Jornalistas&Cia 1453

Edição 1.453 - 20 a 26 de março de 2024 Prestes a completar 80 anos, revista A Granja encerra atividades (pág. 31) E mais... n Após um primeiro turno bastante movimentado, com mais de 200 publicações e 300 profissionais indicados, foram definidos os finalistas da eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2024. u A partir de agora, os eleitores poderão escolher, dentre os 89 jornalistas e 43 veículos que seguem na disputa, seus favoritos para figurarem entre os TOP 25 +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva e os TOP 3 +Admirados nas categorias Colunista, Jornalista Especializado em Duas Rodas, Jornalista Especializado em Veículos Comerciais, Impresso, Áudio, Vídeo e Site. u Assim como nas edições anteriores, os eleitores poderão indicar neste segundo turno suas escolhas do 1º ao 5º colocado em cada categoria. Cada posição renderá uma pontuação (1º − 100 pontos; 2º − 80; 3º − 65; 4º − 55; e 5º − 50) e ao final da apuração serão homenageados os que somarem mais pontos. u Assim como no primeiro turno, para participar nesta fase basta acessar a cédula de votação e preencher um rápido cadastro. O prazo para votar termina em 1º de abril e os resultados serão divulgados em uma edição especial que circulará no dia 5 de abril. u Em sua sexta edição, a eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva conta com os patrocínios de Abraciclo, Bosch, Honda e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoios de Scania, Volkswagen, Press Manager, Portal dos Jornalistas e Kia, e apoio institucional da Fenabrave, que sediará a cerimônia de premiação marcada para o dia 6 de maio. Ainda há cotas disponíveis para empresas e entidades que queiram associar suas marcas à premiação. Mais informações com Vinicius Ribeiro (11-992446655 e vinicius@jornalistasecia. com.br). u Confira a relação completa dos finalistas a partir da página 3. Definidos os finalistas dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2024 Segundo turno começa nesta quinta-feira (21/3) e vai até 1º de abril

jabuticabaconteudo jabuticaba Jabuticaba-conteudo Jabuticabaconteudo Assista ao nosso vídeo institucional www.jabuticabaconteudo.com.br Empresa de conteúdo para comunicação corporativa e EAD completa 15 anos usando o poder das histórias para comunicar a estratégia de sustentabilidade das empresas que precisam atrair e reter os melhores talentos, clientes e investidores. E, nos próximos 15 anos, vai continuar amplificando as histórias de empresas e pessoas que estão criando um mundo melhor para todos.

Edição 1.453 página 3 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Alzira Rodrigues (AutoIndústria) André Barros (AutoData) André Deliberato (Webmotors) André Paixão (Autoesporte) Arnaldo Moreira (Blog do Arnaldo Moreira) Boris Feldman (AutoPapo) Camila Camanzi (Carros com Camanzi) Carolina Vilanova (Oficina News) Cauê Lira (Autoesporte) Celso Ferlauto (Veículos & Velocidade) Claudia Carsughi (Portal Carsughi) Clayton Sousa (Última Marcha) Jornalistas Cleide Silva Eduardo Seger (EdMotors) Eduardo Sodré (Folha de S.Paulo/UOL)

Edição 1.453 página 5 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Emílio Camanzi (Carros com Camanzi) Eugenio Brito (CNN) Evandro Enoshita (Webmotors) Fabiano Mazzeo (BlogAuto) Fábio Trindade (Motor1) Felipe Ribeiro (Auto Super) Fernando Calmon (Coluna do Fernando Calmon) Fernando Miragaya (Automotive Business) Flavio Verna (4x4 Brasil) Giovanna Riato (Automotive Business) Guilherme Fontana (Quatro Rodas) Henrique Rodriguez (Quatro Rodas) Jornalistas Isadora Carvalho (Quatro Rodas) Jason Vogel (Auto Esporte) João Anacleto (A Roda)

+ FINALISTAS + ADMIRADOS DE 2024! Estamos na torcida! Boa sorte, Com os cumprimentos do time de Comunicação Corporativa da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Edição 1.453 página 7 Patrocínio Apoio Apoio Institucional João Brigato (Auto+) João Fusquine (Última Marcha) Jorge Finardi Filho (Super Top Motor) Jornalistas Para isso, ela precisa ser sustentável, neutra em carbono, acessível e satisfazer as necessidades de cada usuário. Na Bosch, buscamos por uma mobilidade o mais livre de emissões possível, por isso oferecemos um amplo portfólio de produtos e serviços inovadores de powertrain (desde motores à combustão ou elétricos até células a combustível) para uma mobilidade sustentável. A neutralidade tecnológica é a chave para a mobilidade do futuro! Saiba mais em notícias e história no site Bosch Brasil. @Bosch Brasil ai170843582412_ANUNCIO 1 - 08.03.pdf 1 20/02/2024 10:30:25 Jorge Moraes (UOL Carros) Juliano Barata (FlatOut) Leandro Álvares (De Carona Com Leandro)

Associadas - Motocicletas Associadas - Bicicletas Fundada em 1976 e contando com 15 associadas, a ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como missão a promoção do desenvolvimento e da competitividade do Setor de Duas Rodas, apoiando e defendendo à indústria por meio dos pilares Política Industrial, Segurança Viária e Técnico Siga-nos nas Rede Sociais abraciclo.com.br/site/ linkedin.com/company/abraciclo @abraciclo

Edição 1.453 página 9 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Leo Doca (Agência Transporta Brasil) Leonardo Felix (Autoesporte) Leonardo Fortunatti (Motor1) Jornalistas A Kia parabeniza os jornalistas mais admirados por manter a indústria sempre em movimento. Paz no trânsito começa por você. Lucia Camargo Nunes (Digital Motors) Luiz Humberto Monteiro Pereira (Roda Rio) Marcos Rozen (Use Elétrico)

Edição 1.453 página 10 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Jornalistas Marcus Lauria (CarPoint News) Mário Salgado (ShopCar) Marli Olmos (Valor Econômico) Paulo Brandão (TV Auto) Paulo Campo Grande (Quatro Rodas) Mais um anúncio sobre confiança e credibilidade Mas este é para parabenizar os jornalistas por serem sinônimos disso Paz no trânsito começa por você. Paula Gama (UOL Carros)

