Revista Jatobá 3

São Paulo, 13 de dezembro de 2022 - Ano 6 - Edição 2 REVISTA Festa de Premiação Prêmio Latino-Americano de Excelência e Inovação em PR 2022 – Troféu Jatobá PR Uma noite memorável e histórica para o PR 139 cases finalistas 30 categorias em disputa 7 premiações especiais E a homenagem à Abracom

REVISTA 2 Editorial Um prêmio de valor para chamar de nosso! Quando, em 2017, após meses de conversas, troca de ideias, observações sobre o mercado, quatro empresas se juntaram para lançar um prêmio de PR focado nas agências de comunicação, o fizeram para reconhecer o excepcional esforço das centenas de empresas que, a despeito da qualificação de suas equipes e de seus projetos, não tinham como mostrar isso ao mercado. Decidimos inovar e ousar, criando um prêmio que destacaria com a mesma ênfase tanto as médias e grandes agências, quanto às micro e pequenas, de modo a garantir que a pluralidade e a diversidade do mercado aflorassem e a equidade prevalecesse, com as médias e grandes concorrendo entre si, o mesmo acontecendo com as micros e pequenas. O apoio da Associação Brasileira das Agências de Comunicação, a Abracom, à iniciativa foi imediato e com isso o prêmio já nasceu com um relevante apoio institucional, atraindo um segundo, da ABC Pública. Ano a ano, o Prêmio Jatobá PR foi se fortalecendo e avançando e logo na terceira edição abriu suas portas para o segmento corporativo, para que as empresas também pudessem se inscrever e participar diretamente do certame. E o fizemos sem qualquer prejuízo às agências, que continuaram a ser priorizadas, competindo em categorias exclusivas, nas disciplinas em que são especializadas. Para os novos protagonistas, criamos uma nova vertical, a de Organizações Empresariais e Públicas, e dez categorias diferenciadas, priorizando a gestão da Comunicação. Foi um passo certeiro que ampliou as conexões entre clientes e fornecedores e deixou o Prêmio ainda mais representativo e valorizado. O resultado do esforço dessas quatro

REVISTA 3 organizações que, juntas, fundaram o GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação, mantenedor e organizados do Prêmio Jatobá PR, pôde ser visto nessa noite de 13 de dezembro, na cerimônia de premiação da edição 2022, com o Salão América do Renaissance lotado e a emoção e a confraternização rolando soltas. Foi uma noite memorável para entrar para a história do Prêmio Jatobá PR e também da própria atividade de PR, que hoje sabe que tem um prêmio para chamar de seu, focado na excelência, no talento, na ética, no esforço e na determinação das empresas, agências e profissionais. Um prêmio para apoiar essa cadeia produtiva que hoje orgulha a Comunicação Corporativa brasileira. Nas próximas páginas, vocês poderão acompanhar a cobertura completa do evento de premiação e também conhecer os finalistas e campeões das 30 categorias em disputa. Boa leitura! Diretoria do GECOM, Helio Garcia, Marco Rossi, Thales Toffoli, Decio Paes Manso, Celia Radzvilaviez e Eduardo Ribeiro

REVISTA 4 Nesta Edição `Casa cheia para a maior festa do PR no Brasil 5 `Organizações do Ano – As marcas que conquistaram o pódio 7 `Cases do Ano – Os cases que conquistaram os jurados 9 `Categoria a categoria, as emoções se multiplicaram noite adentro 11 `PR Internacional – Passeio pela América Latina 11 `Organizações Empresariais e Públicas – As nove categorias em disputa e as marcas campeãs 12 yRelatório de Sustentabilidade 13 yCampanha Institucional / Utilidade Pública 13 yCausa e Propósito 14 yComunicação com Comunidade 14 yESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa (Environmental, Social and Governance) 15 yKPIs de Comunicação / Demonstração de Resultados 16 yMídia Editorial Própria 16 yProjeto Especial 17 `Agências-Butique e Grandes Agências – Premiação em dose dupla 18 yMídia Corporativa 18-19 yCampanha de Comunicação 20-21 yComunicação Digital 22-23 yComunicação Integrada 24-25 yComunicação Interna 26-27 yEvento de Comunicação 28-29 yPesquisa de Comunicação 30-31 yProjeto Especial 32-33 yRelacionamento com Influenciadores 34-35 yAssessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia 36-37 `Destaque do Ano 38 `A Floresta de Jatobás 39 `Um júri eclético, diverso, plural e altamente qualificado 39 `Auditoria Exclusive Partners 41 `Com recorde de inscrições, Banco de Cases ganha ainda maior relevância 41 `Em 2023, uma sétima edição ainda mais fortalecida 42 `Os grandes campeões da noite 42 `Flagrantes da Festa 43

REVISTA 5 Casa cheia para a maior festa do PR no Brasil Foi uma terça-feira inesquecível, esta de 13 de dezembro de 2022. Se já não tínhamos a Seleção Brasileira em campo, eliminada que foi na última sexta-feira, 9/12, pela Croácia, tínhamos a desfilar no Salão América do Renaissance Hotel uma Seleção de Cases, os melhores do País, que ali estavam disputando os cobiçados Troféus Jatobá PR, em 30 categorias e que, dependendo do desempenho, poderiam contribuir ainda para que seus idealizadores concorressem em outras sete premiações especiais. Com casa cheia e a presença de 300 convidados, a cerimônia de premiação retomou o formato presencial, após dois anos de celebração virtual. Voltaram os abraços, o networking, o olho no olho, as conversas e a emoção das torcidas, dos aplausos, das vibrações que tanto caracterizaram a premiação em suas três primeiras edições, em 2017, 2018 e 2019. E como nos anos anteriores, a condução foi do mestre de cerimônias Júlio Santos. Chamou a atenção o interesse e a procura por lugares e mesas na festa de premiação, superando as mais otimistas expectativas dos organizadores. A despeito de ampliar o total de lugares de 220 para 270 e, depois, para 300, para atender a alta demanda, ela foi Célia Radzvilaviez, do Gecom, abre o evento O Salão América do Renaissance antes e durante a festa

