Jornalistas&Cia 1429

Edição 1.429 página 17 Convencionou-se determinar que o começo de tudo foi em 1906, nos Estados Unidos, quando o jornalista Ivy Lee foi chamado a reverter uma crise de imagem que se abatia sobre o milionário John Rockfeller e seus empreendimentos. Inaugurava-se a atividade de Relações Públicas, ou PR. Já em terras brasileiras, em 1909 o presidente Nilo Peçanha criou a Seção de Publicações e Biblioteca para integrar serviços de Atendimento, Publicações, Informação e Propaganda. A finalidade dessa seção era distribuir à imprensa notas e informações sobre o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. E como a dita seção também tinha o dever de editar o Boletim do Ministério, criava-se o house organ. Em 1914, a empresa canadense The Light and PowerCo. Ltda. assumiu a concessão do serviço de iluminação e transporte coletivo na cidade de São Paulo e implantou o primeiro departamento interno com o nome de Relações Públicas, cuja função era manter o relacionamento da empresa com a imprensa e o governo. Os sucessivos governos, por sua vez, aprimoravam o trabalho de municiar a imprensa com as notícias de seu interesse. Foi assim que em agosto de 1941, com a benção do presidente Getulio Vargas e sob orientação do Departamento de Imprensa e Propaganda do governo (DIP), entrava no ar, pela primeira vez, a ação de comunicação empresarial de maior repercussão na história no Brasil: o Repórter Esso. Inicialmente no rádio, e a partir de 1952 na televisão, o programa foi extinto somente em 1970, durante a ditadura militar. Mas na década de 1950 a campanha de propaganda do governo Vargas O petróleo é nosso, que marcou a descoberta de petróleo na Bahia, tornou-se um grande incômodo para a Esso. Veio, então, outra ação revolucionária: o Prêmio Esso de Reportagem, mais tarde rebatizado de Prêmio Esso de Jornalismo, a mais importante premiação do jornalismo brasileiro de todas as épocas – há quem o equipare ao prestigiado Pulitzer norte-americano. Concedido anualmente a jornalistas e veículos de imprensa que se destacassem ao longo do ano pelo trabalho jornalístico, o prêmio deixou de existir em 2015 e até hoje não encontrou substituto. O setor de pesquisa da Jornalistas Editora, que publica este J&Cia, audita 183 premiações diferentes para o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira e, segundo Fernando Soares, coordenador da pesquisa, cerca de 75% estão ligados a De onde viemos, para onde vamos Fernando Soares Feliz aniversário, Jornalistas&Cia! Sabe o que a B3 e o Jornalistas&CIA têm em comum? Os dois se comprometem com a informação de qualidade. Acesse o 83 Bora Investir e fique por dentro das notícias sobre o mercado financeiro, além de conteúdos isentos sobre como começar a investir. BORAI NVESTIR.83.COM.BR fEuoo$.2•:i-o -00111(·0:l-l'I.) Ov01.••• [er

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==