Edição 1.453 página 11 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Paulo Rogério (Auto Aventura) Pedro Kutney (AutoData) Rafael Poci Déa (Motor Show) Rafaela Borges (UOL Carros) Raphael Panaro (Autoesporte) Renato Maia (Falando De Carro) Jornalistas Parabéns aos profissionais + Admirados da Imprensa Automotiva. Jornalista, seja qual for o caminho escolhido, sua liberdade está garantida. Scania. Líder na transição para um setor de transporte mais sustentável. Sergio Dias (AlphaAutos) Sérgio Quintanilha (Guia do Carro) Silvio Menezes (Carro Arretado)

Edição 1.453 página 12 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Soraia Pedrozo (AutoData) Tarcísio Dias (Mecânica Online) Thais Villaça (Jornal do Carro) Thiago Moreno (Motor1) Tião Oliveira (Jornal do Carro) Vagner Aquino (Jornal do Carro/Portal Carsughi) Vicente Alessi, filho (AutoData) Vitor Matsubara (Automotive Business) Vitória Drehmer (Autoesporte) Zeca ao Volante Jornalistas

Edição 1.453 página 13 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Boris Feldmann (AutoPapo) Claudia Carsughi (Portal Carsughi) Fernando Calmon (Coluna do Fernando Calmon) João Mendes (Memória Motor) Jorge Moraes (UOL Carros) Luiz Carlos Secco (Autoentusiastas) Paula Gama (UOL Carros) Rafaela Borges (UOL Carros) Sérgio Dias (AlphaAutos) Tarcísio Dias (Mecânica Online) Colunista

Edição 1.453 página 14 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Aline Feltrin (Transporte Moderno) Andrea Ramos (Estradão) Antonio Ferro (AutoBus) João Geraldo (Transporte Mundial) José Augusto Ferraz (Frota&Cia) Leo Doca (Agência Transporta Brasil)) Marcos Villela (Frota News) Mauro Cassane (Transpodata) Paula Toco (Pé na Estrada) Pedro Trucão (Pé na Estrada) Marcus Lauria (Revista Torque) Jornalista Especializado em Veículos Comerciais

Edição 1.453 página 15 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Arnaldo Bittencourt (CarPoint News) Arthur Caldeira (Infomoto) Celso Miranda (Bandsports) Eduardo Motoca (VivoComMoto) Eliana Malizia (Acelerada Adventure) Karina Simões (KS1951) Rafael Miotto (Motoo) Roberto Dutra (Webmotors) Seku Mello (Motorede) Thiago Moreno (Motor1) Tite Simões (Webmotors) Roberto Agresti (Autoentusiastas) Jornalista Especializado em Duas Rodas

Edição 1.453 página 16 Patrocínio Apoio Apoio Institucional AB Cast AutoData Auto+ Podcast AutoEsporte AutoPapo Duas Rodas Autorama Jornal do Carro CBN Autoesporte Mobilidade (Estadão) Espaço Motor (Positividade FM - Rio) Quatro Rodas Máquinas na Pan Revista Auto Aventura Radio Auto (BandNews FM Salvador) Revista Roda Rio Super Pod Transporte Moderno Motor1 Podcast Revista Motociclismo Áudio Periódicos Impressos e Digitais

Edição 1.453 página 17 Patrocínio Apoio Apoio Institucional A Roda Acelerados Auto Especialista com Tarcísio Dias Autoesporte AutoPapo CarPoint News Carros com Camanzi FastCar View On The Road Falando de Carros Vídeo Vivo de Moto Alpha Autos AutoEsporte Autoo CarPointNews Mecânica Online Motor1 Portal 4x4 Brasil Portal Carsughi ShopcarNews UOL Carros Quatro Rodas Site WM1

Edição 1.452 página 18 Últimas n Renata Cafardo retomou as atividades de repórter especial e colunista do Estadão após três meses de licença. Ela havia se afastado para participar de uma temporada de estudos na Universidade de Stanford, na California, e retornou ao Brasil nesta segunda-feira (18/3). u Nesse período, foi visiting scholar (pesquisadora visitante) na Graduate School of Education de Stanford, frequentando aulas e palestras sobre educação, com temas como inteligência artificial, avaliações, alfabetização e outras políticas públicas educacionais. u Também apresentou um seminário para professores e estudantes da instituição sobre a evolução do jornalismo de educação no Brasil nas últimas décadas, abrangendo o roubo da prova do Enem em 2009, a criação da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) em 2016, da qual é presidente, e os desafios atuais do online. n A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) apresentou recurso contra a tese proferida pelo STF segundo a qual os veículos de imprensa são responsáveis no caso de declarações de entrevistados que imputem falsamente crimes a terceiros. Pelo entendimento da Corte, em novembro, por maioria de 9 a 2, se um entrevistado acusar falsamente outra pessoa a publicação poderá ser condenada a pagar indenização a quem foi alvo da acusação falsa. Segundo a tese aprovada, a responsabilização da publicação poderá ser feita se ficar comprovado que, no momento da publicação da entrevista, já existiam “indícios concretos” sobre a falsidade da imputação do crime e se “o veículo deixou de observar o dever de cuidado na verificação da veracidade dos fatos e na divulgação da existência de tais indícios”. Os ministros do STF também estabeleceram ser possível a “remoção de conteúdo, por informações comprovadamente injuriosas, difamantes, caluniosas, mentirosas, e em relação a eventuais danos materiais e morais”. u À época do julgamento, jornalistas e entidades de imprensa como a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Abraji criticaram a redação final da tese, alegando que a decisão daria margem para ataques à liberdade de imprensa e ao direito constitucional de acesso à informação. O acórdão (decisão colegiada) foi publicado pelo Supremo no início de março, e a Abraji apresentou embargos de declaração logo em seguida, visando a esclarecer os termos do julgamento. O recurso foi acompanhado de uma nota técnica assinada por outras seis entidades: Fenaj, Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Instituto Palavra Aberta, Instituto Vladimir Herzog e Tornavoz. (Com informações e detalhes da Agência Brasil. Sobre o assunto o Poder360 também publicou um artigo em 18/3, defendendo a liberdade de imprensa.) Abraji recorre ao STF contra tese que culpa jornais por declarações falsas publicadas em entrevistas Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Renata Cafardo retoma atividades no Estadão após período de estudo Renata Cafardo Nacionais n O Brasil 247 completou na semana passada 13 anos de atuação. Para celebrar o marco, o portal de notícias anunciou o lançamento de novos marca, slogan e site. A nova marca, segundo a publicação, é “mais leve e moderna”, com o objetivo de expressar alguns valores do grupo, como a defesa da brasilidade, do desenvolvimento e da justiça social. u O Brasil 247 tem agora um novo slogan: “O que acontece, por que acontece, 24 horas por dia, sete dias por semana”. A ideia é trazer informações sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo por meio das notícias do site, seus articulistas de opinião e vídeos da TV 247, canal do veículo no YouTube. u A terceira novidade é o novo site, feito como um Progressive Web App (PWA), tecnologia que acelera o tempo de carregamento das páginas e melhora a experiência dos leitores. Com isso, os arquivos são carregados previamente e ficam disponíveis localmente para quem acessar o site, possibilitando também uma leitura offline, sem precisar de internet. O leiaute do site foi redesenhado para se adequar aos formatos de desktops e celulares, com uma página principal mais ágil e dinâmica e maior destaque para a principal notícia do momento. u Sobre as novidades, Leonardo Attuch, editor do Brasil 247, declarou que o objetivo é “continuar progredindo e aprimorando não apenas o nosso conteúdo, como também toda a experiência dos leitores e telespectadores”. Brasil 247 completa 13 anos e lança novos slogan, marca e site