REVISTA 6 ainda maior e, com lugares esgotados, a alternativa para os que não puderam participar presencialmente foi a de acompanhar a premiação ao vivo na transmissão pelo Canal no Youtube do Prêmio Jatobá PR. Foi novamente um ano de recorde de inscrições, com 273 cases assinados por 92 organizações, entre empresas privadas e públicas e agências de comunicação grandes e butiques. E o total dos trabalhos que se qualificaram para a final, integrando as shortlists, foi de 139. A noite começou com uma singela homenagem à Abracom, a Associação Brasileira das Agências de Comunicação, na celebração de seus 20 anos de vida. A ela foi concedido o Prêmio Jatobá de Contribuição ao PR e à Comunicação Corporativa, criado este ano, como reconhecimento pelo papel da entidade em organizar e expandir a atividade das agências de comunicação no País. Subiram ao palco para receber o troféu o atual presidente do Conselho Gestor Daniel Bruin e todos os seus antecessores: José Luiz Schiavoni, Ciro Dias Reis, Gisele Lorenzetti e Claudia Rondon. E, na sequência, com muita adrenalina e emoção, desfilaram pela passarela do Renaissance os 139 cases finalistas das três verticais e 30 categorias em disputa, cuja cobertura está no bloco final desta edição. Em primeiro plano o mestre de cerimônias Júlio Santos, seguido de Daniel Bruin, Gisele Lorenzetti, Claudia Rondon, Ciro Dias e Zé Schiavoni Homenagem à Abracom - Zé Schiavoni, Ciro Dias Claudia Rondon, Gisele Lorenzetti e Daniel Bruin

REVISTA 7 Entre as Organizações Empresariais e Públicas, a disputa ficou entre: `99, B3, Gerdau, Instituto Butantan e Novo Nordisk Entre as Agências-Butique foram finalistas: `Casa9 Agência de Comunicação, Conteúdo Comunicação, Fresh PR, Marqueterie Agência de Comunicação e Prefácio Comunicação E no grupo das Grandes Agências chegaram à final: `CDI Comunicação, CDN Comunicação, JeffreyGroup, Ketchum e RPMA Comunicação Muita vibração, muitos abraços e o palco do Jatobá ficou pequeno para comportar tanta emoção dos últimos vitoriosos de uma noite inesquecível. Organizações do Ano Grande Parte da atenção e das emoções da noite do Prêmio Jatobá PR concentrou-se no último anúncio da noite, o das Organizações do Ano, as três que celebrariam as respectivas conquistas de Organização Empresarial e Pública, Agência-Butique e Grande Agência do Ano. Disputa acirrada nas três verticais da premiação. A Gerdau sagrou-se a Organização Empresarial e Pública do Ano, e ainda levou para sua galeria algumas outras árvores do Jatobá PR 2022. Organização do Ano (Organizações Empresariais e Públicas) - Equipe Gerdau ao lado dos diretores do GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação

REVISTA 8 A adrenalina nem havia abaixado quando o mestre de cerimônias Júlio Santos anunciou as agências-butique finalistas e, na sequência, a campeã do ano. Em verdade bicampeã, porque ela também conquistou o prêmio em 2021, a Fresh PR, presença marcante com cases finalistas em várias categorias, alguns deles também vitoriosos. E a última premiação de gala da noite destacaria a Grande Agência do Ano, aquela, que entre as maiores, foi a maior da premiação de 2022. E entre as cinco finalistas, estava uma tricampeã do certame, a RPMA Comunicação, pronta para o tetra. Mas este ano a festa foi mesmo da Ketchum, que levou o caneco, ou seja, o Troféu Jatobá PR, pela primeira vez na história da premiação. Equipe Fresh PR Equipe Ketchum

REVISTA 9 Cases do Ano Entre as Organizações Empresariais e Públicas, a disputa ficou entre: `CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, com o case Reputação ESG: como a CBA construiu e fortaleceu seu posicionamento por meio da Comunicação `Gerdau, com os cases Gerdau apresenta o novo Palco Mundo do Rock in Rio – Como moldamos um novo modelo de coletiva; e Gestão de crise no caso do post sobre o Superman Bissexual `Instituto Butantan, com o case Combate a fake news: a Comunicação do Butantan a serviço da vida durante a pandemia da Covid-19 `Klabin, com o case Um olhar mais “leve” para o Relatório de Sustentabilidade da Klabin A adrenalina e a emoção também rolaram soltas nos anúncios dos Cases do Ano, aqueles trabalhos que receberam as maiores notas dos jurados nas três verticais da premiação. E estavam na disputa apenas cases vitoriosos nas respectivas categorias, todos, agora, disputando o prêmio maior. Já entre as Agências-Butique, entraram na finalíssima: `Casa9 Agência de Comunicação, com o case Árvore ameaçada de extinção pede refúgio na Embaixada da Noruega `Conteúdo Comunicação, com o case Museu do Ipiranga: Um Novo Museu para o Brasil `Fresh PR, com o case Era Golpe Não Amor `Owly, com o case Racismo, o vírus da desigualdade estrutural `Quintal 22, com o case Mês da Segurança Nutrien - fechando as portas do perigo e abrindo as do cuidado! As Grandes Agências presentes na final com seus cases foram: `CDN Comunicação, com o case Hora de Tomar Vacina: Como Pfizer e SBP enfrentaram a polarização e estimularam a vacinação infantil de maneira lúdica `FleishmanHillard Brasil, com o case Campanha de influenciadores aumenta conscientização de filme para promover o mês do orgulho LGBTQIA+ `JeffreyGroup, com o case Outback feat. MasterChef `Ketchum, com o case Always no combate à pobreza menstrual `RPMA Comunicação, com o case Arteris: toda a vida importa

REVISTA 10 Se as Organizações do Ano são premiações para o conjunto da obra, no caso dos Cases do Ano a distinção é pontual, é para aquele case que nas respectivas verticais tirou um dez ou uma nota muito próxima a isso, de quatro jurados, lembrando sempre que das quatro notas dadas a cada case, a menor sempre é descartada. Dá para imaginar a tensão entre todos os convidados, na torcida por levantar esse troféu mais do que especial. Com o envelope nas mãos, o mestre de cerimônias Júlio Santos anunciou como Case do Ano, entre as Organizações Empresariais e Públicas o Instituto Butantan, com o relevante e mais do que oportuno case Combate a fake news: a Comunicação do Butantan a serviço da vida durante a pandemia da Covid-19. E logo veio o novo anúncio para fazer levantar das cadeiras a equipe vitoriosa entre as Agências-Butique, a Casa9 Agência de Comunicação, com o case Árvore ameaçada de extinção pede refúgio na Embaixada da Noruega. E aí todas as atenções se concentraram no anúncio do Case do Ano entre as Grandes Agências, numa disputa em que era impossível prever o resultado. E quem abraçou o cobiçado troféu foi a JeffreyGroup, com o case Outback feat. MasterChef. Equipe Casa9 Equipe JeffreyGroup Equipe Instituto Butantan

