Jornalistas&Cia 1382

Edição 1.382 - 26 de outubro a 2 de novembro de 2022 n Entidades de apoio ao jornalismo e à democracia, e jornalistas de todo o Brasil, publicaram na última segunda-feira (24/10) notas posicionando-se contra a proliferação de fake news na reta final da campanha eleitoral. u Em comum, as duas notas criticama postura da JovemPan, que na semana passada sofreu uma série de sanções impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O órgão considerou que, além de tratar os presidenciáveis de forma desigual, a emissora também estaria reproduzindo desinformações e notícias falsas contra o ex-presidente e candidato pelo PT, Luís Inácio Lula da Silva. A decisão do TSE baseou-se na legislação brasileira, que prevê que candidatos não podemser tratados de forma desigual por empresas comconcessão pública, como é o caso da Jovem Pan. u Nas redes sociais e nos bastidores, a emissora e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro vêm denunciando o caso como se fosse censura, o que incomodou entidades historicamente reconhecidas por lutaremcontra esse tipo de situação. “Lamentamos que, neste momento, esse conceito esteja sendo usado de forma tão deturpada por veículos de comunicação, principalmente concessionários públicos, na tentativa de levaremà frente uma espécie de vitimismo tacanho e obterem licença para continuarem a mentir, difamar e avariar os pilares do regime democrático”, afirma artigo assinado por 13 entidades da sociedade civil. No mesmo dia, jornalistas de todo o Brasil publicaram um manifesto em apoio ao trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a proliferação de fake news na campanha eleitoral. O documento, aberto para receber novas adesões online, faz menção aos inúmeros ataques que a imprensa sofreu ao longo domandato do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), além da polêmica envolvendo a Jovem Pan. u “Repudiamos toda e qualquer forma de censura e não admitimos que a liberdade de expressão seja distorcida para permitir a prevalência de mentiras na campanha eleitoral ”, destaca trecho do manifesto. “Também vemos com apreensão que concessões públicas de rádio e TV sejam usadas em favor de uma candidatura. Por isso apoiamos o esforço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para coibir a interferência danosa das fake news nas eleições, respeitados os limites da Constituição e da lei”. n Circulará nesta quinta-feira (27/10) uma edição especial de J&Cia com o resultado votação dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O certame conta com patrocínio de BTG Pactual, Deloitte, Gerdau, GrupoNexcom e Telefônica | Vivo, apoio de LATAM, Portal dos Jornalistas e Press Manager, além do apoio institucional do IBRI. Aguarde! u E vai até 3/11 o primeiro turno de votação para a edição de estreia do Prêmio +Admirados da Imprensa de Tecnologia. Vote aqui! Entidades sobem o tom contra a Jovem Pan. Jornalistas lançam manifesto em apoio à democracia, ao TSE e à chapa Lula-Alckmin +Admirados da Economia serão conhecidos nesta quinta-feira (27/10) Por causa do feriado de Finados, na próxima semana J&Cia circulará excepcionalmente na quinta-feira (3/10)

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Edição 1.382 página 3 Últimas n O Intercept Brasil anunciou em 21/10 que conseguiu arrecadar os R$ 500 mil necessários para evitar seu fechamento imediato. Mas pede ajuda para aumentar em500 o número de apoiadores mensais, como objetivo de evitar que novamente corra o risco de fechar. Cecília Olliveira, cofundadora do site e uma das pessoas que o liderará nesta nova etapa, ao lado de Andrew Fishman, publicou no Twitter que a meta foi atingida graças ao apoio de 6.687 pessoas. u “Fizemos história! Nossa comunidade se juntou para levantar R$ 500mil em 7 dias. O Intercept continua!”, publicou o site. “Agora temos 72 horas para chegar a 10 mil apoiadores mensais para garantir que jamais vamos correr esse risco novamente. Só faltam 500 pessoas!”. Veja como apoiar. Novo editor-chefe n Flávio VM Costa, um dos vencedores do Prêmio Vladimir Herzog deste ano, na categoria Produção Jornalística em Multimídia, é o novo editor-chefe do The Intercept Brasil. Em quase 20 anos de carreira, é o primeiro negro a ocupar esse cargo na entidade. u Baiano, Flávio estudou em escolas públicas de Salvador e formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, sendo o primeiro membro de sua família a concluir o ensino superior. Antes de fazer parte do time do Intercept Brasil, dirigia o núcleo de jornalismo investigativo no UOL, área que ele mesmo criou. Também teve passagens por veículos como Correio e A Tarde, além de já ter atuado na produção de documentários investigativos. Intercept Brasil atinge meta e busca aumento de apoiadores mensais Flávio VM Costa

Edição 1.382 página 4 conitnuação - Últimas n O cinegrafista Rogério de Paula foi agredido no domingo (23/10), enquanto cobria a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson. De Paula e o repórter Carlos Miranda estavam na frente da residência de Jefferson, no município de Comendador Levy Gasparian, interior do Rio, para a cobertura do mandato de prisão da Polícia Federal contra o ex-parlamentar, que, armado, resistiu à prisão por oito horas. u Conforme as afirmações de uma filha da vítima ao jornal O Globo, pessoas presentes no local hostilizaram os dois profissionais, que decidiram se afastar da casa de Jefferson. Nesse momento, Rogério foi atacado e atingido na cabeça, na região em que passou por uma cirurgia neurológica recentemente. Teve uma convulsão na hora e foi levado para o hospital N. Sra. da Conceição, na cidade de Três Rios, tambémno Rio. O laudo foi de traumatismo superficial e ele passou a noite em observação na UTI. u A câmera do cinegrafista estava ligada e registrou a violência. As imagens mostram o agressor, que se aproxima gritando, empurra outro cinegrafista e atinge Rogério pelas costas. Quando ele cai no chão, a câmera para de gravar. O caso foi registrado na 108ª Delegacia de Polícia de Três Rios, que ouviu o depoimento das testemunhas. u Um apoiador de Jefferson, Diogo Lincoln Resende, foi identificado como o agressor. Resende era chefe de um gabinete na Câmara de Três Rios. Ele se apresentou na delegacia na segunda-feira (24/10), foi ouvido e liberado sem pagar fiança, porque, segundo a polícia, não houve prisão em flagrante. Após a repercussão do caso, foi exonerado. u De Paula trabalha na InterTV Serramar, afiliada Globo para 32 municípios da Região Serrana e do Noroeste Fluminense. Ele recebeu alta na segunda-feira e no dia seguinte fez exame de corpo de delito no IML da mesma cidade. Rogério de Paula agredido na cobertura da prisão de Roberto Jefferson Diogo Lincoln Resende Rogério de Paula O planeta, as empresas e o jornalismo vão parar para acompanhar a conferência do clima no Egito E o MediaTalks, como fez na COP26, vai analisar a cobertura da imprensa, as tendências e os impactos que o evento trará para a sociedade. Diretamente de Londres, com a participação de correspondentes brasileiros no exterior, mostrando as diferentes realidades. E mais o depoimento de executivos e empresários sobre como o mundo corporativo está se preparando para esse novo tempo. Fechamento Editorial e Comercial: 14 de novembro Entrega das artes: 18 de novembro Circulação 27 de novembro Especial Informações: Vinícius Ribeiro [email protected] e 11-99244-6655

