Jornalistas&Cia 1412

Edição 1.409 página 10 ESPECIAL DIA DA IMPRENSA Jornalismo Digital se manifestam diretamente nas redes sociais e interagem com o público real time, online. Atucch revela que o Brasil 247 chegou a usar apenas as manifestações em redes sociais do presidente da Petrobras para noticiar as recentes mudanças da política de preços da companhia, sem necessidade de entrevistá-lo. “Poderíamos fazer uma entrevista, sim, poderíamos, mas tudo o que precisávamos, com a agilidade que meio exige, já estava nas redes sociais”, explica. O público mudou O Brasil é o segundo país mais conectado do mundo em termos de horas de uso: internautas entre 16 e 64 anos de idade navegam, em média, 9,32 horas por dia (atrás apenas da África do Sul, com a média de 9,38 horas/ dia), segundo o relatório Global Overview 2023 − Meltwater. Nesse período, esses internautas utilizam, em média, 8,4 redes sociais por dia. Tamanha familiaridade com o mundo digital transformou a maneira como o público se comporta em relação à mídia: se antes era audiência, hoje ele se sente dono dela. Ou seja, o público rejeita o modelo vertical do “eu falo, você escuta”, preferindo a interação, a conversa, mesmo quando se trata de jornalismo. Ranking das redes sociais (mundo) em milhões de usuários Facebook Youtube WhatsApp Instagram Wechat TikTok FBMessenger Douyin Telegram Snapchat Kuaishou Sina Weibo QQ Twitter Pinterest Fonte: Meltwater 2,958 2,514 2,000 2,000 1,309 1,051 931 715 700 635 626 584 574 556 445

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==