Edição 1.452 página 19 n O Instituto Serrapilheira lança em abril a edição de 2024 de seu edital para apoiar podcasts que abordem temas sobre ciência. Neste ano, a iniciativa apoiará exclusivamente projetos liderados por pessoas negras, com o objetivo de ampliar a diversidade no mercado audiovisual. As inscrições serão abertas em 15 de abril e vão até 14 de maio. u Serão selecionados ao todo oito projetos, que receberão apoio financeiro de até R$ 55 mil para a produção dos podcasts, além de treinamento com especialistas da área. As propostas devem ter a ciência como destaque principal, e as equipes devem ser compostas em sua maioria por pessoas negras. Serão aceitos projetos já em execução e outros que ainda estejam em fase de pré-lançamento. As propostas selecionadas serão divulgadas em agosto, e os podcasts finalizados, até abril de 2025 u Online e realizado num período de sete semanas, com uma etapa presencial em cidade a ser definida, o treinamento será conduzido pelo Laboratório 37, empresa de comunicação com foco em áudio, responsável pelo podcast 37 Graus. O Serrapilheira pagará os custos das viagens necessárias. A ideia é que, ao final, os selecionados produzam uma temporada piloto de nível profissional. Confira mais informações no edital completo aqui. Serrapilheira lançará edital para apoiar podcasts científicos liderados por pessoas negras Julia Koblitz/Unsplash EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Divulgação Durante o segundo dia do Curso sobre diversidade e inclusão no jornalismo pós-digital, um debate conduzido por Dennis de Oliveira trouxe à tona questões cruciais sobre o processo de comunicação nas Américas. O evento, organizado pela Rede de Jornalistas Pretos Pela Diversidade na Comunicação, reuniu profissionais e acadêmicos para discutir os desafios e oportunidades enfrentados no cenário jornalístico contemporâneo. Dennis, renomado jornalista e pesquisador da USP, liderou o debate, destacando a importância da diversidade de vozes e perspectivas na construção de uma comunicação inclusiva e representativa. Durante a discussão, foram abordados temas como a democratização do acesso à informação, o papel das redes sociais na disseminação de notícias e o impacto das tecnologias digitais na prática jornalística. Participantes do evento expressaram a relevância do debate para o entendimento dos desafios enfrentados pelos profissionais de comunicação nas Américas, ressaltando a necessidade de promover uma abordagem mais inclusiva e diversificada na produção e disseminação de conteúdo jornalístico. O Curso sobre diversidade e inclusão no jornalismo pós-digital continua a proporcionar um espaço vital para reflexão e diálogo sobre as transformações em curso no campo da comunicação, reafirmando o compromisso da Rede de Jornalistas Pretos Pela Diversidade na Comunicação com a promoção da igualdade e representatividade no jornalismo contemporâneo. Leia a matéria completa no link. Dennis de Oliveira Curso sobre diversidade e inclusão no jornalismo pós-digital Debate liderado por Dennis de Oliveira destaca o papel da comunicação nas Américas conitnuação - Nacionais