Edição 1.382 página 5 Nacionais n O juiz Henrique Dada Paiva, da 8ª Vara Cível do Foro Central Cível de São Paulo, negou pedido de indenização contra o Projeto Comprova em ação movida por Otávio Oscar Fakhoury, presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). u Fakhoury solicitava a condenação dos veículos e da organização ao pagamento de indenizaçãopor danosmorais, retratação e direito de resposta em razão de uma verificação de fatos de agosto do ano passado, publicada pelo projeto. u No julgamento, o magistrado relembrou a proteção constitucional que a liberdade de expressão recebe no País. Ele avaliou que, nesse caso, tais princípios foram respeitados. Fakhoury ainda pode recorrer. n O Instituto Prensa y Sociedad (IPYS) realizará de 9 a 21/11 a décima edição da Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo (Colpin 2022), no Hotel Hilton emCopacabana no Rio de Janeiro. O evento reunirá mais de 50 palestrantes de cerca de 15 países da região. O foco temático será “cobertura de suas cidades e seus temas”. u A conferência terá mesas-redondas, discursos e workshops sobre jornalismo investigativo. A ideia é que profissionais do setor e interessados no tema troquem experiências de modo a criar e integrar uma comunidade internacional de jornalistas investigativos. Durante o evento, será entregue o Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo. Mais informações e inscrições aqui. conitnuação - Últimas n Susana Naspolini morreu nessa terça-feira (25/10), aos 49 anos, de câncer. Estava internada em um hospital em São Paulo desde março deste ano, para tratamento. Enfrentava o câncer pela quinta vez. Sobre suas experiências, publicou dois livros, Eu escolho ser feliz e Terapia com Deus. u Catarinense de Criciúma, cursou Jornalismo em Florianópolis na UFSC. Mudou-se para o Rio quando obteve uma vaga no curso de teatro do Tablado, para tentar a carreira de atriz. Em 2002, foi contratada temporariamente como repórter da GloboNews e não mais deixou o grupo Globo. Passou ainda pelo canal Futura, pela produção da Editoria Rio, da TV Globo, e pela equipe de reportagem dos telejornais Bom Dia Rio e RJTV. u A carreira dela decolou quando foi escalada para o quadro RJ Móvel, do RJ 1ª Edição, de jornalismo comunitário. Nas regiões em que o poder público não resolvia os problemas da população, Naspolini ia conferir as reclamações, cobrava das autoridades, e voltava para ver os resultados, sempre de maneira divertida e bem-humorada. A enorme empatia com o povo nas ruas fez dela uma das jornalistas mais populares do Rio. Os apresentadores de todos os telejornais da Globo no Rio deram a notícia com emoção. Susana Naspolini O adeus a Susana Naspolini Justiça nega pedido de indenização de Oscar Fakhoury contra o Projeto Comprova Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo será no Rio, de 9 a 12 de novembro

Ao assistir as apresentações dos cases , você concorre a ingressos para o 26º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que acontecerá em agosto de 2023, na Unibes Cultural, em São Paulo. Serão sorteados seis ingressos ao longo do evento. Acesse o site, confira a programação e faça a sua inscrição!!! Link de acesso: https://bit.ly/3gmxo51 Vem aí, o Mega Brasil Benchmarking 2022, com o tema central “Ações empresariais e impactos sociais”.

Edição 1.382 página 7 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Houve um tempo em que sediar grandes eventos era garantia de publicidade favorável sobre o país, com potencial de gerar negócios e impulsionar o turismo. Mas não é o que está acontecendo com a Copa do Mundo no Catar e a COP27 no Egito. Ambos irão acontecer empaíses notórios por atos de censura, cerceamento da liberdade de expressão e perseguições a dissidentes ou a quem não se alinha aos princípios religiosos, sobretudo mulheres. E ocorrem em uma época em que tais práticas não são mais toleradas. Nas semanas que antecedem as aberturas do campeonato de futebol e da conferência do clima, preocupações sobre restrições ao trabalho da imprensa, riscos para torcedores e obstáculos a manifestações disputam espaço com conversas sobre as seleções favoritas e o futuro do planeta. A Copa do Catar já começou diferente, marcada para novembro para fugir do calor do meio do ano. Denúncias sobre trabalho escravo para construção de estádios podem ter motivado alguns itens do regulamento divulgado pelo governo do Catar para o trabalho da imprensa. Essa é a opinião da Repórteres Sem Fronteiras, que na semana passada fez uma nota condenando exigências consideradas uma “forma engenhosa” de o governo do Catar desencorajar os jornalistas a fazerem reportagens fora dos estádios. O pacote proíbe fotos e filmagens em “propriedades residenciais, empresas privadas e áreas industriais”, o que para a RSF é uma tentativa de bloquear a cobertura sobre alojamentos dos operários. Quem teve a ideia de brigar para levar a Copa doMundo para o país talvez esteja arrependido, pois as proibições não impedirão matérias negativas. Podem no máximo dificultar imagens. E podem ainda virar crise maior, caso alguma imagem seja veiculada e o autor receba punição. A Federação Internacional de Jornalistas fez outra nota, pedindo garantias para o trabalho das mulheres. Torcedores também estão no alvo. Em uma entrevista à Sky News, que repercutiu em todo o mundo, o dirigente principal da Copa do Mundo do Catar garantiu que pessoas LGBTQIA+ serão respeitadas, podendo “até” ficar de mãos dadas em público. Mas informou que bêbados serão levados para um lugar especial para se recuperarem. E pediu que os torcedores desfrutemdo torneio esportivo “sem transformá-lo em plataforma de declarações políticas”. Nada mais anacrônico no universo do Copa do Mundo, COP27 e a publicidade negativa para os países-sede esporte, em que atletas usam a atenção da mídia para se posicionarem sobre causas,como o combate ao racismo. Também no Egito a COP27 promete ser diferente da edição passada do evento, emGlasgow. Há umano, a cidade escocesa foi tomada por manifestantes, que protagonizaramdemonstrações criativas e divertidas, incluindo uma passeata de jovens liderada por Greta Thunberg. Sharm el-Sheikh, onde acontecerá a conferência, é uma cidade balneária frequentada por turistas ocidentais e tem vida social intensa. Mas o regime que sufocou ativistas da Primavera Árabe é criticado pela repressão e censura. O caso mais notório é o de Abd El-Fattah, preso há sete anos por “divulgar notícias falsas”. Ele está em greve parcial de fome desde abril. O The Guardian publ icou na semana passada uma texto de autoria de Naomi Klein, que colabora com o Intercept e é professora de Justiça Climática na Universidade British Columbia, sobre a campanha que a família empreende para libertá-lo. O título é Lavagem verde de umestado policial. Ela questionou a pouca importância dada à situação do preso pela comunidade internacional que estará no Egito daqui a alguns dias. Abd El-Fattah escreve cartas semanais à família, mas na semana em que o tema era mudança climática a carta não foi entregue, mesmo não tendo mencionado o governo ou a COP27, segundo Klein. O espaço para ativistas é outro ponto controverso. Há duas semanas o Financial Times apontou que altos custos de hospedagem, dificuldades de visto e medo de expor manifestantes a riscos estariam levando algumas ONGs a limitarem atos fora da zona azul do pavilhão oficial. O espaço reúne cientistas, políticos, líderes empresariais, celebridades e ativistas para trocar ideias sobre questões climáticas importantes, mas muitos ativistas não têm acesso a ele e usam as ruas para se posicionar. Só que situação pode ser ainda pior. Na última segunda-feira (24/10), o Guardian disse ter visto um e-mail da ONU informando que o governo do Egito teria proibido eventos no pavilhão em 7 de novembro, quando os líderes mundiais estarão na conferência. Várias organizações protestarampelo fechamento do espaço cívico, medida que não ajuda em nada na busca de soluções para o problema que afeta o futuro da humanidade. Diálogo e pressão fazem parte da equação. Esses dois eventos não devem deixar saldo positivo de imagem para os países-sede, que não perceberam que mar cristalino e estádios monumentais não são suficientes para ocultar verdades incômodas e violações a direitos fundamentais.

