de 2020 (ed. 1257), mostrou que sete em cada dez brasileiros acreditavam em notícias falsas relacionadas ao novo coronavírus (Ed. 1257). Era um período em que o Brasil detinha o recorde mundial em peças de desinformação na internet a respeito do total de casos e mortes por Covid-19. Além disso, os próprios dados do Ministério da Saúde passaram a ser fornecidos com atraso e incompletos pelo governo, com omissões de números consolidados da doença, tabelas de quantitativos e mortes por data de notificação. Esse movimento causou pouca surpresa em tempos de desinformação e pandemia, aliados à uma gestão negacionista, contrária ao isolamento social e que descredibilizava a importância das vacinas. Coube então à imprensa encontrar novas formas de obter esses dados para informar a população sobre o real risco da pandemia. Foi nesse contexto que g1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL

Edição 1.525 - pág. 6 ANOS Ano 25 – Edições 1.222 a 1.275 (set/2019 a set/2020) Ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insigths Juliana Dal Piva Luiz Vassallo Marcelo Soares Reinaldo Chaves lançaram em junho de 2020 o Consórcio de Veículos de Imprensa (ed. 1260). O objetivo do trabalho colaborativo era reunir dados da pandemia recebidos das secretarias estaduais de saúde para fornecer à população um panorama mais próximo da realidade sobre o coronavírus, a evolução e o total de óbitos, além dos números consolidados de casos testados e com resultado positivo para a doença. Foi a partir desse trabalho que a população brasileira pode ter um real tamanho do impacto da pandemia no País, que logo passou a ocupar o segundo lugar no número de vítimas fatais da doença no mundo. Pelo seu trabalho, o CVI recebeu nos anos seguintes diversas homenagens e premiações, inclusive o Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, organizado por este J&Cia. n O quinto dos sete encontros da série O presente e o futuro do Jornalismo – Insights, que J&Cia realiza em parceria com a ESPM e o Portal dos Jornalistas como parte das comemorações de seu 30º aniversário, terá por tema o Jornalismo Investigativo e os debates procurarão trazer reflexões sobre Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico. u Participarão Juliana Dal Piva (repórter do Centro Latinoamericano de Investigação Jornalística − CLIP e apresentadora do podcast A vida secreta do Jair), Luiz Vassalo (repórter do Metrópoles, autor da reportagem que denunciou os descontos ilegais do INSS) e Marcelo Soares (fundador e editor da Lagom Data, consultor Independente e membro do International Consortium of Investigative Journalists – ICIJ). A mediação será de Reinaldo Chaves, coordenador de Projetos da Abraji. O encontro está marcado para o dia 25 de agosto, das 9h30 às 12h30, na ESPM Tech (Rua Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana, São Paulo). Inscrições gratuitas aqui. Vagas limitadas. O ciclo tem apoio institucional de ABI, Abraji, Ajor, Aner, ANJ, Projor. Quinto encontro debaterá Jornalismo Investigativo

Edição 1.525 - pág. 7 ANOS Últimas n Conforme a nota de Lauro Jardim em O Globo, a Terceira Turma do STJ extinguiu a ação de indenização por danos morais movida por Gilmar Mendes contra a revista IstoÉ e os jornalistas Tábata Viapiana e Octávio Costa, atual presidente da ABI. u As partes chegaram a um acordo que inclui uma declaração dos jornalistas de que não tiveram a intenção de ofender o ministro. Além disso, os dois ressaltaram que a edição final do texto da reportagem foi de exclusiva responsabilidade da redação de São Paulo da IstoÉ, bem como que ambos, lotados na sucursal de Brasília, não participaram da escolha da capa da revista que veiculava a matéria objeto do processo. u Como indenização simbólica pelo acordo, Tábata e Octávio realizaram o pagamento de R$ 10 mil em favor do IMDH − Instituto Migrações e Direitos Humanos. (Saiba+) STJ extingue ação contra Octávio Costa e Tábata Viapiana Octávio Costa Tábata Viapiana n Começa nesta quinta-feira (14/8) e vai até 28/8 o primeiro turno de votação para o Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar 2025, iniciativa do Einstein Hospital Israelita, com organização deste J&Cia, que valoriza e reconhece o trabalho de jornalistas e veículos especializados na cobertura de Saúde, Ciência e Bem-Estar. u Neste primeiro turno do prêmio, que chega à sua quinta edição, os colegas das redações e da comunicação corporativa e áreas afins poderão indicar livremente até cinco jornalistas ou veículos em cada uma das categorias. A iniciativa tem oito categorias para os jornalistas e sete destinadas aos veículos. u Estarão em disputa, entre os profissionais, as categorias +Admirado Jornalista Especializado em Ciência, +Admirado Colunista, +Admirados Jornalistas Regionais (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul), além da categoria principal, que elegerá os TOP 25 +Admirados Jornalistas do País. Entre os veículos as escolhas se darão nas categorias Agência de Notícias, Áudio (Programa de Rádio/Podcast), Jornais e Revistas (Impresso ou Digital), Programa ou Quadro de TV, Veículo Especializado em Saúde, Veículo Especializado em Jornalismo Científico e Site/Portal. u Os profissionais e veículos com o maior número de indicações serão classificados para o segundo turno do prêmio, que elegerá os TOP 25 +Admirados Jornalistas do Brasil, além dos TOP 3 +Admirados profissionais e veículos nas demais categorias. Na cerimônia de premiação serão anunciados os jornalistas e veículos vencedores em cada uma das categorias, além dos TOP 5 +Admirados Jornalistas do País. A cerimônia de premiação será em 27 de novembro. u Os classificados para o segundo turno serão anunciados em 2 de setembro, mesmo dia de início da segunda etapa do prêmio. A cédula de votação está disponível aqui. Primeiro turno do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar começa nesta quinta-feira (14/8)