Edição 1.452 página 20 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. A pergunta de 1 milhão de dólares − ou muito mais, a julgar pelo tamanho do negócio, dos empregos gerados e do impacto social − para a indústria de mídia é: o que os jovens consumidores de notícias querem? Uma pesquisa feita pela Medill School of Journalism, da americana Northwestern University, é mais uma a tentar responder, trazendo indicações que podem ajudar a direcionar esforços de conquista de novas audiências. O estudo Entendendo o público de 2030 é resultado de entrevistas em profundidade com 45 jovens entre 18 e 25 anos de mercados bem diferentes: Estados Unidos, Nigéria e Índia. As respostas foram analisadas à luz de outras pesquisas sobre o tema e por um conselho de 19 especialistas em mídia e tecnologia. Eles identificaram fatores que estão moldando e continuarão a moldar a indústria de notícias nos próximos anos. Foram destacados quatro comportamentos principais. Um deles não é novidade para quem convive com jovens, quase sempre de olhos grudados nos smartphones: eles fazem o que o estudo classificou de “transição fluida” entre tarefas como fazer compras, mandar mensagens, assistir vídeos, postar nas redes − e se informar no meio de tudo isso. Outro comportamento observado é a filtragem por meio de redes confiáveis, representando a busca por informação em fontes que conhecem − ou sentem que conhecem −, como os criadores de conteúdo independentes. O terceiro relacionado: a confiança em opiniões pessoais para entender as notícias. Por fim, o estudo registrou uma capacidade avançada de navegar em plataformas de mídia social e comunidades online para gerenciar a sobrecarga de informações. Lacunas entre anseios e entrega A pesquisa apontou lacunas claras entre os que os jovens querem e o que está sendo entregue pelos que produzem notícias. Há conclusões que parecem óbvias, mas não são tanto assim quando se olha com atenção. O primeiro anseio é que a fonte seja confiável. Até aí todos concordamos. Mas o que é fonte confiável para essa geração? Três elementos formam essa noção: credibilidade, afinidade e transparência de intenção. Por confiabilidade entende-se algo diferente do que gerações anteriores viam como tal. Não se trata do tamanho da empresa jornalística ou do seu prestígio, e sim de pessoas que viveram uma determinada experiência, não somente aqueles que a relatam. Afinidade lembra bolha de filtro: são os que pensam parecido, entrando aí os influenciadores. E transparência de intenção está relacionada a aspectos como quem financia um canal ou empresa de mídia, informação nem sempre clara. A segunda grande expectativa é “significado pessoal”. Não é mais o que o veículo acha que é relevante para o público, e sim o que ele julga importante, levando a uma redefinição do que e notícia, segundo o estudo. Esse anseio está apoiado em dois pilares: informação que interessa por fazer parte do universo pessoal e que ajude a tomar decisões. O terceiro grande anseio é a O que os jovens consumidores de notícias querem? Pesquisa da Medill tenta responder forma de contar a história, com narrativa envolvente. Isso se desdobra em conveniência (notícias disponíveis nas plataformas preferidas e personalizáveis; linguagem (clara, acessível, informal) e em um formato que funcione para cada situação − de notícias rápidas a vídeos aprofundados. O “mapa da mina” O estudo da Medill dá conselhos para quem quer sobreviver nesse mundo de gente que sabe o que quer e o que não quer. Entre eles estão parcerias com criadores independentes para construir afinidade, colocar jornalistas para falarem diretamente com o público − como alguns jornais passaram a fazer com sucesso no TikTok − e aproveitar a IA para personalizar a entrega do conteúdo. A pesquisa recomenda também que a indústria de mídia imite os formatos e as experiências dos usuários nas redes sociais, como a tendência de vídeos curtos. Linguagem simples e humor são outras recomendações, assim como formatos projetados para quem não vai mesmo ler textões. Outra das sugestões está em sintonia com outras pesquisas sobre evasão de notícias: jornalismo de soluções, mostrando saídas e não apenas «coisas terríveis que acontecem ao redor», como relatou um dos jovens participantes do estudo. A pesquisa completa pode ser vista aqui.

Edição 1.452 página 21 conitnuação - MediaTalks Parceiro: Apoio: De Londres e de São Paulo, notícias, ideias e tendências em jornalismo, informação, desinformação e plataformas digitais Oferecimento (MediaTalks Partner): Crise da foto − Apesar das críticas ao mistério em torno do estado de saúde de Kate Middleton e a publicação de uma foto manipulada digitalmente que fez as especulações dispararem, apenas 9% dos entrevistados em uma nova pesquisa do Instituto YouGov sobre a realeza disseram ter menos confiança nela. O estudo foi feito por encomenda da Sky News, com entrevistas realizadas entre 15 e 17 de março. A taxa dos que passaram a confiar mais nela também é de 9%, enquanto 68% disseram que sua opinião não mudou após os episódios recentes, um reflexo do capital de imagem positiva construído por Kate e William ao longo do tempo. Embora o rei Charles não tenha se manifestado sobre o caso de Kate, a história não respingou nele: somente 5% dos entrevistados declararam que confiam menos no monarca – que revelou estar em tratamento de câncer –, mas 11% confiam mais, enquanto 72% disseram que a opinião não mudou. A confiança na rainha Camila subiu 9% nos últimos meses. Biodiversidade − Um programa da Earth Journalism Network (EJN) está oferecendo a organizações de mídia de qualquer tamanho, ONGs e instituições acadêmicas subsídios entre € 10 mil (R$ 63 mil) e € 12 mil (R$ 76 mil) para o desenvolvimento de atividades destinadas a fortalecer a cobertura sobre biodiversidade. A EJN é uma rede global de apoio ao jornalismo ambiental, criada em 2004 pela ONG Internews. O programa de subsídios faz parte da Iniciativa de Mídia sobre Biodiversidade da EJN. Serão escolhidos três ou quatro projetos em países de renda baixa ou média e reconhecidos pela biodiversidade. As inscrições vão até 9 de abril. Azerbaijão − A nove meses de sediar a próxima COP, a conferência do clima da ONU, o Azerbaijão vive uma escalada de repressão ao jornalismo independente e se tornou alvo de protestos de entidades de liberdade de imprensa e de direitos humanos nas últimas semanas. Em audiências nos dias 14 e 15 de março, os Tribunal Distrital de Khatai, na capital, Baku, prorrogou por três meses a detenção de Ulvi Hasanli, diretor do veículo de notícias anticorrupção Abzas Media, da editora-chefe Sevinj Vagifgizi e do gerente de projetos Mahammad Kekalov, segundo o Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ). A pressão sobre o Abzas Media – conhecido por investigar alegações de corrupção entre altos funcionários do Estado – começou em novembro, quando a polícia invadiu a redação e acusou funcionários de trazerem ilegalmente dinheiro de doadores ocidentais para o Azerbaijão. Greve em Portugal − O Sindicato de Jornalistas de Portugal confirmou que mais de 70 órgãos de comunicação, incluindo a agência de notícias estatal Lusa, tiveram as atividades paralisadas total ou parcialmente em 14/3 devido à greve geral de 24 horas convocada para exigir melhores salários e condições de trabalho. No total, segundo o órgão, 40 redações pararam totalmente. A rádio Antena 1, da estatal RTP, uma das mais importantes do país, veiculou à meia-noite uma mensagem informando os ouvintes sobre a paralisação. A Lusa deixou de publicar notícias e avisou aos clientes de seus serviços: “Por respeito à greve decidida em congresso pelos jornalistas portugueses e na defesa da dignidade do serviço público prestado pela agência, a Direção de Informação da Lusa decidiu interromper o serviço da agência de notícias”. Vigiar jornalistas − O Parlamento Europeu provou em 13/3 a nova lei de lei de liberdade de imprensa da União Europeia, destinada a proteger os jornalistas e os meios de comunicação contra interferências políticas e econômicas e contra o impacto das plataformas digitais sobre o jornalismo. A lei European Media Freedom Act foi aprovada por 464 votos a favor, 92 contra e 65 abstenções, e ainda terá que ser implementada localmente nos países que fazem parte do bloco, um caminho que pode ser lento e complexo em algumas nações europeias com histórico de restrições ao trabalho da imprensa. Embora a receptividade tenha sido positiva por parte de organizações de liberdade de imprensa, o texto final admite o uso de spyware para vigiar jornalistas “em casos estritamente definidos”, o que foi objeto de controvérsia nas primeiras versões do projeto. Esta semana em MediaTalks Operaç o policial na Toplum TV, em Baku