Edição 1.382 página 8 conitnuação - MediaTalks Confira os episódios em: Jairo Marques (Folha de S.Paulo) Caê Vasconcelos (UOL) Luciana Barreto (CNN Brasil) Nayara Felizardo (The Intercept BR) Luciene Kaxinawá (Amazônia Real) Erick Mota (Regra dos Terços) Manual para a mídia − Depois de fornecer orientações sobre como a mídia estatal deve noticiar a “operação especial” na Ucrânia, o governo da Rússia fez um novo manual com narrativas oficiais sobre a lei marcial declarada nos quatro territórios ucranianos anexados pelo Kremlin, demonstrando o alto grau de organização da operação de propaganda estatal. O novo documento, assimcomo os outros, foi obtido pelo site Meduza, um dos principais veículos russos independentes. A primeira das “recomendações” é “tranquilizar o público”, ou seja, a mídia estatal deve transmitir a mensagem de que “nada de significativo mudou” para os cidadãos que vivem nas regiões dominadas pelos russos. Segundo o Meduza, o objetivo da propaganda do governo de Vladimir Putin é que a imprensa aliada ao governo trace um paralelo entre a vigência da lei marcial e o combate à Covid-19 no território russo. Jimmy Lai condenado − Jimmy Lai, o famoso magnata da mídia pró-democracia de Hong Kong, recebeu uma nova condenação nessa terça-feira (25/10) que pode estender ainda mais o seu período de detenção. Preso desde 2020, Lai é o fundador do extinto jornal Apple Daily, publicação pró-democracia famosa por suas críticas ao governo chinês editada pelo grupo Next, que foi forçado a fechar em junho do ano passado. O jornalista já cumpre pena por diversas condenações relacionadas aos protestos pró-democracia que tomaram conta de Hong Kong em 2019. Agora, um tribunal o considerou culpado de fraude por operar uma empresa de consultoria na sede do jornal. Humanos e o mar − A imagem de um surfista ‘lutando’ debaixo d’água com uma onda gigante em Teahupo’o, no Taiti, valeu o prêmio de fotografia do Oceano do Ano 2022 para o francês Ben Thouard. A foto, escolhida por unanimidade pelo júri do Ocean Photography Awards, é um exemplo da conexão dos seres humanos com o mar em um dos esportes mais populares e desafiadores do mundo. O prêmio tem uma categoria – Conexão Humana: Pessoas e Planeta Oceano – dedicada a mostrar vários momentos da interação do homemcomomar, também presentes em outras categorias do concurso. Veja as melhores imagens. Carcereiro de jornalistas − Um mês após o início dos protestos pela morte da jovem Mahsa Amini, o Irã se tornou o terceiro país que mais prende jornalistas no mundo. Segundo a ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF), a nação do Oriente Médio só fica atrás da China e de Mianmar. Ao menos 41 jornalistas já forampresos desde que as manifestações populares começaram − o que, de acordo com os dados da RSF, é um número sem precedentes nas últimas duas décadas no país. Entre os profissionais de imprensa detidos está Nilufar Hamedi, do jornal Shargh, um dos primeiros a divulgar a história de Amini. A mulher de 20 anos foi morta após ser presa por estar usando o tradicional véu (hijab) de forma considerada incorreta pela polícia da moralidade. Segunda proibição − Pela segunda vez em três meses, a fotojornalista Sanna IrshadMattoo foi impedida pelas autoridades da Índia de voar para o exterior e perdeu a chance de receber em mãos o prestigiado Prêmio Pulitzer, entregue em 20/10, em Nova York. Mattoo denunciou no Twitter que foi impedida de deixar o país por funcionários da imigração do Aeroporto Internacional Indira Gandhi, em Nova Délhi. Ela dividiu o Pulitzer de Fotografia Especial (Feature Photography) deste ano com outros três fotógrafos da Reuters, incluindo Danish Siddiqui, quemorreu emuma emboscada do Talibã, em 2021. O grupo retratou os impactos da pandemia de Covid-19 na Índia. Esta semana em MediaTalks Ben Thouard