Edição 1.525 - pág. 8 ANOS Últimas n O Brasil 247 anunciou uma parceria de conteúdo com o Global Times, jornal chinês especializado em cobertura internacional. O acordo entre as partes garante intercâmbio de conteúdo jornalístico: o Brasil 247 terá uma seção fixa com notícias do Global Times, enquanto o jornal chinês abrirá espaço em suas plataformas para conteúdo produzido pelo site brasileiro. u A ideia da iniciativa é trazer informações confiáveis e de qualidade sobre as visões e os desafios do chamado Sul Global, com foco no Brasil e na China. A parceria trará a leitores brasileiros e chineses notícias sobre geopolítica, economia, meio ambiente e cultura, sempre a partir de perspectivas próprias de seus contextos nacionais. u Para Leonardo Attuch, presidente do Brasil 247, o acordo representa um passo importante para a democratização da informação mundial: “Faremos o máximo para sempre oferecer conteúdo da mais alta qualidade aos leitores do Global Times”. Fan Zhengwei, presidente do Global Times, destacou a importância de aproximar leitores chineses das realidades brasileiras e latino-americanas: “Estamos ansiosos para ver como as reportagens aprofundadas do Brasil 247 abrirão novas janelas para os leitores do Global Times observarem o Brasil, revelando perspectivas latino-americanas únicas sobre questões globais”. u Confira a nova seção no Brasil 247. Brasil 247 firma parceria de conteúdo com jornal chinês Global Times Divulgação Especial Uma Edição histórica!!! Acesse

Edição 1.525 - pág. 9 ANOS Nacionais n Jornalistas de todo o mundo lançaram o manifesto Freedom To Report, que exige o acesso “imediato e irrestrito” da imprensa estrangeira à Faixa de Gaza. A iniciativa explica que não se trata apenas de permitir o acesso de jornalistas à região, mas de garantir a livre circulação de informações confiáveis e bem apuradas em qualquer zona de conflito no mundo. Mais de mil jornalistas já assinaram o documento. u O principal objetivo do manifesto é defender o direito a informações sobre o que de fato está acontecendo na Faixa de Gaza, em meio à Guerra entre Israel e o Hamas. O documento defende que o governo de Netanyahu suspenda o bloqueio imposto à imprensa estrangeira, que impede o acesso de jornalistas de outros países a Israel; que as autoridades garantam a segurança dos profissionais de imprensa dentro da zona de conflito; e que entidades e jornalistas defensoras do exercício da imprensa ao redor do globo apoiem e assinem o manifesto. u “Estamos profundamente preocupados com a crescente onda de censura em todo o mundo. E, sob todos os aspectos, Gaza é o caso mais urgente, mas não é o único. Este conflito reflete o padrão mais grave de silenciamento de jornalistas e restrição da imprensa”, diz o manifesto. “Se o mundo democrático realmente pretende combater essa erosão da liberdade, não deve fechar os olhos para Gaza. O jornalismo não pode parar. O mundo tem o direito de saber o que de fato está acontecendo”. Baixa participação de brasileiros n O repórter fotográfico brasileiro André Liohn, coordenador da iniciativa, destacou a baixa quantidade de profissionais do País entre os que assinaram o manifesto. Para ele, a percepção pública no Brasil sobre o que está acontecendo em Gaza está diretamente relacionada a práticas de desinformação e manipulação seletiva de dados, que impedem que as pessoas saibam o que de fato ocorre no conflito. u “Discutir abertamente as restrições de acesso impostas aos jornalistas que tentam documentar os fatos em Gaza não é uma questão de alinhamento ideológico, mas de compromisso com os princípios fundamentais do jornalismo”, explicou André. “A não participação do jornalismo brasileiro nesse esforço coletivo evidencia uma desconexão preocupante, não apenas com o debate global, mas com os próprios fundamentos da profissão. Informar continua sendo uma tarefa essencial. E a escolha de não informar é, também, uma forma de posicionamento”. u Leia o manifesto na íntegra e assine aqui. Jornalistas lançam manifesto pelo fim do bloqueio à imprensa estrangeira em Gaza Coordenador da iniciativa chama a atenção para a baixa participação de jornalistas brasileiros Khan Younis, no sul de Gaza, em abril de 2024 Ben Milpas/MSF HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.525 - pág. 10 ANOS Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Novo livro sobre príncipe Andrew enterra de vez sua imagem pública: veja 10 revelações. Leia mais Jornalista premiado da Al Jazeera é morto em Gaza junto com equipe; Israel justifica afirmando que ele era do Hamas. Leia mais Rupert Murdoch Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0 Rupert Murdoch encerrou a semana passada demonstrando que a idade − 94 anos − não é obstáculo para seguir como uma das figuras mais influentes da mídia e da política global. Em poucos dias, o conglomerado internacional News Corp. divulgou resultados financeiros robustos, anunciou o lançamento de um jornal impresso na Califórnia e avançou em um embate judicial com Donald Trump, ex-aliado político e agora adversário nos tribunais. Tudo isso enquanto disputas familiares e especulações sobre seu sucessor continuam em curso. Nascido na Austrália, Murdoch herdou do pai o controle de um pequeno jornal e o transformou em um império global. Entre seus veículos estão a Fox News, expoente da direita americana, o Wall Street Journal e títulos influentes no Reino Unido e na Austrália, como The Sun, The Times de Londres, The Australian, Herald Sun e a rede de TV Sky News Australia. Fora das redações, Murdoch também ocupa espaço no noticiário como figura pública: já se casou cinco vezes, incluindo uma união com Jerry Hall, excompanheira de Mick Jagger. Sua trajetória inspirou personagens da cultura pop, como o patriarca da série Succession. Embora os criadores não confirmem oficialmente a referência, é difícil dissociar de sua história a trama de disputa familiar e controle midiático. Em um setor da mídia dominado hoje por jovens empreendedores que criaram as grandes plataformas digitais, Murdoch continua ativo e relevante, desafiando o tempo, adversários , a família e até o status quo da política em um dos estados mais progressistas dos EUA. A versão californiana do sensacionalista New York Post pode ocupar um espaço perdido pelo decadente (em alcance) Los Angeles Times, fortalecendo narrativas conservadoras do Partido Republicano. Leia a matéria completa em MediaTalks. Lucros, novo jornal e briga com Trump: como Rupert Murdoch segue influente aos 94 anos O que é beleza na era digital? Exposição em Londres explora real e imaginário no mundo virtual. Leia mais

