Jornalistas&Cia 1430

Edição 1.430 - 4 a 10 de outubro de 2023 Teresa Navarro deixa a Agência Estado após 18 anos. Márcio Rodrigues assume interinamente como editor-chefe (pág. 13) E mais... n O repórter Valmir Salaro deixará a TV Globo no final de 2023, após 31 anos de casa. A decisão foi tomada em comum acordo, e Salaro poderá participar de projeto específicos de jornalismo da emissora a partir de 2024. As informações são do F5 (Folha de S.Paulo). u Salaro foi por mais de 20 anos repórter especial do Fantástico, função que exerceu até agora. Cobriu principalmente assuntos policias e foi responsável por reportagens de crimes que chocaram o Brasil. Foi o primeiro repórter a revelar o caso Escola Base, sobre abuso sexual de crianças em uma escola, em 1994. Os donos da escola foram acusados e foram duramente execrados pela mídia e pela opinião pública na época, mas posteriormente ficou provado que eles eram inocentes. u Em 2022, a Globo lançou o documentário Escola Base – Um repórter enfrenta o passado, no qual Salaro reencontrou os envolvidos no caso e pediu desculpas pelos erros cometidos na cobertura. “O estrago tinha sido feito. Com isso, aprendi uma lição: desconfiar sempre da versão policial e não embarcar em um ponto de vista sem uma investigação própria tratando-se de um assunto tão grave”, afirmou Salaro, em depoimento ao Memória Globo. u “Tinha o interesse de dar o furo jornalístico, porque era uma informação importante no interesse da sociedade, mas eu poderia ter esperado um pouco mais”, contou o jornalista. No dia seguinte, antes de colocar a matéria no ar, eu cheguei até a ir à escola. Só que eles não me atenderam. Eu deveria ter insistido até eu conseguir uma palavra deles, para dar o direito de eles se defenderem de uma acusação tão grave como aquela”. n Começa nesta quinta-feira (5/10), e vai até 19/10, o segundo turno da eleição dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. Em sua oitava edição, a premiação promovida por este Jornalistas&Cia, em parceria com o Portal dos Jornalistas, classificou 122 jornalistas e 72 veículos entre os finalistas. u Eles concorrem a partir de agora a um lugar entre os TOP 50 +Admirados Jornalistas e os TOP 3 +Admirados nas categorias destinadas às publicações − Agência de Notícias, Canal Digital, Jornal, Podcast, Programa de Rádio, Revista, Site e Programa de TV. u Um dos destaques desta primeira fase foi o elevado número de profissionais e veículos indicados: 600 jornalistas e 562 publicações, somadas as oito categorias temáticas. u “Dentre os prêmios da série +Admirados, o de Economia, Negócios e Finanças é o que tem maior tempo de estrada”, lembra Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia e idealizador do projeto. “E é interessante notar que, embora nomes consagrados e reconhecidos sempre estejam entre os finalistas e vencedores, o índice de renovação é estimulante, mostrando que o jornalismo especializado, sobretudo desse universo editorial, cresce e se fortalece ano a ano, sempre revelando novos talentos”. u No segundo turno, que está começando nesta quinta-feira e vai até 19 de outubro, os eleitores poderão escolher os profissionais e veículos de sua preferência, do 1º ao 5º lugar. Cada posição renderá uma pontuação para o selecionado, sendo 100 pontos para o 1º colocado, 80 para o 2º, 65 para o 3º, 55 para o 4º e 50 pontos para o 5º indicado. A partir da somatória dos pontos serão definidos os homenageados na cerimônia de premiação, marcada para 27 de novembro, em almoço no Hotel Renaissance, em São Paulo. u Além dos TOP 50 Profissionais Brasil e dos TOP 3 Veículos, que receberão os certificados da premiação nas diversas categorias, também serão conhecidos durante a cerimônia os dez profissionais com maior pontuação, e, entre eles, o Pódio Brasil, com os três mais votados do certame. Também serão revelados os veículos campeões das demais categorias temáticas. u Esta edição da eleição dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças conta com os patrocínios de BTG Pactual, Deloitte, Gerdau, Grupo Nexcom e Telefônica | Vivo, apoios de Press Manager e Portal dos Jornalistas, e apoio Institucional do IBRI. Empresas interessadas em associarem suas marcas à iniciativa podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (11-99244-6655 e [email protected]). u Confira a relação dos finalistas, em ordem alfabética, na página 3. Com 600 jornalistas indicados e 122 classificados, +Admirados de Economia, Negócios e Finanças define finalistas Valmir Salaro deixará a Globo no final do ano Valmir Salaro

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Edição 1.430 página 3 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio Adriana Cotias (Valor Econômico) Adriana Fernandes (O Estado de S. Paulo) Adriana Mattos (Valor Econômico) Alexa Salomão (Folha de S.Paulo) Alexandre Calais (O Estado de S. Paulo) Alexandre Versignassi (Você S/A) Aline Bronzati (Agência Estado) Altamiro Silva Junior (Agência Estado) Aluísio Alves (Inteligência Financeira) Ana Estela de Sousa Pinto (Folha de S.Paulo) Ana Paula Dahlke (Economia SC) Anderson Figo (InfoMoney) André Catto (G1) André Marinho (Agência Estado) André Roncaglia (Freelancer) Andreia Sadi (GloboNews/G1) Antonio Temóteo (Exame) Artur Nicoceli (G1) Beto Silva (IstoÉ Dinheiro) Bruna Miato (G1) Bruno Rosa (O Globo) Carlo Cauti (BMC& News) Carlos Alberto Sardenberg (CBN) Carlos Sambrana (NeoFeed) Celso Masson (IstoÉ Dinheiro) Celso Ming (O Estado de S. Paulo) Cida Damasco (Nova Brasil FM) Cleide Silva (O Estado de S. Paulo) Cris Almeida (Valor Investe) Cristiane Barbieri (Agência Estado) Cristina Serra (ICL) Daniel Giussani (Exame) Daniel Rocha (E-investidor) Daniela Lima (GloboNews) Débora Oliveira (CNN) Denise Campos de Toledo (TV Gazeta) Edna Simão (Valor Econômico) Eduardo Laguna (Agência Estado) Eduardo Moreira (ICL) Eduardo Puccioni (Agência Estado) Erick Matheus Nery (Faria Lima Journal) Fabiana Ortega Vasconcelos (InvestNews) Fábio Pupo (Folha de S.Paulo) Felipe Frazão (O Estado de S. Paulo) Felipe Nascimento (BM&C News) Fernando Nakagawa (CNN) Flavia Oliveira (GloboNews/O Globo/CBN) Gabriel Araujo (Reuters) Jornalistas