Edição 1.382 página 9 EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação (*) Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E A entidade Save the Children na América Latina e no Caribe, com o apoio da Associação Interamericana de Imprensa e da Fundação Gabo, lança o prêmio de jornalismo Eglantyne Jebb, que busca reconhecer e promover o jornalismo que dá voz às crianças e adolescentes da região, colocando seus interesses, situações, problemas, efeitos e histórias na agenda pública. Saiba+. As últimas transformações na sociedade apontam que se faz cada vezmais necessário discutir as inter-relações entre religião, política e direitos humanos no jornalismo para a manutenção da democracia. O painel Religião, política e direitos humanos no jornalismo do Encontro de Inovações em Jornalismo da Rede JP contará coma participação de nomes como LídiaMaria de Lima, mestre em Ciências da Religião e integrante da área de Educação emDireitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog. O evento, presencial, será em São Paulo, no galpão ZL, com transmissão gratuita online. Segunda edição do Encontro de Inovações em Jornalismo da Rede JP terá como destaque abordagem sobre a religião no jornalismo Lídia Maria de Lima Save The Children na América Latina e Caribe lança prêmio de jornalismo Eglantyne Jebb Tuitão do Plínio Por Plínio Vicente (pvsilva42@ gmail.com), especial para J&Cia (*) Plínio Vicente é editor de Opinião, Economia e Mundo do diário Roraima em tempo, em Boa Vista, para onde se mudou em 1984. Foi chefe de Reportagem do Estadão e dedica-se a ensinar aos focas a arte de escrever histórias em apenas 700 caracteres, incluindo os espaços. Introvertido, de pouco falar, Mauro foi trabalhar na Prefeitura. Agente da Patrulha da Chuva, durante o inverno chuvoso, que sempre traz transtornos a moradores de baixa renda, foi socorrer uma mulher no Tangará, bairro mais distante da periferia, nascido de uma invasão. Foi só bater os olhos, um no outro, que ele e Jandira se apaixonaram. Na hora, assim do nada. Pensou: “Eu sozinho, ela sozinha...”. A rua secou, chegou com uma picape alugada para levar amoça embora. Só então descobriu: ela tinha três filhos. E agora, vai ou não vai? Foram. Hoje, comandante da patrulha, funcionário do mês, feliz da vida, nem precisou fazer nada. Viu Deus lhe dadivar com uma bela família. Que já veio pronta. Dadivar – [De dádiva + -ar2.] – Verbo transitivo direto – 1. Conceder dádiva(s) a; presentear: (..). [Pres. ind.: dadivo, dadivas, dadiva etc. Cf. dádiva.] (Aurélio). Uma família de presente jornalismoparaquem gostadeouvir RÁDIO GUARDA-CHUVA Conheça os podcasts da Umaconfrariade podcasts jornalísticos? @guardachuvapod

Saiba mais em: revistapiaui.com.br 10h 12h 14h 16h 18h CONVERSA COM O YOUTUBE: ATILA IAMARINO Entrevistadores: Patricia Muratori e Bernardo Esteves FORO DE TERESINA AO VIVO com Thais Bilenky, José Roberto de Toledo e Fernando de Barros e Silva BRANDON FELDMAN YouTube(EUA) Entrevistadores: Pedro Doria (Meio) e Ana Clara Costa (piauí ) JESSIKKA ARO Rádio Yle (Finlândia) Entrevistadoras: PatríciaC.Mello (Folha de S.Paulo) e Flavia Lima (Folha de S.Paulo) ANNA BABINETS Slidstvo(Ucrânia) Entrevistadoras: Dorrit Harazim (O Globo) e Thais Bilenky (piauí ) O JORNALISTA E O DITADOR Entrevistadores: Alana Rizzo (YouTube) e Breno Pires (piauí ) JULIA GAVARRETE El Faro (El Salvador) Entrevistadores: Ricardo Gandour (ESPM) e Consuelo Dieguez (piauí ) NICHOLAS JOHNSTON Axios (EUA) Entrevistadores: Aline Midlej (GloboNews) e José Roberto de Toledo (piauí ) ALEJANDRA INZUNZA Dromómanos(México) Entrevistadores: Bernardo Mello Franco (O Globo) e Fernando de Barros e Silva (piauí ) ADAM ELLICK The New York Times(EUA) Entrevistadores: Natuza Nery (GloboNews) e André Petry (piauí ) DOMINGO – 04/12 SÁBADO – 03/12

Edição 1.382 página 11 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Em comemoração aos 100 anos da primeira transmissão oficial de rádio no Brasil, muitos eventos, seminários e debates trouxeram as várias perspectivas do meio, seu passado, presente e futuro. Entre as obras lançadas temos 100 anos de rádio no Brasil – Na voz dos campeões do microfone, de Heródoto Barbeiro, Nilo Frateschi e Fernando Vítolo, pela editora Lafonte. Aproveitei umevento sobre o tema na Universidade Mackenzie para entrevistá-los. Nilo, commais de 40 anos de rádio, tem uma boa posição sobre a morte ou não do meio rádio: “Essa história do rádio morrer ou não morrer o Heródoto diz, com toda a propriedade, que o rádio só vai morrer no dia em que o ser humano ficar surdo. Então, enquanto tiver audição, o rádio vai continuar vivo. O podcast é um produto do rádio, não é um concorrente dele”. Curioso é que Frateschi começou em comunicação pela propaganda, na agência Thompson, em 1974. Quatro anos mais tarde, foi convidado para trabalhar no Comercial da Rádio América, com um saláriomenor. Mas, por opção e paixão, abraçou a carreira radiofônica e seguiu por praticamente toda a sua vida profissional passando por Sistema Globo, BandNews e outras emissoras do interior do Estado de São Paulo. Fernando Vítulo, embora mais jovem, juntou-se aos parceiros na empreitada do livro trazendo um novo conceito, ao permitir que os leitores ouçam as entrevistas a partir de um QR Code que leva a um site onde estão os áudios. Ele conta que iniciou sua carreira em 1998, fazendo websites e conteúdos corporativos. Entre idas e vindas, pesquisas e testes vocacionais, acabou escolhendo fazer Rádio e TV na faculdade. Lá se apaixonou pelo rádio nas aulas, pois já era músico e somou seus grandes amores. Na época, os estudantes e recém-formados só tinham as emissoras para buscar emprego, diferente da atualidade, em que produtoras, sites, portais e até audioblogs autorais são boas opções para os jovens radialistas. 100 anos de rádio em muitas vozes Depois, Fernando acaboumontando a própria empresa de produção e gestão de conteúdo. Em 2019, ele lançou canal no YouTube e em 2021, um podcast sobre empreendedorismo e comunicação. Foi por meio deles que conheceu Heródoto e depois Nilo, e dessa parceria surgiu a ideia de fazer o livro. O grande diferencial está no fato de eles terem ouvido mais de 170 profissionais, constatando suas vivências no rádio e possibi l itando que os leitores também possam ouvir essas histórias de viva voz pela web. Vale destacar que eles estão pensando já na produção de um segundo livro, ampliado com as participações de profissionais da área técnica, produtores, ouvintes etc. Ao todo, são mais de 14 horas de gravações editadas e disponibilizadas em áudio e vídeo digitais na rede. No site do projeto há uma advertência sobre o material: “Milhares de pessoas contribuíram para o sucesso do rádio no Brasil. E ainda contribuem, com o advento de novas tecnologias como o rádio no Metaverso. Seria impossível juntar todos em uma homenagem aos 100 anos de rádio no Brasil. Dentro das nossas limitações, procuramos e conseguimos contato com muita gente, a quem agradecemos, e recebemos contribuições que estão a sua disposição no livro”. Além dos depoimentos, no site podem ser encontrados uma websérie sobre os 100 anos do rádio, os jogos do Brasil nas Copas de 58, 62, 66, 70. 74, 78 e 82, e a Antologia da Sátira Brasileira, com a narração de Chico Anysio. Você pode ler e ouvir esse e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas podem ser ouvidas em formato de podcast no link. Nilo (esq.), Heródoto e Fernando