Edição 1.452 página 22 Comunicação Corporativa n Já está de posse do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas o relatório completo da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação, que este ano contou com a participação de 213 empresas, contra 221 em 2023. Nele estão consolidados os principais indicadores setoriais de gestão, além de insights sobre tendências de mercado, formação profissional das equipes, práticas concorrenciais, impactos positivos e negativos que afetaram o negócio, perfil étnico, racial e de gênero dos colaboradores, entre outros aspectos. u Desse relatório sairá também o Ranking das Agências de Comunicação, tanto o de faturamento quanto o de número de colaboradores, bem como a projeção do faturamento global do setor e o número de empregados que hoje trabalham para as cerca de 1.200 agências que foram mapeadas pelo último Censo das Agências de Comunicação, realizado no último trimestre de 2023 pelo mesmo Instituto Corda, e financiado pelo consórcio integrado por Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Mega Brasil, Jornalistas&Cia e Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom , que organiza o Prêmio Jatobá PR.). Equipe e pautas já definidas n A equipe e as pautas do Anuário da Comunicação Corporativa já foram definidas e entraram em campo há alguns dias. A editora executiva é Adriana Teixeira, que contará, no time de repórteres convidados, com Carlos Carvalho, Cristina Vaz de Carvalho, Fernando Soares, Lena Miessva, Martha Funke, Maysa Penna, Renato Acciarto e Rosenildo Ferreira. u A publicação vai se debruçar sobre as seguintes pautas: • A trajetória de líderes negros na Comunicação Corporativa: desafios e contribuições • As concorrências em Comunicação Corporativa – Avanços, dificuldades e tendências; • A diáspora dos profissionais de comunicação, mundo afora • Brasil e a COP-30, em 2025: preparativos começam agora • RP e imprensa: relação que resiste ao tempo • RP e marketing digital: convergências e divergências • Influenciadores: valem os riscos? • Comunicação e sociedade: a potência dos projetos sociais Setenta agências confirmaram apoio ao projeto n A edição 2024 do Anuário da Comunicação Corporativa já reuniu o apoio de 70 agências de comunicação, todas elas convidadas a participar adicionalmente com um artigo assinado de uma página no caderno Mercado, que abrirá a publicação, sobre desempenho, perspectivas, mercado da comunicação e assuntos que se mostrem relevantes para a vida das empresas e o desenvolvimento setorial. u Interessados em apoiar o Anuário podem entrar em contato com a diretora de Relações Institucionais Célia Radzvilaviez, pelo e-mail celiar@megabrasil. com.br. n A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) está divulgando para o mercado esta semana o resultado de sua sondagem anual sobre o desempenho das suas associadas. E ele aponta que o segmento registrou um desempenho positivo e consistente pelo terceiro ano consecutivo. u No comunicado distribuído, informa-se que “os dados coletados revelam um panorama animador para as agências de comunicação, com 22,6% das consultadas reportando um crescimento da receita acima de 15%; 30,2% um aumento de 5% a 15%; e 13,2%, de até 5%. A sondagem ainda aponta que 34% das entrevistadas relataram estabilidade no faturamento, enquanto 23,1% sofreram uma redução de até 5%”. u A sondagem também aferiu os serviços, soluções e consultorias mais vendidos pelas agências no período e a clássica Assessoria de Imprensa foi, disparada, a líder de citações, com 75%, seguida por Gestão de Redes Sociais e Comunicação Digital (41 a 43%) e Comunicação Interna e Consultoria Estratégica em Comunicação (26%). u Daniel Bruin, presidente da Abracom, considera o resultado um testemunho de que, ano a ano, vê-se uma transformação fundamental na valorização e no reconhecimento do trabalho das agências de comunicação corporativa: “O setor tem se tornado cada vez mais estratégico, desempenhando um papel relevante na construção da reputação e da percepção das marcas junto aos stakeholders, sobretudo em um cenário de extrema complexidade do ponto de vista comunicacional que hoje conta com a desinformação, com a inteligência artificial, com influenciadores digitais, com a agenda ESG, entre outras transformações”. u Para Marcio Cavalieri, diretor de Dados e Parâmetros de Mercado da Abracom, “a ascensão do setor reflete a crescente compreensão das empresas sobre a importância da comunicação estratégica. Estamos vendo uma mudança significativa na forma como as organizações percebem e investem nessa área, reconhecendo nossa atividade como um diferencial competitivo crucial”. u Confira aqui a íntegra do Termômetro Abracom. Pesquisa Mega Brasil contou com a participação de 213 agências de comunicação Resultados com os indicadores setoriais e o Ranking das Agências de Comunicação serão publicados na edição 2024 do Anuário da Comunicação Corporativa, cujo lançamento, na versão digital, está marcado para 15 de maio Termômetro Abracom mostra terceiro ano consecutivo de crescimento das agências comunicação Sondagem anual com 53 agências, entre 8 e 29/2, mostra crescimento de lucratividade para 50,9% delas (17% com lucro superior a 15%) e aumento de receitas acima de 5% para 52,8%, na comparação entre os anos de 2023 e 2022