REVISTA 11 Nas cerca de três horas de jantar e premiação, não foram poucos os abraços, os sorrisos, os choros, as alegrias que se espalharam pelo lotado Salão América, na maior confraternização já realizada pelo Prêmio Jatobá PR. Os profissionais de comunicação finalmente puderam voltar a celebrar o PR e, mais até do que o PR e de forma intensa, a própria vida, ela que ainda busca se resguardar do prolongamento desafiador da pandemia da Covid-19. E uma a uma as categorias foram desfilando pelo palco do Renaissance concentrando a atenção de cada grupo de finalistas na expectativa do tão esperado anúncio de quem levaria o cobiçado Troféu Jatobá para sua galeria. Categoria a categoria, as emoções se multiplicaram noite adentro A primeira categoria a mexer com as emoções dos convidados foi PR Internacional, a única em que todos puderam concorrer, independentemente de segmento. Tanto que, entre os cinco cases finalistas (ver abaixo), as três verticais estavam representadas (grandes, butiques e organizações empresariais). Foram finalistas: `Another Company, com o case Criatividade e maestria em cada gota de um The Macallan `Basf, com o case Futuro do Trabalho `JeffreyGroup, com o case O Grande Tour do A220: 14 dias pela América Latina `LatAm Intersect PR, com o case “Além das Notas” para Maple Bear `Trama Comunicação, com o case Mais fibra, mais Saúde: sensibilizando a América Latina para novos hábitos alimentares Importante ressaltar que só puderam concorrer à categoria PR Internacional cases que tinham efetivamente sido realizados em ao menos um segundo país da América Latina. E na difícil escolha dos jurados o case internacional que mereceu o troféu foi “Além das Notas” para Maple Bear, da LatAm Intersect PR, agênciabutique com sede no Brasil. PR Internacional , emoção inicial Claudia Daré, da LatAm Intersect PR, ao lado de Daniel Bruin, da Abracom

REVISTA 12 Na vertical dedicada às Organizações Empresariais e Públicas, em que entraram em disputa nove categorias, o funil começou com 59 cases, dos quais 40 passaram pelo crivo da Comissão de Julgamento chegando à final. Nove deles conquistaram o Troféu Jatobá PR, levando para as respectivas organizações um precioso presente de Natal e muito estímulo para o novo ano que se avizinha. Importante destacar que, no Prêmio Jatobá PR, as categorias foram concebidas para não colocar clientes concorrendo com agências e vice-versa. As categorias desenhadas para as Organizações Empresariais e Públicas são exclusivas e só aceitam cases inscritos diretamente por elas. Já as categorias para as Grandes Agências e Agências-Butique, num total de dez, são outras e também exclusivas, só aceitando inscrições delas próprias. Vamos conhecer finalistas e vencedores e um pouco da emoção da festa, iniciando pelas nove categorias das Organizações Empresariais e Públicas. Diversidade e Inclusão Nesta categoria apenas uma empresa conseguiu classificarse para a finalíssima e com isso conquistou por antecipação o Troféu Jatobá PR. E a empresa que o conquistou foi Gerdau, com o case Gestão de crise no caso do post sobre o Superman Bissexual. Lembrando que a empresa, como mostrou a abertura desta edição, conquistou o cobiçado troféu de Organização Empresarial e Pública do Ano. Organizações Empresariais e Públicas – Nove categorias focadas em gestão Pedro Torres, da Gerdau, ao lado de Claudia Daré, da LatAm Intersect PR

REVISTA 13 Relatório de Sustentabilidade Quatro cases passaram pelo crivo da Comissão de Julgamento e chegaram à final da premiação. Vamos conhecê-los: `Itaú Unibanco, com o case Itaú Unibanco divulga Relatório ESG 2021, com linguagemmais acessível e integrada ao negócio `Klabin, com o case Um olhar mais “leve” para o Relatório de Sustentabilidade da Klabin `Magalu, com o case Uma Estratégia Sustentável - Relatório Anual 2021 - Magalu yAgência: Nova PR `MRV&CO, com o case Relatório de Sustentabilidade MRV&CO - Omelhor jeito de prever o futuro é com ações sustentáveis E quem levou o Troféu Jatobá PR nesta categoria foi a Klabin Campanha Institucional / Utilidade Pública Iniciativas que têm conquistado espaços interessantes nas estratégias de comunicação das organizações brasileiras, as campanhas institucionais ou de utilidade pública estiveram muito bem representadas na premiação, com cinco cases na disputa. São eles: `Banco Central, com o case Pix – Comunicação Estratégica para democratização financeira yAgência: Oficina Consultoria `Gerdau, com o case Gerdau 120 anos yAgências: Artplan / Tátil Design / Global AD `Instituto Butantan, com o case Combate a fake news: a Comunicação do Butantan a serviço da vida durante a pandemia da Covid-19 `Novo Nordisk, com o case Campanha Quem vê Diabetes vê Coração yAgência: Triunfo Sudler `UGPE – Unidade Gestora de Projetos Especiais, com o case: Estratégia de Comunicação para Consulta Pública na Pandemia E a organização vencedora foi o Instituto Butantan, que, com esse case, aliás, levantou também o troféu de Case do Ano, mostrado anteriormente. Equipe da Klabin, ladeada por Pedro Torres, da Gerdau Equipe Instituto Butantan

REVISTA 14 Causa e Propósito Temas que hoje são mandatórios na vida das organizações, e que têm contribuído para redirecionar negócios e mercados, Causa e Propósito mobilizaram as organizações na disputa do Jatobá e cinco delas chegaram com seus cases à final. Vamos conhecê-los: `Arcos Dorados, com o case MCampus Comunidade: compartilhando conhecimento para promover capacitação yAgência: InPress Porter Novelli `Dow, com o case Projetos para impulsionar sustentabilidade e inclusão das comunidades próximas às fábricas yAgência: Agência Oribá `Novo Nordisk, com o case Campanha Quem vê Diabetes vê Coração yAgência: Triunfo Sudler `Ocyan, com o case Omar é nosso terreno: quemdisse que no Brasil não temondas grandes? `Unilever, com o case Unidos pela comida: fome de transformar yAgência: InPress Porter Novelli E a organização vencedora foi a Novo Nordisk. Comunicação com Comunidade Especialidade raiz da Comunicação Corporativa, a Comunicação comComunidade é um permanente desafio para as organizações que provocam impactos no entorno de seus negócios. E trabalhar bem os públicos vizinhos é uma arte que exige talento, profissionalismo, visão, estratégia e dedicação. Aqui temos os cinco finalistas classificados para a finalíssima desta categoria: `99, com o case 99, Estadão e coletivos criamhub de conteúdo e levam informação de qualidade às periferias `Cogna Educação, com o case Mutirão Educação da Cogna - Educação é para todos yAgência: Ideal H+K Strategies `Gerdau, com o case Gerdau - Brasileira de Nascimento. Mineira de Coração yAgências: Rede Comunicação / Atake / Global AD `Instituto Butantan, com o case Combate a fake news: a Comunicação do Butantan a serviço da vida durante a pandemia da Covid-19 `Roche, com o case Movimento Vem Falar de Vida yAgências: InPress Porter Novelli / BTO+ E a organização premiada da noite nesta categoria foi a Roche. Simone Tcherniakovsky (segurando o troféu) e equipe da Novo Nordisk Camila Cardoso (com o troféu emmãos) e Juliana Simões, ambas da Roche, ao lado de Simone Tcherniakovsky, da Novo Nordisk