Edição 1.525 - pág. 11 ANOS AGRO Patrocínio n Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Diálogos Agrojor, principal evento da Rede Brasil de Jornalistas Agro, com foco em enriquecimento profissional e networking. Ampliado, o encontro será realizado em 4/10, em formato híbrido, no Auditório da FIA, em São Paulo, e contará com três painéis sobre os temas Storytelling de Impacto: Como Engajar em Tempos de Saturação Digital − Onde Está a Nova Geração para a sua Audiência?; Narrativas Imersivas: Realidade Aumentada, Podcasts e o Futuro do Conteúdo; e Reputação e imagem em tempos de redes sociais. u Uma das novidades desta edição será a possibilidade de não associados participarem do encontro com o pagamento de uma taxa de inscrição. Para os associados, o encontro seguirá sendo gratuito. Confira! n A AgroEffective, agência especializada em comunicação para o agronegócio comandada por Nestor Tipa Júnior (51-99911-2214 e nestor@agroeffective. com.br) e Rejane Costa (51-99328-9071 e [email protected]), lançou o MIRA, sistema próprio de inteligência de dados que mensura e valoriza a mídia espontânea de clientes com base em critérios objetivos. Desenvolvido internamente, MIRA apoia-se em auditorias nacionais e internacionais para classificar veículos por relevância e transformar resultados em indicadores auditáveis. O sistema é alimentado por inteligência artificial e já influencia relatórios, estratégias de mídia e decisões de conteúdo. E mais... n Enio Campoi, sócio-diretor da Mecânica de Comunicação Estratégica, recebeu o Prêmio Andav de Reconhecimento, na categoria Educação e Comunicação, por sua contribuição para o agronegócio brasileiro. A homenagem foi entregue por Bianca Barbis, gerente de Comunicação da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, durante o Congresso Andav 2025, realizado na semana passada, em São Paulo. n Foi ao ar em 9/8, na RBS TV, o especial Nossa Terra. Em quatro episódios, comandado por Giulia Perachi, mergulha nos bastidores das agroindústrias que marcarão presença na Expointer 2025. Os próximos episódios serão exibidos em 16 e 23 de agosto e 6 de setembro − o último vai ser veiculado diretamente do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a feira. Não associados também poderão participar do 3º Diálogos Agrojor AgroEffective cria ferramenta de dados com uso de IA Bianca Barbis, Enio Campoi e Marcos Chaves, VP da Andav Giulia Perachi