Edição 1.452 página 23 conitnuação - Comunicação Corporativa Internacional n Bárbara Perrupato assumiu a função de porta-voz da ExpressVPN na América Latina e Portugal. Anteriormente, integrou por quatro anos, em duas passagens, o time de comunicação e marketing da Audi do Brasil. Teve passagens também por Index Conectada, Máquina CW e Hamburg Süd. Desde 2020, atua em Londres, onde é gerente de Marketing de Conteúdo da Kape Tecnologias, grupo responsável pelas marcas de cibersegurança ExpressVPN, Cyberghost e PIA. O contato para imprensa e parcerias é barbara.perrupato@ expressvpn.com. Minas Gerais Paula Hermont assume a Gerência de Interlocutores na Vale Mato Grosso Débora Pinho funda sua própria agência de comunicação Bárbara Perrupato Beatriz Gagliardo Brasília n Beatriz Gagliardo, head de public affairs, deixou a Oficina Consultoria em fevereiro, após um ano de casa, e começou, na sequência, na Gerência de Assuntos Governamentais da Japan Tobacco International (JTI). Ela também foi presidente da associação Mulheres RelGov entre dezembro de 2021 e março de 2024 e, antes, entre 2018 e 2022, cuidou de assuntos públicos e governamentais da Philip Morris International (PMI). n Débora Pinho decidiu empreender e fundou a Débora Pinho Comunicação Estratégica depois de mais de dez anos na Original 123 Comunicação, atuando desde Cuiabá, onde vive. A agência tem como público-alvo advogados, empresários e profissionais da saúde que buscam projeção de imagem e reputação. Também advogada e com experiência no jornalismo jurídico e empresarial há mais de duas décadas, Débora foi editora da revista eletrônica Consultor Jurídico, comandou a coluna Leis e Negócios da revista Exame e Por dentro da lei da Exame PME, e, em Cuiabá, foi repórter dos jornais A Gazeta, Folha do Estado, Diário de Cuiabá e TV Educativa. Ela é também uma das sócias-proprietárias da Costa & Pinho Comunicação, que edita o Anuário Jurídico MT. Débora Pinho n Paula Hermont finalizou em janeiro sua jornada na AngloGold Ashanti Brasil, em Nova Lima, que teve uma duração de quase cinco anos e a titularidade na Gerência de Relações Institucionais. Seguiu em fevereiro para a Vale, ali assumindo uma gerência diferente, a de Interlocutores. Permanece em Nova Lima. Foto, identificada E mais... n Rodrigo Zavagli, analista de comunicação, deixou a Partners em março, após quase dois anos e meio de casa, e integrou-se ao time da Rede Comunicação, na função de assessor de imprensa. Antes, esteve em Centro Cultural Banco do Brasil, Kauri Agência Digital e grupo editorial Autêntica. Paula Hermont Rodrigo Zavagli

Edição 1.452 página 24 conitnuação - Comunicação Corporativa n Lucila Ribeiro, head de corporate affairs e comunicação, despediu-se no final de janeiro da Nexa Resources, após quase cinco anos de casa, e em fevereiro assumiu a Diretoria de Corporate Affairs e Comunicações do Grupo Ambipar, que atua no segmento de gestão ambiental. Antes, ela foi por mais de 19 anos da comunicação da Gerdau, ali ocupando, nos quatro anos finais, a Gerência de Comunicação e Public Affairs. n Marlene Oliveira regressou ao universo da comunicação corporativa, contratada para liderar a equipe de comunicação institucional do centro de ensino e pesquisa em engenharia – COPPE/UFRJ. Professora de pós-graduação em comunicação pela ESPM desde 2017 e mentora do Top2you, desde agosto passado, Marlene atuou por quase 20 anos (entre 1998 e 2018) no grupo francês Lafarge, sendo os oito primeiros no Rio de Janeiro, como diretora de Comunicação, e os últimos 12 como VP de Comunicação Global do grupo LafargeHolcim, na sede, em Paris. n A Alter Conteúdo Relevante anuncia mudanças na sua composição societária. O sócio Eduardo Nunes, que estava na agência desde o início de 2020 como diretor de conteúdo e qualidade, despede-se para seguir carreira solo no mercado corporativo, com foco em gestão da comunicação e marketing. Sai da sociedade, mas atuará em projetos especiais da agência, que continua sob a batuta de Kelly Lima, sócia-fundadora, e Fabíola Ditomaso, diretora de atendimento e facilitação. u Com mais de 25 anos de experiência na iniciativa privada, no poder público e na sociedade civil, Nunes dedicou os últimos 12 anos a projetos de comunicação voltados para a agenda ESG, tendo importante papel na consolidação da Alter. Às sextas, continuará assinando os editoriais da Estratégia ESG, projeto da Alter de curadoria diária de notícias sobre o tema. O contato pessoal dele é nunes.e@ gmail.com. E mais... n Rodrigo Franco Araújo integrou-se em dezembro ao time de comunicação da Eletrobras, como analista de cultura e estratégias de pessoas. Chega ali após jornada de dois anos e oito meses na CTG Brasil, onde começou como estagiário, de lá saindo como analista júnior. Rio Grande do Sul n Gabriel Cardoso, coordenador de comunicação do Departamento de Futebol e assessor de imprensa, deixou em janeiro o Sport Club Internacional, onde estava há sete anos e em sua segunda passagem. Ele também já atuou em redações, caso das rádios Bandeirantes e Gaúcha, iG e Globo.com. Como assessor, esteve na TXT Sports and Business por quase um ano e meio. Rio de Janeiro Marlene Oliveira é desde janeiro head de comunicação da COPPE/UFRJ Marlene Oliveira Eduardo Nunes deixa a Alter Eduardo Nunes Rodrigo Franco Araújo Gabriel Cardoso São Paulo Lucila Ribeiro chega ao Grupo Ambipar para dirigir Corporate Affairs e Comunicações Lucila Ribeiro Mariana Bonafé despede-se da Natura & Co n Mariana Bonafé despediu-se agora em março da Natura & Co, após quase 17 anos de companhia, somando os 13 de Natura e os últimos três e oito meses da marca internacional da companhia, surgida após a aquisição da Avon. Como informou em seu Linkedin, na mensagem de despedida, ali passou por todas as frentes da comunicação corporativa e seu último cargo foi de gerente sênior de planejamento de reputação e comunicação corporativa para América Latina. No início da carreira, ela teve uma passagem de quase dois anos na CDI. E mais... n Anderson de Sousa, consultor de comunicação, deixou a LLYC em fevereiro, após oito anos e nove meses de casa, e começou como analista de informação na Bites. Anderson de Sousa Mariana Bonafé