REVISTA 15 Os olhares do planeta hoje se debruçam sobre a Agenda ESG e uma parte substancial da responsabilidade pelo cumprimento dos protocolos sociais, ambientais e de governança cabem às Organizações Empresariais e Públicas. Por isso disputar e vencer uma categoria sobre esse tema é um desafio e um desejo muito grandes. Os cases finalistas do Jatobá PR nesta categoria foram: `Basf, com o case Reserva Suvinil. Biodiversidade, Futuro e Sociedade yAgência: Máquina Cohn &Wolfe `CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, com o case Reputação ESG: como a CBA construiu e fortaleceu seu posicionamento por meio da Comunicação yAgência: Bullet `Dow, com o case Reuse – O descarte correto é só o começo yAgência: Agência Oribá `M. Dias Branco, com o case Como a M. Dias Branco chegou ao ISE/B3 e foi reconhecida por seus padrões ESG yAgência: Press à Porter `SAP BRASIL, com o case ESG para todos - Uma Jornada de Integração das práticas ESG de toda a empresa yAgência: Imagem Corporativa A campeã desta categoria foi a CBA. ESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa (Environmental, Social and Governance) Gabriel dos Santos, da CBA, com o troféu, ao lado de Juliana Simões, da Roche

REVISTA 16 KPIs de Comunicação / Demonstração de Resultados Esta categoria é de certo modo uma provocação e um incentivo do Prêmio Jatobá PR aos profissionais de Comunicação Corporativa, para que agreguem ao mindset da atividade a preocupação com resultados, com dados, com números que demonstrem o efetivo custo-benefício e o elevado retorno que a Comunicação produz para as marcas, seja na valorização de sua reputação, seja na ampliação dos negócios. Dos cinco cases finalistas, três foram inscritos pela mesma organização. Confira: `B3, com o case Dashboard de resultados: como estamos criando uma cultura data driven na Comunicação Interna da B3 `MSD, com o case Dashboard 360º de Comunicação da MSD `TecBan, com o case Concurso Cultural Empreendedor24Horas: Mídia Banco24Horas e o apoio aos empreendedores brasileiros commídia digital Out Of Home yAgências: BETC Havas e INFOCO `TecBan, com o case Pesquisa Open Banking Brasil da TecBan: pulverização de conhecimentos sobre open banking com divulgação estratégica de parceria com Ipsos yAgências: BETC Havas Brasil e Go4live `TecBan, com o case Quero vê-la sorrir, quero vê-la sacar, com Sidney Magal: sucesso na escolha de multiplataformas e público-alvo yAgências: BETC Havas Brasil e Eyxo Estratégias de Inovação Na acirrada disputa, quem levou a melhor e ficou com o Troféu Jatobá PR foi a B3. Mídia Editorial Própria Com a proposta de identificar tendências, incentivar a produção de iniciativas de qualidade e excelência, o Prêmio Jatobá PR tem por objetivos trazer para a premiação as atividades em curso que demandam importantes investimentos das organizações. E hoje é crescente, entre as marcas, a tendência de desenvolver e investir em Mídias Editoriais Próprias, como estratégia de ampliar e maximizar os investimentos na área. Os cinco finalistas desta categoria foram: `99, com o case 99, Estadão e coletivos criam hub de conteúdo e levam informação de qualidade às periferias `Basf, com o case As novas mídias Basf para se comunicar com o Agro Equipe da B3, ao lado Gabriel dos Santos (representante da CBA)

REVISTA 17 Projeto Especial A Comunicação Corporativa tem muitas vezes a oportunidade de desenvolver ações e iniciativas que nem sempre se enquadram em categorias tradicionais, mas são relevantes para os objetivos das organizações. Daí uma categoria para abrigar projetos de natureza diversa, permitindo que entrem na disputa pelo Troféu Jatobá PR. E os cinco cases que conseguiram as melhores notas foram: `Basf, com o case Projeto especial Compliance Week Basf yAgência: Máquina Cohn &Wolfe `Energisa, com o case Energisa em Rondônia: 30 anos em 3 `Gerdau, com o case Gerdau apresenta o novo Palco Mundo do Rock in Rio – Como moldamos um novo modelo de coletiva yAgências: DM9 / Global AD / FSB Comunicação `Ingredion Brasil, com o case O futuro é híbrido: a jornada de mudanças na construção de uma nova cultura com o Back to Better yAgência: Ação Integrada `JLL, com o case 25 anos de JLL no Brasil | Como uma empresa bicentenária mirou o futuro ao celebrar o seu passado yAgência: Tecere Gestão de Comunicação E o Rock in Rio deu à Gerdau a conquista desta categoria. yAgência: Máquina Cohn &Wolfe `EY, com o case Agência EY: Informação de verdade para todos yAgência: Grupo In Press `MRV&CO, com o case Habitability - A plataforma de brand publishing da MRV&CO `SAP Brasil, com o case Circular – Uma arena para alimentar o corpo, a alma, a mente e o planeta yAgência: PAN Visual Content E o Prêmio Jatobá PR foi vencido pela 99. Equipe 99 Equipe Gerdau

REVISTA 18 Agências-Butique e Grandes Agências – Premiação em dose dupla O segundo bloco de premiações de cases reuniu as grandes agências e as agências-butique nas dez categorias a elas dedicadas com exclusividade. E o fez de forma espelhada. Primeiro os finalistas e a vencedora das butiques e, na sequência, as finalistas e a vencedora das grandes. Mídia Corporativa Históricas, no segmento, as Mídias Corporativas atravessam o tempo e se reinventam, garantindo sua continuidade e a própria longevidade da atividade, responsável pela rica e diversa produção de conteúdos jornalísticos para o mercado corporativo. Temos, nesta categoria, dois cases finalistas entre as butiques e outros dois, entre as grandes. Vamos conhece-los:

REVISTA 19 Agências-Butique – Finalistas `Advice Comunicação Corporativa, com o case Papo de Laboratório yCliente: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial `Prefácio Comunicação, com o case Revista multiplataforma Histórias de Sucesso: inovação para impulsionar o empreendedorismo e transformar vidas yCliente: Sebrae Minas E quem ficou com o Troféu Jatobá PR entre as butiques foi a Prefácio Comunicação. Grandes Agências – Finalistas `CDI Comunicação, com o case CDI Insights: e-book proprietário sobre tendências de Comunicação e Marketing yCliente: CDI Comunicação `RPMA Comunicação, com o case Toyotacast, o podcast da Toyota yCliente: Toyota E a grande agência vencedora foi a RPMA Comunicação. Equipe Prefácio Comunicação Equipe RPMA Comunicação

REVISTA 20 Campanha de Comunicação Do mesmo modo que acontece na Publicidade, a Comunicação Corporativa tem sobre si demandas cada vez mais numerosas de produção de campanhas institucionais para múltiplos stakeholders. São campanhas educativas, de engajamento, de esclarecimento, de saúde, entre outras. Nesta categoria, houve cinco finalistas entre as butiques e outras cinco entre as grandes.

