Jornalistas&Cia 1453

Edição 1.452 página 18 Últimas n Renata Cafardo retomou as atividades de repórter especial e colunista do Estadão após três meses de licença. Ela havia se afastado para participar de uma temporada de estudos na Universidade de Stanford, na California, e retornou ao Brasil nesta segunda-feira (18/3). u Nesse período, foi visiting scholar (pesquisadora visitante) na Graduate School of Education de Stanford, frequentando aulas e palestras sobre educação, com temas como inteligência artificial, avaliações, alfabetização e outras políticas públicas educacionais. u Também apresentou um seminário para professores e estudantes da instituição sobre a evolução do jornalismo de educação no Brasil nas últimas décadas, abrangendo o roubo da prova do Enem em 2009, a criação da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) em 2016, da qual é presidente, e os desafios atuais do online. n A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) apresentou recurso contra a tese proferida pelo STF segundo a qual os veículos de imprensa são responsáveis no caso de declarações de entrevistados que imputem falsamente crimes a terceiros. Pelo entendimento da Corte, em novembro, por maioria de 9 a 2, se um entrevistado acusar falsamente outra pessoa a publicação poderá ser condenada a pagar indenização a quem foi alvo da acusação falsa. Segundo a tese aprovada, a responsabilização da publicação poderá ser feita se ficar comprovado que, no momento da publicação da entrevista, já existiam “indícios concretos” sobre a falsidade da imputação do crime e se “o veículo deixou de observar o dever de cuidado na verificação da veracidade dos fatos e na divulgação da existência de tais indícios”. Os ministros do STF também estabeleceram ser possível a “remoção de conteúdo, por informações comprovadamente injuriosas, difamantes, caluniosas, mentirosas, e em relação a eventuais danos materiais e morais”. u À época do julgamento, jornalistas e entidades de imprensa como a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Abraji criticaram a redação final da tese, alegando que a decisão daria margem para ataques à liberdade de imprensa e ao direito constitucional de acesso à informação. O acórdão (decisão colegiada) foi publicado pelo Supremo no início de março, e a Abraji apresentou embargos de declaração logo em seguida, visando a esclarecer os termos do julgamento. O recurso foi acompanhado de uma nota técnica assinada por outras seis entidades: Fenaj, Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Instituto Palavra Aberta, Instituto Vladimir Herzog e Tornavoz. (Com informações e detalhes da Agência Brasil. Sobre o assunto o Poder360 também publicou um artigo em 18/3, defendendo a liberdade de imprensa.) Abraji recorre ao STF contra tese que culpa jornais por declarações falsas publicadas em entrevistas Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Renata Cafardo retoma atividades no Estadão após período de estudo Renata Cafardo Nacionais n O Brasil 247 completou na semana passada 13 anos de atuação. Para celebrar o marco, o portal de notícias anunciou o lançamento de novos marca, slogan e site. A nova marca, segundo a publicação, é “mais leve e moderna”, com o objetivo de expressar alguns valores do grupo, como a defesa da brasilidade, do desenvolvimento e da justiça social. u O Brasil 247 tem agora um novo slogan: “O que acontece, por que acontece, 24 horas por dia, sete dias por semana”. A ideia é trazer informações sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo por meio das notícias do site, seus articulistas de opinião e vídeos da TV 247, canal do veículo no YouTube. u A terceira novidade é o novo site, feito como um Progressive Web App (PWA), tecnologia que acelera o tempo de carregamento das páginas e melhora a experiência dos leitores. Com isso, os arquivos são carregados previamente e ficam disponíveis localmente para quem acessar o site, possibilitando também uma leitura offline, sem precisar de internet. O leiaute do site foi redesenhado para se adequar aos formatos de desktops e celulares, com uma página principal mais ágil e dinâmica e maior destaque para a principal notícia do momento. u Sobre as novidades, Leonardo Attuch, editor do Brasil 247, declarou que o objetivo é “continuar progredindo e aprimorando não apenas o nosso conteúdo, como também toda a experiência dos leitores e telespectadores”. Brasil 247 completa 13 anos e lança novos slogan, marca e site

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