Edição 1.452 página 25 conitnuação - Comunicação Corporativa n Carolina Andrade, que foi executiva da MSL Brasil até outubro, tendo ali permanecido por quase dois anos, está agora no Grupo Petrópolis, na função de analista pleno. n Cynthia Castro, assessora de imprensa, deixou a Lucky Assessoria de Comunicação e Marketing Digital em janeiro, após um ano e meio de casa. Foi, em seguida, para a HUG Comunicação, na mesma função. n Fernanda Bernardeli, assistente de comunicação que ficou por dois anos e três meses na Business Factory Brasil, até novembro, está desde então como analista júnior na Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). n Heloisa Fantini, executiva pleno, que esteve por dois anos na Máquina, até outubro, integrou- -se logo na sequência à equipe da Edelman, na mesma função, contratada para o atendimento de PR da Cidade Center Norte (Lar Center e Expo Center Norte). Antes, atuando no jornalismo, foi freelancer de UOL (dois anos e meio) e Portal Lunetas (três anos e sete meses). n Julia Fioravante começou em novembro como executive junior na Zeno, contratada para o atendimento à Natura. Ela esteve anteriormente, por quase quatro anos, na Máquina, onde foi estagiária e assistente executiva. n Leticia Costa Reis, que foi por um ano assessora de imprensa na Vira Comunicação, e que teve uma rápida passagem pela Idols, foi em março para a Trovoa, na mesma função. n Maria Eugênia Lucci, gerente na Edelman Brasil, deixou a agência em fevereiro, após quatro anos e dez meses de casa. Antes, ocupou a mesma função na aboutCOM por dois anos. Outras agências em que atuou foram G&A (sete meses) e RP1 (atual RPMA − dois anos e dois meses). n Milena Herdeiro, diretora de comunicação estratégica, deixou a Ágora Public Affairs, em que esteve por quatro anos e três meses, para empreender. Fundou a Mirá Sustentabilidade, agência da qual é copresidente e sócia. Carolina Andrade Cynthia Castro Fernanda Bernardeli Heloisa Fantini Julia Fioravante Leticia Costa Reis Maria Eugênia Lucci n Paulo Justos iniciou nova jornada em março, como gerente de campanhas da Novo Nordisk. Até dezembro, e por nove anos e quatro meses, ele integrou o time de comunicação da Sanofi, por último como gerente de comunicação externa. Em redações, passou por Editora Três, Infoglobo, Brasil Econômico e Estadão, entre outros veículos. n Renata Altenfelder, diretora executiva global de brand e marketing, despediu-se em janeiro da Motorola Mobility, após nove anos e meio de casa, e começou na sequência como diretora de marketing e comunicação (CMO) das Lojas Renner. n Thais Alves, que atuou na comunicação corporativa da Iguá Saneamento por dois anos e dez meses, até fevereiro, seguiu em março para a Indústrias Colombo, onde passou a responder por Comunicação e Responsabilidade Social. Milena Herdeiro Paulo Justos Renata Altenfelder Thais Alves

Edição 1.452 página 26 conitnuação - Comunicação Corporativa n A Marqueterie, agência dirigida pelas sócias Debora Carvalho, Teresa Westin e Bia Azevedo, conquistou a conta da Visa, empresa global de tecnologia de meios de pagamento. A agência será responsável pela estratégia de relações públicas da Visa no Brasil em parceria com o time de comunicação corporativa da empresa. Outras informações com Emanuelle Araújo, pelo [email protected] ou 11-94903-1882. E mais... n A Approach Comunicação tem novas marcas chegando à carteira de clientes. Uma delas é a Integralmedica, do Grupo BRG, que há mais de quatro décadas atua no fornecimento de suplementação esportiva com linhas como Darkness e Nutrify. A outra é a Catharine Hill, marca brasileira referência no universo da maquiagem, criada em 1982 por Olga Catharina. u Ambas as contas contam com o atendimento de Letícia Bandeira e gerenciamento de Tatiana Izquierdo, com reporte a Rafael Rey, diretor da unidade em São Paulo, e às sócias Beth Garcia, Germana Moura e Tatiana Coura. Carolina Capuano é a coordenadora do atendimento à Catharine Hill. Os e-mails gerais das duas contas são [email protected] e [email protected]. n A RPMA fechou com a Comexport, empresa nacional de comércio exterior com 50 anos de mercado. A conta será gerenciada por Claudio Monteiro e dirigida por Fernanda Amorim. O e-mail geral é comexport@ rpmacomunicacao.com.br. n A CDN é a nova agência de comunicação da Zuvia, empresa de finanças e tecnologia que oferece soluções digitais em renda fixa digital e comercialização de criptomoedas. No atendimento, Erick Paytl ([email protected]. br), com gerência de Renato RoVitória de Matos Juliana Fernandes Castanheira Maria Fernanda Espinosa n Vitória de Matos, executiva júnior, deixou a Zeno Group após um ano e oito meses de casa. Antes, estagiou em Ideal e Approach. Licença-maternidade n Juliana Fernandes Castanheira, diretora da Arteiras Comunicação, no Rio de Janeiro, na agência desde outubro de 2017. n Maria Fernanda Espinosa, gerente de comunicação na RPMA, em São Paulo, na agência desde fevereiro de 2022. Pingos nos is – n Lane Lima, que retornou à Approach como freelancer, como informamos na última edição deste J&Cia, atuou por lá durante cinco anos e meio – e não por pouco mais de um ano e meio. E o projeto paralelo que ela criou, antes de sair da Approach e que existe há quase três anos, chama-se Monitora, e não Monito, como informado. n O Grupo Heineken anuncia a Weber Shandwick como parceira estratégica para relações públicas a partir de 1º de abril. A agência será responsável pelo fortalecimento do trabalho de relacionamento com a imprensa e formadores de opinião para a marca institucional da cervejaria, que detém um portfólio de mais de 22 marcas de bebidas, entre cervejas, read to drink e não-alcoólicos. No escopo, o dia a dia da conta terá o suporte estratégico de Analytics, Social Impact, Mídia Integrada e Conteúdo do coletivo Weber Shandwick. u A equipe de atendimento será liderada por Rubens Rinaldi, além de Laura Chiavenato, diretora sênior do núcleo de consumo da Weber Shandwick. Contatos pelo [email protected]. Dança das contas Weber Shandwick é a nova agência de PR do Grupo Heineken Marqueterie conquista a conta da Visa genski (renato.rogenski@) e direção de Luana Raggio (luana@). O e-mail geral de contato é zuvia@. n A Dfreire também tem novidades. Reconquistou a conta da rede de franquias Royal Face (que faz parte do Grupo SMZTO), especializada em harmonização facial e corporal e que conta com 260 unidades no Brasil. No atendimento, Fabíola França ([email protected]), com coordenação de Debora Freire (debora@). n A Press à Porter Gestão de Imagem assumiu comunicação da Rede Graal, que conta com 51 estabelecimentos distribuídos por cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Fundada em 1974, a organização oferece serviços de conveniência a todos os viajantes das estradas em que está presente. No atendimento, Renata Monteiro ([email protected]), com gerenciamento de Fabio Borges (fabio@) e do sócio da agência Gustavo Diamantino (gustavo@). n A Medellín Comunicação conquistou a conta de assessoria de imprensa do DB Diagnósticos, que atua no segmento de apoio laboratorial e conta com nove unidades de análises clínicas, incluindo três especializadas em diagnóstico molecular, patológico e toxicológico, além de quarenta unidades regionais. No atendimento, Poliana Bollini Marques (11-94299-9106 e po liana.bollini@medellincomunica cao.com.br). n A Focal3 Comunicação anuncia a conquista da conta da Architects Office (AO), escritório de arquitetura fundado por Greg Bousquet. A agência responderá pela consultoria de comunicação, relações com a mídia e PRE – Programa de Relevância Executiva, desenvolvido pela agência para impulsionar a posição de executivos como referência em setores estratégicos. No atendimento, Camila Constantini ([email protected]), com o apoio do head de conteúdo Carlos Gil (carlosgil@) e da head de Planejamento e Operação Raquel Brito (raquel@). n A Casa9 Comunicação também recheou sua carteira com a conquista de três contas: Brazilian Footwear Show, cuja primeira edição será realizada em São Paulo – nesta conta atuará em parceria com a DCR Assessoria, que atende à Associação Brasileira da Indústria de Calça-