REVISTA 21 Grandes Agências – Finalistas `Edelman, com o case Banheiros mudam vidas yCliente: Kimberly-Clark `FleishmanHillard Brasil, com o case Campanha de influenciadores aumenta conscientização de filme para promover oMês do Orgulho LGBTQIA+ yCliente: Mercado Livre `Loures Consultoria, com o case Ação Dia dos Professores do Instituto Península - Educação à flor da pele yCliente: Instituto Península `JeffreyGroup, com o case Bepantol Derma – Mudanças que duram vêmde dentro yCliente: Bayer Consumer Health `Ketchum, com o case HAP: doença rara sai da invisibilidade e invade o SPFWpara conscientizar sobre o tema yCliente: Janssen E aqui a grande agência vencedora foi a FleishmanHillard Brasil. Agências-Butiques – Finalistas `Agência Lema, com o case Coleção Quebrada Cria: da favela pela favela comHavaianas e Gerando Falcões yCliente: Havaianas `Fresh PR, com o case Echo Buds e Echo Show 15: dois grandes lançamentos emmenos de 3meses yCliente: Amazon Brasil `Fresh PR, com o case Era Golpe Não Amor yCliente: Hibou Monitoramento de Mercado e Consumo `Quintal 22, com o case Projeto Eleições 2022 Nutrien - Meu Voto, Meu Futuro yCliente: Nutrien `Tastemakers Assessoria de Comunicação, com o case Britânia | Escola Britaniar yCliente: Britânia E nesta categoria a agência-butique vencedora foi a Fresh PR. Equipe Fresh PR Representantes da FleishmanHillard

REVISTA 22 Comunicação Digital A relevância que as redes sociais adquiriram no planejamento de Comunicação das organizações turbinou de forma vigorosa os investimentos nesse campo, sob múltiplas iniciativas que buscam consolidar marcas e reputação num ambiente marcado, de um lado, por elevadas audiências e, por outro, pela volatilidade e efemeridade das ações. Foi uma categoria concorrida e disputada, com cinco finalistas em cada uma das verticais.

REVISTA 23 Agências-Butique – Finalistas `Agência Virta, com o case Eurofarma: a farmacêutica líder em conteúdos de ESG nas redes sociais! yCliente: Eurofarma `Conteúdo Comunicação, com o case Museu do Ipiranga: umnovoMuseu para o Brasil yCliente: Museu do Ipiranga `Marqueterie Agência de Comunicação, com o case Embaixadores Norcau (Puratos) yCliente: Puratos Brasil `Marqueterie Agência de Comunicação, com o case HermanMiller Gaming Campaign yCliente: Herman Miller `Pridea Comunicação, com o case Agenda Tarsila: plataforma pioneira do centenário da Semana de Arte Moderna yCliente: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo E a agência-butique vencedora foi a Conteúdo Comunicação. Grandes Agências – Finalistas `CDN Comunicação, com o case Hora de tomar vacina: como Pfizer e SBP enfrentarama polarização e estimularama vacinação infantil de maneira lúdica yCliente: Pfizer `Edelman, com o case TikTok: como criatividade e bomhumor sobre omercado de trabalho conquistarama Geração Z yCliente: LinkedIn `JeffreyGroup, com o case Nessa eu não caiomais! yCliente: Tetra Pak `LLYC, com o case Esse Menino Sou Eu - Conscientização sobre Duchenne yCliente: S/A Llorente & Cuenca `Oficina Consultoria, com o case Oi, eu sou a Bela – Desenvolvimento de chatbot para humanizar a comunicação yCliente: Norte Energia E a grande agência vencedora foi a CDN Comunicação. Equipe Conteúdo Comunicação Equipe CDN Comunicação

REVISTA 24 Comunicação Integrada A beleza de fazer uma comunicação total, integrando as várias ferramentas e especialidades da Comunicação Corporativa, é a oportunidade de exercitar na plenitude os saberes, os fazeres e a experiência de uma equipe que busca, ainda que num modesto projeto, obter uma amplitude e uma abrangência que valorize a marca e a própria capacidade de uma agência. Foram muitas as inscrições nessa categoria, sendo que cinco delas, entre as butiques, e outras cinco, entre as grandes, chegaram à final.

REVISTA 25 Agências-Butique – Finalistas `Alter Conteúdo, com o case Eu cuido da Amazônia. Proteger a floresta empé é umdever de todos! yCliente: Fundação Amazônia Sustentável `Motim Reputação e Marca, com o case Versatilidade, humor e criatividade: o lançamento de dois novos sabores de leites vegetais NotCo yCliente: NotCo `Owly, com o case Racismo, o vírus da desigualdade estrutural yCliente: Centrum / Botafogo de Futebol e Regatas `Pridea Comunicação, com o case Agenda Bonifácio: tudo sobre os 200 anos da Independência do Brasil yCliente: Secretaria de Cultura e Economia Criativa `Race Comunicação, com o case Petronas Lubrificantes Brasil Campanha FanZone yCliente: Petronas E a agência-butique vencedora foi a Owly. Grandes Agências – Finalistas `BCW, com o case Sustentabilidade a um clique: Intel une ecossistema para incentivar o descarte de lixo eletrônico yCliente: Intel Brasil `Edelman, com o case Jornada do Acolhimento yCliente: Movimento Falar Inspira a Vida `Ideal H+K Strategies, com o case NexGard Spectra: cuidar da saúde dos nossos animais é também cuidar do bem-estar das nossas famílias yCliente: Boehringer Ingelheim `Ketchum, com o case No Maio Roxo, campanha Siga Sem Pausa mobiliza mais de 235 milhões de brasileiros yCliente: Janssen `RPMA Comunicação, com o case Arteris: toda a vida importa yCliente: Arteris E a grande agência vencedora foi a Ketchum. Marco Rossi, diretor do GECOM e da Mega Brasil, representa a agência Owly Equipe Ketchum

REVISTA 26 Comunicação Interna Os nomes podem ser Endomarketing, Comunicação com Empregados ou a tradicionalíssima Comunicação Interna, a denominação escolhida pelo Prêmio Jatobá PR, por seu caráter histórico e reconhecido no mercado. E ela nunca, em toda a história da Comunicação Corporativa, foi tão valorizada quanto nesses últimos três anos em que, sob o impacto da pandemia da Covid-19, as organizações se viram obrigadas a investir de forma substanciosa na comunicação com seu público interno, tanto em prestação de serviço quanto para garantir a continuidade do trabalho e da gestão. Também aqui a concorrência foi imensa, com cinco cases das butiques e outros cinco das grandes disputando a primazia de conquistar o Troféu Jatobá PR.

