Jornalistas&Cia 1429

Edição 1.429 página 15 e 7,6% publicitários. E mesmo em plataformas diferentes e fragmentadas, a imprensa ainda é a fonte de informação segura para grande parte da sociedade – vale dizer, dos stakeholders. De acordo com o Relatório sobre Notícias Digitais de 2022 do Reuters Institute, 48% dos brasileiros confiam na imprensa, enquanto, na média global, a confiança é de 42%. No entanto, essa confiança vem caindo nos últimos anos. Em 2003, a OAB divulgava um estudo realizado pelo escritório Toledo & Associados segundo o qual as instituições brasileiras mais confiáveis eram a Igreja (74%) e a Imprensa (60%). Hoje, de acordo com pesquisa do instituto Ipec, os meios de comunicação têm um índice de confiabilidade de 56 pontos, enquanto o índice das empresas é de 62 pontos. Isso não significa que a mídia jornalística esteja perdendo importância. Nem que o modo de fazer jornalismo deixou de influenciar a comunicação corporativa. “Hoje temos uma volta das relações com a mídia”, garante Ricardo Cesar, CEO Global da Ideal. “Hoje, falar com jornalismo, no PR internacional, é mais relevante do que era há oito ou dez anos. É um movimento pendular e dentro de um ambiente fragmentado de muitos mais veículos”. Segundo ele, até pouco tempo havia muito descrédito no poder do jornalismo de formar opinião pública, mas devido ao grande número de novos veículos de nicho, pequenos e formadores de opinião geridos e fundados por jornalistas, as relações com a mídia estão sendo retomadas como estratégia importante na comunicação corporativa. “Também se começou a ver que a imprensa pauta o debate social”, continua Cesar. “No Brasil, nunca chegamos a um ponto de descrédito tão grande. Eu vi, lá fora, grandes agências de comunicação que não tinham mais jornalistas e isso dificultava o trabalho. Hoje os jornalistas estão de volta às agências, fazendo essa interlocução. Fico feliz de ver isso, porque quando o jornalismo está enfraquecido isso é um grande problema para a sociedade”. O executivo destaca ainda que o relacionamento das empresas com a imprensa, mais do que uma opção estratégica de comunicação, é uma forma de demonstrar respeito pela sociedade: “Essa interlocução com o jornalismo sério, de boa qualidade, é também uma prestação de contas, mesmo que seja por parte de uma companhia privada de capital fechado”, completa Cesar. Ricardo Cesar

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==