Edição 1.382 página 12 Comunicação Corporativa n Felipe Salomão acertou com a Nestlé e está se integrando ao time de relações governamentais da empresa, no cargo de gerente sênior de assuntos públicos. Deixa o Grupo Boticário, onde esteve por dez anos, em relações institucionais, e tambéma cidade de Curitiba, transferindo-se para a Capital Federal. Internacional n Gabrielle Chamiço, da Edelman, saiu e regressou à agência, num hiato de poucas semanas. Ela esteve em licença-maternidade e seu regresso, no cargo de gerente, se deu no exterior: ela está atuando desde Calgary, Alberta, no Canadá. Minas Gerais n Tayná Yasmin Pereira Vieira, que vinha atuando na Usiminas pela Link Comunicação, foi contratada em setembro pela empresa, onde já havia atuado como estagiária, agora no cargo de analista de relações institucionais pleno. Paraná n Julia Nascimento, coordenadora de comunicação e relações governamentais, deixou oGrupo Excom, onde esteve por oito anos, até agosto. Na sequência, assumiu como head do núcleo de Imprensa e Relações Públicas da V3Com. Brasília Felipe Salomão assume relações institucionais da Nestlé Felipe Salomão Gabrielle Chamiço Tayná Yasmin Pereira Vieira Julia Nascimento n Maura Peres assumiu agora em outubro a Gerência de Comunicação Brasil e Cone Sul da The Coca-Cola Company. Chega após jornada de 11 anos e sete meses na Textual, em que atendeu à própria Coca-Cola por mais de oito anos, e, no último ano, à brMalls. n Paloma Lacerda despediu-se da InPress Porter Novelli, onde esteve por seis anos e nove meses, por último como consultora de comunicação, RP emarketing da Unidade Infantil da Globo, e começou em setembro como especialista em RP e comunicação na Hurb. São Paulo n Allan Lopes, especialista em comunicação interna, deixou a Ambev, onde esteve por pouco mais de cinco anos, até maio, mesmo mês em que começou na BEES Brasil, na função de gerente de recompensas e comunicações digitais de parceiros. n Ana Zanetti despediu-se em agosto da BRF, onde esteve por 11 meses como analista de comunicação interna pleno, e na sequência iniciou nova jornada no Citi Brasil, em função semelhante. Rio de Janeiro Maura Peres começa na Coca-Cola Maura Peres Paloma Lacerda Allan Lopes Ana Zanetti

Edição 1.382 página 13 conitnuação - Comunicação Corporativa n Beatriz Scarlatti Freitas de Figueiredo, que estagiou por um ano na Vigor e por quase dois anos na SAP, iniciou em outubro sua jornada profissional como analista de marketing na Thomsom Reuters. n Bruno Badari de Almeida, analista de comunicação e sustentabilidade pleno, despediu-se da Paranapanema, onde esteve por quase seis anos, até julho, e de lá seguiu para a Siemens, como analista de comunicação corporativa pleno. n Carol Orilio, supervisora de comunicação interna, despediu-se da AACD, onde esteve por quase oito anos e meio, e começou em agosto como coordenadora de comunicaçãoemarketingna Fundação Dorina Nowill para cegos. n Eduardo Pedro Silva começou na EDP Brasil. Contratado como gestor de comunicação, responde por comunicação externa, interna, redes sociais e eventos. Antes, passou pela comunicação de GRU Airport, Embraer, Emirates, TIM e Eldorado Celulose, e pelas agências LLYC, Danthi e GBR Comunicação. n Fabrício Bernardes chegou há algumas semanas à OvoCom, na função de gerente de comunicação, mesmo cargo que exercia na FSB, onde esteve por dois anos e meio. n Gabriela Mourão de Paula começou como especialista em comunicação interna na Abastece-aí. Vem de jornada como supervisora de comunicação interna em Warner Bros. Discovery e WarnerMedia. n Giulia Degan Bechara começou como executiva sênior na Weber Shandwick, contratada para atuar na conta da HBOMax. Ela assume o novo desafio após atuar por oito meses na Ideal H+K Strategies como executiva para a conta do Spotify. n Isaac Trabuco, que foi da Plexo Arte e Mídia por pouco mais de seis anos e meio, está agora como especialista de comunicação na Vivo, para projetos da agenda ESG e outras iniciativas. Beatriz Figueiredo Bruno Badari de Almeida Carol Orilio Eduardo Pedro Silva Fabrício Bernardes Gabriela Mourão de Paula Giulia Degan Bechara Isaac Trabuco n Juliana Hasse de Rezende está de volta ao Grupo Boticário, como especialista em RP e conteúdo de O Boticário. Na passagem anterior, de oito anos e meio, atou como especialista em RP e reputação para o Grupo, em Curitiba. Saiu e passou quase um ano no Ebanx, também atuando nos temas de reputação, conteúdo e influência, inicialmente de forma presencial, em Curitiba, e nos meses finais, remotamente. n Laís Araújo despediu-se do Grupo Ambipar, onde esteve por 11 meses, até o final de junho, e começou em setembro como analista de comunicação externa na Oxiteno. Ela foi anteriormente da Agência Core. n Leandro Brasil começou como gerente de Comunicação na Helibrás. Chega após temporada de oito anos na JeffreyGroup, onde, por último, até setembro, era gerente sênior. n Lúcia Pinheiro, gerente sênior, que ficou na Diageo por quase três anos e meio, começou em outubro como consultora da RV Content. Ela foi anteriormente do Sindiveg e esteve por quase sete anos no Walmart. Juliana Rezende Laís Araújo Leandro Brasil Lúcia Pinheiro