REVISTA 27 Grandes Agências – Finalistas `CDI Comunicação, com o case Dashboard Brasilprev: inteligência de dados para uma comunicação interna mais eficiente yCliente: Brasilprev `Ideal H+K Strategies, com o case Nossa Voz Cuida: colaboradores como protagonistas na busca pelo comportamento seguro yCliente: DSM `Imagem Corporativa, com o case Boehringer Ingelheim e a jornada rumo à certificação GPTW yCliente: Boehringer Ingelheim `RPMA Comunicação, com o case Campanha ATC: retorno com acolhimento yCliente: American Tower `Weber Shandwick |United Minds, com o case Desafios de criar uma cultura de sustentabilidade na Nespresso rumo à certificação Empresa B yCliente: Nespresso E a grande agência vencedora foi a CDI Comunicação. Agências-Butique – Finalistas `Ação Integrada, com o case Uma jornada de transformação, de dentro para fora yCliente: AstraZeneca Brasil `Prefácio Comunicação, com o case Projeto Apollo: Comunicação Interna como pilar fundamental na Gestão da Mudança Organizacional yCliente: Friopeças `Quintal 22, com o case Mês da Segurança Nutrien: fechando as portas do perigo e abrindo as do cuidado! yCliente: Nutrien `Race Comunicação, com o case Virada de Chave NTS yCliente: NTS `Trama Comunicação, com o case Biogen: ser você mesmo é incrível! yCliente: Biogen E a agência-butique vencedora foi a Quintal 22. Equipe Quintal 22 Equipe CDI Comunicação

REVISTA 28 Evento de Comunicação Embora cercados de adrenalina, tensão, correria e pressão, os eventos são, de certo modo, a cereja do bolo da Comunicação Corporativa, já que, bem sucedidos, elevam o astral, motivam e engrandecem tanto os profissionais quanto a própria Comunicação. Mas fazer com maestria e talento um evento de qualidade não é para qualquer um, razão pela qual a conquista de um prêmio nesta categoria é uma imensa valorização de todo um ano de trabalho. Os dez cases que se classificaram para a final, cinco entre as butiques e cinco entre as grandes, só por terem aqui chegado já merecem os parabéns do mercado!

REVISTA 29 Agências-Butique – Finalistas `Fresh PR, com o case A estreia da Signifyd no Brasil no VTEX DAY yCliente: Signifyd Brasil `Fresh PR, com o case Kindle 10 anos no Brasil yCliente: Amazon Brasil `Marqueterie Agência de Comunicação, com o case Archtrends Portobello yCliente: Portobello `Rede Comunicação, com o case Confraternização de Fim de Ano Araujo: gerando conexão e engajamento em tempos de pandemia yCliente: Araujo `Tino Comunicação, com o case Campanha Mais Próximos, Mais Fortes, em alusão à conscientização do mieloma múltiplo yCliente: Amgen E a agência-butique vencedora foi a Fresch PR. Grandes Agências – Finalistas `GBR Comunicação, com o case A megaousadia da Megaloja yCliente: Via `JeffreyGroup, com o case Impulsionando a adoção de veículos elétricos yCliente: MINI `JeffreyGroup, com o case Outback feat. MasterChef yCliente: Outback Steakhouse Brasil `LLYC, com o case VTEX Day yCliente: VTEX `Vianews, com o case Energia solar: transformando o Brasil em referência em pesquisa e desenvolvimento no segmento yCliente: Nextracker E a grande agência vencedora foi a JeffeyGroup. Equipe Fresh PR, ao lado de Everton Vasconcelos, da CDI, que entregou o troféu Equipe JeffreyGroup

REVISTA 30 Pesquisa de Comunicação Feeling, insights, achismos são mecanismos em desuso e que a cada dia são vistos pelo retrovisor da Comunicação Corporativa. Puro passado, com exceções que só justificam as regras. A atividade ainda é carente de pesquisas, mas pouco a pouco vai consolidando uma nova cultura, face aos ganhos visíveis e relevantes que uma comunicação apoiada em pesquisa gera para uma organização. Tanto é assim, que as shortlists da categoria na premiação reuniu cinco cases das butiques e cinco das grandes.

REVISTA 31 Grandes Agências – Finalistas `Ketchum, com o case Always no combate à pobrezamenstrual yCliente: Always `LLYC, com o case Dissonâncias do ESG coma sociedade civil – Um estudo inédito no Brasil sobre ESG na big data yCliente: S/A Llorente & Cuenca `RPMA Comunicação, com o case Edenred - Pesquisa e inteligência de dados para retratar as transformações e impactos na rotina dos trabalhadores brasileiros yCliente: Edenred `Weber Shandwick |United Minds, com o case Diagnóstico de Comunicação, Cultura e Marca Empregadora: a construção da cultura Vulcabras yCliente: Vulcabras `Weber Shandwick, com o case Score de vitalidade de marca: um índice de reputação decisivo para a Ocyan yCliente: Ocyan E a grande agência vencedora foi a Ketchum. Agências-Butique – Finalistas `Fresh PR, com o case Era Golpe Não Amor yCliente: Hibou de Mercado e Consumo `Fresh PR, com o case PR e Pesquisa: o impacto orgânico no maior influenciador do Brasil yCliente: Hibou Monitoramento de Mercado e Consumo `Ideafix Pesquisas & Inteligência Corporativa, com o case AES Corporation: pesquisa global de Comunicação Interna sobre a Pandemia da Covid-19 yCliente: AES Corporation `LatAm Intersect PR, com o case O impacto da pandemia nas redações na América Latina Parte II por LatAm Intersect PR yCliente: Latam Intersect PR `Prefácio Comunicação, com o case Entender para comunicar – Pesquisa institucional de comunicação no CBHDoce para diagnóstico e criação do plano de comunicação yCliente: Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce E a agência-butique vencedora foi a Fresh PR. Equipe Fresh PR Equipe Ketchum

REVISTA 32 Projeto Especial No campo das agências de comunicação, o ecletismo e a flexibilidade são a tônica. Com equipes cada vez mais diversas, multidisciplinares, tanto as grandes quanto as butiques têm hoje capacidade e expertise para aliar-se aos clientes em projetos de diferentes formatos, conteúdos e matizes, até porque são oportunidades, em geral, que reforçam o caixa e elevam os ganhos, compensando de forma relevante o esforço e os investimentos realizados. Abaixo os dez cases classificados, cinco das butiques e cinco das grandes agências.

