Jornalistas&Cia 1412

Edição 1.409 página 12 ESPECIAL DIA DA IMPRENSA Jornalismo Digital O público não conta mais com a curadoria dos editores dos veículos para consumir informação. As notícias chegam às pessoas de maneiras diferentes, na maioria das vezes por compartilhamentos nas redes sociais ou por flashes dos agregadores de notícias. O Google, com 129,92 milhões de visitantes únicos/mês, e o Facebook, com 125,45 milhões de visitantes únicos/ mês (março de 2023 − Fonte: Comscore), lideram a conquista de atenção dos internautas brasileiros. Mateus Metzel, diretor executivo do Poder 360 (nativo digital líder de audiência no País, com média de 8,9 milhões de visitantes únicos/mês em 2022 – Fonte: Comscore), acredita que a maior mudança não ocorreu nas empresas jornalísticas, mas na maneira como o público se relaciona com a notícia. Ele vai direto ao ponto: “A capacidade de os veículos conduzirem o debate não existe mais, não adianta discutir se é melhor ou pior. Hoje é assim e não adianta perder tempo debatendo sobre como seria o mundo ideal e deixar o mundo real passar”. Segundo Metzel, é preciso diversificar a maneira de entregar o produto e buscar entender que tipo de leitor está sendo atingido. “Antes os jornalistas escreviam para os seus chefes ou para os colegas de redação”, acrescenta Sylvio Costa. “Com a digitalização, ganhou-se a oportunidade de falar diretamente com o público e então descobriu-se o grande fosso entre aquilo que se escrevia e as expectativas do público. As pessoas queriam coisas mais simples, mais fáceis, mais mastigadas. Ou, menos aquilo que aconteceu nos últimos 5 minutos e mais explicação, mais didatismo”. Mateus Metzel Top 5 multiplataformas do Brasil em número de acesso únicos e tempo de visualização (março 2023) Multiplataforma Visitantes únicos/mês (em milhões) Tempo médio de navegação (em minutos) Sites Google 129,920 1,344 Facebook 125,446 2,175 UOL 112,051 34,1 Globo 99,662 52,6 Sites Microsoft 97,919 73,6 Fonte: Comscore

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==