Edição 1.382 página 14 conitnuação - Comunicação Corporativa n Mariana Bruno reforça, desde abril, a equipe da Lettera Comunicação, de Ribeirão Preto, contratada para o atendimento à concessionária Entrevias, onde já havia trabalhado. n Mateus Azevedo começou em agosto como analista de reputação e insights sênior no Burger King. Veio de uma jornada de quase dois anos na Multilaser. n Nathalia Vechio, ex-BCW e SmartPR, deixou a Warner Bros. Discovery, onde esteve por um ano e meio como gerente sênior, até setembro, e emoutubro começou na mesma função na Prime Vídeo & Amazon Studios. n Paula Muniz, atendimento sênior, deixou a Inside Out PR, onde esteve por oito meses, até agosto, e começou em seguida como analista pleno na Libbs Farmacêutica. n Roberto Lima, ex-Web Comunicação, que esteve por oito meses na Tamer, até abril, é agora do time de executivos da Vianews Hotwire. n Stela Martins, ex-Laureate e Universidade Anhembi-Morumbi, começou em agosto como supervisora de Comunicação e Marketing na Eseg – Faculdade do Grupo Etapa. n Vanessa Mayumi Yamada Almeida, que foi por quase três anos na Ideal H+K Strategies, transferiu-se em agosto para a SmartPR como executiva sênior. Entraram em licençamaternidade n Camila Holgado, gerente de contas na Edelman, emSão Paulo, na empresa desde outubro de 2020. n Renata Vaz da Costa de Almeida, diretora de conteúdo de marketing na DocuSign, na empresa desde abril de 2013. Mariana Bruno Mateus Azevedo Nathalia Vechio Paula Muniz Renata Almeida Camila Holgado Vanessa Almeida Stela Martins Roberto Lima HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.382 página 15 conitnuação - Comunicação Corporativa n A Abracom e a Knewin, que atua no segmento de soluções de monitoramento de notícias e de redes sociais para o mercado de relações públicas, vão lançar, em novembro, o Dashboard de Dados deComunicaçãoeGestão, que terá atualização semanal, monitorando portais, blogs e veículos de comunicaçãoemtemas como comunicação corporativa, gestão, políticas tributárias, LGPD, marketing, publicidade, comunicação digital, além de pesquisar notícias sobre as agências de comunicação. O projeto foi desenvolvido com exclusividade pela Knewin para a Abracom e será para uso exclusivodas agências associadas. u O pontapé inicial será um debate virtual, em 9/11, às 11h, com transmissão ao vivo e gratuita pelos canais das marcas no YouTube sobre o tema PR Analytics – Assertividade na análise de dados. Terá como convidados Marcio Cavalieri (Abracom) e Lucas Nazário (Knewin), que vão abordar a importância da coleta e análise de dados e o porquê esse é o ponto de partida para desenvolver as melhores estratégias e escolhas de canais para as necessidades de cada organização. u Vale ressaltar que o segmento das agências de comunicação, integrado por cerca de 900 agências (1.500 se considerarmos o extenso grupo de agências informais que existe no País), faturou, em 2021, segundo dados do Anuário da Comunicação Corporativa (Mega Brasil), R$ 3,71 bilhões, crescimento bruto de 23,92% e real líquido de 13,86% (considerada a inflação de 10,06% em 2020 – IPCA IBGE), em relação ao faturamento de 2020. Pelas instituições Abracom e Knewin lançarão dashboard de PR analytics para o setor de comunicação Curtas n A RPMA, dos sócios Claudia Rondon, Marcio Cavalieri e Augusto Pinto, recebeu pelo 13º ano consecutivo a certificaçãodo Great Place to Work (GPTW) de melhor empresa para se trabalhar. n Outra das agências a conquistar a ambicionada certificação foi a CDI, dirigida por Antonio Salvador Silva. n Também o Nexcom Grupo, formado por Fato Relevante e Pub, de Alcides Ferreira e Ricardo Bonatelli, entroupara ogrupodas melhores agências para se trabalhar em 2022, na mensuração do GPTW. n Alessandra Ber, head de relações com a imprensa da TIM Brasil, aceitou convite para ser mentora do projeto Mulheres Positivas, que tem a própria TIM como parceria e é integrada por centenas de empresas lideradas pela organização. E o objetivo é ampliar as possibilidades de empregabilidade das mulheres e ter cada vez mais líderes mulheres. n Gilvana Viana, CEOdas empresasMugShot e Punks S/A e produtora executiva do podcast Mano a Mano, aceitou convite da Rendah Comunicação para ser palestrante do projeto DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) da agência, para abordagem sobre o tema Empresa Antirracista. O objetivo é despertar e orientar as organizações em ações antirracistas e de acolhimento para as equipes e no relacionamento com o mercado. A iniciativacontacommentoriado Banco Itaú, pormeioda Imentoria. Informações com Roxana Varela, pelo 11-99624-0544e [email protected]. Pingos nos is – n Priscilla deCaires, que começou recentemente na Bracell, vem de uma trajetória de 11 anos na Basf e não da Bayer como mencionado na matéria. Alessandra Ber Gilvana Viana Priscilla de Caires n A Ketchumcelebra a conquista da conta da Samsung Ads, braço de publicidade da Samsung que tem comomissão conectar marcas a consumidores, em Brasil e México. Além de ser responsável pelo posicionamento da marca, a agência atuará em formato 360, incluindo planejamento estratégico, criação, amplificação de mídia, análise e inteligência de mercado, social media, produção de conteúdo e ativações de marca. u A gestão da conta ficará com Cláudia Freiesleben, diretora de contas de indústrias de Entretenimento, Transporte e Consumo, e LucianaMartins, gerente de atendimento da indústria de Entretenimento, com o suporte das áreas Estratégia, Social Media, Conteúdo, Performance, Analytics & Insights e Treinamentos, lideradas respectivamente por Laís Varella, LucianaGallão, AndréaRadovan, Rafael Lucas, Cecília Bandeira e Andréa Moraes. E mais... n Também a PUB tem cliente novo, para gestão de relacionamento com a imprensa e influenciadores digitais. É a Domno Wines, importadora do grupo Famiglia Valduga, que há mais de uma década dedica-se à importaçãode vinhos. No atendimento, Sarah Aquino, com direção da sócia AnaClaudiaCamara. Núbia Tavares é a sócia responsável pela direção de projetos integrados. n A Seven PR passou a atender à Pira, empresa de projetos especializada no mapeamento de oportunidades e dados de consumo sobre a geração Z. No atendimento, Thaiza Ribeiro, com coordenação de Tatiane Diogenes e direção de Geninha Moraes. n A Camejo também está com novo cliente emcarteira, o Clube Recreio da Juventude, de Caxias do Sul (RS), que possui atletas em competições nacionais e internacionais, representando o Brasil. No atendimento, Eliana Camejo, Keila Fumegali e Leonardo Bandeira. n A Talquimy conquistou a conta da AB Brasil, subsidiária da multinacional ABF – Associated British Foods plc, e detentora das marcas Fleischmann, Ovomaltine, Twinings, Mauri, Fleischmann Gran Finale e Jordan’s. O trabalho abrangerá relacionamento com a imprensa e influenciadores, redes sociais e conteúdo. Outras informações coma sócia-diretora Leticia Lyra pelo 11-99401-4039. Dança das contas Ketchum conquista conta da Samsung ADS de Brasil e México Otavio Guarino

