Jornalistas&Cia 1529

Edição 1.529 - pág. 8 ANOS Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. O Global Media Monitoring Project (GMMP) 2025, realizado com apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), divulgado em 5/9, em Bruxelas, revelou que a representação das mulheres na mídia permanece estagnada: elas são personagens ou fontes em apenas 26% das notícias veiculadas globalmente. O GMMP monitora a presença de gênero na mídia desde 1995. Em 2025, a coleta de notícias que deu origem ao relatório foi realizada em 6 de maio, com participação de comunicadores em mais de 100 países. Eles analisaram o noticiário de veículos impressos, televisão, rádio e plataformas digitais. O crescimento na representação feminina nas notícias foi de apenas nove pontos percentuais em 30 anos e de apenas dois pontos nos últimos 15 anos. A presença de mulheres é maior em notícias sobre ciência e saúde (36%), com aumento de seis pontos em relação a 2020. Já em áreas como política (22%) e economia (25%), os avanços foram modestos. E houve queda na representação em temas sociais e legais. A participação de mulheres como personagens ou fontes nessa cobertura recuou de 31% para 27%. O estudo mostra que as mulheres continuam sendo representadas com maior frequência em papéis considerados cotidianos ou secundários: cidadãs comuns, celebridades, donas de casa ou testemunhas de fatos registrados pela imprensa. A visibilidade como especialistas, porta-vozes ou lideranças é rara, mesmo com maior participação feminina em espaços de poder e profissões de destaque. Um dado positivo é que jornalistas mulheres assinaram 41% das reportagens analisadas em 2025, avanço importante em relação aos 28% de 1995. Além disso, repórteres mulheres tendem a incluir mais mulheres como fontes: 29% nas reportagens feitas por elas, contra 24% nos textos assinados por homens. Leia mais sobre a pesquisa em MediaTalks. Unesco: metade da população global, mulheres seguem como minoria nas notícias Google tomou mais uma multa na UE: entenda os processos contra a gigante das buscas pelo mundo. Leia mais Além das redes: novas proteções no ChatGPT refletem associação da IA com suicídio de jovens. Leia mais Se o diabo veste Prada, o novo santo calça Nike: canonização do influencer Carlo Acutis une fé e marketing. Leia mais

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