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Edição 1.430 página 5 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio Gabriel Medina (TC) Gabriel Monteiro (BM&C News) Geraldo Samor (Brazil Journal) Giane Guerra (RBS) Guilherme Amado (Metrópoles) Gustavo Brigatto (Startups) Helenice Laguardia (O Tempo) Hugo Cilo (IstoÈ Dinheiro) Isabela Bolzani (G1) Ivan Martínez-Vargas (O Globo) Ivo Ribeiro (Valor Econômico) Janaína Ribeiro (InvestNews) Jasmine Olga (Você S/A) Jennefer Andrade (O Estado de S. Paulo) Joana Cunha (Folha de S.Paulo) José Paulo Kupfer (UOL/Poder360) Júlia Lewgoy (Valor Investe) Julia Moura (Folha de S.Paulo) Juliana Machado (TC) Juliana Rosa (Grupo Bandeirantes) Juliana Schincariol (Valor Econômico) Karina Souza (Exame) Karina Trevizan (InvestNews) Katherine Rivas (Ex-Infomoney) Lara Rizério (InfoMoney) Larissa Alves (BandNews) Larissa Garcia (Valor Econômico) Leonardo Levatti (TC Mover) Letycia Cardoso (O Globo) Lu Aiko Otta (Valor Econômico) Lucas Agrela (O Estado de S. Paulo) Lucas Amorim (Exame) Lucas Sampaio (InfoMoney) Luciana Rodrigues (O Globo) Luciano Costa (TC) Luís Artur Nogueira (IstoÉ Dinheiro) Luís Nassif (Jornal GGN) Luiza Lanza (E-Investidor) Mara Bianchetti (Diário do Comércio - MG) Marcelo Sakate (Bloomberg Línea) Maria Fernanda Delmas (Valor Econômico) Maria Luiza Filgueiras (Pipeline/Valor Econômico) Marina Filipe (Exame) Marli Olmos (Valor Econômico) Marta Sfredo (Zero Hora) Matheus Piovesana (Agência Estado) Mauro Zafalon (Folha de S.Paulo) Miriam Leitao (O Globo/GloboNews) Jornalistas

Siga a Gerdau nas redes sociais: É com muito orgulho que a Gerdau chega ao Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, levando um aço infinitamente reciclável e de baixa pegada de carbono como solução para modernização do Autódromo de Interlagos. Em parceria com a etapa brasileira da principal categoria do automobilismo mundial, a maior empresa brasileira produtora de aço une tecnologia e sustentabilidade, colocando o Brasil na pole position. TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NA POLE POSITION.

Edição 1.430 página 7 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio Natalia Viri (Exame) Paula Moraes (BM&C News) Paulo Gratão (PEGN) Pedro Arbex (Brasil Journal) Pedro Gil (Veja) Peter Frontini (Reuters) Raphael Martins (G1) Raquel Brandão (Exame) Renan Dantas (Money Times) Ricardo Bonfim (Valor Econômico) Roberta Garcia (ICL) Rodrigo Loureiro (NeoFeed) Simone Kafruni (TC Mover) Talita Nascimento (O Estado de S. Paulo) Tássia Kastner (Você S/A) Teresa Navarro (Agência Estado) Thaís Barcellos (Agência Estado) Thais Carrança (BBC News) Thaís Heredia (CNN) Toni Sciarreta (Valor Econômico) Valéria Bretas (E-Investidor) Vicente Nunes (Correio Braziliense) Victor Aguiar (REDD Intelligence) Vinicius Custódio (TC) Vitor Azevedo (InfoMoney) Wesley Santana (InfoMoney) Agência Brasil Agência Estado Agência O Globo Bloomberg Línea Folha Press Reuters Valor PRO BM&C News CNN Brasil E-investidor (O Estado de S. Paulo) Exame G1/Economia ICL Mercado e Investimentos InfoMoney TC News UOL/Economia Valor Investe Jornalistas Agência Canal Digital

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Edição 1.430 página 9 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio Correio Braziliense Diário do Comércio (MG) Folha de S.Paulo O Estado de S. Paulo O Globo O Tempo Valor Econômico Zero Hora BM&C Talks Cenário Base (TC News) De Dono para Dono Do Zero Ao Topo (Infomoney) Educação Financeira (G1) Market Makers Minuto Invest (Exame) Olá, Investidor (TC News) Papo de Dinheiro (BM&C News) Acerto de Contas (Rádio Gaúcha) CBN Brasil CBN Dinheiro Gaúcha Atualidade (Rádio Gaúcha) Jornal Bandnews Nacional (BandNews FM) Jornal da CBN Manhã TC News (TC Rádio) Me Poupe 89 (89FM) Minuto Touro de Ouro (Jovem Pan) Mundo Corporativo, com Milton Jung (CBN) Almoço de Negócios (TC News) BM&C Closing BM&C News CNN Mercado (CNN) CNN Prime Time (CNN) Estúdio I (GloboNews) Mercado BandNews (Bandnews TV) Míriam Leitão Entrevista (GloboNews) PEGN (TV Globo) Jornal Podcast Programa de rádio Programa de TV

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Edição 1.430 página 11 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio Capital Aberto Época Negócios Exame Forbes Fórum IstoÉ Dinheiro Pequenas Empresas & Grandes Negócios Você S/A BM&C News Brazil Journal Diário do Comércio (MG) E-investidor (O Estado de S. Paulo) Exame.com G1/Economia InfoMoney InvestNews NeoFeed UOL/Economia Valor Invest Revista Site