Edição 1.525 - pág. 12 ANOS Movimento bstory Com a adesão de 12 executivos do primeiro time da comunicação corporativa, o Conselho Maestro, que vem sendo estruturado pelo Movimento bstory – Experiência que transforma para apoiar suas ações e seu desenvolvimento, chega a 59 integrantes. Segundo Paulo Marinho, que está à frente do projeto − ao lado do irmão, Daniel Marinho, e em parceria com o Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom) − , esse número ainda crescerá, pois há outros profissionais que devem formalizar a adesão nos próximos dias. “Agora, vamos acelerar o processo de identificação e indicação de iniciativas focadas na geração 50+, para que entrem no radar do Prêmio bstory – A experiência que transforma, que distinguirá com medalhas de ouro, prata e bronze aquelas que receberem as melhores avaliações do Conselho Maestro”, diz Marinho. “São duas verticais e 15 categorias. A Vertical A é dedicada aos profissionais e distribuise por 12 categorias, abrangendo, de forma agrupada, os mais de 40 setores da atividade econômica; e a Vertical B, para as organizações, que conta com três categorias (Indústria, Comércio e Serviços)”. Paulo lembra que o foco da premiação é essencialmente humano: “Destacamos os setores e as organizações exatamente para mostrar e valorizar os profissionais, ou seja, as pessoas que se têm dedicado à causa dentro ou mesmo fora das corporações. São iniciativas que certamente merecem ser destacadas e que servirão de exemplo para essa e para as próximas gerações e que constituirão um grande banco de ideias sobre as gerações 50+”. As inscrições ao Prêmio bstory estão abertas e estendem-se até 31 de outubro. Empresas ou instituições que têm como causa a valorização da geração 50+ e a longevidade podem patrocinar ou apoiar o Prêmio bstory e o próprio Movimento bstory, que prevê uma série de outras iniciativas. Basta enviar mensagem pelo e-mail [email protected]. Posteriormente, elas serão redirecionadas para as respectivas categorias, devendo ser submetidas à avaliação do Conselho Maestro e dos Conselhos Orquestrais de 7 a 24 de novembro. A cerimônia de premiação está marcada para 2 de fevereiro de 2026, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, entidade que apoia o projeto. Os integrantes que estão chegando ao Conselho Maestro do Movimento bstory são Adhemar Altieri, Angélica Consiglio, Flávio Valsani, Gui Cury Athia, Karla Mourão, Marcelle Chagas, Martha Becker, Mônica Ferreira, Paulo Andreoli, Pedro Cadina, Sonia Azevedo e Valdeci Verdelho. Movimento bstory: Conselho Maestro chega aos 59 integrantes Paulo Marinho Adhemar Altieri Angélica Consiglio Flávio Valsani Gui Cury Athia Karla Mourão Martha Becker Mônica Ferreira Paulo Andreoli Pedro Cadina Marcelle Chagas Sonia Azevedo Valdeci Verdelho

Edição 1.525 - pág. 13 ANOS Vaivém das redações REPUTAÇÃO PARA GERAR VALOR n Rebeca Borges está de volta ao Metrópoles, após pouco mais de um ano na CNN Brasil, agora como coordenadora de Produção Audiovisual. Esta será sua segunda passagem pela publicação, onde começou a carreira e esteve por três anos e meio, tendo nesse período se destacado pelas conquistas de importantes prêmios de jornalismo, entre eles o Vladimir Herzog, o SIP e o Troféu Revelação da eleição dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2023. Rio de Janeiro n João Pedro Barrocas é o novo reforço do time de reportagem da Super Rádio Tupi. Nos últimos meses ele vinha atuando no SBT como freelancer e antes passou por InterTV, Roquette-Pinto e Record TV. Rio Grande do Sul n Larissa Roso começou no SBT RS como editora de texto. Ela foi por mais de 25 anos repórter da Zero Hora, onde se destacou na cobertura de saúde, tendo inclusive sido eleita por três anos consecutivos (2021 a 23) a +Admirada Jornalista de Saúde, Ciência e Bem-Estar da Região Sul. No Grupo RBS, também colaborou com rádio Gaúcha e portal GZH. n Depois de 33 anos, Regina Lima está de volta ao SBT RS, emissora onde começou a carreira. Ela será a nova apresentadora do SBT Rio Grande, ao lado de André Haar. Entre as duas passagens, atuou por RBS TV, Diário Gaúcho, Band RS e Bah TV. Brasília Rebeca Borges retorna ao Metrópoles Rebeca Borges João Pedro Barrocas Larissa Rosso Regina Lima São Paulo Carla Jimenez deixa o UOL n Depois de um ano e meio como editora-chefe de Política do UOL, Carla Jimenez anunciou em 12/8 sua saída da publicação. “Foi um período intensíssimo, de muito aprendizado, adrenalina e ótimas conexões”, destacou em seu Linkedin. “Chegar num time já montado, experiente, foi desafiador. Mas somar-me no espírito de equipe nos ajudou a aumentar a audiência de política – embora o Brasil nos tenha dado material farto para tal. O UOL tem muitos talentos por metro quadrado na redação, e foi um privilégio ter vivido essa troca. Devo seguir colaborando, mas isso é para um outro post”. u Antes do UOL, Carla foi cofundadora da Sumaúma, diretora-executiva do El País Brasil, editora de Economia da IstoÉ Dinheiro e passou por Brasil Econômico, Grupo Estado e Editora Globo. Ela segue atuando como colunista da CartaCapital. Carla Jimenez