Edição 1.452 página 27 n A Merco divulgou na última semana seu Ranking de Reputação Empresarial, relativo ao ano de 2023, que no Brasil apoiou-se em 11 mil entrevistas e em metodologia que incluiu seis avaliações com 25 grupos/ fontes de informação. Com a divulgação, várias das marcas foram às redes sociais para celebrar o resultado obtido, seja no plano geral e mesmo dos segmentos em que atuam. u As dez primeiras classificadas foram: Natura (10º ano consecutivo), Itaú Unibanco, Ambev, Grupo Boticário, Mercado Livre, Google, Nestlé, Magazine Luíza, Toyota e Nubank. Confira aqui a íntegra do Ranking. E mais... n A Latam Intersect PR, em PR, e a Conversa.tech, em marketing B2B, tornaram-se parceiras do Convoy PR Group, especializado em marcas de tecnologia B2B. que busca ampliar sua atuação na América Latina. u A Latam Intersect, fundada e dirigida no Brasil por Claudia Daré e Roger Darashah, aportará ao negócio consultoria estratégica de comunicação, desenvolvimento de campanhas e serviços de produção de conteúdo para marcas locais e, com isso, pretende simultaneamente expandir seu alcance global. u Já a Conversa.tech, fundada e dirigida por Giuliano Duccini, vai se concentrar na geração de leads, ABM (Account Based Marketing), criação de conteúdo digital, trabalhando com empresas locais e globais de tecnologia, engenharia e energia. u As duas agências, segundo informou Rob Ettridge, líder do grupo e COO da Red Lorry Yellow Lorry, vão complementar a atuação de outro parceiro que o grupo já tem no Brasil, a Sing Communications. u Agências interessadas em ingressar no Convoy PR Group ou em realizar uma campanha global de relações públicas, devem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Pingos nos is – n É D4U Immigration o nome correto da empresa onde Paula Kasparian atuou e não D4U club, como informado incorretamente em nossa última edição. O D4U club é um departamento da empresa. n A Abracom realizará, no próxima terça-feira (26/3), o II Fórum Abracom de Comunicação, sobre Riscos e Oportunidades da Comunicação para ESG, explorando de que maneira o pensamento de sustentabilidade influencia a estratégia de comunicação, além de discutir a gestão de riscos e oportunidades reputacionais nesse contexto. u O evento será das 9h às 17h, no espaço da Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2500), em São Paulo, contando com a seguinte programação: Abertura Oficial; Palestra de abertura sobre Impactos da Comunicação na Agenda ESG; e os painéis: A comunicação na estratégia de ESG; A materialidade do setor de comunicação; e A reputação para ESG: matriz de riscos e oportunidades. u As inscrições custam R$ 150 para funcionários das agências associadas e R$ 200 para os demais interessados. Leitores deste Jornalistas&Cia têm direito a um desconto de 10% sobre esses valores, bastando para isso digitar o código promocional J&CIA10. Clique aqui para inscrever-se dos (Abicalçados), organizadora do evento em conjunto com a NürnbergMesse Brasil; C+E − Criadores de Experiências, especializada em ativações em shoppings e decoração de Natal; e WF Associados, que atua no mercado contábil e está no mercado há 15 anos. Mais informações com Karen Villerva (karen. [email protected]). n A Multi Capital Solutions (MSC), de Fernando Fonseca, ex-Comunicação do Itaú, escolheu a Fatos&Dados, de Cida Pacheco, Fernando Pesciotta e Lúcia Caetano (ex-CDN), como parceira para mensurar a reputação de empresas que aplicam boas práticas do ESG. u A MSC é especializada em soluções integradas para organizações que adotam os padrões e normas que definem uma empresa socialmente consciente, sustentável e corretamente gerida, o ESG, visando a criação e geração de valor para si próprias e para seus públicos de interesse. E buscava, conforme ressalta Fonseca, uma métrica específica de avaliação de reputação da gestão da empresa e, consequentemente, de sua imagem e de sua marca, como a desenvolvida com metodologia proprietária pela Fatos&Dados. u A parceria contará adicionalmente com a consultoria estratégica de Paulo Marinho (ex-Itaú). Outras informações pelos fatoedados@fatoedados. com.br e fernando@multicapi talsolucions.com.br. Pelas instituições Abracom realiza II Fórum de Comunicação sobre ESG na próxima terça-feira (26/3) Pelo mercado Merco divulga o Ranking de Reputação Empresarial 2023 conitnuação - Comunicação Corporativa

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