Edição 1.430 página 12 Últimas n Karla Mendes ([email protected]), repórter investigativa do site Mongabay no Brasil, acaba de ser eleita para a diretoria da Society of Environmental Journalists (SEJ), nos Estados Unidos. É a primeira vez que o Brasil e a América Latina têm assento na diretoria da SEJ, referência para o jornalismo ambiental no mundo, fundada há 33 anos. Karla foi a mais votada entre os 13 candidatos − cinco foram eleitos − e sua missão é justamente ajudar a expandir essa instituição internacionalmente. Em toda a história da SEJ, apenas uma filipina e um canadense haviam sido eleitos para a diretoria da instituição. Junto com Karla, que também é bolsista da Rainforest Investigations Network do Pulitzer Center e da Oxford Climate Journalism Network do Reuters Institute, foi eleita uma canadense para o mandato da diretoria de 2023 a 2026. u Após trabalhar como repórter de economia por dez anos (O Globo, O Estado de S. Paulo, Expansión, Correio Braziliense, Estado de Minas e S&P Global Market Intelligence), Karla fez a transição para o jornalismo ambiental em 2017, através de uma bolsa de reportagem que ganhou da SEJ, que resultou em uma série de matérias na Amazônia para a Thomson Reuters Foundation (TRF), junto com um jornalista canadense. Logo depois, ela se tornou correspondente sobre questões ambientais e fundiárias para a Thomson Reuters Foundation (TRF), onde trabalhou até dezembro de 2018. Em julho de 2019, Karla foi a primeira brasileira contratada pelo Mongabay, site de notícias dos Estados Unidos focado em meio ambiente e comunidades tradicionais. u Ao longo de sua carreira, Karla ganhou prêmios internacionais e nacionais. Este ano, recebeu o Prêmio SEAL de Jornalismo Ambiental 2022 por seu “poderoso trabalho cobrindo a contínua invasão de corporações globais em terras indígenas na Amazônia”. Em 2022, ficou em segundo lugar no prêmio da SEJ por excelência em investigação jornalística por uma reportagem que revelou como o óleo de palma “sustentável” provocou desmatamento e contaminação da água na Amazônia. Também em 2022, a mesma investigação obteve o 3º lugar no Fetisov Journalism Awards. u Em 2020, Karla ganhou o primeiro lugar da SEJ Awards por um projeto com Max Baring sobre os Guardiões da Floresta do Maranhão, publicado pela TRF. O documentário também foi premiado pelo Tulum WE Film Festival em 2022, pelo Colorado Environmental Film Festival em 2020 e recebeu menção honrosa no Festival de Cinema de Direitos Humanos de Nápoles em 2019. u Entre 2017 e 2018, Karla ganhou três prêmios de jornalismo nacionais com a série de matérias investigativas Perigo nos Rios, sobre roubo de carga nos rios da Amazônia, publicada no jornal O Estado de S. Paulo. n A organização do Troféu Mulher Imprensa realizou em 28/9 a cerimônia de premiação da 17ª edição do prêmio, no Teatro CIEE, em São Paulo. No evento, Renata Lo Prete, apresentadora da TV Globo, recebeu o prêmio de Contribuição ao Jornalismo. u Em seu discurso, Renata falou sobre seus 38 anos de carreira no jornalismo e sobre a vida pessoal, valorizando o apoio que recebeu dos pais Bruna e Salvador e sobre como a educação foi importante para lhe abrir portas ao longo dos anos. Também destacou a importância do Troféu Mulher Imprensa na valorização do trabalho das mulheres no jornalismo. u Renata Lo Prete entra para o seleto grupo de jornalistas que receberam o prêmio de Contribuição ao Jornalismo, ao lado de Alice Maria, Marília Gabriela, Mônica Waldvogel, Glória Maria, Miriam Leitão, Joyce Pascowitch, Astrid Fontenelle, Patrícia Campos Mello, Vera Magalhães, Sônia Bridi e Zileide Silva. Renata Lo Prete recebe prêmio de Contribuição ao Jornalismo do Troféu Mulher Imprensa Karla Mendes é primeira brasileira eleita para a diretoria da Society of Environmental Journalists (SEJ) Renata Lo Prete Karla Mendes Fabio Nascimento

Edição 1.430 página 13 conitnuação - Últimas n Eduardo Mack, ex-Globo News, com 35 anos de experiência no jornalismo, assinou contrato com o Climate Change Channel (C3 TV) como diretor de Parcerias Estratégicas e Conteúdo. O canal, criado pelos meteorologistas Ana Lúcia Frony e Carlos Magno do Nascimento, é o primeiro da TV por assinatura inteiramente dedicado às mudanças climáticas. u Mack foi editor Internacional da GloboNews e gerente Institucional da TV Globo. Trabalhou também em TV Manchete, Jornal do Brasil, BBC World Service (Londres), Ernst&Young e Cisco Systems. Foi diretor de Programação do The Weather Channel para a América Latina, gerenciando conteúdos sobre a Amazônia, poluição do ar e preservação da água. Eduardo Mack assina com o Climate Change Channel n Teresa Navarro encerrou no final de setembro uma jornada de 18 anos na Agência Estado, os últimos oito como editora-chefe, e após uma saída amigável já tem planos traçados para o início de uma carreira acadêmica e de maior envolvimento em projetos sociais. Esposa e mãe de jornalistas, sabe que mesmo fisicamente longe das redações será praticamente impossível parar de respirar o jornalismo, que corre em suas veias há mais de 30 anos. u Nesse processo de transição, ela conseguiu um tempinho para um pingue-pongue com este J&Cia, para falar de seus planos, de seu legado e, claro, de jornalismo. Jornalistas&Cia − Sua saída da Agência Estado, após 18 anos, os últimos oito como editora-chefe, fecha um ciclo profissional profícuo. O que pesou na decisão? Teresa Navarro – Eu sou movida a mudanças e acredito que sem elas não crescemos. Como você lembrou, foram 18 anos de uma trajetória muito bonita na Agência Estado, de realizações, mas chega um momento que precisamos ir atrás dos sonhos pessoais. J&Cia – Como está se dando o processo de transição e quem a sucede no cargo? Teresa – A transição foi muito tranquila. Manifestei meu desejo de sair em abril e mais fortemente em junho. Portanto, tudo foi pensado com calma e pude, inclusive, indicar meu sucessor. No meu lugar estará, interinamente, um jornalista brilhante, Márcio Rodrigues, que entende profundamente de mercado financeiro e saberá fazer a gestão da redação da AE com muita competência. J&Cia – Seus planos para os próximos anos, pelo que comentou, passam ao largo das redações, onde atuou por mais de 30 anos. Quais os novos caminhos que pretende trilhar e como pensa viabilizá-los? Teresa – Pretendo ir para o mundo acadêmico. Desde 2016, quando fiz meu MBA administrativo, tenho me interessado muito pelo tema Inteligência Artificial e seus impactos na sociedade e no jornalismo. Acredito que aprofundar os estudos sobre IA e debater soluções para mitigar a intoxicação de uma parte da sociedade será muito gratificante para mim. Fiz contato com amigas(os) em Londres e Nova York, onde as discussões sobre esse tema estão mais adiantadas, para me orientarem. Em 2024, tenho planos de fazer cursos e preparar minha tese. Se tudo der certo, inicio meu mestrado em 2025. Também quero me dedicar mais ao trabalho social, que já faço timidamente, e colaborar mais no conselho da Fundação Julita, uma ONG voltada à educação na periferia. J&Cia – Desde que você começou na Agência e, depois, no período em que assumiu a liderança editorial da empresa, quais transformações destacaria, seja em termos tecnológicos, de checagem de informações, de linguagem, de jornadas de trabalho e outras? Teresa – Entrei na AE como repórter. A então editora-chefe, Rosa Dalcin, me perguntou se eu estava mesmo disposta a ir para a rua fazer tempo real. Eu vinha de revista e antes tinha permanecido 11 anos na Gazeta Mercantil, de onde saí como editora executiva. Nos dois lugares estava acostumada a dedicar longos dias para apuração, leituras e pesquisas antes de escrever uma matéria. Ou seja, seria algo totalmente novo para mim e era exatamente o que eu queria. Minha sorte é que em 2005, quando entrei na AE, o tempo real não era bem “real”. Diferentemente de hoje, quando os piscas e cobres são passados no mesmo momento em que a fonte está falando, naquela época primeiro fazíamos a entrevista, depois ligávamos para a redação Teresa Navarro deixa a Agência Estado após 18 anos. Márcio Rodrigues assume interinamente como editor-chefe Teresa Navarro e os prêmios da Agência Estado, a maioria deste J&Cia

