Jornalistas&Cia 1412

Edição 1.409 página 21 ESPECIAL DIA DA IMPRENSA Jornalismo Digital Também não é possível dizer onde estará a audiência daqui há um ano ou dois. A maioria dos veículos jornalísticos tradicionais (e as figuras públicas) ainda concentra sua distribuição de informação em plataformas como Twitter, cuja audiência encontra-se em franco declínio, enquanto a audiência jovem está... – você vai dizer no TikTok, mas se estiver no Reino Unido, a agência reguladora britânica Ofcom dirá que está no Instagram, enquanto, olhando o mapa global, a Meltwater dirá que ela está no YouTube. Leonardo Attuch segue a análise global: grande parte da produção primária de notícias do Brasil 247 é feita pela TV (100% das entrevistas) e depois os conteúdos são formatados para o site. Com 80% da audiência proveniente da distribuição pelo UOL no início, o Congresso em Foco hoje diminuiu essa participação para 17% e consegue mais de 40% do seu público por meio de acessos diretos. E o Poder 360, também distribuído pelo UOL, nunca teve mais de 5% de audiência vindos das redes sociais. Marcelo Rech acredita que a regulamentação das plataformas tem de acontecer e isso vai ter impacto tanto na distribuição de conteúdo quanto na monetização da produção jornalística. E, enquanto não se tem certeza do que vai acontecer sobre a regulamentação das plataformas, toda esta discussão já pode estar sendo atropelada pela inteligência artificial. “Temos de ter muita cautela porque a IA pode mudar tudo de repente”, afirma Attuch. Uma das mudanças já previstas é a formatação de busca: os veículos ainda não encontraram uma forma considerada justa comercialmente para aparecer nos buscadores e a IA já não entrega mais os links, mas um conteúdo pronto. Sim, a IA apresenta uma série de problemas, mas ela mal chegou ao mercado. Alguém se arrisca a prever como isso tudo vai estar em três anos? “Quem não está atento à IA não está entendendo o que está acontecendo”, complementa Atucch. Mas talvez a pergunta seja: alguém estará de fato entendendo o que vem por aí? No Dia da Imprensa, parabenizamos os profissionais que levam informação confiável e acessível para a população. Esse é o trabalho que preserva a democracia e constrói uma sociedade forte e consciente.

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