REVISTA 33 Grandes Agências - Finalistas `GBR Comunicação, com o case Favela 3D yCliente: Gerando Falcões `Hill+Knowlton Brasil, com o case Stazione Campari: uma experiência no coração de São Paulo yCliente: Campari `Ketchum, com o case 22 Vozes: Aceleradora P&G Social yCliente: P&G `Ketchum, com o case HAP: doença rara sai da invisibilidade e invade o SPFW para conscientizar sobre o tema yCliente: Janssen `Weber Shandwick |Cappuccino, com o case Aji-no-moto® combate o preconceito, ódio e desinformação com a verdade yCliente: Ajinomoto E a grande agência vencedora foi a Ketchum. Agências-Butique – Finalistas `Agência Blue Chip, com o case Papai Noel surdo interage com crianças em videochamada da HughesNet yCliente: HughesNet `Agência Lema, com o case Heineken: Green Your City | A vida noturna está de volta, agora com energia verde yCliente: Heineken `Casa9 Agência de Comunicação, com o case Árvore ameaçada de extinção pede refúgio na Embaixada da Noruega yCliente: Agência Africa / Articulação dos Povos Indígenas do Brasil `Fato Relevante, com o case Vivo - Comunicação Interna de pessoas para pessoas yCliente: Vivo `Fresh PR, com o case Era Golpe Não Amor yCliente: Hibou Monitoramento de Mercado e Consumo E a agência-butique vencedora foi a Casa9 Agência de Comunicação. Equipe Casa9 Equipe Ketchum

REVISTA 34 Relacionamento com Influenciadores Os influenciadores conquistaram a opinião pública e a comunicação. São decisivos em qualquer estratégia com o mercado, com a sociedade, com os múltiplos stakeholders. Eles estão nas redes sociais, na publicidade, nos principais eventos corporativos e de marketing, na política, no esporte, na economia, na saúde, no turismo, enfim, em todas as atividades onde ouvir alguém que tenha um conhecimento e uma opinião avalizada conta. E mesmo que isso não aconteça, muitas vezes ainda assim são procurados, pela capacidade de persuasão e carisma com quem interagem socialmente. Utilizá-los de forma sábia e a favor de uma causa, de uma ação, de um negócio é uma estratégia que se disseminou pelas agências e clientes. Não à-toa, a disputa no Jatobá foi intensa, com cinco cases de butiques e outros cinco das grandes.

REVISTA 35 Grandes Agências – Finalistas `CDN Comunicação, com o case Influenciadores sem #publi: relacionamento que gerou exposição espontânea massiva no lançamento da nova linha S22 5G yCliente: Samsung `Ginga, com o case Casa Brasil Cacau yCliente: Brasil Cacau `JeffreyGroup, com o case Outback feat. MasterChef yCliente: Outback Steakhouse Brasil `RPMA Comunicação, com o case Star Trek - Como marketing de influência pode ampliar a exposição da marca e gerar conversão yCliente: Star Trek `Weber Shandwick |Cappuccino, com o case Braskem transforma moradores em influenciadores e juntos transformam a vida de milhares de pessoas yCliente: Braskem E a grande agência vencedora foi a RPMA Comunicação. Agências-Butique – Finalistas `Agência Lema, com o case Doritos é muito #MaisQueMúsica no Lollapalooza Brasil 2022 yCliente: Doritos `Conteúdo Comunicação, com o case Fruitella Blueberry & Chian - O poder do sim yCliente: Perfetti Van Melle `Marqueterie Agência de Comunicação, com o Case Henkel (Henkell Freixenet) yCliente: Henkell Freixenet `Marqueterie Agência de Comunicação, com o Case Mionetto yCliente: Mionetto `Press à Porter, com o case Pensou em queijo, pensou em Tirolez: o papel dos influencers para aproximar a marca do consumidor yCliente: Tirolez E a agência-butique vencedora foi a Marqueterie Agência de Comunicação. Marqueterie Agência de Comunicação Equipe RPMA Comunicação

REVISTA 36 Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia A última categoria a ser anunciada na noite de premiação foi exatamente aquela que continua como principal carrochefe da imensa maioria das agências de comunicação do País, representando mais de 50% dos ganhos econômicos do segmento – Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia. Este é, portanto, um dos prêmios mais desejados da noite, não por outra razão por garantir à vencedora um lugar especial na galeria dos grandes feitos profissionais e outro na vitrine dos negócios. Os dez finalistas, divididos entre as butiques e as grandes foram:

REVISTA 37 Agências-Butique – Finalistas `Agência Lema, com o case Fortnite: Ilha de Verão Havaianas | Se todo mundo joga, todo mundo usa yCliente: Havaianas `Casa9 Agência de Comunicação, com o case Árvore ameaçada de extinção pede refúgio na Embaixada da Noruega yCliente: Agência Africa /Articulação dos Povos Indígenas do Brasil `Conteúdo Comunicação, com o case Museu do Ipiranga: um novo museu para o Brasil yCliente: Museu do Ipiranga `Fato Relevante, com o case Vivo Conecta - Programa de Relacionamento yCliente: Vivo `Fresh PR, com o case Kindle 10 anos no Brasil yCliente: Amazon Brasil E a agência-butique vencedora foi a Conteúdo Comunicação. Grandes Agências – Finalistas `Fundamento Grupo de Comunicação, com o case Frigol vira o jogo reputacional yCliente: Frigol `GBR Comunicação, com o case Favela 3D yCliente: Gerando Falcões `Ideal H+K Strategies, com o case LG Magenta: estreitando a relação com arquitetos e designers de interiores yCliente: LG Eletronics `PinePR, com o case Food to Save por PinePR yCliente: Food To Save `RPMA Comunicação, com o case Arteris: toda a vida importa yCliente: Arteris E a grande agência vencedora foi a RPMA Comunicação. Equipe Conteúdo Comunicação Equipe RPMA Comunicação

REVISTA 38 `Edelman `LLYC `Tastemakers Assessoria de Comunicação `Vianews `Weber Shandwick E a vencedora do Troféu Destaque do Ano foi a LLYC O Destaque do Ano Entre as 92 organizações que participaram, com cases, da edição 2022 do Prêmio Jatobá PR, cinco foram selecionadas pelo GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação para figurarem entre as finalistas ao prêmio e ao troféu Destaque do Ano, combinando o desempenho de seus cases e a participação na premiação. São elas: Representantes da LLYC, ladeadas pelos diretores do GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação

