Edição 1.528 - pág. 22 ANOS n A Empresa Mineira de Comunicação (EMC), a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e o Instituto Gesto uniramse para a criação do Observatório do Audiovisual Mineiro. A assinatura do protocolo ocorreu durante o 8° Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). u Minas Gerais ocupa a terceira posição no País em número de produções audiovisuais registradas e agentes econômicos envolvidos, segundo dados do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual. Para Gustavo Mendicino, presidente da EMC, “a pesquisa vai permitir entender a força do setor em Minas. Por meio do Observatório, vamos mapear toda a cadeia produtiva mineira. Queremos identificar aquilo que é positivo para dar prosseguimento às ações de fomento e, também, entender as lacunas para que sejam criadas ações e reforçadas as políticas públicas”. u A parceria prevê a realização conjunta de cursos de formação, troca de conhecimento técnico, intercâmbio de fontes, materiais, acervos e dados e a realização de ações, oficinas, seminários, mostras, eventos e projetos de extensão ou pesquisa. n Alexandre Garcia, 85 anos, é o mais novo integrante do time de colunistas do jornal O Tempo. As colunas começaram a ser veiculadas no jornal impresso às terças e no YouTube às quintas. n Riv Melo estreou o programa Holofote com Riv Melo, transmitido às 11h, aos sábados, pela emissora digital Rádio Minas BH. Segundo o Imprensa e Mídia, o programa apresenta entrevistas com convidados de diferentes segmentos, como o empreendedorismo, agronegócio, cultura, esporte, saúde e moda, com uma linguagem acessível. (*) Com a colaboração de Admilson Resende ([email protected]), da Multi Comunicar Minas Gerais (*) Riv Melo estreia programa na Rádio Minas BH Riv Melo Alexandre Garcia estreia como colunista em O Tempo Alexandre Garcia Minas ganha observatório do audiovisual E mais... n O Sindicato dos Jornalistas de Minas e a Casa de Jornalista iniciaram em 22/8 as comemorações de seus 80 e 60 anos, respectivamente. Para comemorar, foram reveladas a identidade visual das comemorações e a placa que oficializa a Casa de Jornalista como Ponto de Cultura. O jornalista e escritor Fernando Moraes foi uma das personalidades presentes e ainda participou da quinta edição do Festival Literário de Jornalistas (Flij). n A rádio Paranaíba FM 100.7, de Uberlândia, anunciou novo posicionamento e identidade visual em suas redes sociais. As novas cores da marca são o laranja e o roxo, remetendo ao nascer do sol e ao entardecer. O slogan “Paranaíba de Uberlândia: a rádio que tá todo mundo ligado!” reforça a presença no cenário regional. As informações são do Imprensa e Mídia. n O jornalista Kelson Venâncio, de Uberlândia, tem resgatado a história da televisão local em seu perfil no Instagram, chamado de “Uberlândia Retrô”. De acordo com o Imprensa e Mídia, ele compartilha trechos de programas e telejornais que marcaram as décadas de 1990 e 2000, como o MGTV e o Jornal Paranaíba. Todo o conteúdo é recuperado de fitas de videocassete e já conquistou seguidores interessados na nostalgia e em revisitar a história da TV em Uberlândia. Fernando Moraes
RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==