Jornalistas&Cia 1412

Edição 1.409 página 23 ESPECIAL DIA DA IMPRENSA Jornalismo Digital Conquistando o nicho Agência iNFRA Há seis anos no mercado, a Agência iNFRA, dos sócios Dimmi Amora e Leila Coimbra, já se consolida como referência na cobertura especializada do setor de infraestrutura. É um nicho, mas com características mais abrangentes: infraestrutura é um setor multisetorial, se assim se pode dizer. Ambos jornalistas nascidos e criados nas redações da grande imprensa, Amora e Coimbra sabem que algumas coisas no processo jornalístico são indiferentes à plataforma utilizada: qualidade de apuração, ética, fontes, entre outras. Mas também têm clareza do que o jornalismo tradicional precisa deixar para trás para poder enfrentar o mundo digital. “Uma delas é a forte hierarquia das redações” afirma Amora. “São muitos estágios entre o estagiário e o editor-chefe, muitas posições de comando intermediando a operação”. Para ele, as funções intermediárias precisam voltar para a produção. Afinal, são jornalistas experientes, talentosos, ou seja, mais preparados para fazer boas reportagens, mas que estão sobrecarregados de funções administrativas. A adaptação da linguagem ao público já não é mais ponto de discussão. Na Agência iNFRA, o público mais tradicional é atendido com uma abordagem também mais tradicional dos assuntos, mas sempre com informação muito especializada, aprofundada e inédita. “Estamos numa floresta comunicacional que tem de tudo, inclusive erva-daninha”, afirma Amora. “Os veículos têm de saber muito bem para quem estão falando. A interação com o público, nesse sentido, é essencial. Eu e minha sócia é que fazemos essa sondagem, tomamos o pulso do público continuamente”. Com essa experiência, ele dá uma pista para quem pretende empreender no jornalismo digital: “Você tem de entender o que o público está procurando e não está recebendo. Depois, saber como atender a essa necessidade e então procurar o modelo de negócio que vai viabilizar o produto. Não importa o modelo, importa viabilizar o produto”. Os principais produtos da Agência iNFRA são a newsletter com duas edições diárias e os alertas por WhatsApp. Ambos distribuídos por assinaturas corporativas e conteúdo exclusivo. Já o portal traz, no máximo, 30% do que é produzido e com uma abordagem menos aprofundada, mais adequada ao público em geral. Na Agência iNFRA, as assinaturas sustentam 90% do negócio. Por isso os sócios estão pensando em como reduzir essa dependência para algo em torno de 50%, buscando maior equilíbrio para o planejamento estratégico. Para isso, deverão investir na melhoria de sua estrutura comercial. Mas desde já têm bastante claro que não pretendem investir em parcerias com as plataformas, porque, na opinião de Amora, isso fragilizaria o controle do veículo. “Se você depender da intermediação das plataformas, você está na mão delas e isso pode até matar o negócio. Eu, particularmente, acho que esse é um risco que ninguém deve correr”, conclui. 3 Cases Dimmi Amora No Dia da Imprensa, o presente que mais gostamos: Acesse o QR Code e confira dados relevantes sobre a imprensa nacional e internacional no estudo que organizamos especialmente para o Dia da Imprensa.

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