Jornalistas&Cia 1529

Edição 1.529 - pág. 3 ANOS ANOS 30SEMANAS em Ano 29 – Edições 1.429 a 1.479 (set/2023 a set/2024) Reputação é resultado e vice-versa Quatro anos depois de testemunhar o nascimento da CNN Brasil, quando registrou uma intensa movimentação causada a partir das cerca de 400 vagas criadas no mercado, Jornalistas&Cia destacava em seu 29º ano uma nova empreitada que prometia trazer ao País outra marca consagrada do jornalismo estadunidense. Mais uma vez sob o comando de Douglas Tavolaro, que também esteve por trás da CNN, desta vez a marca escolhida era a da CNBC, referência no jornalismo de economia, negócios e finanças. O acordo com a NBC, rede de tevê aberta dos Estados Unidos e proprietária da marca, foi anunciado em março de 2024 e previa que o novo canal levaria o nome de CNBC Times Brasil e que seu lançamento aconteceria no segundo semestre de 2024 (ed. 1451). Da divulgação inicial da notícia até a estreia de fato do canal, foram muitas semanas em que a nova operação foi destaque nas páginas de J&Cia. Dentre as notícias estavam as confirmações dos primeiros contratados para a equipe de jornalismo da emissora, que trazia nomes como Christiane Pelajo (ed. 1455), Fábio Turci (ed. 1470), Marcelo Torres (ed. 1477) e Natália Ariede (ed. 1478), a montagem de seu time executivo (ed. 1465 e 1466), a escolha de São Paulo como sede da emissora (ed. 1458) e os últimos detalhes antes da estreia, ocorrida em novembro do ano passado (ed. 1476). Outro lançamento que também movimentou o jornalismo econômico foi o de Veja Negócios, que começou a circular em abril de 2024 nas versões digital e impressa (ed. 1452). O novo projeto foi divulgado em primeira mão, e com exclusividade, em uma edição extra de Jornalistas&Cia (ed. 1451A). Além dos detalhes da nova publicação e de sua equipe, o especial teve entrevistas com o diretor editorial Mauricio Lima e com José Roberto Caetano, responsável pelo projeto. A dor de cobrir a própria tragédia As enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul entre os meses de abril e maio de 2024 também foram destaque nas páginas de Jornalistas&Cia. Assim como na pandemia de Covid, essa tragédia levou jornalistas para o olho do furacão e fez muitas vítimas, ainda que o preço pago não tenha sido o de suas vidas, mas de seus bens pessoais. Enquanto alguns dos principais telejornais do Brasil deslocaram equipes inteiras e apresentaram edições de seus programas diretamente do Rio Grande do Sul (ed. 1460), jornalistas gaúchos desdobravam-se para chegar aos locais mais atingidos do estado, enfrentando a ignorância de parte da população. A proliferação de informações falsas pelas redes sociais mais uma vez colocou profissionais de imprensa como alvo e inimigos. Ironicamente, muitos desses casos foram compartilhados e incentivados nas redes sociais por políticos e autoridades, que deveriam estar ao lado da população nesse momento tão sensível. Correio do Povo e Zero Hora, dois J&Cia Ano 29: tempo de CNBC, enchentes no RS e a imprensa no banco dos réus Douglas Tavolaro

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