Jornalistas&Cia 1453

Edição 1.452 página 22 Comunicação Corporativa n Já está de posse do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas o relatório completo da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação, que este ano contou com a participação de 213 empresas, contra 221 em 2023. Nele estão consolidados os principais indicadores setoriais de gestão, além de insights sobre tendências de mercado, formação profissional das equipes, práticas concorrenciais, impactos positivos e negativos que afetaram o negócio, perfil étnico, racial e de gênero dos colaboradores, entre outros aspectos. u Desse relatório sairá também o Ranking das Agências de Comunicação, tanto o de faturamento quanto o de número de colaboradores, bem como a projeção do faturamento global do setor e o número de empregados que hoje trabalham para as cerca de 1.200 agências que foram mapeadas pelo último Censo das Agências de Comunicação, realizado no último trimestre de 2023 pelo mesmo Instituto Corda, e financiado pelo consórcio integrado por Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Mega Brasil, Jornalistas&Cia e Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom , que organiza o Prêmio Jatobá PR.). Equipe e pautas já definidas n A equipe e as pautas do Anuário da Comunicação Corporativa já foram definidas e entraram em campo há alguns dias. A editora executiva é Adriana Teixeira, que contará, no time de repórteres convidados, com Carlos Carvalho, Cristina Vaz de Carvalho, Fernando Soares, Lena Miessva, Martha Funke, Maysa Penna, Renato Acciarto e Rosenildo Ferreira. u A publicação vai se debruçar sobre as seguintes pautas: • A trajetória de líderes negros na Comunicação Corporativa: desafios e contribuições • As concorrências em Comunicação Corporativa – Avanços, dificuldades e tendências; • A diáspora dos profissionais de comunicação, mundo afora • Brasil e a COP-30, em 2025: preparativos começam agora • RP e imprensa: relação que resiste ao tempo • RP e marketing digital: convergências e divergências • Influenciadores: valem os riscos? • Comunicação e sociedade: a potência dos projetos sociais Setenta agências confirmaram apoio ao projeto n A edição 2024 do Anuário da Comunicação Corporativa já reuniu o apoio de 70 agências de comunicação, todas elas convidadas a participar adicionalmente com um artigo assinado de uma página no caderno Mercado, que abrirá a publicação, sobre desempenho, perspectivas, mercado da comunicação e assuntos que se mostrem relevantes para a vida das empresas e o desenvolvimento setorial. u Interessados em apoiar o Anuário podem entrar em contato com a diretora de Relações Institucionais Célia Radzvilaviez, pelo e-mail celiar@megabrasil. com.br. n A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) está divulgando para o mercado esta semana o resultado de sua sondagem anual sobre o desempenho das suas associadas. E ele aponta que o segmento registrou um desempenho positivo e consistente pelo terceiro ano consecutivo. u No comunicado distribuído, informa-se que “os dados coletados revelam um panorama animador para as agências de comunicação, com 22,6% das consultadas reportando um crescimento da receita acima de 15%; 30,2% um aumento de 5% a 15%; e 13,2%, de até 5%. A sondagem ainda aponta que 34% das entrevistadas relataram estabilidade no faturamento, enquanto 23,1% sofreram uma redução de até 5%”. u A sondagem também aferiu os serviços, soluções e consultorias mais vendidos pelas agências no período e a clássica Assessoria de Imprensa foi, disparada, a líder de citações, com 75%, seguida por Gestão de Redes Sociais e Comunicação Digital (41 a 43%) e Comunicação Interna e Consultoria Estratégica em Comunicação (26%). u Daniel Bruin, presidente da Abracom, considera o resultado um testemunho de que, ano a ano, vê-se uma transformação fundamental na valorização e no reconhecimento do trabalho das agências de comunicação corporativa: “O setor tem se tornado cada vez mais estratégico, desempenhando um papel relevante na construção da reputação e da percepção das marcas junto aos stakeholders, sobretudo em um cenário de extrema complexidade do ponto de vista comunicacional que hoje conta com a desinformação, com a inteligência artificial, com influenciadores digitais, com a agenda ESG, entre outras transformações”. u Para Marcio Cavalieri, diretor de Dados e Parâmetros de Mercado da Abracom, “a ascensão do setor reflete a crescente compreensão das empresas sobre a importância da comunicação estratégica. Estamos vendo uma mudança significativa na forma como as organizações percebem e investem nessa área, reconhecendo nossa atividade como um diferencial competitivo crucial”. u Confira aqui a íntegra do Termômetro Abracom. Pesquisa Mega Brasil contou com a participação de 213 agências de comunicação Resultados com os indicadores setoriais e o Ranking das Agências de Comunicação serão publicados na edição 2024 do Anuário da Comunicação Corporativa, cujo lançamento, na versão digital, está marcado para 15 de maio Termômetro Abracom mostra terceiro ano consecutivo de crescimento das agências comunicação Sondagem anual com 53 agências, entre 8 e 29/2, mostra crescimento de lucratividade para 50,9% delas (17% com lucro superior a 15%) e aumento de receitas acima de 5% para 52,8%, na comparação entre os anos de 2023 e 2022

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