Jornalistas&Cia 1429

Edição 1.429 página 19 alguma empresa ou entidade com fins lucrativos. Talvez seja a estratégia de RP mais copiada – e nunca igualada – do mercado de comunicação brasileiro. No final dos anos 1960 e durante a década de 1970, no auge da ditadura militar, a pauta política era praticamente inexistente na imprensa. E mesmo as demais editorias trabalhavam sob o controle rígido da censura. Muitas empresas de grande porte passaram a publicar seus próprios veículos noticiosos, em geral revistas, para levantar temas de seu interesse, com destaque para o setor automotivo. Nosso editor, Eduardo Ribeiro, que também é diretor da Mega Brasil, da Jornalistas Editora e do Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), lembra que a atividade cresceu tanto que, em 1969, o jornalista Carlos Chaparro fundou com Gaudêncio Torquato a Proal, primeira empresa no Brasil especializada na produção de publicações empresariais. A Proal chegou a editar mais de 50 publicações empresariais Idealizadas e produzidas por jornalistas, e todas tinham o objetivo de fazer, nas empresas, “o mesmo bom jornalismo que era praticado nas redações”, nas palavras do próprio Chaparro. É da mesma época a Unipress, dirigida por Alaor Barbosa e Reginaldo Finotti, também muito focada nas publicações empresariais. A atividade já denotava tanta importância que em outubro de 1967, antes mesmo de surgirem as agências especializadas, foi criada a Associação Brasileira de Editores de Revistas e Jornais de Empresa (Aberje), hoje Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. “Temos uma escola de comunicação corporativa, estendendo esse conceito também às relações públicas, fortemente apoiada em conteúdo, mas um conteúdo substantivo, quase jornalístico”, diz Ribeiro. Segundo ele, o predomínio dos jornalistas na atividade fez com que se tornasse comum a aplicação de conceitos e técnicas do jornalismo no planejamento e ações das organizações. O que ficou − e é, ainda hoje – muito claro no segmento de publicações empresariais. Eduardo Ribeiro Informação segura também salva vidas Pfizer: há 70 anos trabalhando por grandes avanços que mudam as vidas dos brasileiros. PP-UNP-BRA-3264 Na Pfizer, estamos comprometidos com a transformação do mundo. Com ciência de ponta, inovamos para melhorar a saúde das pessoas. Mas o nosso compromisso vai além dos avanços na medicina. Acreditamos que a disseminação de informações seguras e confiáveis também salva vidas. Por isso, queremos reconhecer o trabalho de todos os comunicadores que se dedicam a essa missão, seja nas redações ou dentro das corporações. Parabéns, Jornalistas &Cia, por fortalecer a voz dos comunicadores de todo o País. Com transparência, profissionalismo, protagonismo. É uma honra fazer parte desses 28 anos de história! Para saber mais sobre as nossas iniciativas institucionais, acesse o QR Code ao lado. Gaudêncio Torquato

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==