Edição 1.430 página 14 conitnuação - Últimas e passámos piscas e texto. O que já era uma evolução, porque o texto era feito no momento da ligação, ninguém escrevia antes. Tenho amigas na AE que chegaram a passar piscas e texto do orelhão. Hoje o desafio é a automação de notícias. A grande revolução tecnológica começa a acontecer tanto no auxílio ao trabalho dos jornalistas como deve evoluir para direcionar melhor a entrega do noticiário para os diferentes públicos do Broadcast. Os avanços não foram apenas tecnológicos. O tempo real virou instantâneo e a equipe vem entregando muito mais conteúdo qualificado, com análises, furos e bastidores. Foram criados terminais de política, agronegócio e energia, além do crescimento do terminal financeiro. Na cobertura de mercado financeiro foram introduzidos vários conteúdos novos, que norteiam as decisões dos leitores. J&Cia – Quais coberturas foram marcantes e que você destacaria como das mais importantes sob a sua liderança nesse período? E que diferenciais foram decisivos nelas? Teresa – As coberturas de eleições sempre são um desafio, especialmente nos últimos anos, com o surgimento da polarização e do discurso de ódio. Sempre nos pautamos pelo cuidado na apuração, na checagem dos fatos e pela isenção. J&Cia – Hoje um dos assuntos que avançam no ecossistema do jornalismo é a questão da diversidade e da equidade. Como você analisa esse tema e como hoje ele é trabalhado na Agência? Há planos, metas, nessa direção? Teresa – A redação da AE é pautada pela diversidade. Temos várias mulheres no comando e mesmo com a minha saída ainda teremos três mulheres poderosas: Cristina Canas, editora executiva de São Paulo; Silvia Araújo, editora executiva de Brasília; e Mônica Ciarelli, no comando da sucursal do Rio. Mas ainda há muito por fazer e nesta direção o Curso de Focas (porta de entrada para jovens jornalistas) se pauta pela busca de diversidade de gênero, raça e regionalidade. Recentemente, o Grupo Estado fez uma parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares para criação de um curso de jornalismo voltado para pessoas pretas, pardas e de baixa renda. J&Cia – Qual a sensação nessa sua despedida da Agência e, de certo modo, das redações? Teresa – A sensação é de missão cumprida. Tive muita sorte por ter trabalhado em várias redações com jornalistas muito melhores e mais experientes que eu, com quem pude aprender os princípios éticos do jornalismo. J&Cia – Esposa de jornalista (que aliás conheceu em redação) e mãe de jornalista, não será muito fácil ficar fora do alcance das discussões em torno do jornalismo. Será também uma forma de continuar na atividade, é isso mesmo? Teresa – Você acertou em cheio. Não conseguirei ficar fora das discussões do jornalismo. Na década de 1980, quando decidi ser jornalista, vivíamos o fim de um período muito sombrio na história do Brasil, sob a ditadura militar. Minha escolha da profissão foi pautada por esse cenário, porque eu acreditava que seria uma forma de contribuir com a sociedade por meio da informação correta e crítica. Agora não é diferente: acredito que o jornalismo tem e continuará tendo um papel fundamental no combate às fake news. São os jornalistas, com sua capacidade de apurar a verdade e expor as múltiplas visões, que podem contribuir com o conhecimento diverso e inclusivo. A sociedade precisa de conhecimento de qualidade para que o mundo não corra o risco de retorno das ditaduras. E quero fazer parte deste debate. Tenho certeza que os jornalistas de casa, meu marido Mauro e meu filho Pedro, junto com minha filha economista Marina, vão me ajudar muito nesse novo percurso. Teresa (de roupa escura, ao centro), com a equipe da Agência Estado