Edição 1.382 página 16 AUTO TOME NOTA Estágio – n Foram anunciados os vencedores regionais do Prêmio Aberje 2022. No setor automotivo, destaque para a Volvo, que faturou três categorias na Região Sul: Memória Organizacional, com 30 anos do biarticulado Volvo; Mídia Audiovisual, com Busão dos VPs; e Mídia Digital, com @Gentevolvo. Na Região Nordeste, a Jeep venceu em Evento, com Como uma jornada exclusiva, de luxo e sofisticação, levou a Jeep a um recorde na indústria automotiva. Confira a relação completa. n O TV Auto, programa dirigido e apresentado por Paulo Brandão, com edição de Duda Godinho, estreou em 22/10 em sua primeira praça na Região Centro-Oeste. A atração, que já era transmitida para os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, chega agora também ao Mato Grosso pela TV Bandeirantes. O programa vai ao ar todos os sábados, a partir das 10 horas. n A revista Negócios da Comunicação divulgou a relação dos finalistas da oitava edição do Prêmio Especialistas, iniciativa que reconhece o conjunto da obra de jornalistas em 27 setores de atuação. Nesta edição, são duas categorias ligadas ao setor automotivo. Em Mobilidade, os indicados são Cleide Silva (Estadão), Paulo Campo Grande (Quatro Rodas) e Tarcísio Dias (Mecânica Online); e em Logísitica e Transporte concorrem Fernando Richeti (Brasil Caminhoneiro), João Geraldo (O Carreteiro) e Marli Olmos (Valor Econômico). A votação online segue aberta até 13 de novembro. n Está marcada para 28/11 a cerimônia de premiação do 24º Prêmio Abiauto. A iniciativa, promovida desde 1998 pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva, reconhece os melhores carros e motocicletas comercializados no mercado nacional pela visão de seus associados. u Integram o júri desta edição: Alex Ruffo, Amauri Yamazaki, Alexandre Campos, Ana Célia Aragão, Antonio Carlos Silva, Antônio Fraga, Bob Sharp, Caio Moraes, Carolina Vilanova, Célia Murgel, Chico Lelis, Douglas Mendonça, Edison Ragassi, Eduardo Abbas, Eduardo Godinho, Emilio Camanzi, Ernesto Zanon, FabioAmorim, Fernando Calmon, Fernando Campos, Freire Neto, Gabriel Marazzi, Gerson Borini, João Otazú, João Euclides, João Mendes, Jorge Moraes, Jorge Meditsch, Licinaira Barroso, Lucca Bassani, Marcondes Viana, Norton Luiz Ferreira, Paulo Brandão, Paulo Cruz, Ricardo Caruso, Ricardo Vasconcellos, Roberto Costa, Silvio Porto, Tarcísio Dias e Wanderley Faria. n A Aberje, em parceria com a General Motors, promove nesta quinta-feira (27/10) mais uma edição do Lab de Comunicação para Mobilidade. O tema do encontro desta vez aborda o papel da eletrificação na mobilidade sustentável, com mediação de Tião Oliveira (Jornal do Carro/ Estadão). Participam do debate Nelson Silveira, diretor de Estratégia de Comunicação da General Motors América do Sul; Silvia Barcik, especialista em Mobilidade Sustentável; James Scavone, sócio-fundador da Davinci; e Rodrigo Fioco, diretor deMarketing de Produto da Chevrolet. O encontro, presencia, será das 10h às 12h, na sede da Aberje em São Paulo (rua Amália de Noronha, 151 – 6º andar). Credenciamento com Julia Calanca (11-95867-3371). E mais... n A TSO Brasil, com o apoio da Enel X Way, promoverá em 8/11, no Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, o Dia de Imprensa do Elextric Experience 2022, evento de experimentação de veículos elétricos e híbridos. Mais informações e confirmação de presença pelo [email protected]. br ou 11-99623-7556. PELAS REDAÇÕES TV Auto estreia no Mato Grosso. Prêmio Abiauto será em 28 de novembro PELO MERCADO Lab de Comunicação para Mobilidade debate eletrificação nesta quinta-feira (27/10)

