Jornalistas&Cia 1429

Edição 1.429 página 11 Manuel Carlos Chaparro, um dos grandes pensadores da comunicação, hoje afastado por problemas de saúde, dizia acreditar que o jornalista é um socializador de conteúdo. Em entrevista à Agência Sergipe de Notícias, em 2007, ele afirmou que, “como assessor de comunicação, o jornalista trabalha na ponta do processo de socialização, no local onde os conteúdos são gerados. O trabalho jornalístico é o mesmo, só que em vez de você publicar a sua matéria no jornal irá arrumar mecanismos para levar o seu conteúdo aos jornalistas ou publicar na internet”. E, para além da competência técnica a fim de obter os resultados desejados, ele alertava que “deve haver também um compromisso ético. Um compromisso com as razões da sociedade”. A fragmentação da mídia nas diversas plataformas, a transformação digital e os novos comportamentos sociais não eliminam essas características, acredita o jornalista e professor Wilson da Costa Bueno. “Hoje, gestão de conteúdo, produção de conteúdo, gestão de relacionamento, todas essas atividades incluem os jornalistas. Você tem site, blog, redes sociais, relatórios de sustentabilidade, de compliance, então há a necessidade de uma competência jornalística para produzir esses materiais”, afirma. “Além disso, os jornalistas são procurados para essas funções porque escrevem bem e escrevem rápido”, complementa. Mas há, ainda, uma herança mais rica legada à comunicação corporativa pelo jornalismo, na opinião do professor: “A grande presença de jornalistas na atividade de comunicação organizacional preserva a ideia de que o tom propagandístico da comunicação tem de ser atenuado”. Ele lembra ainda que o protagonismo da governança e do compliance aumentou bastante a preocupação com a checagem e a precisão das informações. Há duas décadas no setor automotivo, tido como pioneiro da atividade de assessoria de imprensa no Brasil, Nelson Silveira comandou a comunicação da GM aqui e na Europa e conhece bem as sutilezas de cada mercado. Mas o que há em comum em todos, segundo ele, é que “a ética jornalística influencia o trabalho de comunicação empresarial, porque o sucesso da comunicação corporativa está baseado em dois pilares: um da ética e Sobre os pilares da ética e da transparência Manuel Carlos Chaparro Compromisso com você e com o planeta Accor Anuncio ESG_SAIDA_freese.pdf 2 01/09/2023 12:12:48 Wilson da Costa Bueno

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