Edição 1.430 página 15 n O abaixo-assinado liderado por este J&Cia e pelo Portal dos Jornalistas pleiteando que o Bulevar do Rádio, em São Paulo, homenageie, além dos 100 anos de rádio no Brasil, também a memória do padre-cientista Roberto Landell de Moura, que inventou o rádio, ultrapassou 800 adesões na última terça-feira (3/10). u Tão logo chegue à milésima assinatura, o documento será encaminhado às autoridades e instituições que estão à frente do projeto, dando conta da justiça de se unirem em torno dele essas duas justas homenagens, que contribuirão para engrandecer o rádio, a ciência brasileira e a cidade de São Paulo. u O documento continua aberto a adesões e pode ser assinado neste link. Nacionais Abaixo-assinado por homenagem a Landell de Moura no Bulevar do Rádio ultrapassa 800 assinaturas Branded Content Ideias & Cia Por Thyago Mathias, diretor-geral LLYC Brasil A indústria de mineração é parte intrínseca do tecido econômico e social da América Latina há séculos. No entanto, o novo estudo da LLYC Uma segunda chance para a mineração na América Latina: elementos para reivindicar sua história lança luz sobre a percepção pública desse setor na região. Este estudo utilizou técnicas de Big Data e Inteligência Artificial para analisar mais de 1,4 milhão de menções em meios digitais, com o objetivo de entender como a mineração é percebida em dez países latino- -americanos. Os resultados revelam que 50% do público latino-americano associa a mineração a atividades ilegais. Isso desafia as empresas de mineração a reconstruírem a confiança pública, demonstrando compromisso com práticas responsáveis. Com 35% das conversas negativas, 5% positivas e 68% neutras, o Brasil concentra 0,5% da conversa sobre mineração e as discussões focam em segurança em minas e o papel da mineração na economia. Esse estudo da LLYC exemplifica como a análise de dados e a Inteligência Artificial estão sendo utilizadas para oferecer insights sobre a percepção pública e os desafios de reputação que as empresas enfrentam atualmente. Nós, como uma consultoria especializada, e com ampla atuação no setor mineiro do Brasil, estamos sempre buscando as melhores soluções em comunicação para nossos clientes e anunciamos uma parceria estratégica importante com a Ferreira Rocha. A empresa dirigida por Delfim Rocha é uma consultoria especializada em gestão socioambiental, avaliação de novos negócios e processos de licenciamento ambiental, que atua diretamente de Belo Horizonte. Nesta quinta-feira (5/10), estarei pessoalmente no lançamento dessa parceria em BH para estreitar ainda mais nossos laços, divulgar esse novo estudo e prever possibilidades que o impacto positivo dessa parceria possa trazer para a sociedade como um todo. Uso de Big Data traz mais assertividade na avaliação de stakeholders em setores críticos HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.430 página 16 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Berço de Martin Luther King e do movimento Black Lives Matter (#BLM), os EUA continuam decepcionando na cobertura de imprensa sobre pessoas negras, como revelou uma nova pesquisa do Pew Research Center. Quase dois terços dos adultos negros (63%) entrevistados dizem que as notícias são frequentemente mais negativas do que matérias sobre outros grupos raciais e étnicos, enquanto 28% não percebem diferença. Apenas 7% acham que é mais positiva. O think tank ouviu 5 mil pessoas negras, que demonstraram pouca esperança em uma mudança no cenário:14% acreditam nisso e 38% acham que nada vai mudar em um futuro próximo. Pode ser por falta de diversidade racial nas redações? Esse é um dos motivos, mas não o único nem o principal, na visão dos entrevistados: 36% disseram achar que a baixa inclusão contribui para uma cobertura racista ou insensível. Entretanto, cerca de metade (51%) culpou a agenda dos meios de comunicação, enquanto 45% acham que os jornalistas estão mal informados sobre a realidade de pessoas negras. E 37% apontam a velocidade do ciclo de produção de notícias como responsável. A diversidade racial na chefia das redações norte-americanas nem é das piores, como registrou o levantamento anual do Instituto Reuters, que mostrou aumento de líderes não brancos, de 20% em 2022 para 33% este ano. No Brasil não há nenhum. Mas nos EUA, essa representação não inclui apenas negros. Também fazem parte da conta do Reuters os chefes asiáticos e hispânicos. Embora não se possa afirmar que a ausência de pessoas negras interfira na forma como os assuntos são tratados, especialistas são unânimes em Frustração e pessimismo: pesquisa sobre representação de negros na imprensa dos EUA mostra o longo caminho a percorrer afirmar que a diversidade leva a uma cobertura mais equilibrada e abrangente. A pesquisa do Pew Center capturou essa impressão, com 57% dizendo acreditar que o noticiário cobre apenas determinados segmentos das comunidades negras, em comparação com apenas 9% que não têm a mesma percepção. Metade acha a cobertura incompleta, enquanto apenas 9% pensam o contrário. E 43% reclamaram de estereótipos, muito mais do que os 11% que afirmam não encontrá-los nas notícias sobre pessoas negras. Cerca de quatro em cada dez (39%) dizem encontrar reportagens interpretadas como racistas ou insensíveis com muita frequência, e outros 41% dizem as encontram às vezes. Um aspecto importante do estudo é que os sentimentos foram parecidos em todos os grupos de negros pesquisados, independentemente da idade, do gênero e até da inclinação política, o que nos EUA costuma determinar opiniões bem diversas entre republicanos e democratas. A frustração com a forma como negros são representados na mídia não está restrita a pessoas que integram grupos sociais ou econômicos marginalizados, mais suscetíveis a estereótipos ou vivendo em áreas com mais violência. A pesquisa mostrou o oposto. Aproximadamente dois terços dos negros americanos com ensino superior dizem que as notícias que veem ou ouvem sobre pessoas negras abrangem apenas determinados segmentos dessas comunidades, contra 49% daqueles com nível de escolaridade abaixo do ensino médio. E três quartos dos que têm renda mais elevada (75%) afirmam que são representados na imprensa de forma mais negativa do que outros grupos raciais e étnicos, contra 57% daqueles com renda mais baixa que pensam o mesmo. O relatório do Pew Research Center lembrou que em 1967 a Comissão Kerner, criada pelo então presidente Lyndon Johnson para investigar as causas dos distúrbios urbanos que tomaram conta do país, foi dura sobre o papel dos meios de comunicação em relação aos negros. O tratamento da imprensa foi considerado sensacionalista, impreciso e injusto, orientado pela perspectiva dos homens brancos e incentivando a divisão. Em 56 anos a situação certamente melhorou. Mas não como a comunidade negra gostaria que tivesse melhorado − nos EUA e possivelmente em muitos outros países, incluindo o Brasil. Generative AI Adobe Stock nº 598964781

Edição 1.430 página 17 conitnuação - MediaTalks Khashoggi, cinco anos − Os cinco anos do assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi, em 2/10, estão sendo marcados por protestos de entidades de liberdade de imprensa e direitos humanos devido à impunidade, apesar das evidências de que ele foi morto pelo Estado. Colunista do Washington Post, Khashoggi foi capturado dentro da Embaixada saudita em Istambul, durante um compromisso agendado para tratar da documentação do casamento com sua companheira, a ativista turca Hatice Cengiz. Ele foi torturado e morto. Organizações como a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a Anistia Internacional condenam a falta de responsabilização dos que ordenaram e comandaram a operação que resultou na morte, ainda que o príncipe herdeiro que comanda a Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman, ter admitido que ela foi “um erro, doloroso”. Milei vs. CNN − Depois de comprar briga com jornalistas e veículos de imprensa locais, Javier Milei, candidato favorito à Presidência da Argentina, estendeu os conflitos para os EUA, ao desmarcar em cima da hora uma entrevista com um renomado apresentador da CNN Internacional. Milei, que adotou um discurso agressivo e ameaçador contra o jornalismo, concedeu há duas semanas uma entrevista ao polêmico apresentador americano Tucker Carlson, ex-extrela da rede Fox News que agora tem um programa solo no Twitter. A mesma sorte não teve Fernando del Rincón, que viajou para a Argentina com sua equipe para entrevistar os políticos que concorrem à Presidência, incluindo o candidato Javier Milei, mas o encontro com o favorito nas pesquisas acabou “misteriosamente” cancelado na véspera. Fotografia criativa − O Festival de Artes Visuais de Siena divulgou as fotos vencedoras de um de seus concursos, o Prêmio de Fotografia Criativa, reconhecendo visões originais e artísticas que expressem sentimentos por meio de imagens resultantes de qualquer técnica, ou uma combinação delas, sem limites. Os fotógrafos usam abordagens inovadoras para subverter as expectativas do espectador, revelando “verdades ocultas” do mundo em fotos em múltiplas camadas, cores fortes e imagens desfocadas criando instantâneos oníricos. Profissionais de 133 países concorreram na edição do prêmio de fotografia deste ano em nove categorias, duas delas dedicadas à natureza. Há registros de cavalos, como a foto vencedora, de autoria da espanhola Lurdes Santander, aves, cães e até morcegos assustados, enquanto as paisagens lembram pinturas dos grandes mestres da arte. Twitter condenado − A União Europeia emitiu duras críticas a Elon Musk após um relatório qualificar o Twitter (agora chamado de X) como a plataforma com maior proporção de desinformação entre as principais redes sociais. O anúncio veio em resposta à gestão do bilionário, que tem evitado se pronunciar sobre o tema diante de reguladores desde que o bloco passou a Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês), que responsabiliza empresas de tecnologia a combater fake news. O discurso avalia os primeiros resultados do que será a base do Código de Conduta contra Desinformação, criado a partir de um conjunto de práticas para empresas que se comprometem a enfrentar notícias falsas, e que passará a ser obrigatório para todo o setor. Morte no México − A violência contra jornalistas no México fez mais uma vítima: o repórter de polícia Jesús Gutierrez Vergara morreu em 25/9 depois de ser baleado quando conversava com policiais no estado de Sonora, um dos recordistas em crimes no país. Assim como a maioria dos jornalistas agredidos e assassinados no México, Vergara cobria assuntos policiais em seu portal de notícias, o Notiface Prensa Digital, e fazia transmissões ao vivo. No ataque, um policial também morreu. O local onde o crime ocorreu fica perto da fronteira com o estado americano do Arizona e é conhecido pela violência associada ao crime organizado. Esta semana em MediaTalks Lurdes Santander / Creative Photo Awards − Festival de Siena