Edição 1.525 - pág. 14 ANOS Vaivém das redações E mais... n André Hernan passou a colaborar com a ESPN. Como seu contrato não exige exclusividade, ele seguirá atuando paralelamente em outras plataformas, entre elas a Amazon Prime Video, onde é repórter em transmissões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, e em seu canal no YouTube, que tem quase 350 mil seguidores. n Celso Masson, ex-diretor das revistas IstoÉ Dinheiro, Dinheiro Rural e Motor Show, é o novo setorista de luxo e lifestyle do Brazil Economy. n Micaela Santos (micaela. [email protected]) é a nova repórter de economia do g1. Com passagem recente pelo Seu Dinheiro, ela também atuou em canal Meio, Época Negócios e Agência Mural de Jornalismo das Periferias. n Vitor Azevedo (vitor.azevedo@ moneytimes.com.br) começou no Money Times como editor assistente. Ele estava há pouco menos de um ano na CNN Brasil e antes passou por InfoMoney, InvestNews e Veja. André Hernan Celso Masson Micaela Santos Vitor Azevedo Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected]. EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação A Rede JP destaca o lançamento da Incubadora de Resiliência, programa da Thomson Media voltado a veículos jornalísticos independentes no Brasil. Com duração de três meses, a iniciativa oferece mentoria, apoio estratégico e ferramentas para ampliar audiência e diversificar receitas, fortalecendo mídias que atuam em contextos desafiadores. As inscrições ficam abertas até esta sexta-feira (15/8) e representam uma oportunidade única para impulsionar projetos comprometidos com a pluralidade informativa e a defesa da democracia. Saiba+. Chamada pública para incubadora de veículos independentes

Edição 1.525 - pág. 15 ANOS n O Prêmio Personalidade da Comunicação, instituído em 1999 pela Mega Brasil e entregue durante a realização do Congresso de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, homenageará este ano Reinado Azevedo, profissional que lidera desde 2017 o programa O É da Coisa, na BandNews FM de São Paulo, e que desde 2019 escreve diariamente uma coluna no UOL, onde também mantém, há dois anos, o programa Olha Aqui, transmitido pelo canal do portal, pelas redes sociais e por TVs por assinatura. u Ao longo de sua trajetória, Azevedo foi diretor de Redação da revista Primeira Leitura, entre 2002 e 2006; redator-chefe das revistas República e Bravo, entre 1996 e 2002; e colunista da revista Veja, entre 2006 e 2017. Na Folha de S.Paulo foi editor-adjunto de Política, coordenador de Política da Sucursal de Brasília e colunista em três diferentes períodos, entre 1996 e 2023. u A indicação dele, conforme lembra Marco Rossi, sócio-diretor da Mega Brasil, deve-se ao conjunto de sua atuação no jornalismo: “Ao longo de sua carreira, Azevedo abraçou o desafiador exercício do jornalismo de opinião, notabilizando-se por tratar a notícia em perspectiva, contextualizada, indo além dos fatos evidentes. Seus comentários, feitos de forma independente e objetiva, oferecem uma leitura diferenciada dos fatos, na medida em que mescla temas ligados a política e economia, com referências literárias, religiosas Congresso Mega Brasil de Comunicação elege Reinaldo Azevedo como Personalidade da Comunicação 2025 e filosóficas. Polêmico, implacável, de estilo combativo, se diz um legalista e defensor dos preceitos constitucionais”. u “Com a premiação”, prossegue Rossi, “Azevedo entra para um seleto rol de profissionais da Comunicação que, por meio do seu trabalho cotidiano, ajudaram a informar, esclarecer, disseminar conhecimento e informação, contribuindo para o aprimoramento das relações sociais e o entendimento do mundo no qual estamos inseridos”. u Desde a sua instituição, o Prêmio Personalidade da Comunicação já homenageou as seguintes personalidades: José Hamilton Ribeiro (1999); Vera Giangrande (2000); Miguel Jorge (2001); Paulo Nassar e Alberto Dines (2002); Gaudêncio Torquato e Mino Carta (2003); Ruy Mesquita (2004); Roberto Civita (2005); Octavio Frias de Oliveira (2006); Johnny Saad (2007); Maurício Azedo e Audálio Dantas (2008); J. Hawilla (2010); José Marques de Melo (2011); Antonio Augusto Amaral de Carvalho (2012); Domingo Alzugaray e Caco Alzugaray (2013); Míriam Leitão (2014); Vera Brandimarte (2015); Fátima Turci (2016); Boris Casoy ( 2017); Marcos Mendonça (2018); Laurentino Gomes (2019); Elifas Andreato (2020); Caco Barcellos (2022); Maurício de Sousa (2023) e Serginho Groisman (2024). u A cerimônia de premiação é aberta e acontecerá no próximo dia 28 de agosto, no Teatro Unibes Cultural, localizado na Rua Oscar Freire, 2.500, em São Paulo. Após a cerimônia, será servido coquetel aos convidados. Para participar, pois os lugares são limitados, deve-se enviar confirmação para eventos@megabrasil. com.br. Reinaldo Azevedo Divulgação Comunicação Corporativa

