Jornalistas&Cia 1458

Edição 1.458 página 42 Curtas n A 19ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) vai homenagear a professora e escritora Fabiana Moraes. u Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fabiana nasceu em Recife e se tornou a primeira de sua família a concluir o ensino superior. Além da graduação, obteve mestrado em Comunicação e doutorado em Sociologia, na mesma instituição. Teve passagens por veículos como Jornal do Commercio, UOL e revista piauí. Na Abraji, atuou como diretora no biênio 20162017. Atualmente é colunista no The Intercept Brasil e na revista Gama. u Fabiana venceu três prêmios Esso de Jornalismo pelas reportagens Os Sertões, O Nascimento de Joicy e A Vida Mambembe, e posteriormente transformou as duas primeiras em livros. Também publicou Nabuco em Pretos e Brancos, e seu mais recente, A pauta é uma arma de combate. u A homenagem será no primeiro dia do congresso, 11/7, às 16h30, no Teatro ESPM, na ESPM-SP (campus Álvaro Alvim), em São Paulo. O evento terá transmissão ao vivo. n A Abraji, a propósito, anunciou os convidados internacionais de seu 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, de 11 a 14 de julho. Estarão presentes Aiganysh Aidarbekova (Bellingcat), Doreen Wainainah (PesaCheck), Garance Burke (Associated Press), James Kleinfeld (Al Jazeera), Jonathan Soma (Universidade de Colombia), Maya Wolfe-Robinson (The Guardian), Nikita Roy (Newsroom Robots), Vanina Berghella (Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público) e Youri van der Weide (Bellingcat). n Com base na metodologia aplicada no estudo Pagando por Notícias: O que o Google Deve aos Publishers dos EUA, da Universidade de Columbia, Natalia Viana, cofundadora e diretora executiva da Agência Pública, mostrou em sua coluna desta semana que a big tech deveria pagar US$ 465 milhões por ano ao jornalismo brasileiro, ou cerca de R$ 2,3 bilhões. Para chegar ao resultado ela aplicou informações sobre o mercado brasileiro na “calculadora” criada a partir de dados da teoria da economia comportamental, elaborada pelos pesquisadores norte-americanos e aplicável a qualquer país. n A CNN fez um acordo com AtlasIntel, empresa de pesquisa e inteligência de dados com atuação na América Latina e Estados Unidos. Já nesta semana começam a ser divulgadas pesquisas de intenção de votos para eleições municipais em grandes cidades. O acordo terá duração de três anos e também vai abranger levantamentos para 2026, ano das próximas eleições presidenciais no Brasil. u O instituto de pesquisas ganhou mais notoriedade principalmente nas últimas eleições presidenciais na Argentina, ao antecipar com precisão os resultados do pleito. A empresa tem capacidade para fornecer estudos e levantamentos de outros temas de interesse do público da CNN, como mercado financeiro, comportamento e saúde. u A ideia é oferecer diversidade de conteúdo: além das pesquisas exclusivas, será lançado um programa especializado em análises de dados e pesquisas, com apresentação do jornalista Iuri Pitta e a participação de Andrei Roman, CEO do AtlasIntel. Roman terá ainda presença fixa nas plataformas da CNN, com um quadro de análise do cenário eleitoral. Todas as pesquisas serão divulgadas com exclusividade no programa Bastidores CNN, exibido às 14h, e simultaneamente no site da emissora. u A programação já conta com o quadro semanal Índice CNN, do cientista político Antônio Lavareda, no telejornal Brasil Meio-Dia, às quartas-feiras, e numa plataforma de dados com pesquisas agregadas. CNN faz parceria para pesquisas nas eleições E mais... n Maria Esperidião (mariaclei [email protected]), ex-editora Internacional da TV Globo e que recentemente foi gerente executiva da Abraji, agora é pesquisadora/consultora do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês). Ela também faz pós-doutorado na ECA-USP, com foco na precarização do trabalho de correspondentes e freelancers. n A Folha de S.Paulo lançou um podcast em que colunistas do jornal analisam os principais destaques no cenário político, econômico, cultural e comportamental. Apresentado por Tati Bernardi, Thiago Amparo e Fábio Zanini, A que Pauta Chegamos! aprofunda as discussões do noticiário com uma dose de humor. Com edição e som de Raphael Concli, o programa está disponível nas principais plataformas de áudio, sempre às quintas-feiras, às 7 horas. Confira o primeiro episódio aqui. n Estão abertas as inscrições para o curso online Gestão de Comunicação na Saúde da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A iniciativa visa a capacitar profissionais para lidar, de forma eficaz, com a comunicação interna e externa na área de saúde. A capacitação é liderada por José Antônio Cirino, especialista em Comunicação e Sociabilidade, com doutorado pela UFMG, pós-doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ e em Informação e Comunicação pela Universidade de Barcelona. Mais informações aqui. Andrei Roman Alexandre Mendonça Maria Esperidião Estudo aponta que Google deveria pagar mais de R$ 2 bilhões ao jornalismo brasileiro Natalia Viana Fabiana Moraes será homenageada na 19ª edição do Congresso da Abraji Fabiana Moraes

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==