Edição 1.430 página 18 Comunicação Corporativa n Kelly Marques, funcionária de carreira com quase 26 anos de Sabesp, é a nova superintendente de Comunicação da empresa, função que assumiu em setembro, sucedendo a Fábio Toreta, que ali esteve por pouco mais de quatro anos e meio. Anteriormente, foi por quase oito anos e meio gerente de engajamento e outros 14 anos e meio gestora de comunicação. E mais... n Aline Torre, ex-Parada POP e Light Hair Professional, integrou-se ao time da A4&Holofote, para atuar com marketing digital e influência. n Ana Paula Ulir está de cargo novo na Siemens. Foi promovida de especialista em comunicação corporativa a head de engajamento dos funcionários e também de mídia social e marca. n Daniela Valverde partiu para os EUA. Assume agora em outubro uma nova posição como gerente global sênior de Comunicações de Sustentabilidade na sede da Coca-Cola, em Atlanta, Georgia. Ela esteve por dois anos e nove meses à frente da comunicação da companhia para o Cone Sul (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai). Também já foi de Heineken e Burson-Marsteller. Bahia n Sérgio Melo, analista sênior de sustentabilidade, ESG, relacionamento com comunidades e comunicação, deixou em junho a Concessionária Bahia Norte (CBNorte), após quase cinco anos de casa. Em suas experiências anteriores, passou por Pnud Brasil, CNPq e Cidade do Saber – Instituto Professor Raimundo Pinheiro, neste último por quase seis anos. Internacional Daniela Valverde vai para a Coca-Cola em Atlanta Daniela Valverde Sérgio Melo Erick Boccia Marcelle Santana de Paula Caroline Carvalho Victor Hipólito Minas Gerais n Erick Boccia despediu-se agora em outubro da JeffreyGroup, em que atuou por dois anos e meio como gerente sênior, para liderar a comunicação de marketing da Ubyfol – Uby Agroquímica, que tem sede em Uberaba, também no cargo de gerente. Erick atuou por seis anos e meio na Toyota. n Marcelle Santana de Paula deixou em julho a MRV&CO,, após quase dois anos e meio de casa, período em que exerceu a função de analista de branding e marketing sênior. Suas jornadas anteriores incluem passagens por Stellantis, Hypofarma e Toshiba America. Rio de Janeiro n Caroline Carvalho, diretora comercial e de assessoria de imprensa, despediu-se da Foca na Rede, em que esteve por pouco mais de quatro anos e meio, até agosto, para ser a CEO da recém- -criada Impacto Comunicação. n Victor Hipólito concluiu período de estágio na Agência A+ e começou em julho como analista de mídias sociais na Road, empresa que atua no segmento publicitário. São Paulo Kelly Marques assume a Superintendência de Comunicação da Sabesp Kelly Marques Aline Torre Ana Paula Ulir

Edição 1.430 página 19 conitnuação - Comunicação Corporativa n Anna Beatriz Gregorio, ex- -Growth, RPMA e CDN, que esteve por um ano e três meses na InPress Porter Novelli, até agosto, atendendo a Signify e Gallo, seguiu para a Loures como analista sênior e ali passou a integrar o time de atendimento da Mondelez, à frente da comunicação das marcas Lacta, Milka, Bis e Tang. n Carla Gouveia está de volta à Ketchum, agência em que havia atuado entre 2020 e 2021. Regressou em agosto na função de gerente de atendimento para P&G Beauty (Latam). Entre essas duas passagens, foi cofundadora e estrategista da agência Rito, tendo ali passado quase dois anos e meio. n Carolina Giachini Matricardi entra outubro de trabalho novo, como coordenadora de comunicação corporativa na Eurofarma. Vem de pouco mais de três anos e meio no mesmo cargo na Creditas (para Brasil, México e Espanha). n Felipe César Pereira dos Santos, especialista sênior, deixou a FSB Comunicação, em que esteve por pouco mais de dois anos, até agosto, e logo depois foi contratado como especialista sênior pela Thermomatic do Brasil. Ele também já esteve em CDN, GPeS | Health Branding and Business e Santa Casa de Misericórdia n Guilherme Donati está deixou a Kimberly-Clark, em que esteve por três anos, até junho, na função de especialista em comunicação, e rumou logo na sequência para a Suzano, contratado no cargo de consultor. Ele também foi da Texto Comunicação, por quase seis anos e meio. n Hugo Politi Pacífico deixou a Eurofarma em agosto, após um ano atuando como coordenador de comunicação. Anteriormente, passou pelos hospitais A.C. Camargo e São Camilo e também esteve no marketing da Amil. n Karina Tosin, diretora global de Insigths, deixou a Alpargatas, em que estava há quase cinco anos, para assumir, em julho, a função de líder de consumer insights & analytics para América Latina na Kimberly-Clark. Ela também já esteve, por dois anos, na Avon. n Lívia Farias deixou em julho a Nova PR, agência em que estava há um ano e nove meses, em sua segunda passagem. Ela também já foi da Deal Comunicações e da Máquina CW. n Mariana Lanfranchi Pedrozo, assessora sênior, despediu-se do Grupo Rái, onde esteve por dois anos, até março, e começou em junho na Motim, em atendimento remoto, na mesma função. Anna Beatriz Gregorio Carla Gouveia Carolina Giachini Matricardi Felipe César Guilherme Donati Hugo Politi Pacífico Karina Tosin Lívia Farias Mariana Lanfranchi Pedrozo