Edição 1.525 - pág. 16 ANOS Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. Internacional n Carolina Alves, que vive em Haia, na Holanda, informa ter começado agora em agosto na função de global brand lead na Olam Agri, em Roterdã. No Brasil, onde sua jornada na comunicação encerrouse em dezembro de 2023, registrou passagens por GetNet Brasil, JeffreyGroup, Planin e Visa. Brasília n Lia Kunzler despediu-se em junho do Ministério Público Federal, onde, por 1 ano e 2 meses atuou como assessora-chefe substituta de comunicação social, em Boa Vista (RR), para ingressar em julho na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na função de especialista em regulação, passando a ser membro da Ouvidoria Setorial. Ceará n Lia Girão, ex-coordenadora e editora digital no Sistema Verdes Mares (TV Diário), onde esteve por mais de 6 anos, e que por 5 foi analista de comunicação institucional no Grupo Edson Queiroz, até julho, seguiu para a Solar Coca-Cola, como coordenadora de comunicação externa. Minas Gerais n Sonielle Pereira, que foi por 12 anos da Samarco, empresa que deixou em fevereiro e onde era analista sênior, começou em julho na função de coordenadora de meio ambiente na Vallourec South America. Ela também esteve por 5 anos na Agroflor Engenharia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro n Mariane Thamsten regressou em julho à Print, agora integrando a equipe de gestão e estratégia. Em jornadas anteriores, atuou como jornalista multimídia e redatora de conteúdo na Infoglobo (10 anos no total) e como subsecretária executiva da Prefeitura de Niterói. Carolina Alves Lia Kunzler Lia Girão Sonielle Pereira Mariane Thamsten n Diego Marcel assumiu em julho a Gerência de RP da Huawei Brasil, uma das gigantes da área de telecomunicações e tecnologia. Ex-repórter e colunista da IstoÉ Dinheiro, com passagens pelo Grupo CDI e Nova PR, atuou nos últimos 4 anos como coordenador de imprensa na Magazine Luiza. São Paulo Diego Marcel começa como gerente de RP na Huawei Brasil Diego Marcel

Edição 1.525 - pág. 17 ANOS Comunicação Corporativa n Fernanda Schmid aceitou convite para assumir a direção da Oficina Consultoria em São Paulo, movimento que tem por objetivo fortalecer a presença da agência na capital paulista, nessa nova fase de atuação solo iniciada com o fim da sociedade com o Grupo In Press. O foco é o mercado privado. u Fernanda reúne passagens por Unilever, PepsiCo, Alpargatas (Havaianas), Reckitt, Mercado Livre e Cinemark e soma duas décadas de experiência em marketing, trade, estratégia e negócios, tendo atuado em Nova York e Londres e liderado operações em diferentes países. Na Oficina, vai se reportar à CEO e sócia Liliane Pinheiro, e contará com a mentoria da sócia-fundadora Patrícia Marins, além do apoio de Natália Lima, diretora-executiva e sócia da agência, na formação de times e estruturação da operação paulista. n Veridiana Marques Rosa despediuse em julho da Takeda Farmacêutica após 10 anos de casa, os últimos 7 anos e meio como gerente de comunicação corporativa, e seguiu para a Amgem, como head da área de corporate affairs. Antes, atuou por 4 anos e meio na comunicação da Boehringer Ingelheim. Veridiana Marques Rosa deixa a Takeda e começa na Amgem Veridiana Marques Rosa Fernanda Schmid vai dirigir a operação da Oficina Consultoria em São Paulo E mais... n Alice Vieira encerrou em junho seu ciclo na Seven PR, após 3 anos e 4 meses de casa e de atendimento a clientes de diferentes segmentos, e seguiu para a Fato Relevante, contratada como atendimento pleno. Antes, estagiou por quase 1 ano e meio na Prefeitura de Santos. n Bárbara Stephanie Monteiro, executiva de contas que esteve por cerca de 2 anos na NR7, até abril, começou em julho como executiva de contas na Bendita Imagem. Ela também já foi de CDI e Molotov Propaganda, além de ter atuado como repórter do jornal O Vale e como assessora de imprensa da Prefeitura de São José dos Campos. n Bruno Daminello Zacarias assumiu em julho a coordenação de marketing da consultoria imobiliária CBRE Brasil. Ali chega após 4 meses na coordenação de marketing e comunicação do Instituto Racine. n Daniel Chammas, ex-Press Pass, que esteve por 1 ano no time de consultores da Loures, até abril, começou na MktMix, no atendimento a Swarovski, Mondepars, Escudero & Co e Daslu. n Fernanda Souza despediuse no começo de agosto da FSB Comunicação, após 3 anos e meio de casa, por último na função de analista sênior, no atendimento exclusivo ao Assaí Atacadista. Em passagens anteriores, foi assessora de imprensa na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoas com Deficiência (2 anos e 2 meses) e assessora de comunicação no Instituto Butantan (quase 3 anos). Em mensagem no Linkedin, diz que “um novo ciclo está começando e, com certeza, ele também será muito especial”. Patrícia, Fernanda, Natália e Liliane Alice Vieira Bárbara Stephanie Monteiro Bruno Daminello Zacarias Daniel Chammas Fernanda Souza