REVISTA 39 A Comissão Julgadora tem cumprido um papel essencial na trajetória do Prêmio Jatobá PR. Desde a primeira edição ela tem sido integrada por profissionais do próprio mercado e também por professores de algumas das principais faculdades de comunicação do País. Entre os convidados, busca-se um equilíbrio entre profissionais em meio de carreira com outros experimentados e também jovens talentos que o mercado já começa a reconhecer. Outra preocupação tem sido a diversidade, o equilíbrio entre homens e mulheres, entre colegas de diferentes regiões e também as análises de profissionais diversos, tanto na questão racial, quanto de orientação sexual. Na edição 2022 do Prêmio Jatobá PR eles foram 57 e a cada um coube julgar entre 15 e 20 trabalhos, entre os 273 inscritos, decisão que tem por finalidade evitar uma sobrecarga de trabalho, sobretudo por ser esse um trabalho voluntário. Estiveram entre os 57 convidados executivos de grandes agências, de agências-butique, das áreas corporativas de comunicação, professores de comunicação e relações públicas, jornalistas e também profissionais que atuam em serviços de apoio à comunicação. Todos os cases foram analisados por quatro jurados, com notas de zero a dez, sendo a menor delas A Floresta de Jatobás A Floresta de Jatobás expandiu-se. Nesta edição, foram 38 os troféus distribuídos pelas várias categorias e premiações especiais, sem contar eventuais troféus avulsos que, encerrado o prêmio, começaram a ser solicitados para a organização. Eles são produzidos com madeira certificada da própria árvore Jatobá, numa simbologia que busca uma conexão direta entre a excelência da premiação e a nobreza da madeira. A concepção artística das árvores-troféus é do designer Nilson Santos. Um júri eclético, diverso, plural e altamente qualificado

REVISTA 40 descartada. O objetivo dessa prática é evitar que uma única nota, quando muito baixa, prejudique um trabalho com potencial de classificação. Importante ressaltar que a composição do júri sempre busca uma diversidade de olhar para cada case analisado, sendo que jurado de grande agência não julga cases de grande agência; e jurados de agênciasbutique não julgam cases de agências-butique, evitando-se assim conflito de interesses. E também, conforme determina o Regulamento da premiação, jurados que tenham atuado diretamente ou mesmo indiretamente em determinado case ou para determinada organização concorrente fica impedido de julgar esses trabalhos. O objetivo é chegar a resultados idôneos e que combinem prática com teoria, mercado com academia, suor com inspiração, igualando democraticamente as oportunidades para todos. Atuaram como jurados na edição 2022 do Prêmio Jatobá PR os seguintes colegas: Alcides Ferreira (Fato Relevante) Alessandra Nascimento (Bosch) Ana Julião (Edelman) Ana Maria Xavier (Instituto da Cidadania) André Degasperi (ADM) Antonio Carlos Lago (ABRP) Bruno Mello (FACHA-RJ) Clau Duarte (Santander) Cláudia Daré (LatAm Intersect PR) Cleinaldo Simões (Cleinaldo Simões Assessoria) Daiane Scheid (UFSM-RS) Danielle Ogeda (Janssen) Danilo Gurdos (Porto Seguro) Denise Carvalho (Agência Blue Chip) Diego Ruiz (FSB Comunicação) Dilma Bernardes (Contexto Mídia) Douglas Fernandes (Unama-PA) Douglas Meira (Marco Comunicação) Edna De Divitiis (EPR Comunicação) Elaine Moreira (Ketchum) Eliel Cardoso (Vianews) Ellen Bileski (Ecomunica) Eraldo Carneiro (InPress Porter Novelli) Ethel Pereira (Faculdade Cásper Líbero-SP) Everton Vasconcelos (CDI Comunicação) Fernando Casagrandi (Ideal H+K Strategies) Flávia Sobral (aboutCOM) Helena Alonso (Dow) Itacir Figueiredo Júnior (Oboé Comunicação) Izenilda Farias (Três Comunicações) Juliana Oliveira (Oliver Press) Katiane de Jesus (Alcoa) Kleber Pinto (Midiaria.com) Lana Pinheiro (Revista IstoÉ Dinheiro) Lígia Batista (Aliá PR) Marcelo Gentil (Novonor) Márcia Cirino (Weber Shandwick) Marcia Nunes (Syngenta) Marco Piquini (Piquini Comunicação) Marcos Aidar (GBR Comunicação) Michele Schifino (Engie Brasil Energia) Naila Oliveira (Danthi Comunicações) Nancy Campos (Máquina Cohn &Wolfe) Natália de Campos Tamura (Faculdade Cásper Líbero) Nicole Morihama (FMU-SP) Rafael Oliveira (Unimed Rio de Janeiro) Roberta Bechelli (GPA) Rodrigo Cogo (Sinapse) Rosângela Florczak (PUC-RS) Sandra Bonani (Trama Reputale) Sidnei Ramos (Eldorado Brasil) Simone Maia (MRV&CO) Solange Guimarães (UnitedHealth Group) Suzane Veloso (Falconi) Talita A. Scotto (Agência Contatto) Tatiana Coura (Approach) Tiago Lethbridge (Nova PR)

REVISTA 41 Auditoria acompanhou a cerimônia e todo o ciclo da premiação A Exclusive Partners é a auditoria oficial do Prêmio Jatobá PR e acompanhou todo o ciclo de preparação, inscrições, apuração e a própria cerimônia da premiação, auditando todos os procedimentos e garantindo a lisura do certame. O auditor responsável é o Fábio Serrão. Com recorde de inscrições, Banco de Cases ganha ainda maior relevância Concebido e organizado por quatro empresas com grande tradição no mercado da Comunicação Corporativa – Business News, Grupo Boxnet, Jornalistas Editora e Mega Brasil Comunicação – o Prêmio Jatobá PR sempre foi apresentado como uma iniciativa que se apresenta como ponto de partida e não de chegada. Um prêmio que busca servir de estímulo para o desenvolvimento profissional e, simultaneamente, abrir caminho para novos negócios, novas oportunidades. E foi essa a grande motivação da criação do Banco de Cases, um serviço que nasceu com a premiação e que tem por objetivo oferecer ao mercado o estado da arte em PR, por meio das centenas de cases que disputaram a premiação, muitas deles premiados ou finalistas nas seis edições já realizadas. Com os 273 cases inscritos esse ano, o Banco de Cases passará a dispor de cerca de 800 trabalhos, devidamente tagueados por tipo de organização, categoria, ano de premiação etc. O acesso é gratuito, aberto e ilimitado, favorecendo consultas de profissionais, estudantes, compradores de serviços de comunicação, entre outros interessados. Os auditores Fabio Serrão e Emerson Barros da Exclusive Partners

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