Edição 1.430 página 20 conitnuação - Comunicação Corporativa n Mariana Melo, ex-IBM e Marelli, que esteve por último como analista sênior na Pepsico pelo período de um ano e três meses, começou em setembro como especialista em comunicação e marketing na Decathlon. n Miriam Macedo, analista de comunicação, deixou a Guarantiguetá Saneamento, em que esteve por sete anos e meio, até julho, transferindo-se na sequência para a Spat Saneamento, em Suzano, no cargo de supervisora. n Olivia Tanahara, superintendente/head de marketing, comunicação e experiência do cliente, deixou em agosto a Tendências Consultoria Integrada, em que esteve por um ano e oito meses. Em jornadas anteriores, passou por G&A Comunicação, Interpublic Group e Basf. n Priscila Moreira, consultora sênior, deixou a InPress Porter Novelli em agosto, após um ano de casa, e voltou a atuar como consultora independente. Ela foi anteriormente, por dois anos e três meses, da comunicação do Instituto Vencer o Câncer. n Raíssa Moraes, analista de marketing de influência, despediu-se em agosto da Ketchum, onde atuou por quase três anos, e foi para a Belliz Company, na função de analista sênior. Ela também já esteve, por quase dois anos e meio, na MSL Brasil. Mariana Melo Miriam Macedo Olivia Tanahara Priscila Moreira n Regina Araújo Carapeto, diretora de contas e líder de comunicações financeiras para a América Latina, despediu-se da Edelman após quase sete anos e meio de casa e começou novo ciclo na área corporativa, como executiva de comunicação externa do Nubank. n Sammy Eduardo da Rocha, analista sênior, deixou a Associação Comercial de São Paulo, em que atuou por pouco mais de dois anos, até junho, e está de volta às redações, como repórter da IstoÉ Dinheiro.. Ele também já esteve na agência XCOM e no jornal DCI. n Tarcila Zonaro, que foi por mais de quatro anos da A4Holofote, agência em que era coordenadora e que deixou em fevereiro passado, está desde então como assessora sênior na Fato Relevante. n Vanessa Assis, executiva de contas na Race Comunicação, deixou a agência há algumas semanas, após cinco anos de casa. Em licença-maternidade n Paula Barcellos, sócia-diretora da FSB Comunicação em São Paulo, na agência desde março de 2011. Raíssa Moraes Regina Araújo Carapeto Sammy Eduardo da Rocha Tarcila Zonaro Vanessa Assis Paula Barcellos

Edição 1.430 página 21 conitnuação - Comunicação Corporativa Pelo mercado n A Camélia Comunicação, dirigida por Thaís Germano, lançou recentemente o projeto Jurema, negócio dedicado às pesquisas de opinião e de mercado, além de estudos com foco em impacto social, que terá como líder científico Marcus Vinícius Bomfim. n A Vianews concluiu e está colocando à disposição do mercado, em formato de e-book, o estudo Um ano de 5G no Brasil: avanços, desafios e o papel da comunicação. Entre os temas abordados estão análises e dados sobre o atual status do 5G no Brasil e na América Latina e uma nova pesquisa relacionada à cobertura da mídia sobre o assunto. Clique aqui para acessar o relatório completo. n O Coletivo Weber Shandwick, que no Brasil é integrado pelas agências Weber Shandwick, United Minds, Current Global, dna, Cappuccino, IPG PR e Powell Tate, produziu um estudo mundial denominado Lacunas da comunicação sobre a doença de Alzheimer nas mulheres, que investigou aspectos negligenciados da saúde da mulher no universo da comunicação, nas conversas em mídias sociais, na política e na sociedade em geral. O levantamento, realizado em países de Europa, Ásia e América Latina, marca o lançamento de uma disciplina global da agência com foco na Saúde da Mulher, que tem por objetivo avançar no debate sobre o tema, a partir do envolvimento de todo o ecossistema de comunicação corporativa, o que inclui marcas, engajamento de stakeholders, criação de campanhas, cultura organizacional e comunicação interna, inovação digital e assuntos públicos/advocacy. u Outras informações com Ana Sniesko (11-98627-0933 e as [email protected]) ou Antonio Alves (11-970402054 e aalves@). n A Dupla Comunicação, de Recife, fundada e dirigida por Antônio Tiné e Michele Cruz, está celebrando 15 anos de mercado e um faturamento que, em 2022, chegou aos R$ 2 milhões. A agência, que espera fechar 2023 com 20% de crescimento, conta atualmente com 30 clientes fixos e 30 funcionários diretos. A campanha sobre os 15 anos tem como personagem a artesã Cida Lima, conterrânea de Belo Jardim, agreste pernambucano, conhecida principalmente pelas cabeças de barro. O mote faz conexão de sua trajetória com o artesanato local. Antônio Tiné e Michele Cruz Thais Germano Marcus Vinícius Bomfim n A RPMA Comunicação anuncia uma dupla conquista: Hidrovias do Brasil, do segmento de logística, com foco no transporte hidroviário na América do Sul, e Fundação Dorina Nowill para cegos, organização do Terceiro Setor. u A conta da Hidrovias do Brasil está sob direção de Fernanda Amorim e gerência de Andrea Natali (e-mail geral: hidrovias dobrasil@rpmacomunicacao. com.br). u Já a conta da Fundação Dorina Nowill para Cegos ficará sob os cuidados da diretora Soraia Ascari, com gerência de Francini Pizzutto (e-mail geral: fundacaodorina@ rpmacomunicacao.com.br). E mais... n Outra com novidades é a SP4, que conquistou a conta do Village Itaparica, novo complexo de férias e turismo da Bahia, localizado onde funcionava o antigo Club Med. O empreendimento, que está sendo criado dentro do modelo de multipropriedade, contará com 443 apartamentos de veraneio, beach club e shopping a céu aberto. O atendimento será liderado por Sueli Campo. n A Agência A+ também celebra novo cliente, a Klini Saúde, operadora de que atua no mercado carioca com rede própria, que inclui 11 hospitais, sete centros médicos e laboratórios. No atendimento, Adriana Hercowitz, com coordenação de Larissa Haddock Lobo e gerência de Ana Carolina Hildebrandt. n Outra agência com reforço em carteira é a Press Services, que registra o retorno da conta da Metalfrio Solutions; e a conquista da Cinefilme, no segmento de entretenimento. No atendimento à Metalfrio estão Gustavo Nallin (gustavo.nallin@presscomunica. com.br) e Luciana Faustine (lu ciana@). Na Cinefilm, a equipe é composta por Marco Dabus (marco@), Márcia Campos (marcia@) e Luciana Audine (luciana@). Ambas as contas são lideradas pela diretora geral Célia Romano (celia@). Dança das contas RPMA conquista contas de Hidrovias do Brasil e Fundação Dorina Nowill Padre Landell de Moura Assine aqui o abaixo assinado pleiteando a inclusão do nome dele no Bulevar do Rádio, que a Prefeitura de São Paulo vai construir na região da Av. Paulista