Edição 1.525 - pág. 18 ANOS Comunicação Corporativa n Jessica Pinheiro está de volta à Druid Creative Gaming, onde havia tido uma rápida passagem. Chegou em julho, contratada para a função de relações públicas. Como freelancer, vem atuando em projetos de Overloadr e Editora Europa. n Mariana Neves Bonini finalizou seu estágio na Melina Tavares Comunicação e começou sua jornada profissional como assistente de PR na Pros. n Paula Matuyama, ex-Pros, que esteve por 7 meses como atendimento pleno na Cigarra Buzz Agency, é desde maio analista pleno de marketing de influência na Dark Lab Suplementos. n Rejane Monteiro, ex-Edelman e Textual, que esteve por 1 ano e 6 meses como consultora sênior terceirizada na Roche (pela Vitrio) e por 10 meses na MSD Saúde Animal, até fevereiro, cobrindo licença-maternidade, integrou-se em julho ao time de especialistas da Ágora, contratada para o atendimento exclusivo à Takeda Dengue. n Silvano Tarantelli deixou a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, onde esteve por 7 anos. Em passagem anterior, foi por 11 anos assessor de comunicação na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. Esteve ainda nas agências A2ad e CDN Comunicação. Contatos pelo 11-99652-0441. n A Edelman é a nova agência de comunicação da 99. A conta será liderada por Giulia Jubelini, diretora de contas, em parceria com Natalia Martínez, vice-presidente do núcleo de corporate. Contatos pelo e-mail [email protected]. E mais... n A Marqueterie conquistou a conta da Karina, marca de cuidados pessoais com mais de 4 décadas de mercado. O atendimento estará sob a liderança da sócia-gerente Débora Carvalho, com gestão de conteúdo de Vinicius Brilhante. n A Seven PR também tem novidades em carteira. Assumiu a conta da SegMedic, empresa fundada em 2008 e que atua em assistência à saúde no estado do Rio de Janeiro. Na gerência de atendimento, Márcia Britto. Pelas instituições n Cláudia Zanuso, secretária-geral da Abracom e sócia da Duecom Comunicação, estará presente nesta quinta-feira (14/8) no 3º Influent Summit, encontro internacional dedicado à Creator Economy. Ao lado da conselheira Ana Julião, ela dividirá a apresentação da palestra Influência Estratégica – O Papel das Agências de RP na Conexão entre Marcas e Criadores. u Ambas vão refletir sobre como as agências de comunicação atuam em um ecossistema integrado, promovendo e protegendo a reputação das marcas em diversas frentes: imprensa, creators, comunicação interna, canais proprietários e porta-vozes corporativos posicionados como autoridades em suas áreas. n A Escola Aberje está com inscrições abertas para o Curso Completo em Gestão da Reputação, que se estenderá de 20/8 a 10/10, em formato online e ao vivo, totalizando 48 horas de carga horária. A coordenação será de Carlos Parente, diretor da Midfield Consultoria, e contará com a participação de Viviani Mansi (Diageo), Ricardo Voltolini (Ideia Sustentável), Roberta Lippi (Brunswick), e Tatiana Maia Lins (Makemake). u Informações e inscrições aqui. Jessica Pinheiro Mariana Neves Bonini Paula Matuyama Rejane Monteiro Silvano Tarantelli Dança das contas Edelman conquista a conta da 99 Cláudia Zanuso Ana Julião