Edição 1.382 página 17 Em tempo: nesta quinta- -feira (27/10), Assis dará uma entrevista ao vivo para o Boteco APJor, da Associação Profissão Jornalista, programa online, pela plataforma StreamYard. Falará sobre sua trajetória profissional, seu começo, glórias, dificuldades, sua avaliação do jornalismo atual etc. Começa às 16h e segue até 18h/18h30. PRECIO SIDADES do Por Assis Ângelo Acervo ASSIS ÂNGELO Os primeiros bovinos desembarcados no Brasil, precisamente na Bahia, vieram da Ilha da Madeira no ano de 1532. Em 1534, já havia bois pastando e dando duro na capitania de São Vicente. O português Martin Afonso de Souza foi o primeiro bam bam bam a dar cartas no que é hoje o município de São Vicente (SP). Foi lá que surgiu o primeiro engenho demoagemde cana no Brasil. A Nova Guiné é a terra de origem da cana de açúcar. Sãomuitos os tipos de cana de açúcar. Para os especialistas, a cana caiana é uma das mais doces e resistentes a pragas. Foi por intermédio de Martin Afonso que a cana chegou ao Brasil. A força humana e a força bovina fizeram do Brasil Colônia o maior exportador de cana do mundo. A contribuição dos bovinos para o sucesso do Brasil no exterior é, historicamente, imensurável. Primeiro os bois foram atrelados a carros, carroças ou carretas empares ou juntas. O número de bois atrelados a carros foi se multiplicando rapidamente, àmedida que o volume de cana ia aumentando. Carros, carroças ou carretas chegaram a ser puxados por até 20 juntas de bois. Todos devidamente treinados para a tarefa. No correr do tempo, os carros de boi, ou de bois, passaram a transportar das plantações os mais variados produtos: batata, milho, mandioca, café e tudo o mais. Inclusive, lenha. E não custa lembrar que o carro de boi foi também o nosso primeiro meio de transporte coletivo. Quer dizer, carregava produtos do campo e gente. Morta, inclusive, diretamente para o cemitério. O carro de boi ainda está presente em alguns cantos do Brasil, principalmente no Nordeste. Em 1889, ano da proclamação da República, o paraibano de Areia Pedro Américo pintou do seu ateliê em Paris o quadro tornado histórico O Grito do Ipiranga. Nessa obra, cur iosamente, há um carro de boi e trabalhadores ao lado. Muitas histórias der ivadas do chamado “ciclo do carro de boi” entraram para o fantástico mundo da cultura popular. O boi na cultura popular O bumba-meu-boi ou boi-bumbá, calemba, mamão, pintadinho e outros mais, que são o mesmo bumbá, têm sua origem numa lenda segundo a qual havia numa fazenda do Maranhão umhomem e uma mulher escravizados. Século 18. A mulher, grávida, morrendo de desejo, pediu ao marido uma língua de boi para comer. Sem dinheiro, decidiu roubar um boi do patrão. Matou o boi e tirou a língua, mas logo foi descoberto. Pra encurtar a história: o boi ressuscitou por obra e graça de umcurandeiro. Amulher chamava-se Caterine, corruptela de Catarina; e o marido Francisco ou nego Chico. A festa do boi ou auto do boi é uma festa bonita, tanto pra quem encena quanto pra quem assiste. Essa festa continua espalhada no Brasil inteiro. E há uma discografia enorme sobre ela ou a figura do boi. A primeira música com título Carro de Boi é umamoda de viola de autoria Ariowaldo Pires e Orlando Palzone, gravada num estúdio da extinta Victor emmaio de 1942. Os intérpretes dessa música são Palmeira e Piraci. Ouça Luiz Gonzaga cantando Boi Bumbá, de autoria de Gonzaguinha: https://youtu.be/tVqFnQ1FCm0. Recomendo a leitura dos livros Ciclo do Carro de Bois no Brasil, de Bernardino José de Souza, e Boi da Paraíba, de Rafael de Carvalho. Bernardino de Souza (1884-1949) era sergipano e de profissões várias: jornalista, advogado, geógrafo e historiador. Chegou a ser ministro (1937) e presidente (1946) do Tribunal de Contas da União (TCU). Seu livro clássico sobre carro de bois foi publicado em 1958. Rafae l de Car va lho (1918-1981) era paraibano e ator de teatro e cinema. Foto e reproduções de Flor Maria e Anna da Hora Aquarela de Fausto Bergocce. Aquarela Bumbá, por Fausto Bergocce Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-985-490-333.

Edição 1.382 página 18 Rio de Janeiro n Antes da final da Libertadores, o Jornal dos Sports preparaumaedição especial match day para esta quinta-feira (27/10), data do jogo que vai marcar o provável retorno doVasco à PrimeiraDivisão. Apartida será no Estádio São Januário, lotadopara celebrar a grande festa dos torcedores. Distribuído no entorno do estádio, o JS trará entrevistas com Lédio Carmona, do SporTV, e Felipe, ídolo do Vasco, e depoimentode Edmundo sobreo jornal, entre outros. u E o JS fez uma parceria com o portal de futebol Trivela para a coluna semanal Páginas da Copa. Vai veicular na internet seu conteúdo e o poderoso arquivo do jornal. n A ABI criou o Observatório Liberdade de Imprensa e Democracia – LID, uma central de referência para receber denúncias de cerceamento da atuação profissional de jornalistas durante o processo eleitoral. u A entidade partiu do princípio de que, na grande imprensa, os profissionais têm amparo das empresas em que trabalham e, nos grandes centros, podem recorrer a instituições que os defendam. No interior, porém, jornalistas e radialistas que recebem ameaças nada podem fazer. Alguns deles entraram em contato com a ABI, levando suas denúncias, o que motivou a criação do Observatório LID. u O objetivo é abrigar as denúncias de forma permanente, e não apenas durante o período eleitoral. A ferramenta já está disponível, mas ainda não foi acionada. Octavio Costa, presidente da ABI, pretende incentivar a divulgação para aumentar o alcance, e acredita que, com o tempo, o interior vai recorrer ao Observatório. u O desenho do LID foi submetido à União Europeia, que lançou um edital conclamando as entidades que tenham projetos nas áreas de direitos humanos e liberdade de expressão para se habilitarem a um patrocínio. Isso é importante para obter capilaridade, na medida em que a ABI, ao ser acionada por umprofissional emuma cidade remota, precisa colocar imediatamente um advogado no caso. Na sede da entidade, no Rio de Janeiro, todos os advogados colaboram pro bono, mas no interior isso não ocorre. Observatório Liberdade de Imprensa e Democracia da ABI busca atender a profissionais ameaçados em qualquer região Jornal dos Sports prepara edições especiais e faz parceria com Trivela Sudeste São Paulo n Rikardy Tooge (ex-Valor Econômico, G1, Exame e Canal Rural) começou na última semana como repórter de Empresas e Negócios da InfoMoney, com foco em estratégia, M&As, investimentos e outros assuntos do dia a dia das grandes empresas. Sugestões de pautas pelo rikardy.tooge@infomoney. com.br. Curtas-SP n Como parte de sua 44ª Semana de Jornalismo, a PUC-SP promove nesta quinta-feira (27/10), noMuseu do Futebol, uma mesa de debate sobre jornalismo esportivo. O evento, gratuito, vai das 15h às 17 horas. n OEstadão lançou a plataforma Estadão Expresso Bairro, que tem como objetivo ampliar a oferta de conteúdo de prestação de serviços segmentados por localização. O produto é multiplataforma e conta com 32 versões impressas que sairão mensalmente, uma para cada região do estado de São Paulo, com notícias diárias que ficam disponíveis no site. São Paulo-interior n O jornal digital Hora Campinas, lançado em março de 2021, em plena pandemia de Covid-19, chegou completou 18 meses de trabalho com 1,5 milhão de leitores. O site abriga editorias como Cidades e Região, Arte e Lazer, Últimas Notícias, Opinião, Esportes, Colunistas e Geral, entre outras. Saiba+. Rikardy Tooge

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