Edição 1.430 página 22 conitnuação - Comunicação Corporativa n Cynthia Provedel e Viviane Mansi lançaram na última semana o livro Emoção & Comunicação – Reflexões para humanização das relações no trabalho, que aborda as emoções no contexto das empresas como um ponto de partida para que se possa reconhecer a existência delas no ambiente de trabalho e seus possíveis desdobramentos nas relações, no agir comunicacional e no diálogo. u Em depoimento para o site da Aberje, Viviane dá o tom da obra: “Não é um livro de autoajuda, de psicologia, ou de neurociências. É um livro escrito pelas lentes da comunicação para ajustar o que até outro dia chamávamos de relações produtivas para algo que, para nós, faz mais sentido: relações proveitosas. Para as pessoas e para as empresas”. u Cynthia lembrou que “as emoções fazem parte da realidade do nosso dia a dia e estamos, de alguma forma, acostumados à presença delas. Porém, reconhecê-las é uma habilidade que nem todos nós temos, mas que podemos desenvolver e que terá um impacto importante na nossa forma de agir e de nos comunicar”. u Cynthia é consultora e professora da ESPM e da Aberje e Viviane é diretora de ESG e Comunicação para América Latina e Caribe da Toyota. Ambas são formadas em Comunicação e ambas têm mestrado na Faculdade Cásper Líbero, além de dividirem o interesse pelo espaço do humano nas organizações. Lançamento Cynthia Provedel e Viviane Mansi lançam Emoção & Comunicação Cynthia Provedel Viviane Mansi EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Jornalismo da Paz é quando editores e repórteres fazem escolhas que melhoram as perspectivas de paz. Essas escolhas, incluindo como enquadrar histórias e escolher cuidadosamente quais palavras são usadas, criam uma atmosfera propícia e que apoiam iniciativas de paz e os pacificadores, sem comprometer os princípios básicos do bom jornalismo. The Peace Journalism é a publicação semestral do Center for Global Peace Journalism, que a Rede JP passou a integrar. A edição atual traz como destaque uma reportagem de duas páginas sobre a Rede JP. Confira! Rede JP integra o Center for Global Peace Journalism

Edição 1.430 página 23 AUTO Patrocínio n Depois de 14 anos na Comunicação da Volkswagen do Brasil, Fernando Campoi começou em 2/10 na Volkswagen of America, em Chattanooga, no Tennessee. Ele assumiu a vaga de gerente sênior de Comunicação Digital na equipe da diretora de Comunicação Brianna Barker e do CCO Cameron Batten. u “Não foi nada fácil me despedir desse time maravilhoso, ainda mais depois de uma despedida tão calorosa e emocionante que montaram para mim”, lembrou o executivo em sua página no Linkedin. “Ganhei um vídeo que me tocou muito, com depoimentos lindos, uma camisa assinada por esse dream team da Comunicação da VW e uma camisa autografada pelos jogadores do meu querido São Paulo Futebol Clube, campeão da Copa do Brasil 2023”. u Contratado em setembro de 2009 pela Volkswagen, após passagens por Ford, Mercedes- -Benz e Basf, Fernando vinha ocupando o cargo de gerente Executivo de Imprensa Produto, Comunicação Digital, Eventos e Heritage. u Sua mudança para os Estados Unidos, anunciada em agosto, fez parte de uma reorganização dentro das marcas do Grupo Volkswagen no Brasil, que incluiu a transferência de Claudio Rawicz, até então diretor de Marketing e Comunicação da Audi, para ocupar a vaga de Campoi na Volkswagen. E mais... n Após dois anos atuando como repórter da revista e site Autoesporte, Emily Nery deixou a publicação e se mudou para Londres, onde começou um mestrado em Jornalismo Internacional pela University os London. Ela já havia passado anteriormente pelo Jornal do Carro e pela própria Autoesporte, como estagiária. Fernando Campoi assume a Comunicação Digital da Volkswagen nos EUA Fernando Campoi n Foi forte a comoção entre jornalistas do setor automotivo pela morte do ex-piloto Bird Clemente, aos 85 anos, em 1º de outubro. Além de sua habilidade nas pistas, Bird colaborou em várias oportunidades com publicações do setor, entre elas a revista Quatro Rodas. Em 2017, na celebração dos 50 anos de carreira de Fernando Calmon, ele foi um dos entrevistados no vídeo em homenageou o jornalista. Confira! n Erick Boccia, que nos últimos dois anos e meio vinha cuidando do atendimento da BMW na Jeffrey Group e que atuou por dez anos no atendimento à Toyota, assumiu como gerente de Comunicação e Marketing da Uby Agro. Confira mais detalhes em Comunicação Corporativa, na página 18. n A Nissan está com inscrições abertas para seu programa de estágio. Serão 88 vagas, inclusive para a área de Comunicação Corporativa, para atuar em um dos quatro escritórios da empresa (Rio de Janeiro, São Paulo, Jundiaí e São José dos Pinhais) e na fábrica de Resende. Nesta edição, 80% das vagas serão destinadas a jovens talentos provenientes de grupos minoritários. Confira! n A Sompo Seguros lançou o SompoCast, videocast produzido em parceria com o UOL e apresentado por Gloria Vanique (ex-TV Globo e CNN Brasil). A atração tem como objetivo debater tendências e perspectivas do mercado de seguros, além de temas relacionados a diferentes segmentos da economia, governança e gerenciamento de riscos. O primeiro episódio já está disponível nos principais tocadores de podcast e no portal UOL. n A Webmotors anunciou a chegada de Natalia Spigai (ex-99, IBM e UOL) como nova CMO (Chief Marketing Officer) da companhia. Emily Nery Bird Clemente e a esposa, Maria Luiza, na festa em celebração aos 50 anos de carreira de Fernando Calmon Gloria Vanique

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