Edição 1.525 - pág. 19 ANOS Comunicação Corporativa Pelo mercado n A FSB Holding, há 3 anos detentora de 60% do capital da agência de publicidade Jotacom, anunciou na última semana ter adquirido o controle total da empresa. O movimento incluiu a saída do fundador Jurgis Figueiredo e sua sucessão por Marcio Oliveira, ex-presidente de agências como Lew’Lara\TBWA e DM9, e que esteve por último como managing director da agência digital R/GA. Ele dividirá o cargo de coCEO com Jaderson de Alencar, que tem 15 anos de casa. u Marcio encontra uma agência que aumentou de 20 para 200 o número de clientes e de 80 para cerca de 350, o de colaboradores, triplicando a receita no período. n A Edelman apresentou ao mercado brasileiro, na última semana, o seu projeto proprietário denominado GEOsight, construído usando a tecnologia generative engine optimization. Ele ajuda as marcas a avaliar e aprimorar as respostas sobre elas geradas por IA em plataformas como ChatGPT, Copilot e Gemini. Outras informações com Nathalie Folco, head de digital LATAM da Edelman. n A aboutCOM, dirigida por Flavia Sobral, renovou sua identidade visual, adotando novo logo e paleta de cores e de elementos de design que refletem a evolução da empresa em direção a uma atuação mais conectada à era da IA e ao fortalecimento de sua metodologia própria, a Tech2Human (T2H). Pingos nos is – n Carolina Verissimo, que foi notícia em nossa última edição, esclarece que no Centre for Canadian Language Benchmarks (CCLB), instituição que desenvolve padrões nacionais de competência linguística para apoiar o aprendizado de inglês e francês no Canadá, ela atua como coordenadora de engajamento comunitário, criando estratégias, organizando eventos e produzindo materiais para aproximar a organização de seus públicos e promover o uso dos seus recursos. Jurgis Marcio Jaderson Nathalie Folco Tuitão do Daniel A arte de escrever histórias em apenas 700 caracteres, incluindo os espaços – nenhum a mais, nenhum a menos Por Daniel Pereira (daniel07pereira@ yahoo.com.br), especial para J&Cia (*) Batizado há 46 anos no Grupo Estado, Daniel Pereira passou por Rádio Bandeirantes, TV Record, coordenou a Comunicação do Governo de SP na ECO-92 e foi assessor de imprensa no Memorial da América Latina. Publicou em 2016 O esquife do caudilho e acaba de concluir O último réu. Milagre da Carochinha Bom dia, seo dotô! Bom dia, seo Cornélio! Como vai comadre Roxana? Pois é, amigo, a gente continua tentando, mas ainda não inauguramos. Agora anda com umas esquisitices. Como assim? Uma hora é cavalo voando, noutra o fantasma do falecido, depois é São Sebastião, pedindo pra ela tirar todas aquelas flechas. Hum, parece grave, hein? O que você fez? Bão, chamei padre Rosário, que benzeu ela. Era encosto? Sei não, mas depois de uma semana boazinha recaiu feio. Por conta de quê? Enquanto eu estava na feira, disse que o santo reapareceu, pedindo que ela tirasse uma última flecha. E? Não sei se ela conseguiu ou se foi milagre, mas pela sangueira na cama não pude duvidar dela.

Edição 1.525 - pág. 20 ANOS AUTO Patrocínio n O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga no RS promoveu na última semana a cerimônia de entrega do Prêmio Setcergs de Jornalismo 2025. Além dos prêmios especiais para veículos de comunicação, entregues ao Jornal do Comércio (Grande Mídia) e à Anfir (Mídia Especializada), e o de Voz do Transporte Gaúcho 2025, concedido a Paulo Sérgio Pinto (Rede Pampa), a iniciativa reconheceu as reportagens produzidas por Alberi Neto, da RBS TV (TV), Gerson Lopes, da Rádio UPF Passo Fundo (Rádio), Guilherme Milman, da Zero Hora (Jornal/Revista) e Filipe Faleiro, do Grupo A Hora (Online). E mais... n Está aberto o credenciamento para a 33ª edição do Congresso & ExpoFenabrave, de 26 a 28 de agosto, no São Paulo Expo. Mais informações na MCE, com Rita Mazzuchini (rita@ mcepress.com.br e 11-98115-4433). n Uma boa notícia após a triste e precoce partida, na última semana, de Luiz Humberto Monteiro Pereira. Depois de trabalhar ao lado do marido na concepção da Agência AutoMotrix e da Revista Roda Rio, Luiza Kreitlon assumiu a direção das duas publicações. Ela também seguirá produzindo o Prêmio RodaRio, cuja lista de jurados de sua segunda edição será divulgada em breve. u Para a produção de conteúdo editorial, Luiza passa a contar com o apoio dos repórteres Yuri Ravitz ([email protected]) e João Buffon ([email protected]), que darão continuidade aos testes e as matérias, ao lado do editor Daniel Dias ([email protected]), que já fazia parte da equipe. A primeira edição com o novo organograma foi ao ar em 12 de agosto. u O telefone 21-99645-5094 e o e-mail [email protected], que eram utilizados por Luiz Humberto, seguem ativos para recebimento de pautas. n Termina nesta quinta-feira (14/8) o prazo para concorrer ao o Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2025. A iniciativa, que tem como objetivo reconhecer o trabalho de jornalistas e publicações sobre tecnologia da mobilidade, chega à sua 18ª edição premiando reportagens nas categorias Mídia Impressa, Internet e Vídeo. u Podem concorrer reportagens veiculadas entre 1º de julho de 2024 e 1º de julho de 2025, sobre os avanços tecnológicos em diferentes modais – automotivo, aéreo, ferroviário e naval –, que abordem mobilidade urbana, veículos autônomos, sustentabilidade, soluções energéticas, mineração e aplicações no agronegócio. u Regulamento e inscrições em saebrasil.org.br/premios. AutoMotrix e Roda Rio seguirão sob o comando de Luiza Kreitlon, viúva de Luiz Humberto Edição desta semana da Roda Rio Inscrições para o SAE Brasil se encerram nesta quinta-feira (14/8) Setcergs anuncia vencedores Prêmio Setcergs

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